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UE - TDM - Teses de Mestrado

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  • Recrutamento e Seleção – Relatório de Estágio Curricular
    Publication . Martins, Catarina Noronha e Távora de Castro; Sacavém, António
    O presente relatório tem como objetivo refletir sobre a experiência adquirida num contexto prático durante a realização do estágio curricular no Grupo BertrandCírculo. Este documento aborda temas relacionados com as atividades realizadas ao longo do estágio, como o Recrutamento e Seleção, o Recrutamento Inclusivo, além de enfatizar a importância das Novas Tecnologias no Recrutamento. Neste contexto, são aprofundados os conceitos de Recrutamento e Seleção, sublinhando a importância da inclusão neste processo. Compreendeu-se que, para promover uma verdadeira inclusão, é essencial trabalhar na cultura organizacional da empresa, garantindo que os colaboradores se sentem respeitados e valorizados. Este ambiente inclusivo contribui para reduzir a intenção de saída por parte dos colaboradores. O relatório explora conceitos de Recrutamento e Seleção, sublinhando a importância das novas tecnologias neste processo. Foi possível compreender que, a Inteligência Artificial e a Automação têm-se revelado uma ferramenta importante para melhorar a performance dos profissionais dentro das organizações, ao tornar o processo de Recrutamento mais eficiente e equitativo. Contudo, é essencial reconhecer que estas tecnologias não estão isentas de falhas e não conseguem substituir a intervenção humana. As tarefas desenvolvidas durante o período de estágio, permitiram identificar e analisar tanto os pontos fortes como os aspetos a melhorar nos processos laborais da empresa. Posteriormente, foi elaborada uma proposta de melhoria para minimizar o impacto do aspeto mais crítico identificado na organização. Concluiu-se que, caso a empresa decida implementar a proposta apresentada, poderá melhorar significativamente o seu desempenho e, consequentemente, os seus resultados.
  • Suporte Social e Bem-Estar: o Kit de Sobrevivência para a Selva do Trabalho
    Publication . Oliveira, Mariana Brás Félix; Moreira, Ana
    Este estudo teve como objetivo estudar o efeito da perceção de suporte social na perceção de empregabilidade e se esta relação é mediada pelo bem-estar. Outro dos objetivos foi estudar o efeito moderador da perceção de autoeficácia na relação entre o bem-estar e a perceção de empregabilidade. Com esta finalidade formulam-se as seguintes hipóteses: (1) o suporte social tem um efeito positivo e significativo na perceção de empregabilidade; (2) o suporte social tem um efeito positivo e significativo no bem-estar; (3) o bem-estar tem um efeito positivo e significativo na perceção de empregabilidade; (4) o bem-estar tem um efeito mediador na relação entre o suporte social e a perceção de empregabilidade; (5) a perceção de autoeficácia tem um efeito positivo e significativo na perceção de empregabilidade; (6) a perceção de autoeficácia tem um efeito moderador na relação entre o bem-estar e a perceção de empregabilidade. A amostra é composta por 316 participantes, todos eles a estudarem em universidades sediadas em Portugal. Os resultados indicam-nos que o suporte social, o bem-estar e a perceção de autoeficácia têm um efeito positivo e significativo na perceção de empregabilidade. O bem-estar tem um efeito positivo e significativo na perceção de empregabilidade. O bem-estar medeia a relação entre o suporte social e a perceção de empregabilidade. A perceção de autoeficácia não modera a relação entre o bem-estar e a perceção de empregabilidade. Os resultados a obter neste estudo poderão trazer alguns avanços para a literatura sobre estes constructos e a relação entre eles.
  • Human Capital Analytics e Desempenho dos Colaboradores: o Papel Mediador da Estratégia Empresarial e o Impacto Moderador da Antiguidade da Empresa no Setor Terciário em Portugal
    Publication . Jacques, Sílvia Cristina Machado; Pereira, Andreia
    O Human Capital Analytics (HCA) tem vindo a emergir e adquirir relevância tanto a nível académico, como no con-texto organizacional, dada a sua importância para tornar as organizações mais competitivas num mercado altamente di-nâmico. Este estudo analisa o impacto do HCA (vertente es-tratégica operacional) na Estratégia Empresarial e no Desem-penho dos Colaboradores, investigando ainda o possível pa-pel mediador da Estratégia Empresarial e o efeito moderador da Antiguidade da Empresa. O estudo seguiu uma aborda-gem quantitativa, através de um questionário aplicado a 85 chefias de Recursos Humanos (RH) de empresas do setor ter-ciário português. Os resultados apontam que o HCA influen-cia a Estratégia Empresarial e o Desempenho dos Colabora-dores, mas não confirmam o papel mediador da Estratégia Empresarial, nem o efeito moderador da Antiguidade da Em-presa. O estudo contribui para o conhecimento sobre a Ges-tão Estratégica de Capital Humano (GECH) e apoia os pro-fissionais de RH na otimização das suas práticas de gestão.
