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- UraniaPublication . Silva, Cátia Vanessa Seara e; Loureiro, Leonor; Antunes, FernandoO presente relatório pretende apresentar o estudo e intervenção de conservação e restauro de um teatro de marionetas de nome Urania, do final do século XIX, desenvolvido durante o estágio curricular, para a obtenção do grau de Mestre. A obra é compósita, de origem alemã e editada por Joseph Scholz, sendo constituída por uma estrutura em madeira revestida a diferentes papéis, cartão, tecido e metal. O teatro apresenta-se dividido em 12 peças: uma base, dez elementos verticais que encaixam na superfície da base (boca de cena, constituída por duas peças, bambolina régia, seis bastidores laterais e cenário principal), e um têxtil amovível aplicado no verso boca de cena. Toda a intervenção de conservação e restauro foi acompanhada por um estudo com diversas vertentes, desde a sua origem e importância para a sociedade da época, função, técnicas e materiais utilizados na sua produção e o seu estado de conservação, até ao seu valor actual de mercado. Para tal, recorreu-se a métodos de pesquisa e métodos de exame e análise: fotografia sob diferentes luzes, identificação de fibras do papel, identificação de madeiras, identificação biológica, identificação de técnicas de impressão, colorimetria, raios x, fluorescência de raios x. A intervenção de conservação e restauro foi efectuada de acordo com a natureza dos materiais encontrados, sendo por isso aplicadas metodologias diferentes para cada material. Esta, no geral, passou por processos de desmontagem de peças, limpeza, consolidações, preenchimentos, reconstituição volumétrica, reintegração cromática e montagem final.
- Estudo decorativo, morfológico e tecnológico da faiança de CoimbraPublication . Formigo, Filipa Antunes; Pais, Alexandre Nobre; Triães, Ricardo PereiraEste estudo tem como finalidade a identificação das principais morfologias e decorações da faiança de Coimbra dos séculos XVII e XIX, bem como a identificação de decorações características deste centro manufactureiro. Após o enquadramento histórico, artístico e tecnológico foram analisadas, nessas duas vertentes, as colecções de faiança do Museu do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Museu Nacional Machado de Castro. A análise morfológica dos exemplares destas colecções revela a diversidade, utilidade, características e influências dos mesmos. Do estudo decorativo resulta a percepção de quais os grandes grupos decorativos, as diversas configurações pictóricas dos diferentes ciclos de produção, as influências e as tendências produtivas. Este foi complementado com a análise de colecções arqueológicas de diferentes locais com faiança atribuída àquele centro produtor que permitiu ainda compreender a amplitude da sua disseminação através dos circuitos comerciais nacionais e internacionais. O estudo de proveniência, que incidiu sobre faianças de diferentes colecções, apontou fortes indícios para a faiança de Coimbra ter chegado a Montemor-o-Velho, a Tomar e provavelmente São João de Tarouca. Este indicou ainda que as decorações baseadas em rendas largas, rendas a cheio, arcos ogivais concêntricos, espirais centrais, filetes duplos, faixas de “arabescos” e árvores de esponjado serão características da faiança produzida no século XVII naquele centro produtor
- Policromias sobre alabastroe suas propriedades físico-químicasPublication . Diogo, Raquel Saraiva Nogueira; Aguado, Elena; Costa, FernandoEste trabalho teve como objectivo compreender as propriedades físico-químicas das superfícies de alabastro policromado, bem como alguns dos seus mecanismos de envelhecimento, a fim de propor métodos de limpeza que tenham em conta a natureza particular destes sistemas dinâmicos e complexos. Com o propósito de estudar estas transformações, elaborou-se uma série de provetes em distintos tipos de suportes com diferentes policromias. Estes provetes foram preparados com técnicas e materiais afins aos encontrados no caso de estudo. Foram caracterizadas as suas propriedades físico-químicas, como o pH, a conductividade, a sensibilidade à água, o ângulo de contacto e realizaram-se análises químicas como a SEM-EDS, a FTIR e a microscopia óptica. Durante este trabalho verificou-se que os materiais que constituem as policromias não reagem ao longo do tempo sobre alabastro, bem como sobre outros suportes orgânicos ou mesmo inorgânicos. Exactamente a mesma mistura de ligante (óleo de linhaça ou cola animal) e os pigmentos parecem reagir de forma diferente sobre os distintos suportes.
