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Advisor(s)
Abstract(s)
Raros são os trabalhos que estudam o Turismo de Negócios a nível nacional. Tendo em conta a importância deste sector turístico, esta dissertação consiste na análise de um estudo de caso cujo objectivo principal foi o de avaliar o desempenho da procura do segmento Meetings Industry (MI) durante os anos 2008 e 2009 nos empreendimentos hoteleiros de cinco estrelas da Costa do Estoril.
A pesquisa foi desenvolvida em duas partes:
Na primeira parte efectua-se uma pesquisa bibliográfica que compreende a dinâmica nacional e internacional do Turismo em geral e do Turismo de Negócios em particular. São abordados conceitos associados ao tema da pesquisa e efectua-se um levantamento referente às características, importância económica e tendências do segmento Meetings Industry.
Na segunda parte apresenta-se o estudo de caso com os resultados da pesquisa de campo. Dos dados recolhidos foi possível caracterizar a procura Meetings Industry e a sua representatividade no que diz respeito aos seguintes aspectos: quando ao número de eventos solicitados e realizados, ao número de room nights, à receita gerada, ao número e dimensão dos grupos, aos serviços e actividades mais requisitados, aos sectores de actividade mais representativos, às principais nacionalidades dos grupos, aos principais canais de distribuição, à duração média dos eventos, à sazonalidade, ao tipo de eventos, à despesa por pessoa/dia e quanto às tendências de sustentabilidade.
This study aims to show the importance of Winetourism as a factor of attractiveness to tourism destinations, supported by a case study applied to Ribatejo region. Besides the concept of Winetourism postulated by several authors and experts on this topic, we made two studies: a qualitative one through deep interviews to entities directly or indirectly related to the tourism activity and a qualitative one, through the application of a survey. This case study allows to reveal the kind of development that Winetourism is achieving in the Ribatejo region, to define a visitors profile and highlights this product attributes that have influence in destination attractiveness. Winetourism gathers the necessary conditions to act like a strategic product to destinations attractiveness, as it stands as a differentiator element, allows to enhance the local cultural and traditional characteristics and works as a main or alternative attractor of a tourism destination.
This study aims to show the importance of Winetourism as a factor of attractiveness to tourism destinations, supported by a case study applied to Ribatejo region. Besides the concept of Winetourism postulated by several authors and experts on this topic, we made two studies: a qualitative one through deep interviews to entities directly or indirectly related to the tourism activity and a qualitative one, through the application of a survey. This case study allows to reveal the kind of development that Winetourism is achieving in the Ribatejo region, to define a visitors profile and highlights this product attributes that have influence in destination attractiveness. Winetourism gathers the necessary conditions to act like a strategic product to destinations attractiveness, as it stands as a differentiator element, allows to enhance the local cultural and traditional characteristics and works as a main or alternative attractor of a tourism destination.
Description
Keywords
Turismo de negócios Meetings Industry Caracterização Procura Hotéis Demmand Hotels
Citation
Publisher
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril