IADE-U – Dissertações de Mestrado
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Recent Submissions
- Perceptual - Cognitive data visualization frameworkPublication . Monteiro, Pedro Sesinando Palla e Carmo; Cappelletti, MiltonThis project helps to close the gap in design-oriented research on the integration of human cognition and neuroscience into data visualization design. It makes the case that generating more useful and easily available data representations depends on matching visualizations with human visual perception and cognitive processes. Two main goals were followed by the research: first, to investigate the degree to which Eurostat's Instagram data visualizations embrace ideas of human visual perception and cognition; second, to propose an original Perceptual-Cognitive Data Visualization Framework. This framework helps designers create cognitively accessible visuals and offers a means of neurologically evaluating their effectiveness — including stylistic risk evaluation. Applying the proposed framework on Eurostat's visualizations revealed its simplicity and efficiency in spotting and fixing problems compromising communicative efficacy. The research ends with underlining the need of human cognitive comprehension for the design of data visualization. Future research should concentrate on verifying the framework by means of professional assessment in several environments, including integration of neuroscientific expertise, and the creation of an interactive version to lower cognitive load for its users.
- Estratégias de comunicação visual para prevenção do HIV e HPV entre as gerações Alfa e Z em Portugal: Análise de diretrizes futurasPublication . Melo, Ana Carolina Oliveira Gonçalves de; Patrício, Sílvia Rosado CorreiaA investigação presente focaliza-se na análise e avaliação de estratégias de comunicação visual orientadas especificamente para as gerações Alfa e Z, com o propósito de intensificar a consciencialização e prevenção do HIV e HPV em Portugal, durante o período compreendido entre 2014 e 2024. O cerne deste estudo é a exploração da evolução das imagens e das mensagens publicitárias ao longo de uma década, procurando entender como estas foram sendo ajustadas para captar eficazmente a atenção e moldar de forma positiva o comportamento desses grupos etários específicos. Empregando uma metodologia interdisciplinar, este trabalho integra princípios da psicologia do consumidor com técnicas de literacia visual para discernir quais os elementos visuais e narrativos que mais profundamente tocam as gerações Alfa e Z. Ambiciona-se, assim, alcançar uma compreensão aprofundada das estratégias mais impactantes na transmissão de mensagens preventivas contra doenças sexualmente transmissíveis, o que culminará na formulação de diretrizes para futuras campanhas comunicativas que se pretendem não apenas eficazes, mas também éticas e socialmente responsáveis. Prevê-se que este estudo acrescente a literatura existente e forneça insights práticos e importantes aos profissionais de marketing, design e saúde pública. Almeja-se, portanto, que esta tese atue como um guia na conceção de estratégias não apenas informativas, mas que motivem adoção de comportamentos preventivos, respeitando os valores éticos e a responsabilidade social, pilares no combate a estas patologias. Esta mentalidade demonstra a importância de abordagens conscientes, essenciais para mover as gerações mais jovens e criar uma sociedade mais prevenida, saudável e informada.
- A burocracia no Design em Portugal: A linguagem que polui os estúdiosPublication . Roquete, João Maria Lourenço; Machado, Maria Joana de Oliveira Vilela da SilvaEsta dissertação investiga a comunicação dos estúdios de design em Portugal, analisando potenciais padrões de linguagem poluídos por jargões e influências do Design Thinking e do neoliberalismo, tal como discutido por Rodirgo Ramirez. O estudo, desenvolvido no seio da UNIDCOM e FCT, visa compreender como estas tendências afetam a identidade do design português, combinando uma análise histórica com uma avaliação contemporânea do ecossistema e mercado do design português. O estudo procurar identificar padrões linguísticos nas estratégias discursivas, pretendendo apurar se há poluição burocrática na comunicação, ligando-a aos contextos socioeconómicos e à falta de um órgão central do Design Português. Além de mapear o estado atual do mercado, o estudo procura ainda alertar para o uso de poluentes textuais por parte dos designers que acabam por manchar a área e a necessidade de maior clareza na autorrepresentação dos designers. As limitações incluem a amostra reduzida e a natureza observacional, mas os insights oferecem bases para futuras discussões sobre ética e eficácia comunicativa no design português.
