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O presente relatório pretende apresentar o estudo e intervenção de conservação e restauro de
um teatro de marionetas de nome Urania, do final do século XIX, desenvolvido durante o
estágio curricular, para a obtenção do grau de Mestre. A obra é compósita, de origem alemã
e editada por Joseph Scholz, sendo constituída por uma estrutura em madeira revestida a
diferentes papéis, cartão, tecido e metal. O teatro apresenta-se dividido em 12 peças: uma
base, dez elementos verticais que encaixam na superfície da base (boca de cena, constituída
por duas peças, bambolina régia, seis bastidores laterais e cenário principal), e um têxtil
amovível aplicado no verso boca de cena.
Toda a intervenção de conservação e restauro foi acompanhada por um estudo com diversas
vertentes, desde a sua origem e importância para a sociedade da época, função, técnicas e
materiais utilizados na sua produção e o seu estado de conservação, até ao seu valor actual de
mercado. Para tal, recorreu-se a métodos de pesquisa e métodos de exame e análise:
fotografia sob diferentes luzes, identificação de fibras do papel, identificação de madeiras,
identificação biológica, identificação de técnicas de impressão, colorimetria, raios x,
fluorescência de raios x.
A intervenção de conservação e restauro foi efectuada de acordo com a natureza dos
materiais encontrados, sendo por isso aplicadas metodologias diferentes para cada material.
Esta, no geral, passou por processos de desmontagem de peças, limpeza, consolidações,
preenchimentos, reconstituição volumétrica, reintegração cromática e montagem final.
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Keywords
Urania Teatro de miniatura Conservação e restauro Papel Madeira