- Analisi tafonomica dei resti paleontologici dell' US 14 della grotta della Ciota Ciara (Paleolitico Medio) Borgosesia, VC, ItaliaPublication . Buccheri, Fabio; Arzarello, Marta; Cáceres, Isabel; Bertè, DavideA Gruta de Ciota Ciara está localizada no sistema cársico do Monte Fenera (Borgosesia, Vercelli) a 670 mt. s.l.m. sendo uma das poucas evidências de ocupação pré-histórica do Piemonte pelo Homo Neanderthalensis. Desde dos anos de 2009, as intervenções sistemáticas de escavação com uma abordagem multidisciplinar são levadas a cabo pela Universidade de Ferrara, em colaboração com a Superintendência Arqueológica do Piemonte e do Museu de Antiguidades Egípcias. A investigação concentrou-se no átrio da gruta onde foram expostas quatro unidades estratigráficas: 13; 103; 14 e 15. Neste contexto a associação de pequenos mamíferos forneceu informações sobre o ambiente que circundava o sítio e possibilitou a atribuição para um período de clima temperado-húmido de MIS 5 (80-70 ka). Foram encontradas diferentes matériasprimas representadas em diversas proporções: quartzo (pegmatitico microcristalina, microcristalina pegmatitico, hialina), spongolite, arenito, milonito e opala; sendo todas as matérias-primas disponíveis em um raio de 5 km do local. O complexo lítico é composto de lascas, instrumento retocados, núcleos e debris; a percussão direta é a única técnica empregada, no entanto, os métodos empregados em Ciota Ciara são SSDA, o discóide, o Levallois e kombewa. O conjunto de restos faunísticos estudados até agora mostraram uma predominância de Ursus spelaeus em todas as unidades, enquanto que um aumento na componente esquelético de herbívoros é atestado do teto à base da jazida. O ambiente foi caracterizado por florestas estacionais deciduais e, provavelmente, na base das montanhas clareiras alongadas. A interseção entre os diferentes habitats, a presença de matérias-primas líticas e fontes de água foram os principais fatores que favoreceram a ocupação humana durante o Pleistoceno Superior. No âmbito deste trabalho foi realizado um estudo preliminar tafonômico de 1144 restos proveniente da US 14 que há evidenciado uma forte intervenção de carnívoros, diferentes processos de diagêneses e sinais de bate de Ursus spelaeus, cuja evidência pode estar relacionada tratamento da pele e consumo de massa muscular. Os dados de 6 futuros estudos tafonômicos de Ciota Ciara podem ajudar a esclarecer as interações entre o Homo neanderthaliensis e Ursus spelaeus.
