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- O processo de selecção de pessoal na indústria dos eventosPublication . Carvalho, Adriano José Pinheiro Borges deTendo como alvo de investigação o processo de selecção de pessoal na indústria dos eventos, o principal objectivo desta dissertação é estudar os melhores métodos e técnicas para seleccionar colaboradores da indústria. Acrescendo à sua natureza exploratória, esta investigação pretende contribuir para a melhoria na definição de políticas e práticas de selecção nas empresas de eventos em geral e nas envolvidas em particular. A revisão bibliográfica abarca o turismo de eventos, a gestão de recursos humanos e o processo de selecção de pessoal e seus componentes, nomeadamente, métodos e técnicas, competências e inteligência emocional. Com base na literatura, verifica-se que: a análise de funções é determinante no processo de selecção; a entrevista é o método mais utilizado, apesar da sua pouca validade preditiva; as entrevistas estruturadas apresentam maior valor preditivo, mas a solução parece passar pela entrevista do tipo multimodal; para a selecção de quadros a entrevista e obtenção de referências profissionais são as técnicas mais utilizadas e a inteligência emocional é determinante no desempenho, particularmente no exercício de cargos de liderança/gestão. Assim, esta investigação, que se inscreve numa abordagem qualitativa, tem como suporte o estudo multicasos a três empresas de renome, localizadas na área da grande Lisboa, que organizam essencialmente eventos corporativos. Neste processo de investigação são conciliadas diversas técnicas, nomeadamente: observação não participante; entrevista semi-estruturada aos responsáveis de RH/directores gerais e análise documental. Nesta pesquisa constata-se que os responsáveis das empresas consideram a gestão de recursos humanos em geral e as pessoas em particular extremamente importantes; há uma forte aposta em pessoas jovens e qualificadas; as três empresas recorrem à análise do CV e entrevista como métodos; em duas empresas existe uma relação entre as técnicas de selecção e as funções a seleccionar; as competências emocionais começam a ganhar desenvolvimento e protagonismo; a empresa que apresenta maior número de saída de colaboradores é a que possui um processo de selecção mais desestruturado e, por sua vez, a empresa, que possui um processo de selecção em consonância com a literatura, é talvez a melhor empresa que organiza eventos corporativos em Portugal. 5 Para melhorar o processo de selecção na indústria dos eventos são apresentadas quatro propostas: apostar na formação de quem realiza entrevistas; fazer uma rigorosa análise da função; utilizar os métodos entrevista do tipo multimodal e obtenção de referências profissionais e dar particular atenção às competências emocionais dos candidatos.
- O software de gestão hoteleira em resorts: o caso do Complexo Bávaro do Grupo IberostarPublication . Ferreiro, Sofia BorgesNo capítulo I aborda-se a estratégia hoteleira adoptada por hotéis para que se compreenda a perspectiva e visão de uma adequada e estratégica gestão hoteleira. Para isso, é necessário distinguir dois diferentes tipos de hotéis existentes no mercado hoteleiro, nomeadamente os hotéis de cidade e hotéis de resort. A partir das respectivas caracterizações e enquadramentos em ambientes distintos, percebe-se agora as necessidades específicas de cada um para uma aplicação de software apropriada e adaptada às suas especificidades. Seguidamente, no capítulo II é analisada a inovação tecnológica e a sua importância e influência sobre a gestão hoteleira. De um ponto de vista geral, cada estratégia hoteleira tem objectivos específicos, com vista à maximização dos lucros através de uma elevada taxa de clientela e de uma rentabilização dos recursos. Estes objectivos são apenas atingidos quando se recorre ao auxílio de ferramentas de software de gestão hoteleira, adaptado a cada unidade hoteleira e às suas necessidades. Por outro lado, são abordadas as variantes relacionadas com o software de gestão hoteleira, como o Enterprise Resource Planning (ERP) e o Property Management System (PMS), ambas importantes ferramentas para optimizar os diferentes departamentos, conectando eficazmente recursos e serviços numa plataforma única de partilha de informação. Em