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O impacto da liderança servidora no comprometimento organizacional: o efeito mediador da perceção de suporte organizacional

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Dissertação de M-GRH EAD - Ana Morim.pdf59.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Para responder aos desafios típicos do atual cenário empresarial extraordinariamente competitivo e imprevisível, as empresas têm nas pessoas o recurso ideal para interpretar a realidade e sobre ela atuar com agilidade e criatividade. Ganham terreno novos paradigmas de liderança – como a Liderança Servidora -, que se preocupam com a difusão de uma cultura de saúde e bem-estar capaz de acolher o talento e a ambição dos colaboradores, dando-lhes espaço de criação, promovendo os relacionamentos, fomentando o conhecimento e cultivando a integridade. Pretendeu-se, portanto, aferir se a Liderança Servidora tem um impacto positivo no Comprometimento Organizacional isoladamente e sob o papel mediador da Perceção de Suporte Organizacional. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, por meio da administração de um questionário a uma amostra não probabilística por conveniência composta por 335 participantes. Constatou-se que quanto maior for a prática da Liderança Servidora, maior será o Comprometimento Organizacional dos colaboradores. Ademais, a Perceção de Suporte Organizacional medeia a relação entre a Liderança Servidora e o Comprometimento Organizacional. Por fim, a presente investigação opulenta e corrobora a literatura existente, frisando a premência da adoção de um estilo servidor de liderança preditor de maiores níveis de perceção de suporte organizacional e de melhores níveis de comprometimento.
In order to respond to the typical challenges of today's extraordinarily competitive and unpredictable business environment, companies have in their people the ideal resource for interpreting reality and acting on it with agility and creativity. New leadership paradigms are gaining ground - such as Servant Leadership - which are concerned with spreading a culture of health and well-being that is capable of embracing the talent and ambition of employees, giving them space to create, promoting relationships, fostering knowledge and cultivating integrity. The aim was therefore to assess whether Servant Leadership has a positive impact on Organizational Commitment in isolation and under the mediating effect of Perceived Organizational Support. To this end, we used a quantitative methodology, administering a questionnaire to a non-probabilistic convenience sample of 335 participants. It was found that the greater the implementation of Servant Leadership, the greater the employees' Organizational Commitment. Furthermore, Perceived Organizational Support mediates the relationship between Servant Leadership and Organizational Commitment. Finally, this research adds to and corroborates the existing literature, highlighting the urgent need to adopt a servant leadership style that predicts higher levels of perceived organizational support and better levels of commitment.

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Liderança Liderança servidora Comprometimento organizacional Perceção de suporte organizacional

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