- Otimização do processo digital de onboarding do profissional de saúde em Portugal com base ba norma ISO 9001:2015 e foco na experiência do utilizadorPublication . Silva, Pedro Miguel Costa da; Neves, Paula Cristina MarquesO presente projeto de investigação aplicada teve como finalidade o desenvolvimento de um processo de onboarding digital estruturado, especificamente dirigido a profissionais de saúde em Portugal, fundamentado nos princípios da norma ISO 9001:2015 e orientado pela experiência do utilizador (UX). Com base nas boas práticas identificadas na literatura e nos dados recolhidos, verificou-se que os profissionais de saúde atribuem particular relevância à existência de processos de onboarding digitais estruturados que se distingam pela clareza, interatividade, acessibilidade e adequação às suas necessidades de integração funcional e institucional. A metodologia adotada baseou-se no Design Thinking e integrou análise estratégica, investigação com utilizadores, modelação de perfis, prototipagem e testes de usabilidade. A análise dos dados revelou um consenso quanto à necessidade de articular recursos digitais com momentos presenciais ou síncronos, de modo a assegurar uma experiência humanizada. A solução desenvolvida revelou-se eficaz na padronização, rastreabilidade e promoção da melhoria contínua. A solução apresenta-se como uma plataforma centralizada e intuitiva, que integra recursos como e-learning, b-learning, manuais digitais e tutoria. Os resultados confirmam a viabilidade e eficácia da digitalização do onboarding, conjugando inovação tecnológica com a valorização da experiência humana em contexto hospitalar. O sucesso do processo de onboarding depende de uma articulação coerente entre o planeamento estratégico, a comunicação eficaz, os mecanismos de feedback, o acompanhamento humano e a utilização adequada de tecnologias digitais. Este projeto prova que a aplicação de tecnologias, normas e experiência do utilizador, proporcionam um onboarding digital eficaz. Esta investigação contribuiu com linhas guias para o onboarding digital no sector da saúde.
- Literatura infantil como narrativa transmédia: O universo da super-heroína Mary Kate como narrativa transmédiaPublication . Nunes, Maria da Conceição Monteiro; Cappelletti, MiltonO projeto tem por objetivo, educar crianças de 5 e 6 anos sobre segurança, através de uma narrativa transmédia. Perante o crescente uso de dispositivos digitais e a perda de relevância da leitura tradicional entre as crianças, este projeto busca promover o desenvolvimento infantil saudável, incentivando a imaginação, a socialização e a atividade física. Ao longo da narrativa, as crianças completam diversas tarefas, que incluem brincar com uma casa de cartão, interagir com personagens de madeira, preencher uma lista de verificação e finalizar exercícios do livro. O objetivo consiste em ajudar a super-heroína Mary Kate a capturar os três vilões – Fogo, Eletricidade e a Água e, ao mesmo tempo, aprender sobre segurança. Após completarem as atividades, as crianças são recompensadas com uma moeda de ""Inspetor de Segurança Nível 1"", uma t-shirt e um certificado. Além do livro, o projeto utiliza media secundários, como um canal YouTube com coreografias de dança das personagens e o merchandising, nomeadamente roupas e jogos para crianças. O projeto oferece uma abordagem transmédia, com o objetivo de educar, e interagir com as crianças utilizando diferentes média. Deste modo, a autora espera não só entreter, mas também educar as crianças sobre segurança, promovendo uma consciencialização que poderá contribuir para a redução dos acidentes infantis. Serve ainda como modelo para futuras iniciativas educacionais como narrativas transmédia que promovam a saúde e segurança das crianças. A importância deste projeto é particularmente relevante no contexto da União Europeia e Portugal, onde os acidentes são uma das principais causas de mortalidade infantil, resultando em milhares de mortes e internamentos anuais.
- Relatório de estágio: Propostas de design espacial para valorização de produtos e identidade de marcaPublication . Palmeirim, Beatriz Filipa dos Santos Martins Pereira; Abreu, Diamantino Santos DinisEste relatório de estágio descreve o processo de desenvolvimento de propostas de design para um showroom e uma sala de atendimento para a empresa Intergesso e sua sub-marca Coral Atelier. O objetivo principal foi aplicar conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos no Mestrado em Design de Produto e do Espaço à criação de espaços funcionais, imersivos e representativos da identidade da marca. O trabalho inclui uma investigação aplicada que sustentou as decisões projetuais, especialmente no que diz respeito à curadoria das peças de gesso e à sua exposição espacial. A proposta final foi fundamentada em referências do design de interiores, da cenografia e da experiência do utilizador, resultando em soluções que reforçam o posicionamento das marcas e a experiência dos seus clientes. O relatório apresenta ainda uma análise crítica das dificuldades, soluções encontradas e aprendizados adquiridos durante o estágio.
- Expansão de conteúdo do canal de Youtube @compassomusica para outros media digitaisPublication . Mineiro, Valter Alexandre Guia Sepúlveda; Mota, Joana Maria Herold Terra daEste projeto surge da necessidade de alargar a presença digital do canal Compasso Música, um espaço criado com o objetivo de registar e partilhar as performances musicais de crianças e jovens em contexto educativo. Inicialmente desenvolvido no YouTube, o canal tem vindo a ganhar visibilidade, mas a sua expansão para outras plataformas tornou-se essencial para acompanhar as tendências atuais de consumo de conteúdos e potenciar o seu alcance junto de novos públicos. O criador e gestor do canal é o autor deste projeto, e através da sua expansão, o autor procura a angariação e fidelização de novos clientes para as suas aulas, e estúdio. Começamos com uma análise das dinâmicas das redes sociais em 2024, nomeadamente ao nível dos YouTube Shorts, Instagram e TikTok, e com essa base, traçámos uma estratégia de comunicação digital que pretende não só aumentar a visibilidade do canal, mas também perceber o seu papel motivacional junto dos alunos e participantes. O projeto envolve uma abordagem prática, com planeamento de conteúdos, calendarização de publicações, e a criação de materiais audiovisuais adaptados a cada plataforma, mas com um forte foco na componente pedagógica e artística. Esta investigação pretende criar pontes entre o ensino da música e o universo digital, e promover a valorização do talento de jovens artistas, incentivando-os a atingir novos objetivos com entusiasmo e confiança.