- História do Clube Militar Naval desde a fundação até 1974Publication . Cunha, Carlos Miguel Machado Andrade da; Canas, António José Duarte CostaO Clube Militar Naval foi fundado em 1866, num século repleto de mudanças, fruto do ajuntamento espontâneo dos oficiais de marinha como forma de manifestarem a sua discordância contra a proposta de alteração do regime de promoções e do estado em que a marinha se encontrava. O primeiro objetivo havia sido alcançado, através da não alteração da forma como eram realizadas as promoções, no entanto o estado em que a marinha se encontrava motivou os seus sócios a continuarem com o debate em torno dos assuntos navais. Os Anais do Clube Militar Naval são criados em dezembro de 1870, no entanto só a partir de 1871 é que estes começam a ser publicados ininterruptamente até ao período atual. Os Anais são a forma de expressão através da qual são abordados os temas, os pensamentos e ideias dos sócios do Clube. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma resumida história do Clube através da análise que certos acontecimentos históricos tiveram nas páginas dos seus Anais, ao mesmo tempo que se tenta aferir da existência de influência entre o regime em vigor e o Clube. Como forma de facilitar esta avaliação o presente trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo aborda a fundação do Clube e a contextualização do século XIX. O segundo capítulo é referente ao período temporal do regime monárquico, de 1866 a 1910, e será abordado o Ultimato inglês, a subscrição nacional e a Liga Naval Portuguesa. O terceiro capítulo aborda o período temporal da Primeira República e será abordado a Grande Guerra, a modernização naval ocorrida e a travessia aérea do Atlântico Sul. A Ditadura Militar que vigorou entre 1926 e 1933 fica enquadrada no quarto capítulo juntamente com o Estado Novo, onde se aborda a Segunda Guerra Mundial, a interação com a NATO e a Guerra Colonial terminando com o 25 de abril de 1974. Com o objetivo de assegurar o devido distanciamento histórico e também por ser o fim do regime ditatorial, o fim do período abordado por esta dissertação é o 25 de abril de1974.
- SábadoPublication . Sarmento, Rúben André Sousa; Santos, Maria João Bom Mendes dosO mundo do design editorial caracteriza-se pelos seus vários tipos de publicações, que têm em comum, apesar das diferenciações no estilo e no tipo de informação, o facto de procurarem relacionar o tema com o seu aspecto visual e com o seu público-alvo. Neste trabalho reflectiu-se sobre as características de um tipo específico de publicação, as revistas de informação generalista. Neste caso particular a revista “SÁBADO”, de modo a tentar perceber de que forma os designers interpretam as suas temáticas e as transportam para a página impressa
- Estudo e intervenção de esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio, em PortalegrePublication . Mariano, Sara Catarina de Almeida; Triães, RicardoEste trabalho teve como objectivos o estudo das características formais e de produção e o estudo composicional da terracota e policromia de um conjunto de esculturas em terracota policromada provenientes da Casa-Museu José Régio em Portalegre, com vista à definição de um conjunto de características identitárias dos designados “Barros de Portalegre”. Para além disso propôs-se o levantamento do estado de conservação, a definição de metodologias de intervenção e respectivo tratamento de conservação e/ou restauro. Para tal reuniram-se um conjunto de seis esculturas, representativas dos “Barros de Portalegre”, fazendo-se o seu estudo histórico, artístico e iconográfico, a caracterização material e identificando-se as intervenções de conservação e restauro existentes. Depois de estabelecida a metodologia de intervenção para cada escultura procedeu-se à sua intervenção. Este estudo demonstrou que as esculturas foram recolhidas originalmente por toda a região de Portalegre. As análises estratigráficas comprovaram a existência de duas ou mais camadas de policromia na maioria das esculturas. Os resultados da análise DRX apontam para uma temperatura de cozedura não superior a 900º C.
- Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuida à oficina de Machado de CastroPublication . Manarte, Maria Margarida Toscano Lopes Dias; Rêgo, CarlaO relatório que se apresenta descreve o estudo e intervenção de um conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro, realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Conservação e Restauro na área de escultura em madeira policromada, no Instituto Politécnico de Tomar Pretende-se com o estudo caracterizar esta Sagrada Família a nível histórico e artístico bem como técnico e material, com especial ênfase na confirmação da autoria baseada numa atribuição não fundamentada. Com a intervenção o intuito é conservar os materiais e técnicas de execução das esculturas bem como restaurar a sua leitura, tendo em conta a sua função cultual. Desenvolveu-se uma pesquisa, partindo de informações transmitidas oralmente pois não existia nenhum estudo sobre o conjunto, baseada em fontes bibliográficas e acompanhada da observação directa das obras que foi auxiliada com os exames e análises disponíveis. Reflectindo sobre a teoria da conservação e restauro e seguindo o código de ética traçamos uma metodologia de intervenção, de acordo com o diagnóstico realizado e justificando todos os procedimentos, que pretendia conservar a materialidade das obras não esquecendo a sua função e preservação. Conseguiu-se um estudo aprofundado, ainda que não se considere completo, chegando à conclusão de que a atribuição à oficina de Machado de Castro talvez não seja a mais correcta. Após o tratamento acredita-se ter contribuído para a valoração deste conjunto tanto a nível da estabilização material como da fruição estética.
- Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de AveiroPublication . Paba, Francesca; Triães, Ricardo; Murta, Elsa; Falcão, CláudiaO relatório que se apresenta pretende descrever todos os processos de estudo e intervenção efetuados no âmbito do estágio curricular, para aquisição do título de Mestre em Conservação e Restauro. O estágio foi dividido em duas fases distintas e tem com objetivo principal abordar a problemática da conservação e restauro de obras de arte sacra musealizadas, através do estudo e intervenção de peças provenientes de dois museus diferentes – a Casa-Museu José Régio, em Portalegre, e o Museu de Aveiro. A primeira fase do estágio compreendeu três meses e teve lugar no Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos, no Instituto Politécnico de Tomar onde foram estudadas e intervencionadas duas esculturas em terracota policromada, pertencentes ao grupo escultório “barros de Portalegre” provenientes da Casa-Museu José Régio, em Portalegre. A segunda fase do estágio teve uma duração de seis meses e decorreu no Laboratório José Figueiredo, DGPC, em Lisboa, onde foi efetuado o estudo e intervencionada a escultura “S. José” (séc. XVII), pertencente ao Museu de Aveiro. Pretende-se, com o conhecimento da história das esculturas, dos materiais que as compõem e das técnicas de execução, compreender o estado de conservação, de forma a elaborar uma proposta de intervenção para cada peça e responder às problemáticas especificas que surgiram no curso do estudo e intervenção de cada escultura
- O submarino FontesPublication . Neves, Vladimiro Maio; Canas, António José Duarte CostaA realização desta dissertação de mestrado recai na área temática da História da Marinha Portuguesa, mais concretamente no aparecimento dos submarinos no Mundo e posteriormente em Portugal, dando principal destaque ao primeiro projeto de um submarino português da autoria do Primeiro-tenente, João Augusto de Fontes Pereira de Melo, o submarino Fontes. A linha condutora do tema consiste em explicar todos os desenvolvimentos que este projeto conheceu desde a sua criação até à desistência do seu autor da ideia. A problemática do aparecimento dos submarinos foi algo que no fim do século XIX e início do século XX, mereceu grande estudo por parte de todas as Marinhas do Mundo, pois esta nova arma era algo que poderia revolucionar as políticas e os pensamentos dominantes sobre o poder naval. Portugal não fugiu à regra. Deste modo, é inicialmente apresentado um capítulo sobre a origem e evolução dos submarinos ao longo da história até à época referida anteriormente, por forma a enquadrar primeiramente como surgiu este novo meio e posteriormente explicar quais as principais características dos submarinos daquele tempo. Em seguida, é resumidamente analisado o estado em que a Marinha Portuguesa se encontrava desde meados do século XIX até à queda da monarquia, no ano de 1910. È especificamente analisada a industrialização e modernização do país, os programas navais entre muitos outros fatores por forma a esclarecer se os submarinos eram uma opção válida. Os últimos dois capítulos abordam o tema central. Primeiramente é feita uma biografia do autor do submarino Fontes, João Augusto Fontes Pereira de Melo, seguidamente são abordados quais os objetivos desta arma submarina, como foi evoluindo o projeto desde 1889 a 1907, e para finalizar as comparações do projeto com os principais submarinos das outras Marinhas. Com as análises iniciais e com a informação detalhada dos últimos dois capítulos será possível perceber muita da história do projeto submarino Fontes e todo o enredo em torno deste tema.