Browsing by Issue Date, starting with "2025-12-02"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Non multa sed multum - Américo da Costa Ramalho 1921-2021Publication . Miranda, Margarida; Academia das Ciências de Lisboa
- O ofício de “humanista”, ontem e hojePublication . Pereira, Belmiro Fernandes; Academia das Ciências de Lisboa
- Um encontro sublimePublication . Martins, Guilherme d' Oliveira; Academia das Ciências de Lisboa
- Antero e Oliveira Martins: Um encontro oportuno…Publication . Martins, Guilherme d' Oliveira; Academia das Ciências de Lisboa
- No centenário de Amália...Publication . Martins, Guilherme d' Oliveira; Academia das Ciências de Lisboa
- Retenção de trabalhadores juniores e séniores na área da Consultoria em Recursos Humanos: Fatores de Retenção, Taxa de Turnover e de ContrataçãoPublication . Baltasar, Pedro Tavares; Fontes, AndreaO objetivo deste estudo foi verificar os principais fatores de retenção dos colaboradores e avaliar as preferências de contratação e índices de turnover. Estudo descritivo correlacional, que envolveu 71 colaboradores de uma empresa do setor da Consultoria em RH em Portugal, através da aplicação de um questionário, e recolha dos indicadores de turnover e contratação. Em geral são valorizados fatores da “Valorização e Reconhecimento Organizacional” e “Condições e Desenvolvimento Profissional”, com maior importância os salários e políticas remuneratórias atrativas, progressão de carreira, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e estabilidade profissional. Os jovens priorizam a “Valorização e Identidade Profissional” e “Valorização e Retenção de Talentos”, com importância acentuada no salário atrativo e compatível com o trabalho. Os seniores valorizam o “Desenvolvimento de Carreira e condições de trabalho” e “Valorização e Pertença Organizacional”, com maior ênfase aos horários flexíveis, com as diferenças médias entre ambos os grupos diminuta. O turnover foi maioritariamente superior à contratação, sendo que a maior taxa de turnover foi em 2021. Na maioria os juniores apresentam maior turnover, apesar de serem contratados em maior número. As organizações necessitam de prestar atenção aos perfis e à motivação dos profissionais, principalmente das gerações mais juniores, para adequarem os seus modelos de retenção de trabalhadores, e assim diminuir o turnover.
- Os influenciadores digitais no TikTok e a sua influência no comportamento de consumo da geração ZPublication . Monteiro, Beatriz Alexandra Marques; Mourão, Rita Andreia MonteiroEsta dissertação tem como tema principal “A Publicidade no TikTok e a sua Influência no Comportamento de Consumo da Geração Z”. O objetivo central do estudo é compreender de que forma esta rede social impacta a efetividade de compra dos jovens, analisando o papel dos vídeos curtos, dos influenciadores digitais e das estratégias publicitárias, como as promoções e os códigos de desconto. A investigação utilizou uma metodologia mista combinando questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que o TikTok exerce uma influência significativa nas decisões de compra especialmente quando os conteúdos publicitários são autênticos e protagonizados por influenciadores com quem os utilizadores se identificam. Conclui-se que o TikTok é uma ferramenta poderosa na comunicação digital atual, com grande impacto nas preferências e hábitos de consumo da Geração Z.
- O processo de artification no setor do luxo: Um estudo entre marcas de joalharia de luxo e artistas contemporâneosPublication . Amante, Maria Francisca Araújo dos Santos; Moreira, Bruna RuschelNo mercado de joalharia de luxo altamente competitivo, as marcas procuram estratégias de diferenciação que aumentem a perceção de valor. A presente investigação tem como problemática entender em que medida as colaborações com artistas contemporâneos na criação de uma joia podem contribuir para aumentar ainda mais a perceção de valor associada às marcas de joalharia de luxo. Nesse sentido, o objetivo geral é compreender os valores associados às marcas de joalharia de luxo que realizam colaborações com artistas contemporâneos para a criação de joias. Através de uma abordagem inicial de revisão de literatura, seguida de uma pesquisa exploratória e explicativa, que inclui (1) utilização de inteligência artificial MidJourney para gerar imagens de joias de luxo realizadas em colaboração fictícia entre marcas de joalharia de luxo e artistas contemporâneos; (2) entrevistas individuais em profundidade com consumidores; e (3) triangulação de dados, conclui-se que a prática de tais colaborações tendem a reforçar valores de exclusividade, autenticidade, imagem de marca e lealdade à marca. No entanto, o impacto no valor simbólico revela-se fortemente condicionado por fatores subjetivos e pessoais. Deste modo, este estudo contribui para a compreensão do fenómeno de artification no setor da joalharia de luxo e o seu impacto estratégico no aumento da perceção de valor de marca.