  • As estratégias de marketing internacional para o Mercado Francês - caso da Delta Cafés: estudo de caso
    Publication . Fonseca, Catarina Michtchenko da; Monteiro, Daniela
    O presente estudo de caso, “As estratégias de marketing internacional para o Mercado Francês - caso da Delta Cafés”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão. O objetivo principal deste estudo é acrescentar um contributo na compreensão das razões de base ao sucesso do processo de internacionalização, estudando o caso Delta Cafés no mercado francês, através da caracterização da empresa Delta Cafés e da sua posição no mercado, bem como da caracterização da sua estratégia de Marketing no mercado francês, como parte integrante da estratégia global de internacionalização da empresa. A metodologia é um estudo de caso baseado numa investigação empírica que investiga um fenómeno contemporâneo no seu contexto de vida real. Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, apresentando as teorias de marketing internacional e a estratégia de internacionalização. Caracterizou-se a empresa, o ambiente geral e competitivo do mercado francês e procedeu-se à análise do processo da sua internacionalização e da sua expansão para o mercado francês. Com vista à obtenção da informação necessária à realização deste estudo, realizou-se uma entrevista semiestruturada com guião previamente preparado, com questões que atendem às necessidades do tema em investigação. Para complementar a informação necessária foi consultada documentação relevante para o estudo, tais como diversos relatórios do Grupo Nabeiro. Os resultados evidenciam que a Delta Cafés combinou uma abordagem incremental com a utilização de redes locais no setor Horeca, inicialmente através de distribuição indireta e posteriormente com operações diretas, consolidando a sua presença no mercado francês. A empresa manteve a consistência global da marca, enquanto se adaptava a especificidades locais, como embalagens e estratégias de comunicação direcionadas. A aplicação de ferramentas analíticas, como a análise PEST, as 5 forças de Porter e a SWOT, destacou a inovação como um fator essencial para superar desafios competitivos e assegurar o crescimento sustentável. Embora o estudo seja limitado a um único caso, oferece contribuições relevantes para gestores e investigadores interessados em estratégias de internacionalização e marketing em mercados globais. Sugere-se que investigações futuras explorem a aplicabilidade destas estratégias noutros mercados e o papel da digitalização no fortalecimento de marcas internacionais. Este trabalho reforça a importância de articular teoria e prática para alcançar o sucesso em mercados altamente competitivos.
  • O impacto da exposição a traumas na infância na flexibilidade cognitiva
    Publication . Azevedo, Leticia de Freitas; Quelhas Martins, Amadeu
    Este estudo explora o impacto dos traumas de infância, nomeadamente a exposição à violência, no desenvolvimento psicológico e neurológico na idade adulta. A hipótese principal é que estes traumas, como o abuso físico e emocional e a negligência, podem não só perturbar o equilíbrio psicológico dos indivíduos, mas também afetar a sua flexibilidade cognitiva, ou seja, a sua capacidade de se adaptar a novas situações e de resolver problemas de forma eficaz. Para testar estas hipóteses, 154 participantes foram recrutados através de plataformas online (Facebook e WhatsApp) e de um questionário sociodemográfico, do Childhood Trauma Questionnaire (CTQ), da Dissociative Experiences Scale (DES) e completaram o Wisconsin Card Sorting Test (WCST). Os resultados mostram uma forte correlação entre a negligência emocional e o abuso físico (r = 0,487, p < 0,001) e o abuso emocional (r = 0,711, p < 0,001), sugerindo que os indivíduos que sofreram negligência emocional são também mais susceptíveis de sofrer outras formas de abuso. Da mesma forma, foi observada uma correlação entre maus-tratos físicos e negligência física (r = 0,396, p < 0,001), reforçando a ideia de que estes tipos de violência coexistem frequentemente. No entanto, quando se trata de relacionar os tipos de maus-tratos sofridos e o desempenho cognitivo, os resultados mostram que as correlações são fracas e não significativas. Por exemplo, os maus-tratos emocionais (r = -0,052), a negligência emocional (r = -0,171) e os maus-tratos físicos (r = -0,052) não tiveram um efeito significativo no desempenho do WCST, embora as correlações fossem negativas. Isto sugere que, apesar de haver uma ligação entre o trauma e certas formas de disfunção psicológica, não existe uma relação direta clara entre o trauma e a flexibilidade cognitiva, medida pelo WCST. Em conclusão, este estudo realça a importância de experiências dissociativas como a despersonalização, a absorção e a distração em pessoas que sofreram traumas, mas não encontra uma ligação estatisticamente significativa entre os maus-tratos na infância e o desempenho cognitivo na idade adulta. Isto levanta a questão de saber se outros factores, tais como o apoio social ou as estratégias individuais de enfrentamento, poderiam moderar o impacto do trauma na cognição.
  • Modelos sistémicos de competitividade e gestão estratégica nas empresas familiares: um estudo qualitativo sobre conhecimento e aplicabilidade
    Publication . Carvalho, Daniela Alexandra Cordeiro; Silva, Carlos
    O objetivo do nosso estudo é o de procurar compreender a aplicação de modelos sistémicos de competitividade e gestão estratégica nas empresas familiares, destacando a relevância e os desafios deste contexto. Procedeu-se a um estudo qualitativo junto de empresários cujas empresas cumprem os critérios para serem empresas familiares. O interesse do estudo reveste-se essencialmente pelo facto de que as empresas familiares possuem características únicas, como a sobreposição entre sistemas familiares e empresarial, que influenciam a sua gestão e estratégia. Nesta perspetiva, a presente investigação, procurou compreender a relação entre conhecimento e aplicabilidade dos Modelos sistémicos de competitividade e Gestão estratégica nas empresas familiares através da realização de um estudo qualitativo de Análise de conteúdo resultante de um corpus de 13 entrevistas realizadas a representantes de empresas familiares. De acordo com os resultados obtidos, foi possível concluir que a aplicabilidade dos Modelos sistémicos de competitividade e Gestão estratégica não está diretamente correlacionada com o conhecimento dos mesmos. Conclui-se, desta forma, que mesmo que existam lacunas no conhecimento das teorias, as práticas exercidas assentam na aplicação dos modelos estudados.
  • People Management and leadership in work methods
    Publication . Saraiva, Inês Romão; Redondo, Eduardo
    The present study aims to understand people management and leadership through work-life balance measures. It is relevant for everyone, as it considers the influence of work-life balance on job performance and satisfaction. Based on 185 responses, 107 and 73, it was possible to conclude that people in face-to-face and hybrid work models revealed a similar opinion that balancing personal and professional life positively and significantly influences workers' job satisfaction. That is because, regardless of work method, workers have the same responsibilities, job demands, and all-important personal and professional benefits, whether they work full or part-time in the office, in person or remotely.
  • The importance of foreign direct investment in the portuguese automotive cluster
    Publication . Tavares, César João Figueiredo; Silva, Carlos
    This thesis delves into the pivotal importance of Foreign Direct Investment in the Portuguese Automotive Cluster, demonstrating the multiple impacts in terms of economic growth, technological development innovation, and regional progress. Due to the ongoing automotive industry transformation boosted by sustainability, environment, and innovation factors, it´s important to underline to explain the effects of FDI within this theme to all the parties interested. This study starts with an important review of the European context which demonstrates all the statistics and highlights the importance of the sector in a wider view. Afterward, the research focuses on the automotive Sector in Portugal demonstrates a detailed overview through the backing of statistical data, and highlights the importance of the sector in the country. This study then focuses on the importance of FDI firstly in terms of the countries need to receive this type of investment. Therefore, it enumerates and details the reasons behind this type of investment, its main types and forms, and the most important theories that I believe are better suited for the type of study that was researched. Also, Macroeconomic variables were taken into consideration in the sense of being crucial towards analyzing the impacts of FDI on the Cluster as well as some aspects related to the importance of FDI in Portugal including the country´s attractiveness towards Foreign Investors which gives a different perspective towards the research. This paper also highlights the evolution and the importance of the Cluster in Portugal and details FDI as a Driving Engine towards the Cluster. This thesis highlights the importance of FDI regarding technology spillovers, the importance of foreign companies to change the local view in terms of management in gaining production capacity, increasing efficiency, creating jobs that are driven by being highly skilled, and the investment in personnel development. This thesis enhances also the importance of FDI regarding local companies in the sense that were forced to adapt and innovate to be competitive. The relevance of the competitive boost allowed local companies to be better and with that led to integration into global value chains which led to its economic growth and development. This research also identified some challenges, such as the urge for frameworks that give stability to the sector in the sense that government policies regarding foreign investment need to be aligned with national and regional development goals, to drive economic growth. To conclude, this thesis aims to demonstrate the important position that FDI has in the Portuguese Automotive Sector, leading to enormous opportunities for development, innovation, and growth. By taking the right measures moving forward, Portugal can increase its competitiveness in the international market leading to economic growth and societal well-being and progress. The discovery present in this research provides clear and precious insights for academic researchers and industry superiors interested in understanding the crystalline and pivotal connection linking foreign direct investment and the development not only of the cluster but of the industry overall in a constantly evolving economic panorama.