seguida, as inovações tecnológicas são ainda decompostas noutros componentes essenciais na gestão hoteleira como os e-services e as interfaces. Os e-services são, por um lado, um perfeito exemplo das inovações tecnológicas na hotelaria que se traduz nos dispositivos electrónicos dos quartos de hotel com ligação à Internet, adicionando um valor acrescentado à qualidade dos serviços. Por outro lado, serão aqui analisadas as interfaces como um instrumento relevante à aptidão e comunicação interna e externa entre os diferentes departamentos e hotéis. De facto, as interfaces permitem a partilha de informação interna, o que agiliza a gestão hoteleira. Este meio inovador das tecnologias da informação é decisivo para o sucesso de uma unidade hoteleira, visto que melhora a capacidade de resposta aos serviços requeridos e reduz a incidência de erros. As interfaces são bastante úteis para grandes unidades hoteleiras como os resorts, onde não existe um sistema hoteleiro integrado, pois através da partilha de informação instantânea, permitem gerir eficazmente os diferentes departamentos, muitas vezes distantes uns dos outros e de difícil acesso. Finalmente, o capítulo III incide especificamente sobre o estudo caso desta dissertação, nomeadamente o Complexo Bávaro do Grupo Hoteleiro Iberostar. Neste capítulo, são analisadas as premissas das quais se parte para se verificar se estas se confirmam ou não, isto é, analisar a cobertura das necessidades operativas de um resort pelo software utilizado. Pretende-se basicamente investigar se o software utilizado pelo Complexo Bávaro, Grupo hoteleiro Iberostar cobre as diferentes necessidades de cada unidade hoteleira, o que corresponde à análise da satisfação dos utilizadores do software. Neste sentido, serão aplicados inquéritos aos diferentes responsáveis por cada departamento, com vista à compreensão dos dados e elaboração de uma conclusão acertada. Esta dissertação pretende compreender de que forma os sistemas informáticos respondem à gestão hoteleira de resorts, analisando os aspectos operativos resultantes da inovações tecnológicas na hotelaria e assim, fazer o levantamento das necessidades operativas de cada departamento e a cobertura por parte do software a essas mesmas necessidades.
- Concepção e desenvolvimento de um novo produto: Eventos zenPublication . Costa, Pedro Luís dos Santos Baião daCom o ritmo da globalização, o aumento da competitividade das empresas, o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento das sociedades ocidentais, cada vez mais envelhecidas, com estilos de vida pouco saudáveis, as pessoas começam a abordar a questão da saúde de forma diferente, proactiva, na busca da “saúde perfeita”. As empresas, como tal, têm a necessidade de inovarem e criarem novos produtos, que preencham os desejos e as necessidades das pessoas. A inovação é o principal recurso competitivo que poderá ajudar as empresas a sobreviver. É esta nova realidade que levou ao desenvolvimento deste novo produto – os eventos zen. Este trabalho de projecto encontra-se dividido em duas partes distintas. Uma primeira parte, que consiste na revisão da literatura e na definição da problemática. Esta revisão incidiu sobre algumas palavras-chave: a inovação, os serviços, os eventos e a saúde e o bem-estar que nos permitiram elaborar uma linha condutora para a criação do conceito do novo produto. Numa segunda parte deste trabalho, procedemos à concepção e desenvolvimento deste novo produto, segundo o modelo de Kotler. Tendo como pilar principal o modelo de Kotler, o novo conceito foi validado através da realização de três focus groups com participantes de diversas empresas, que nos permitiram recolher a informação que necessitávamos para a sua validação e para o seu desenvolvimento. Seguidamente, desenvolvemos o novo produto, concebendo a marca Get Zen e criando um protótipo do novo produto. Posteriormente, foi feito um teste de mercado ao novo produto com recurso a inquérito por questionário dirigido a colaboradores de uma “Seguradora”. O aparecimento de produtos e serviços que levam à melhoria global do bem-estar através de uma variedade de serviços de profissionais que estimulam a renovação da mente, do corpo e do espírito, permitindo que os indivíduos possam relaxar, meditar, revitalizar e motivar-se, tornam-se indispensáveis.
