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IADE-U – Dissertações de Mestrado

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  • O amor não morreu contigo: Narrativas de luto, memória e continuidade vincular nas experiências de perda
    Publication . Ocampo, Ana Sophia Lopez; Levitan, Cynthia
    Esta dissertação investiga o potencial da ilustração editorial como ferramenta de diálogo e reflexão sobre o luto, a morte e a saúde mental. Com uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, a pesquisa reúne narrativas visuais, depoimentos pessoais e entrevistas com especialistas para compreender de que forma o desenho e a linguagem visual podem aproximar gerações e facilitar a expressão emocional. O projeto inclui as vozes de artistas, psicólogos e pessoas que passaram por diferentes tipos de perda. Através da criação artística, o estudo propõe uma leitura do invisível no processo de luto e posiciona a ilustração não apenas como meio de comunicação, mas também como prática de cuidado e memória coletiva.
  • The effect pf the creative entity, artificial versus human intelligence, on the evaluation of audiovisual advertising
    Publication . Martins, Mónica Ferreira; Nascimento, Jorge Pimentel
    The integration of Generative AI into creative marketing raises a critical question: Does revealing a campaign's origin as AI-generated versus human-created affect its evaluation? An experimental study tested this, presenting a fictional film campaign attributed to either AI or human creators. Pre-tested stimuli ensured the inherent quality was identical across conditions. Contrary to the ""human favouritism"" bias, results showed no direct effect of the creative entity on perceived authenticity, creativity, aesthetic appeal, or emotional response. This suggests a state of “algorithmic normalization”, where content origin is overshadowed by its intrinsic qualities. Analysis confirmed that aesthetic appeal and emotional response were the sole significant drivers of engagement and consumption intention. A key finding emerged: trust in technology was a powerful moderator. For individuals with high trust, the AI-attributed campaign was evaluated not just equally, but as more authentic than the human-attributed one, signaling a potential ""AI favoritism."" Ethical concerns showed no moderating effect. This study challenges the assumption of a human advantage, providing evidence that for a growing segment, AI's creative authorship is not a liability but can be a neutral or even positive attribute. Marketers should segment audiences by technology trust to strategically leverage AI creativity.
  • Impacto da interação com chatbots antropomórficos na relação entre o consumidor e a marca
    Publication . Ferreira, Francisca Regoito; Nascimento, Jorge Pimentel
    Numa era em que os chatbots assumem um papel crescente na interação entre marcas e consumidores, este estudo explora o impacto da antropomorfização desses agentes virtuais na perceção do utilizador e na construção da relação com a marca, com especial foco na presença social e nas emoções criadas durante a interação. Através de um design experimental, os participantes foram expostos a interações com chatbots com e sem características humanas, sendo posteriormente avaliadas a perceção de presença social, as emoções experienciadas e os efeitos sobre a confiança, lealdade e envolvimento com a marca. Os resultados demonstraram que a antropomorfização aumenta significativamente a perceção de presença social, que por sua vez teve um impacto direto e positivo nas variáveis que compõem a relação com a marca. As emoções positivas revelaram-se também preditores relevantes da relação com a marca, embora sem grandes diferenças significativas entre as condições. Já as emoções negativas não apresentaram efeitos estatisticamente significativos. Assim, destaca-se o potencial estratégico de um design antropomórfico dos chatbots, sobretudo quando orientado para promover experiências mais envolventes e próximas, reforçando o papel da presença social enquanto mecanismo mediador na ligação emocional entre o consumidor e a marca.
  • Personalização de experiências no futebol: O papel das tecnologias emergentes
    Publication . Silva, Alessandro Danilson Pimenta da; Leal, Maria do Carmo Barradas
    Esta dissertação analisa o impacto das tecnologias emergentes na personalização das experiências dos adeptos de futebol. Partindo da questão central “De que forma as tecnologias emergentes estão a ser utilizadas pelos clubes de futebol para personalizar a experiência dos adeptos?”, o estudo identifica os benefícios e desafios associados à sua integração. A investigação foi conduzida através de uma abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a participantes do universo do futebol nacional, o que permitiu captar diversas perspetivas sobre a adoção destas tecnologias. Os resultados demonstram que estas ferramentas representam oportunidades significativas para reforçar a experiência, o envolvimento e a fidelização dos adeptos, mas também suscitam preocupações relacionadas com privacidade, acessibilidade, custos e o risco de descaracterizar práticas culturais tradicionais do desporto. Este estudo contribui para a literatura académica em marketing desportivo e para a prática de gestão no setor, ao evidenciar como a inovação tecnológica pode ser integrada de forma ética, equilibrada e alinhada com os valores do futebol. Esta dissertação analisa o impacto das tecnologias emergentes na personalização das experiências dos adeptos de futebol. Partindo da questão central “De que forma as tecnologias emergentes estão a ser utilizadas pelos clubes de futebol para personalizar a experiência dos adeptos?”, o estudo identifica os benefícios e desafios associados à sua integração.
  • Adoção de inteligência artificial no marketing: Desafios e oportunidades para a criação de valor nas PMEs portuguesas
    Publication . Leite, Keanu Matos; Espartel, Lélis Balestrin
    Esta dissertação investiga como a adoção de Inteligência Artificial (IA) no marketing contribui para a inovação e criação de valor nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em Portugal. Através de uma abordagem qualitativa, foram entrevistados gestores de topo de doze PMEs do setor dos serviços, com análise temática realizada no MAXQDA. Os resultados mostram que a adoção da IA ocorre de forma incremental, motivada por ganhos de eficiência, redução de custos e diferenciação competitiva, mas limitada por falta de competências, escassez de recursos, ausência de dados estruturados e incerteza regulatória. A maturidade digital condiciona o impacto da IA, que se traduz sobretudo em automação de tarefas, personalização de campanhas e melhoria da experiência do cliente. O estudo evidencia as especificidades do contexto português e aponta futuras linhas de investigação sobre impactos, setores e governança ética.
  • A influência das redes sociais na reputação das marcas de luxo no setor da perfumaria e cosmética
    Publication . Cabral, Margarida de Jesus Regra; Caetano, Frederico Miguel Santos
    O presente estudo explora a influência do marketing digital nas redes sociais na reputação das marcas de luxo no setor da perfumaria e cosmética, com especial foco na perceção da Geração Z. Com base no modelo RepTrak®, foram exploradas quatro dimensões principais da reputação corporativa: Produtos e Serviços, Inovação, Governança e Responsabilidade Social. A investigação seguiu uma abordagem quantitativa, através de um questionário aplicado a consumidores portugueses desta geração. Os resultados da pesquisa evidenciam que a transparência, a comunicação ética e a responsabilidade social são fatores determinantes para a reputação percebida, enquanto a frequência de utilização das redes sociais não tem impacto relevante na perceção de inovação das marcas de luxo neste setor. Adicionalmente, os resultados indicam que as opiniões partilhadas por outros utilizadores influenciam significativamente a perceção de qualidade dos produtos. Este estudo contribui para uma melhor compreensão do papel estratégico das redes sociais na reputação das marcas de luxo em ambientes digitais, salientando a importância de uma comunicação autêntica, ética e social de modo a fortalecer a relação com os consumidores mais jovens.
  • Photography beyond words: Color as emotional and semiotic language in visual culture
    Publication . Diaz, Maria Cecilia; Figueiredo, Filipe André Cordeiro de
    This project investigates how color functions as an emotional and semiotic language within photography, exploring its capacity to communicate affect and meaning beyond verbal expression. It analyzes how visual culture integrates emotional states through chromatic elements, with particular attention to the symbolic, perceptual, and psychological dimensions of colors such as red, blue, yellow, green, and purple. The main objective is to understand how photography, particularly in the form of the photobook, can construct visual narratives where color serves as a central expressive agent. The research is grounded in a transdisciplinary theoretical framework, encompassing color theory, semiotics, psychology of color, and photographic studies. Methodologically, it follows a Research Through Design (RtD) approach, where practice and critical reflection are intertwined. As a result, a photobook titled Purple Is Where I Always Am was developed, using analog photography to evoke emotional resonance through a careful orchestration of color. While purple emerges as the emotional anchor, the dialogue between hues reveals the layered, symbolic, and sensorial language of color. This project reflects on color’s ability to serve as both symbol and sensation, proposing photography as a universal language of emotion and experience. The thesis contributes to contemporary discussions on image making, perception, and the poetic potential of color in visual storytelling. More broadly, it reflects on photography as a nonverbal language and color as a visual signifier capable of evoking emotional and cultural meaning. By exploring color as a form of affective and symbolic communication, the project reinforces photography as a universal language within visual culture, one that transcends words to speak directly to perception, memory, and emotion.