  • Departamento de Marketing da Icárion: Estudo de Caso
    Publication . Margarido, Maria Carolina Ribeiro; Gouveia, Cláudia
    O presente documento consiste na elaboração do relatório final de estágio, desenvolvido como conclusão do Mestrado em Gestão de Turismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia (FCST) da Universidade Europeia. O estágio foi realizado no Operador Turístico Icárion, no departamento de marketing. O trabalho divide-se em quatro capítulos principais, a revisão de literatura, a apresentação e caracterização da entidade de estágio - a Icárion, a descrição das atividades realizadas durante estágio, o Plano de Marketing desenvolvido para a Icárion e a proposta de valor, e por fim, a conclusão e anexos. A revisão de literatura desenvolve-se a partir da definição de turismo, no contexto da oferta e da procura; e do marketing. Estes dois temas, tornam-se importantes de contextualizar uma vez que, durante todo o estágio estiveram presentes e se relacionaram diretamente. Abordou-se também o conceito de operador turístico, oferecendo uma visão geral do local onde foi realizado o estágio. São também descritas todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, destacando a relação entre as tarefas que foram desempenhadas e os conceitos teóricos abordados anteriormente. Como proposta de valor desenvolveu-se um Plano de Marketing para a Icárion em Portugal, tendo como base o “Plano de Marketing de 1 Página” que foi complementando com outras ferramentas de marketing, como a análise SWOT, análise PEST, os 7 P’s do marketing. O objetivo principal deste plano passou por conhecer o mercado-alvo da Icárion em Portugal, assim como o seu posicionamento, de forma a entender as necessidades específicas do mercado português. Em síntese, este trabalho oferece uma compreensão dos temas do turismo e de marketing, apoiando o plano de marketing desenvolvido para a Icárion, com o objetivo de delinear futuras estratégias ajustadas ao mercado português.
  • Relatório de Estágio Realizado na INDIE CAMPERS
    Publication . Oliveira, Eurico Tomás Pacheco Marques de; Rodrigues, Maria Albertina
    O presente relatório de estágio foi realizado como parte dos requisitos para a conclusão do mestrado de Gestão e Estratégia Empresarial na Universidade Europeia e serve para dar a conhecer do estágio que decorreu de Outubro de 2021 a Janeiro de 2022, no departamento de contabilidade da empresa Indie Campers. O objetivo principal deste relatório consiste em descrever as atividades realizadas durante o estágio e, adicionalmente, apresentar os assuntos teóricos relacionados com as mesmas como forma de complemento aos conhecimentos adquiridos durante o mestrado, propiciando uma ligação entre a prática e o enquadramento teórico. A metodologia utilizada incluiu a pesquisa em fontes científicas sobre contabilidade e controlo interno para a componente teórica. Para a parte prática, foi adotada uma abordagem descritiva e observacional, documentando as atividades realizadas. Durante o estágio foram executadas tarefas, tais como, inserção de faturas, reconciliação bancária, notas de pagamento, acréscimos e deferimentos, reconciliação de clientes e emissão de faturas. Estas atividades permitiram uma aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, proporcionando uma visão abrangente dos processos contabilísticos e financeiros e das práticas de controlo interno. O sistema de controlo interno da empresa revelou-se essencial para garantir a integridade e precisão das informações financeiras, sendo estruturado de forma a incluir controlos preventivos, detetivos, corretivos e compensatórios e a assegurar uma gestão eficaz dos riscos e a conformidade com as normas contabilísticas. A análise crítica realizada destaca a eficiência dos processos contabilísticos, e identifica áreas de melhoria, como a necessidade de maior automatização dos processos e de recursos humanos para o cumprir os prazos estipulados. Propostas de melhoria incluem a implementação de softwares para automatizar tarefas repetitivas, melhor gestão de recursos pela empresa e o reforço dos programas de formação para assegurar que os colaboradores estão atualizados com as melhores práticas do setor.