- Plano de negócios: International Events - Funny CookingPublication . Borges, Sérgio AugustoEste trabalho tem como objecto de estudo a temática da restauração e dos eventos, através da associação de um serviço de restauração singular a uma dinâmica de entretenimento sustentada numa programação lúdica e de entretenimentos de várias ordens, sendo a localização geográfica prevista a região de Leiria. O presente projecto está inicialmente sustentado no enquadramento teórico da temática em questão (restauração e eventos), conceitos e princípios estruturantes para a concepção e dinamização do negócio. Posteriormente, desenvolveu-se uma análise do mercado susceptível de contemplar, nomeadamente, um estudo com o objectivo de escalpelizar o perfil e potencial da procura, tendo em consideração o âmbito da temática da oferta inicialmente idealizada para o projecto. Com base no enquadramento teórico e na análise de mercado foram desenvolvidos os planos de Recursos Humanos, de Marketing e de Estudo Financeiro, este último com o intuito de aferir a viabilidade económico-financeira do projecto. Globalmente, considerando os planos desenvolvidos e as análises realizadas, o projecto aqui considerado apresenta um desempenho positivo em termos da sua viabilidade económico-financeira.
- Turismo náutico: agentes dinamizadores do estuário do Tejo. Contributos para uma estratégia de desenvolvimento turísticoPublication . Freitas, Joana Teresa Cruz Mimoso deEsta dissertação pretende apresentar o potencial de desenvolvimento do turismo náutico no destino estuário do Tejo, dando a conhecer os agentes dinamizadores deste: os concelhos ribeirinhos envolventes, as entidades públicas e privadas que gerem parte dele ou que lá operam, bem como outros agentes imateriais que o dinamizam enquanto destino. É unânime a opinião, de entre os conhecedores deste território, que o estuário do Tejo possui uma riqueza e história ímpares e que o seu potencial de desenvolvimento é forte, quando entendido numa perspectiva de recreio, sustentabilidade e qualidade, podendo gerar maiores fluxos turísticos e melhorar a economia local e até nacional. Actualmente o estuário do Tejo está essencialmente aproveitado na vertente portuária (seja através da carga contentorizada ou dos cruzeiros), na vertente de tráfego fluvial de pessoas entre margens e permite também alguma formação desportiva, nomeadamente na vela e remo, através da actividade dos clubes e associações ali existentes. Contudo, o seu potencial é ainda maior e é facilmente conciliado com práticas turísticas regulares, hoje pontuais e restritas a meia dúzia de operadores. Através de inquérito dirigido ao público em geral e aos operadores, percebeu-se que muitas pessoas praticamente desconhecem a riqueza do estuário e a sua (escassa) oferta turística e que alguns operadores sentem dificuldades em termos logísticos e infra-estruturais para actuar devidamente; concluindo-se que, para que todos os potenciais visitantes (turistas e excursionistas) e a população em geral se sintam atraídos por este destino e o valorizem, é preciso primeiro que o conheçam. Assim, e em complemento à actividade náutica, que ainda requer alguns investimentos em mais e melhor adequadas infra-estruturas e equipamentos, propõem-se acções estratégicas que passam pela criação de uma entidade que faça uma gestão integrada do Estuário, ajudando a organizar recursos turísticos, promovendo ambas as margens (norte e sul) com valor acrescentado e identidade, oferecendo turismo de natureza, gastronomia e vinhos, city breaks, touring cultural e paisagístico e sol e mar, facilitando o seu usufruto por parte do seu público-alvo através da criação de uma plataforma em rede, pois estas sugestões podem ajudar a complementar a oferta turística actual e a construir uma imagem do Estuário que seja reconhecida local, nacional e internacionalmente.
