UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado by advisor "Antunes, Maria Armanda"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- O efeito mediador da comunicação interna na relação entre as práticas de GRH e o turnover intention na InetumPublication . Filipe, Tiago Alexandre Valério; Antunes, Maria ArmandaOs estudos direcionados à área de recursos humanos são de carácter evolutivo, tal como os efeitos das políticas que integram esta área. A perceção dos colaboradores sobre as práticas de RH torna-se vital para o desenvolvimento profissional, diversificação da carreira e parametrização da intenção de permanência, que apresenta-se como um elemento contínuo para a organização. A comunicação interna é uma dessas importantes práticas e a perceção que os colaboradores têm dela merece ser destacada, visto que irá influenciar todos os aspetos da jornada do colaborador, até o momento de intenção de saída. Posto isto, procura-se identificar a relação das PGRH, das componentes da comunicação interna e as implicações de turnover intention, com o principal objetivo de dar resposta à dificuldade de retenção de colaboradores na empresa Inetum. Entende-se ser de interesse o aprofundamento dos efeitos diretos e indiretos sobre a intenção de saída, pelo que o presente projeto procura identificar relações de causalidade no processo de RH e comunicação, como também desenvolver medidas para melhorar esta vertente. Neste projeto contou-se com uma fase prévia de diagnóstico, em que se propõe que a relação entre as PRGH e a intenção de saída é mediada pela comunicação interna. Cessando todas as análises, provenientes de métodos quantitativos e qualitativos, determinou-se a existência de uma mediação total, em que a avaliação de desempenho, uma das dimensões de PRGH, relaciona-se diretamente com a comunicação interna, e por seguinte, a comunicação interna com a intenção de saída.
- Estamos comprometidos e satisfeitos? O impacto das PGRH no setor da restauraçãoPublication . Silva, Bruna Gonçalves; Antunes, Maria ArmandaEste estudo teve como objetivo investigar o impacto do comprometimento organizacional na relação entre as práticas de gestão de recursos humanos (PGRH) e a satisfação laboral. Com a globalização, o avanço tecnológico e o recente contexto da pandemia, a forma como é encarada a GRH mudou particularmente e, consequentemente, as suas PGRH também. Por outro lado, o comprometimento dos colaboradores e a sua satisfação para com a organização tiveram um impacto muito grande, pois os colaboradores começaram a valorizar mais estes temas. A recolha de dados foi efetuada através de uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a questionário. Contou com uma amostra de 132 participantes, de diferentes funções, de uma empresa do setor da restauração. Os resultados apurados indicam que as PGRH impactam na Satisfação Laboral e no Comprometimento, e o Comprometimento impacta na Satisfação Laboral. Estes resultados têm o potencial de contribuir para a implementação de políticas mais eficientes e eficazes para a organização.
- O impacto da liderança servidora no comprometimento organizacional: o efeito mediador da perceção de suporte organizacionalPublication . Morim, Ana Beatriz Moreira; Antunes, Maria ArmandaPara responder aos desafios típicos do atual cenário empresarial extraordinariamente competitivo e imprevisível, as empresas têm nas pessoas o recurso ideal para interpretar a realidade e sobre ela atuar com agilidade e criatividade. Ganham terreno novos paradigmas de liderança – como a Liderança Servidora -, que se preocupam com a difusão de uma cultura de saúde e bem-estar capaz de acolher o talento e a ambição dos colaboradores, dando-lhes espaço de criação, promovendo os relacionamentos, fomentando o conhecimento e cultivando a integridade. Pretendeu-se, portanto, aferir se a Liderança Servidora tem um impacto positivo no Comprometimento Organizacional isoladamente e sob o papel mediador da Perceção de Suporte Organizacional. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, por meio da administração de um questionário a uma amostra não probabilística por conveniência composta por 335 participantes. Constatou-se que quanto maior for a prática da Liderança Servidora, maior será o Comprometimento Organizacional dos colaboradores. Ademais, a Perceção de Suporte Organizacional medeia a relação entre a Liderança Servidora e o Comprometimento Organizacional. Por fim, a presente investigação opulenta e corrobora a literatura existente, frisando a premência da adoção de um estilo servidor de liderança preditor de maiores níveis de perceção de suporte organizacional e de melhores níveis de comprometimento.
