| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.49 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
This Dissertation explores how visual storytelling can address the underrepresentation of marginalised voices in frontline environmental conservation. Historically, local communities have been excluded from Western-influenced conservation, with womenās contributions especially overlooked (Tenouri, 2020). South African conservation is examined as a case study, where colonial-era perceptions of the environment remain shaped by race, gender, and power (Taylor, 2016). The lack of visible representation in environmental fields risks alienating children and limiting their aspirations to pursue conservation careers.
The proposed solution involves creating a childrenās illustrated book, narrated in first-hand accounts from members of a South African community engaged in conservation and illustrated with original artwork by the author. Central to this narrative are the Black Mambas, South Africaās first all-female, community-based anti-poaching unit, who serve as powerful role models for young children from marginalised backgrounds. By sharing their stories, the book provides an authentic perspective on the impact of Black women in conservation, portraying characters who look like and come from the same communities as the intended readers. By focusing on a specific issue within a localized context, the aim is to inspire meaningful change at a community level, with the hope that these efforts can ripple outward to influence broader, global conversations around conservation and representation.
The methodology combines immersive fieldwork with the Black Mambas and collaboration with community educators, members, and conservation experts to ensure cultural authenticity and educational value. This human-centred approach supports the co-construction of narratives that reflect lived experiences and strengthen the link between conservation and community identity.
Potential outcomes include raising environmental awareness among young readers, increasing engagement with issues of gender and racial equity in conservation, and fostering community empowerment to enact social and ecological change.
Ultimately, the project contributes to the field of Design and Visual Culture by demonstrating the transformative potential of childrenās literature as a tool for social change. By translating complex narratives into accessible visual storytelling, it seeks to promote gender and racial equality in conservation and amplify the impact of inclusion within environmental movements for future generations.
Esta Dissertação explora como a narrativa visual pode abordar a sub-representação de vozes marginalizadas na conservação ambiental de primeira linha. Historicamente, as comunidades locais tĆŖm sido excluĆdas da conservação influenciada pelo Ocidente, com as contribuiƧƵes das mulheres sendo especialmente negligenciadas (Tenouri, 2020). A conservação sul-africana Ć© examinada como um estudo de caso, onde as perceƧƵes da era colonial sobre o ambiente continuam a ser moldadas pela raƧa, gĆ©nero e poder (Taylor, 2016). A falta de representação visĆvel nos campos ambientais corre o risco de alienar as crianƧas e limitar as suas aspiraƧƵes de seguir carreiras na Ć”rea da conservação. A solução proposta envolve a criação de um livro infantil ilustrado, narrado em relatos em primeira mĆ£o de membros de uma comunidade sul-africana envolvida na conservação e ilustrado com obras de arte originais da autora. No centro desta narrativa estĆ£o as Black Mambas, a primeira unidade comunitĆ”ria feminina de combate Ć caƧa furtiva da Ćfrica do Sul, que servem como poderosos modelos para crianƧas de origens marginalizadas. Ao partilhar as suas histórias, o livro oferece uma perspetiva autĆŖntica sobre o impacto das mulheres negras na conservação, retratando personagens que se parecem e vĆŖm das mesmas comunidades que os leitores-alvo. Ao focar-se numa questĆ£o especĆfica dentro de um contexto localizado, o objetivo Ć© inspirar mudanƧas significativas a nĆvel comunitĆ”rio, com a esperanƧa de que esses esforƧos possam se espalhar e influenciar conversas mais amplas e globais sobre conservação e representatividade. A metodologia combina trabalho de campo imersivo com as Black Mambas e colaboração com educadores comunitĆ”rios, membros e especialistas em conservação para garantir a autenticidade cultural e o valor educativo. Esta abordagem centrada no ser humano apoia a co-construção de narrativas que refletem experiĆŖncias vividas e fortalecem a ligação entre a conservação e a identidade comunitĆ”ria. Os resultados potenciais incluem aumentar a consciĆŖncia ambiental entre os jovens leitores, aumentar o envolvimento com questƵes de equidade de gĆ©nero e racial na conservação e promover o empoderamento da comunidade para promover mudanƧas sociais e ecológicas. Em Ćŗltima anĆ”lise, o projeto contribui para o campo do Design e da Cultura Visual, demonstrando o potencial transformador da literatura infantil como ferramenta para a mudanƧa social. Ao traduzir narrativas complexas em histórias visuais acessĆveis, procura promover a igualdade de gĆ©nero e racial na conservação e amplificar o impacto da inclusĆ£o nos movimentos ambientais para as geraƧƵes futuras.
Esta Dissertação explora como a narrativa visual pode abordar a sub-representação de vozes marginalizadas na conservação ambiental de primeira linha. Historicamente, as comunidades locais tĆŖm sido excluĆdas da conservação influenciada pelo Ocidente, com as contribuiƧƵes das mulheres sendo especialmente negligenciadas (Tenouri, 2020). A conservação sul-africana Ć© examinada como um estudo de caso, onde as perceƧƵes da era colonial sobre o ambiente continuam a ser moldadas pela raƧa, gĆ©nero e poder (Taylor, 2016). A falta de representação visĆvel nos campos ambientais corre o risco de alienar as crianƧas e limitar as suas aspiraƧƵes de seguir carreiras na Ć”rea da conservação. A solução proposta envolve a criação de um livro infantil ilustrado, narrado em relatos em primeira mĆ£o de membros de uma comunidade sul-africana envolvida na conservação e ilustrado com obras de arte originais da autora. No centro desta narrativa estĆ£o as Black Mambas, a primeira unidade comunitĆ”ria feminina de combate Ć caƧa furtiva da Ćfrica do Sul, que servem como poderosos modelos para crianƧas de origens marginalizadas. Ao partilhar as suas histórias, o livro oferece uma perspetiva autĆŖntica sobre o impacto das mulheres negras na conservação, retratando personagens que se parecem e vĆŖm das mesmas comunidades que os leitores-alvo. Ao focar-se numa questĆ£o especĆfica dentro de um contexto localizado, o objetivo Ć© inspirar mudanƧas significativas a nĆvel comunitĆ”rio, com a esperanƧa de que esses esforƧos possam se espalhar e influenciar conversas mais amplas e globais sobre conservação e representatividade. A metodologia combina trabalho de campo imersivo com as Black Mambas e colaboração com educadores comunitĆ”rios, membros e especialistas em conservação para garantir a autenticidade cultural e o valor educativo. Esta abordagem centrada no ser humano apoia a co-construção de narrativas que refletem experiĆŖncias vividas e fortalecem a ligação entre a conservação e a identidade comunitĆ”ria. Os resultados potenciais incluem aumentar a consciĆŖncia ambiental entre os jovens leitores, aumentar o envolvimento com questƵes de equidade de gĆ©nero e racial na conservação e promover o empoderamento da comunidade para promover mudanƧas sociais e ecológicas. Em Ćŗltima anĆ”lise, o projeto contribui para o campo do Design e da Cultura Visual, demonstrando o potencial transformador da literatura infantil como ferramenta para a mudanƧa social. Ao traduzir narrativas complexas em histórias visuais acessĆveis, procura promover a igualdade de gĆ©nero e racial na conservação e amplificar o impacto da inclusĆ£o nos movimentos ambientais para as geraƧƵes futuras.
Description
Keywords
Children“s literature Environmental activism Diversity Illustration Community conservation