- User experience na integração digital de novos colaboradoresPublication . Araújo, Ricardo Fernando Gaio de; Neves, Paula Cristina MarquesA integração de novos colaboradores constitui uma etapa crítica na construção do vínculo entre profissionais e organizações, influenciando a motivação, a produtividade e a permanência nas estruturas institucionais. No geral, os processos de onboarding apresentam limitações relacionadas com a desorganização da informação, a ausência de acompanhamento estruturado e a reduzida acessibilidade dos conteúdos. Neste contexto, desenvolveu-se uma solução digital de onboarding com o objetivo de melhorar a experiência de acolhimento inicial, tendo por base os princípios da experiência do utilizador (User Experience – UX), da comunicação multimédia, da gamificação e da acessibilidade digital. Para esse efeito, foram concebidas duas interfaces complementares, ajustadas a dois perfis de utilizador: (A) novos colaboradores e (B) profissionais institucionais. O delineamento metodológico da investigação fundamenta-se nas abordagens da ""Investigação-Ação prática-deliberativa"" e do modelo de ""Design Thinking"". Adotou-se uma estratégia mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, com especial enfoque na investigação centrada no utilizador. Esta inclui a realização de entrevistas exploratórias e a construção de personas, complementadas pelo desenvolvimento iterativo de protótipos de baixa e alta fidelidade, submetidos a testes de usabilidade. Os resultados obtidos evidenciam ganhos significativos na clareza da apresentação da informação, na fluidez da navegação e na eficácia do processo de integração organizacional. A introdução de componentes interativos e de elementos de gamificação contribuiu para aumentar o envolvimento dos utilizadores e promover experiências mais acessíveis, motivadoras e alinhadas com os desafios do acolhimento digital contemporâneo. Este estudo representa uma mais-valia para a conceção de soluções digitais de onboarding, sustentadas em princípios de design centrado no utilizador, comunicação multimédia acessível e processos iterativos de desenvolvimento.
- Eventos e Workshops: A sua influência na Customer Relationship nas instituições bancáriasPublication . Nascimento, Alana Nicole Melo do; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida FernandesNum mundo empresarial cada vez mais inovador e tecnológico, as organizações lutam para se destacar e captar a atenção dos seus clientes. Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a forma como os eventos e os workshops contribuem para a proximidade com o cliente e para a criação de relações mais humanizadas e mutuamente benéficas. Através de uma abordagem mista, combinando a revisão bibliográfica com inquéritos online a clientes bancários e entrevistas semiestruturadas a profissionais do setor, exploramse os mundos da literacia financeira e das atividades de engagement promovidas pelas instituições bancárias. Apesar de, atualmente, haver uma baixa adesão às iniciativas educativas, os resultados demonstram que existe uma abertura às mesmas, desde que sejam ajustadas às necessidades atuais dos clientes. Finalmente, é apresentada uma proposta para um evento de uma entidade bancária, planeado estrategicamente com o objetivo de reforçar a relação do cliente com as instituições, promovendo a proximidade, a confiança e o papel educativo das instituições bancárias na sociedade.
- Entre dois mundos visuais: Desenvolvimento da arquitetura e conteúdos para uma aplicação de identificação de Yokai com perspetiva portuguesaPublication . Gonçalves, Ana Beatriz Durães; Côrte-Real, Eduardo Alberto Vieira de MeirelesEste trabalho apresenta uma investigação e desenvolvimento no âmbito do design centrado no utilizador, com enfoque na interseção entre cultura visual japonesa e inovação digital. Através da criação do protótipo da aplicação móvel YOKAIPP, exploram-se elementos do folclore japonês em particular os yōkai e a sua presença na cultura pop contemporânea (anime, manga, videojogos), aplicando princípios de arquitetura de informação, design de interface e narrativa visual. A investigação parte de uma contextualização histórica e cultural entre Portugal e Japão, avançando para uma análise aprofundada da mitologia japonesa e das suas representações visuais. O projeto é sustentado por uma componente prática que inclui moodboards, wireframes, protótipos e testes de usabilidade. O objetivo principal é propor uma ferramenta interativa que aproxime os utilizadores da riqueza simbólica e narrativa do folclore nipónico, promovendo a aprendizagem e o diálogo intercultural através do design digital.