- Estudo de caso: meetings industry nos hotéis de cinco estrelas na Costa do EstorilPublication . Moutinho, Maria de Lurdes de AguiarRaros são os trabalhos que estudam o Turismo de Negócios a nível nacional. Tendo em conta a importância deste sector turístico, esta dissertação consiste na análise de um estudo de caso cujo objectivo principal foi o de avaliar o desempenho da procura do segmento Meetings Industry (MI) durante os anos 2008 e 2009 nos empreendimentos hoteleiros de cinco estrelas da Costa do Estoril. A pesquisa foi desenvolvida em duas partes: Na primeira parte efectua-se uma pesquisa bibliográfica que compreende a dinâmica nacional e internacional do Turismo em geral e do Turismo de Negócios em particular. São abordados conceitos associados ao tema da pesquisa e efectua-se um levantamento referente às características, importância económica e tendências do segmento Meetings Industry. Na segunda parte apresenta-se o estudo de caso com os resultados da pesquisa de campo. Dos dados recolhidos foi possível caracterizar a procura Meetings Industry e a sua representatividade no que diz respeito aos seguintes aspectos: quando ao número de eventos solicitados e realizados, ao número de room nights, à receita gerada, ao número e dimensão dos grupos, aos serviços e actividades mais requisitados, aos sectores de actividade mais representativos, às principais nacionalidades dos grupos, aos principais canais de distribuição, à duração média dos eventos, à sazonalidade, ao tipo de eventos, à despesa por pessoa/dia e quanto às tendências de sustentabilidade.
- A comunicação como factor de segurança em eventos públicos : o caso do festival Paredes de CouraPublication . Alves, Mónica Susana MeirelesComunicação e a Segurança são duas necessidades básicas que garantem uma convivência em harmonia para o ser humano. Como tal, o intuito desta dissertação é perceber se existe uma relação entre estas duas vertentes dentro da área dos eventos públicos em Portugal, optando-se por verificar esta hipótese no Festival Paredes de Coura. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica que nos elucidou acerca da importância da Comunicação e da Segurança, mesmo que de forma separada, na realização de qualquer evento. A partir daqui, percebemos quais os critérios para a organização de um evento seguro e de que maneira a comunicação, através dos vários instrumentos, poderia contribuir para tal. De seguida, foi feita a observação de campo no festival musical que reuniu cerca de 80.000 pessoas durante os quatro dias de realização. Tentou-se perceber como era gerida a segurança, que instrumentos eram mais utilizados e de que forma correspondiam as pessoas a estes factores. Foi ainda aplicado um inquérito ao público, sendo a amostra de 400 pessoas. Por último, analisaram-se os resultados e tiraram-se as conclusões, comparando-as com as observações e a leitura previamente realizada.
- Biblioteca do Conhecimento Online (b-on): seis anos de acesso à informação científicaPublication . Costa, TeresaO acesso à informação é condição sine qua non para o exercício de uma cidadania efectiva. Neste sentido, têm sido desenvolvidas ao longo dos últimos anos iniciativas que visam promover a generalização do acesso à Sociedade da Informação e do Conhecimento. É nesta dinâmica que surge a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) que tem procurado ser um instrumento fundamental de acesso ao conhecimento para a comunidade académica e científica nacional. Em Portugal o surgimento do consórcio b-on verifica-se em 2004 o que pode ser recente quando comparado com outros países, no entanto, os resultados são muito animadores, indicando a rápida receptividade e acolhimento verificados por parte da comunidade académica e científica nacionais. Com a b-on ficou facilitado o acesso aos artigos em texto integral de um conjunto relevante de publicações científicas publicadas por algumas das mais reputadas editoras e titulares de bases de dados científicas internacionais, explorando-se economias de escala possibilitadas pela compra centralizada de conteúdos.
- A influência das condições de cura em argamassas de cais aéreas com e sem adição de metacaulinoPublication . Martins, Ana Isabel GuerreiroEsta dissertação descreve o estudo efectuado sobre argamassas de cal aérea em pó e em pasta, com e sem adição de metacaulino, quando sujeitas a quatro condições de cura distintas, fazendo variar a humidade relativa e o teor em dióxido de carbono. Foram estudadas as características mecânicas, de estrutura interna e físicas das argamassas, fazendo-se a sua análise e comparação. Os benefícios revelados por algumas argamassas estão directamente relacionados com as condições de cura a que foram sujeitas em laboratório.
- Sobre a natureza multidimensional do desenvolvimentoPublication . Moreira, Sandrina Berthault; Crespo, Nuno
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