  • Relações de consumo e inovação tecnológica no tratamento da Diabetes Tipo 1
    Publication . Guerra, Daniela Cramês; Pereira, José Alberto Maia
    A Diabetes Tipo 1 (DT1) é uma condição crónica autoimune cuja gestão exige monitorização contínua, um tratamento rigoroso e personalizado. No contexto de um mundo cada vez mais digital e onde a inovação tecnológica tem cada vez mais importância, torna-se urgente compreender o impacto das tecnologias emergentes na experiência dos pacientes, especialmente no que respeita à adesão, bem-estar emocional e qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo principal analisar de que forma a inovação tecnológica influencia o tratamento da DT1, centrando-se na realidade portuguesa e valorizando as perspetivas de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde. O presente estudo explora a evolução do tratamento da DT1, a aplicação de tecnologias emergentes (como Inteligência Artificial, Deep Learning, Machine Learning, entre outras tecnologias) nos dispositivos que facilitam a gestão da doença, assim como o papel do Design Centrado no Humano (HCD) nesta área de tratamento. Tendo como questão central “Quais as perceções dos pacientes, profissionais de saúde e cuidadores DT1 sobre a evolução do mercado, das tecnologias, da gestão e da ergonomia no tratamento da Diabetes Tipo 1?”, o estudo procura compreender não só os benefícios clínicos das tecnologias, mas também o modo como estas são percecionadas e integradas na rotina dos utilizadores e pessoas que lidam diariamente com a Diabetes Tipo 1. Com base numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a um grupo diversificado de participantes com relação direta à DT1. O estudo foi orientado por quatro hipóteses que relacionam o impacto das tecnologias com o controlo glicémico, a aceitação dos dispositivos com base na estética e personalização, o bem-estar emocional dos pacientes e o papel da literacia digital na adesão tecnológica. A intenção deste estudo incide sobre a possível contribuição para o avanço do conhecimento sobre consumo tecnológico na saúde, com foco no tratamento da Diabetes Tipo 1, dando bases sólidas para a criação de soluções mais inclusivas, eficazes e centradas no utilizador. Esta investigação assume um papel relevante na identificação de tendências de comportamento e necessidades emergentes, reforçando a importância de integrar tecnologia, design e empatia no desenvolvimento de dispositivos inovadores.
  • Espelho do seu tempo: A percepção da geração Z sobre o setor de beleza por meio do design e da publicidade na região sudeste do Brasil
    Publication . Santos, Mayara Campos dos; Souza, Élmano Ricarte de Azevêdo
    O setor de beleza tem um papel relevante na economia e na cultura atual, acompanhando as mudanças sociais e as novas tendências de consumo. Para a Geração Z, conhecida por sua intensa presença online, valorização da autenticidade e elevada consciência ética, torna-se essencial compreender de que forma a publicidade e o design afetam sua conexão com as marcas de cosméticos. Este estudo pretende investigar a percepção dessa geração sobre o setor de beleza, concentrando-se no mercado do Sudeste brasileiro, a fim de identificar suas preferências, expectativas e critérios que guiam suas decisões de consumo. Para isso, empregou-se uma abordagem mista, que combinou a análise netnográfica das campanhas das marcas Fenty Beauty, Bubble Skincare e e.l.f. Cosmetics com a aplicação de um questionário online direcionado aos jovens da Geração Z. Os resultados indicam que representatividade, sustentabilidade, transparência, bem-estar animal e autenticidade são elementos fundamentais para o engajamento e a aceitação das campanhas. Além disso, constatou-se que campanhas visualmente atraentes, mas que estão desalinhadas com os valores reais das marcas, tendem a reduzir a confiança do consumidor. Conclui-se que o design e a publicidade desempenham um papel fundamental na criação da imagem das marcas de beleza, atuando como intermediários culturais e simbólicos. Ao fornecer suporte para práticas de comunicação mais alinhadas com as necessidades sociais, culturais e comportamentais da Geração Z, a pesquisa contribui para a reflexão acadêmica e para a prática profissional.
  • Playtic - Aprende TIC de forma divertida
    Publication . Barata, Isabel Maria Ribeiro; Passarinho, Hugo António Bernardo Santa Bárbara
    A crescente valorização das competências digitais no ensino básico exige novas abordagens pedagógicas que promovam o envolvimento dos alunos e a consolidação de aprendizagens significativas. No contexto da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do 9º ano, o tema “Criação de Aplicações” com App Inventor representa uma oportunidade para desenvolver essas competências. No entanto, a abordagem a este conteúdo é muitas vezes limitada à reprodução prática de tutoriais, sem o devido reforço teórico. Este projeto procura colmatar essa lacuna através do desenvolvimento de um jogo educativo digital em formato de quiz, composto por perguntas sobre os principais conceitos do App Inventor. A aplicação tem como objetivo melhorar a compreensão teórica dos alunos, reforçando conteúdos como lógica sequencial, eventos, variáveis e organização de blocos de instruções. O jogo educativo foi concebido em torno de um tema central, correspondente à planificação da disciplina de TIC do 9º ano, integrando elementos de gamificação como pontuação, feedback imediato e conquistas. Testado em contexto escolar, demonstrou potencial para apoiar a aprendizagem de conceitos. Como perspetiva futura, prevê-se a expansão para diferentes temas organizados por anos letivos, abrangendo um conjunto mais alargado de conteúdos curriculares e promovendo uma aprendizagem mais autónoma, dinâmica e alinhada com os desafios do mundo digital. Assente na metodologia de investigação-ação, o projeto envolveu alunos do 9º ano da Escola Secundária Laura Ayres, recorrendo a estratégias de usabilidade, observação direta e recolha de feedback. Esta abordagem permitiu avaliar o impacto do jogo na motivação e no desempenho dos alunos, contribuindo para uma experiência pedagógica mais envolvente e significativa, em articulação com os desafios da era digital