Browsing by Issue Date, starting with "2025-11-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Abstract book: poster week 24/2025Publication . Alcobia Gomes...[et.al.], Org. Célia Margarida
- O livro infantil - Emergência e Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico.Publication . Ana Margarida Coutinho de Almeida Vila Nova
- Retenção de Talentos no Setor Público: Gerir o Presente Observando o FuturoPublication . Santos, Sofia Pereira dos; Moreira, AnaEste estudo teve como objetivo estudar o efeito das políticas públicas na retenção de talentos na Administração Pública em Portugal e se esta relação é moderada pelo facto de o participante ser chefia ou não. Com essa finalidade formularam-se as seguintes hipóteses: (1) as políticas públicas (recrutamento, formação e avaliação de desempenho) estão positiva e significativamente relacionadas com as intenções de permanência na Administração Pública; (2) o facto de desempenhar um cargo de chefia ou não tem um efeito significativo nas intenções de permanência; (3) O facto de desempenhar um cargo de chefia ou não tem um efeito significativo nas políticas públicas (recrutamento, formação e avaliação de desempenho); (4) O facto de ser chefia ou não desempenha um papel de moderação na relação entre as políticas de públicas e as intenções de permanência; (5) As políticas públicas têm um efeito mediador na relação entre o facto de ser chefia ou não, e as intenções de permanência. Participaram neste estudo 282 indivíduos, trabalhadores no ativo da Administração Pública, sendo que 11,7% da totalidade ocupam cargos de dirigentes. A abordagem foi quantitativa e qualitativa com recurso a questionário. Quanto aos resultados, constatou-se que as políticas públicas (recrutamento, formação e avaliação de desempenho) têm um efeito positivo e significativo na retenção de talentos. O facto de ser chefia ou não apenas tem um efeito significativo na avaliação de desempenho. Não se verificou o efeito moderador nem o efeito mediador. No estudo qualitativo as respostas dadas com maior frequência foram: acelerar processos no recrutamento, aumento/diversificação da oferta de formação e revisão das quotas do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública. Pretende-se que este estudo ofereça dados que possam ser utilizados pelos gestores de modo que estes possam tomar decisões informadas e melhorem a gestão de talentos na Administração Pública.
- Moderação da Liderança Ambidextra na Relação entre a Cultura de Inovação e a Intenção de SaídaPublication . Freitas, Denise Anadel Miguel e; Antunes, Maria ArmandaSão poucas as investigações no âmbito da Liderança Ambidextra e que procuram compreender o impacto da mesma nas intenções de saída e em organizações com culturas inovadoras. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo estudar o impacto da liderança ambidextra dentro das organizações, especificamente na sua moderação na relação entre a cultura de inovação e a intenção de saída. O mesmo, estudo permite a melhor compreensão das variáveis apresentadas, e do impacto que as mesmas podem ter dentro das organizações, bem como, suas relações entre si. A metodologia adotada foi a quantitativa, tendo sido realizado um inquérito por questionário. A princípio o estudo foi suportado por duas hipóteses, posterior a análise e tratamento dos dados foram adicionadas duas intercalares, fazendo um total de quatro hipóteses das quais duas foram confirmadas pelos dados.