- O impacto do Engagement nas intenções de saída dos colaboradores da INETUM: o efeito moderador do Employee Value Proposition e da progressão de carreiraPublication . Martinez, Sara Isabel Pires Fernandes; Antunes, Maria ArmandaEnquadramento: A Inetum, empresa de consultoria, nos últimos três anos, tem vindo a demonstrar problemas a nível de retenção dos colaboradores. Segundo as entrevistas de saída dos últimos anos, estas saídas devem-se à falta de oportunidades na carreira e perceção de salário e benefícios inadequados. Objetivo: É objetivo deste projeto analisar o impacto do Employee Value Proposition e da progressão de carreira na relação entre o engagement e as intenções de saída dos colaboradores da Inetum e assim analisar a sua vontade de permanecer na organização, propondo um plano concreto de intervenção para estas áreas. Metodologia: Para efeitos de diagnóstico prévio, foi realizada uma análise documental e foi aplicado um inquérito por questionário composto por seis secções distintas, a fim de avaliar a relação entre as variáveis em estudo. Contributos: O presente projeto, do qual também faz parte uma investigação, pretende contribuir para a literatura sobre os construtos em análise, com foco específico na área da consultoria. Em termos teóricos, pretende-se desenvolver conceitos de Employee Value Proposition, engagement e as intenções de saída. Em termos práticos pretende-se melhorar as práticas de Employee Value Proposition, ajudar a aumentar o nível de engagement dos colaboradores e diminuir as intenções de saída, em particular na Inetum.
- A influência das características do trabalho na turnover intention no setor imobiliário português: o papel da motivação e das recompensasPublication . Carneiro, Maria Ana Froes; Antunes, Maria ArmandaNo contexto atual do mercado, é crucial assegurar uma experiência de trabalho positiva para motivar os colaboradores em qualquer organização, incluindo o setor imobiliário em Portugal, que é o foco deste estudo. Embora a instabilidade seja um fator contributivo para as elevadas taxas de rotatividade neste setor, não é a única razão. A escassez de investigação sobre práticas de gestão de recursos humanos neste campo sublinha a importância de uma maior atenção para compreender as variáveis que o afetam. Este estudo explora o impacto da motivação, das características do trabalho (com base no Modelo de Características do Trabalho - JCM) e dos sistemas de recompensas na turnover intention no setor imobiliário. O objetivo foi compreender como o JCM influencia negativamente a turnover intention, como influencia positivamente a motivação e como esta, por sua vez, afeta a turnover intention. A pesquisa procura preencher uma lacuna na literatura específica deste setor, fornecendo insights para estratégias organizacionais que abordem os desafios estruturais. Concluiu-se que as características do trabalho e as motivações têm um impacto significativo na turnover intention dos colaboradores. Investir em autonomia, feedback e reconhecimento revela-se fundamental para motivar e reter talentos no setor imobiliário, respondendo assim às principais preocupações organizacionais relacionadas com a rotatividade.
- Influência das práticas de recursos humanos na intenção de saída: uma análise moderada pelo bem-estar subjetivo e pelo ambiente de agile mindsetPublication . Melim, João André Trindade; Antunes, Maria ArmandaNuma realidade globalizada, onde há escassez de talento, este estudo tem como objetivo avaliar se as práticas de gestão de Recursos Humanos influenciam o bem-estar subjetivo dos indivíduos e a sua intenção de sair, num ambiente dominado por umo Agile Mindset. Embora os conceitos de bem-estar subjetivo e intenção de rotatividade sejam frequentemente encontrados na literatura, o seu estudo em ambientes com umo Agile Mindset é raro. Este estudo pretende preencher esta lacuna e explorar de que forma práticas específicas de Gestão de Recursos Humanos podem impactar o Bem-Estar Subjetivo e a Intenção de Sair dos colaboradores em organizações onde predomina um Agile Mindset. Como referido anteriormente, o talento é escasso, sendo fundamental compreender o impacto de certas práticas, consideradas eficientes em ambientes não Ágeis, nos ambientes com Agile Mindset, bem como se isto se reflete nas intenções dos colaboradores de abandonar a organização. Para este estudo, foi adotada uma metodologia quantitativa e transversal, com recolha de dados a ocorrer num único momento, proporcionando uma compreensão imediata das dinâmicas dentro do ambiente organizacional. O inquérito deste estudo envolveu 383 participantes de diferentes nacionalidades, idades e formações académicas.
- A influência do bem-estar subjetivo no comprometimento com a carreira: o efeito mediador do comprometimento organizacionalPublication . Rosa, Pedro Manuel Arsénio; Antunes, Maria ArmandaApesar de ao longo da literatura disponível o bem-estar subjetivo ser o objeto de investigação em várias áreas distintas, no estudo sobre esta temática e a sua relação com o comprometimento dos indivíduos, ainda é algo bastante escasso. Como tal, um dos objetivos do presente trabalho passa por contribuir para a colmatação desta lacuna e numa primeira fase, perceber de que forma a avaliação do próprio indivíduo sobre o seu bem-estar, tem influência no seu comprometimento com a carreira. Devido à relevância e impactos que este tipo de comprometimento pode ter nas organizações, sentiu-se a necessidade de complementar a presente investigação com a análise dos efeitos de mediação que o comprometimento organizacional pode ter na relação entre bem-estar subjetivo e comprometimento com a carreira. Para a realização deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza quantitativa, com uma abordagem hipotético-dedutiva e transversal e, como tal, foi realizado um inquérito que contou com 229 participantes, de diferentes nacionalidades e características. Os resultados obtidos revelaram existir um impacto positivo do bem-estar subjetivo no comprometimento afetivo com a carreira e também na relação com o comprometimento normativo com a carreira, quando mediada pela componente afetiva do comprometimento organizacional.
