Repository logo
 
Publication

Estudo de caso: meetings industry nos hotéis de cinco estrelas na Costa do Estoril

dc.contributor.authorMoutinho, Maria de Lurdes de Aguiar
dc.date.accessioned2012-07-20T15:00:24Z
dc.date.available2012-07-20T15:00:24Z
dc.date.issued2010-12
dc.description.abstractRaros são os trabalhos que estudam o Turismo de Negócios a nível nacional. Tendo em conta a importância deste sector turístico, esta dissertação consiste na análise de um estudo de caso cujo objectivo principal foi o de avaliar o desempenho da procura do segmento Meetings Industry (MI) durante os anos 2008 e 2009 nos empreendimentos hoteleiros de cinco estrelas da Costa do Estoril. A pesquisa foi desenvolvida em duas partes: Na primeira parte efectua-se uma pesquisa bibliográfica que compreende a dinâmica nacional e internacional do Turismo em geral e do Turismo de Negócios em particular. São abordados conceitos associados ao tema da pesquisa e efectua-se um levantamento referente às características, importância económica e tendências do segmento Meetings Industry. Na segunda parte apresenta-se o estudo de caso com os resultados da pesquisa de campo. Dos dados recolhidos foi possível caracterizar a procura Meetings Industry e a sua representatividade no que diz respeito aos seguintes aspectos: quando ao número de eventos solicitados e realizados, ao número de room nights, à receita gerada, ao número e dimensão dos grupos, aos serviços e actividades mais requisitados, aos sectores de actividade mais representativos, às principais nacionalidades dos grupos, aos principais canais de distribuição, à duração média dos eventos, à sazonalidade, ao tipo de eventos, à despesa por pessoa/dia e quanto às tendências de sustentabilidade.por
dc.description.abstractThis study aims to show the importance of Winetourism as a factor of attractiveness to tourism destinations, supported by a case study applied to Ribatejo region. Besides the concept of Winetourism postulated by several authors and experts on this topic, we made two studies: a qualitative one through deep interviews to entities directly or indirectly related to the tourism activity and a qualitative one, through the application of a survey. This case study allows to reveal the kind of development that Winetourism is achieving in the Ribatejo region, to define a visitors profile and highlights this product attributes that have influence in destination attractiveness. Winetourism gathers the necessary conditions to act like a strategic product to destinations attractiveness, as it stands as a differentiator element, allows to enhance the local cultural and traditional characteristics and works as a main or alternative attractor of a tourism destination.ing
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2415
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estorilpor
dc.subjectTurismo de negóciospor
dc.subjectMeetings Industrypor
dc.subjectCaracterizaçãopor
dc.subjectProcurapor
dc.subjectHotéispor
dc.subjectDemmandpor
dc.subjectHotelspor
dc.titleEstudo de caso: meetings industry nos hotéis de cinco estrelas na Costa do Estorilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEstorilpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2010.04.015_.pdf
Size:
12.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: