IADE-U – Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IADE-U – Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 940
Results Per Page
Sort Options
- Desenho como meditação: o olhar que contemplaPublication . Santo, Carla Susana Serafim Chasse; Côrte-Real, Eduardo; Castro, AntónioO fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente.
- Construções sustentáveis: comunidade ecovillagePublication . Vasques, Rui; Rodrigues, António da CruzHaverá no futuro espaço e condições para todos vivermos? Haverá água e comida para todos? Haverá ainda energia e recursos? Haverá algum dia paz, liberdade, igualdade e cooperação entre a humanidade? Este trabalho representa um olhar sobre o mundo em que vivemos nos dias de hoje com uma perspectiva ecológica e uma atitude positiva em relação às mudanças necessárias para um novo caminho; Um olhar sobre a forma como o homem evoluiu no planeta, se expandiu e desenvolveu o seu próprio sistema de valores e crenças, organizando uma civilização que tem vindo a crescer explorando todos os recursos da Terra com um único objectivo baseado no crescimento económico e esquecendo os bens essenciais do homem e dos ecossistemas naturais; Um olhar sobre as sociedades dos dias de hoje e de que modo estas se questionam e propõem a alterar as suas estruturas; Um olhar sobre de que forma a ciência, a tecnologia e por último a consciência humana possam ser aliadas e direccionadas para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. Uma abordagem às catástrofes naturais e humanas do presente através do Design para um desenvolvimento sustentável no futuro.
- Blogs de moda e beleza incorporados em estratégias de comunicação: caso L'Oréal Professionel de PortugalPublication . Teixeira, Nádia Fabiana Gomes; Dutschke, GeorgAlterados os antigos paradigmas do marketing, onde o principal objectivo era a venda de produtos standard para massas de consumidores, as empresas sentiram a necessidade de construir uma relação junto do cliente. O desenvolvimento das tecnologias concedeu novos canais de informação que permitem às empresas 'falar' com o seu público de forma inovadora e criativa. A presente dissertação irá abordar um tema recente e pouco investigado: a comunicação realizada por algumas marcas em blogs de moda e beleza. Apesar do tema ser recente este está relacionado com temas já estudados de diversas formas como os social media ou electronic word-of-mouth (eWOM). Iremos a apresentar duas abordagens, uma com o ponto de vista empresarial e a outra com o ponto de vista do leitor/ consumidor. Na primeira iremos averiguar de que forma as marcas incorporam os blogs de moda e beleza e os seus autores em estratégias de comunicação, utilizando o caso da L’Oréal Professionnel Portugal. Na segunda iremos explorar o ponto de vista das leitoras/ consumidoras e verificar se esta comunicação influencia a atitude das leitoras face à marca exposta. Nesta dissertação iremos compreender que a blogosfera é uma ferramenta poderosa para comunicar com nichos de mercado.
- Projecto editorial coleção infanto-juvenilPublication . Pereira, Ornella; Cadete, CarlaA leitura é determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, devendo ser uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir. Com base num conto infantil inédito, escrito por um familiar, este projecto propõe a identidade visual de uma colecção de livros infantis em suporte audiovisual. O projecto de Ilustração de um dos livros da colecção, passa pela criação do logo da editora e posteriormente pela elaboração das ilustrações da capa e do interior da obra de acordo com a faixa etária, procurando cumprir os requisitos a que se propõe. Para além da capa referida anteriormente, outras três capas foram propostas, com o objectivo de criar o conceito gráfico da coleção. Homogeneidade nas ilustrações, na paleta cromática, na tipografia e na relação entre elementos foram criteriosamente escolhidos de forma a constituir uma identidade visual coerente e adaptada à faixa etária indicada (4-7 anos).
- A arquitectura columbófila: imagética e personificaçãoPublication . Matos, Casimira; Lemos, Aníbal; Oliveira, José AntónioO pombal, uma construção milenar que permite ao homem usufruir do que o pombo oferece, é determinado pela cultura de cada país, fazendo parte da sua identidade. O pombal columbófilo não é exceção. O presente projeto fotográfico representa a ocupação da paisagem por um desporto. A construção do pombal obedece a regras, permitindo a utilização de vários materiais de construção. O resultado, é uma multiplicidade de tipos de construções, mais simples ou mais elaboradas, sendo o objetivo primordial o mesmo, o bem estar do pombo. Através da recolha fotográfica pretende-se mostrar os pombais columbófilos, as suas características distintas, na tipologia e na arquitetura. O pombal, um dos componentes essenciais no universo deste desporto, tem ao seu lado o homem, o columbófilo, o protetor da sua colónia, o construtor que transporta para o pombal as suas próprias referências estético-construtivas, transformando-o num ícone pessoalizado deste tipo de arquitetura.
- A questão da identidade no contexto da comunicação socialPublication . Lobato, Adriana; Cunha, RodrigoO aumento da produtividade verificado no pós-revolução industrial traduziu-se na criação de novas necessidades que permitiram a continuação do ciclo capitalista, fomentado pela venda de produtos. O consumo massificado originou uma alteração de mentalidades e uma preocupação individualista com a auto-satisfação e realização. O presente trabalho tem como objetivo a análise dos comportamentos pós-modernos e o recurso ao consumo como criação de identidades, muitas vezes esta ideia é gerada no seio mediático. Para o fundamento deste estudo serão apresentadas as críticas de sociólogos, pensadores e filósofos contemporâneos, bem como a teoria capitalista marxista e a psicanálise de Freud. Simultaneamente são abordados os estudos semióticos realizados por Umberto Eco e Jean Baudrillard em confronto com as teorias de Kant e Bauman. A abordagem feita aos novos 'templos do consumo', os centros comerciais, e fundamentada com as obras de Pedro Monteiro e Ricardo Reis, permite o reforço do objeto de estudo, o consumo. A elaboração do presente estudo foi concluída com a aplicação de questionários a membros da comunidade portuguesa de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 55 anos, tornando exequível a análise comportamental dos consumidores. Para reforço do estudo referido procede-se ao confronto dos dados com estudos estatísticos publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, Eurostat e Associação Portuguesa de Centros Comerciais.