- Um olhar sobre o Quiet Quitting: perceção de bem-estar no trabalho e estratégias de afastamento do colaboradorPublication . Fonseca, Sofia Caetano; Antunes, Maria ArmandaAs organizações assistem a mudanças frequentes e de uma forma tão rápida, que a pressão económica as obriga a tornarem-se mais flexíveis, adaptáveis e competitivas, de forma a serem capazes de responder a um mercado competitivo e em constante evolução. Estas mudanças desafiam a força de trabalho da organização, levando os colaboradores a uma intensa pressão para que se tornem mais produtivos, eficientes e dinâmicos, por forma a que consigam acompanhar todas estas alterações. Estas exigências podem levar os colaboradores a atingir altos níveis de ansiedade, stress e/ou de exaustão, acabando por levá-los a adotar certos tipos de estratégias comportamentais de afastamento da organização, nomeadamente, o presentismo o silêncio, o absentismo e a intenção de saída, procurando identificar potenciais evidências de “quitting” nas organizações. Desta forma, este estudo olha para a forma como o colaborador perceciona o seu bem-estar no trabalho e, pretende dar enfoque ao modo como o mesmo se comporta, intencionalmente, nas organizações onde colabora e a que tipo de estratégias recorre quando a sua perceção de bem-estar é negativa. Tendo em conta a escassez de estudos acerca desses constructos no terceiro setor em Portugal, sugere-se ainda a introdução do setor como variável moderadora da relação.
- O poder da sensibilidade cultural no contexto industrial: relatório de estágio na FORVIA FAURECIAPublication . Santos, Rita Vivo; Antunes, Maria ArmandaO presente relatório descreve a experiência de um estágio curricular na área de Recursos Humanos da empresa FORVIA Faurecia permitindo, dessa forma, mostrar a realidade empresarial e, principalmente, a realidade da área de Gestão de Recursos Humanos em que foram desenvolvidas as tarefas do estágio. Este relatório, para além de uma revisão de literatura que nos remete para a importância da sensibilidade cultural e para o impacto da intenção de saída no ambiente corporativo, inclui uma descrição da empresa FORVIA toda a sua história, uma apresentação do departamento de recursos humanos, e a descrição das atividades desenvolvidas no decorrer do Estágio. Por fim, contém ainda uma proposta de melhoria que vem responder a um dos grandes desafios de muitas organizações nos dias de hoje, o da fidelização de colaboradores de outras nacionalidades, no sentido de favorecer a sua retenção e promover um ambiente multicultural. Foi utilizada a metodologia quantitativa, mediante a aplicação de um questionário a atuais colaboradores com cargos de chefia, e a metodologia qualitativa, através da análise de conteúdo de entrevistas de saída, no sentido de perceber os motivos pelos quais alguns colaboradores tomaram a decisão de sair da organização. Foi possível perceber que o principal motivo pelo qual os colaboradores saem da organização é a falta de perspetivas de carreira profissional e que a sensibilidade cultural das chefias pode ser melhorada. Para isso foram desenvolvidas duas propostas de melhoria que contribuam para o crescimento e minimização destes pontos.
- The impact of ethical leadership, affective commitment, and national culture: an african perspectivePublication . Njanji, Jack; Antunes, Maria ArmandaThis investigation explores the influence of ethical leadership, affective commitment, and national culture from an African perspective. The study looks at how affective commitment and ethical leadership are related, as well as whether country culture may act as a moderator. To look at the relationships between factors, data was gathered through online questionnaires in African organizations. The results demonstrate a positive relationship between ethical leadership attributes and affective commitment, emphasizing the significance of traits like concern for sustainability, people-orientation, clear direction, integrity guidance, and power sharing. The study acknowledges potential cultural implications on how affective commitment and fairness relate to one another. The study's application highlights the value of ethical leadership in promoting employee loyalty and organizational effectiveness. To deepen our understanding of these links, future studies might focus on cultural dynamics and use longitudinal approaches. Overall, this study contributes to the understanding of ethical leadership, affective commitment, and national culture within the African context, providing insights for organizations and leaders to enhance employee commitment and better leadership practices.