- As narrativas visuais no fotojornalismo: A linha ténue entre a captura do real e a subjetividade artísticaPublication . Carvalho, Inês Reis de; Silveira, Ana Patrícia Soares daEsta investigação propõe-se a analisar o papel do fotojornalismo na construção da realidade social, explorando o equilíbrio entre a objetividade jornalística e a subjetividade artística. Partindo da premissa de que as imagens jornalísticas não são meros reflexos do mundo, mas construções subjetivas do mesmo, o presente trabalho discute como as narrativas visuais são utilizadas no fotojornalismo para servir o seu principal propósito: o de informar. A fundamentação teórica centra-se na influência que o jornalismo tem na mediação da realidade, mas percorre também outros temas, entre eles o novo paradigma digital, a ética e a responsabilidade jornalísticas e o crescimento das ferramentas de inteligência artificial (IA). Numa segunda parte do trabalho, foram adotadas duas metodologias de investigação - entrevistas e análise de conteúdo -, cujos resultados permitiram concluir que o fotojornalismo tem, de facto, um valioso papel na construção da realidade social, mas que, para se manter relevante e conseguir ter um crescimento sustentável e duradouro, é essencial que os profissionais da área se consigam adaptar, correndo o risco de perderam a sua relevância numa sociedade cada vez mais inundada de informação e conteúdos multimédia.
- Governance as a Moderator: Managing Socioemotional Wealth Tensions in Family Business SuccessionPublication . Schmitz, Hendric Peter; Silva, CarlosA sucessão em empresas familiares é acompanhada por fatores de riqueza socioemocional (SEW) (Gómez-Mejía et al., 2007), como identidade, legado ou influências familiares. Os fatores de riqueza socioemocional podem apoiar ou dificultar a transferência entre duas gerações. O estudo revela quando a governança atua como uma ponte e quando permanece principalmente simbólica, identificando quatro mecanismos e as condições sob as quais eles operam. Este estudo qualitativo, empregando um desenho de entrevista interpretativo e multiperspectivo, investiga como a governança modera as tensões relacionadas à SEW durante a sucessão em empresas familiares alemãs. Foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas com quatro perfis de funções diferentes: titulares/antigos sucessores (IS, n=4), consultores externos (EC, n=4), membros externos do conselho consultivo (EA, n=2) e sucessores executivos não familiares/diretores executivos externos (ES, n=2). Utilizando uma abordagem Gioia de comparação constante, foram desenvolvidos temas entre as diferentes funções e os padrões CMO (Condição-Mecanismo-Resultado) foram mapeados para FIBER (Berrone et al., 2012). As conclusões indicam que a governança opera principalmente através de quatro mecanismos distintos. (1) Formalização e regras (transferência de legitimidade; tomada de decisões transparente dentro de limites) reduzem as intervenções dos antecessores e aceleram as decisões baseadas na lógica; (2) Mediação externa e especialização (reestruturação; construção de confiança; mudança de perspetiva; família vs. gestão) resolvem ou previnem tensões emocionais e criam rotinas para o desenvolvimento contínuo; (3) A estruturação organizacional (redução da incerteza; KPIs; clarificação de funções) cria continuidade, ao mesmo tempo que permite a mudança; (4) legitimidade e profissionalização (processos/estruturas transparentes, perfis de competências) apoiam a aceitação do sucessor. Estes mecanismos só são eficazes se não houver assimetrias de poder informais, ou falham devido à introdução tardia ou apenas simbólica e à distribuição pouco clara de funções. A governança é, portanto, um mecanismo condicional e processual que só funciona de forma eficaz se for introduzido no momento oportuno, for realmente vivido em rotinas estruturais, for aceite pelas partes interessadas e for concebido de forma orientada para a competência. O estudo oferece insights que podem ser generalizados para contextos semelhantes e oferece orientações práticas para proprietários, sucessores, diretores externos e consultores sobre a conceção de uma governança que possa mitigar as tensões SEW.