- Trick: a segunda vida da prancha de skateboardPublication . Cardelli, Marino; Rodrigues, António da CruzEste documento é uma descrição de uma viagem que vai além da experiência universitária. É a história de varias experiências de trabalho que ocorreram dentro de um ano trabalhando no campo do design. A primeira parte é uma descrição do backgroud que destaca a paixão e um certo estilo de viver perto da natureza, desporto e design. Este, em seguida, conduz à formação de um grupo de trabalho denominado Mutan Channel. O trabalho descritos abaixo são projetos encomendados por empresas em produtos industriais, gráficos e vídeos. O projeto final será o início de uma pesquisa que visa reutilizar a madeira das pranchas de skate-board. Sendo os meus pensamentos sobre o projeto particularmente próximo ao sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Com o projeto "trick" eu gostaria de estimular a pesquisa sobre a segunda vida dos materiais com a recuperação de skates e com a recuperação dos resíduos de produção das pranchas.
- Relatório de estágio realizado na Agência Escola IADE e na Agência Ogilvy One: comunicação e cultura visualPublication . Sousa, Adriana; Silva, Paulo; Coelho, JorgeEste relatório surge na sequência da experiência como designer da aluna durante o 2º ano do Mestrado para a obtenção do grau de mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual, e descreve as passagens pelo estágio realizado na Agência Escola do IADE e posteriormente pelo estágio efetuado na Agência Ogilvy One. O relatório consiste na descrição pormenorizada de todos os projetos desenvolvidos durante estes dois estágios, bem como do percurso e desempenho da aluna. A experiência em ambos os estágios permitiu consolidar e aprofundar os conhecimentos e as competências adquiridos na sua Licenciatura em Design de Comunicação e no Mestrado em Design e Cultura Visual, em especial pela sua participação em projetos reais de design colocados no mercado. Possibilitou também a passagem pelas várias áreas de formação compreendidas no Design Gráfico, até à Publicidade – esta última, dentro do Marketing Relacional – e que incidem nas várias vertentes do Design de Comunicação. Será dado especial foco também ao tema do Design Editorial, onde será descrita a experiência na criação do redesign da edição número 3 da revista Mwana Afrika – Crianças de África. A sua integração em diversas equipas multidisciplinares durante ambos os estágios foi uma mais-valia fundamental para o seu crescimento profissional e também pessoal. A participação nos projetos de design, sempre em contacto permanente com a realidade, promoveu a necessidade de coordenar as suas capacidades criativas com um ritmo de trabalho por vezes acelerado, imposto pelo cumprimento de prazos perante os clientes, compelindo-a a tornar-se mais desenvolta nas situações de rápida tomada de decisões. Estas oportunidades contribuíram também para enriquecer o portefólio da aluna.
- Utilizando o desenho para apreender o mundoPublication . Silva, Susanne; Riobom, Lourdes; Bogalho, João LuísO presente relatório elaborado no âmbito do estágio pedagógico, realizado no ano lectivo de 2012-2013, expõe o planeamento, desenvolvimento e conclusão dos conteúdos integrados nas unidades curriculares da disciplina de Educação Visual, no acompanhamento de uma turma de vinte e três alunos, do 9º ano de escolaridade, da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, Portugal. Tendo como objecto de estudo, a utilização do desenho para apreender o mundo, apresenta-se a análise realizada sobre a importância da arte e do desenho no processo de visualização e observação do mundo que rodeia o indivíduo. Pretende-se que este relatório não seja apenas uma exposição de conteúdos desenvolvidos com alunos e Professor, mas também o resultado de uma reflexão sobre a importância do desenho e da disciplina de Educação Visual como ferramenta de apoio no desenvolvimento do processo cognitivo do aluno e na sua sensibilização e responsabilização na preservação do seu património natural.
- Escola Secundária Emídio Navarro: desenho A, 10º anoPublication . Soares, Susana; Fava, Rita; Matosa, BelaO presente relatório é o resultado do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Emídio Navarro em Almada durante o ano letivo 2012/ 2013, no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Dom. 15), do IADE. O relatório foi estruturado em duas partes: a primeira, dedicada à caraterização da escola, da turma em estudo e da Disciplina de Desenho A, e a segunda corresponde à apresentação de todo o trabalho efetuado e realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, onde se descreve, analisa e refletem as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo sendo dado um maior ênfase ao trabalho desenvolvido no decorrer do 2.º e 3.º períodos, em que fui responsável pela preparação, lecionação e avaliação de três Unidades de Trabalho (UT 4: Representação à vista de Elementos Naturais; UT 5: Os Heterónimos de Fernando Pessoa e por último UT 6: Eu Sou um Heterónimo). Este estágio foi um elemento essencial para o meu desenvolvimento profissional enquanto docente pois permitiu-me ensinar, interagir com os alunos e sempre que possível partilhar e transmitir-lhes alguns conselhos da minha experiência profissional enquanto designer, participar em reuniões de Conselho de Turma e de Avaliações, ficando desta forma a conhecer melhor o universo da docência e habilitada a efetuar este percurso de forma autónoma, com a confiança e segurança necessárias que se esperam de um docente.