ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus
Permanent URI for this community
A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 50 Centros Educativos distribuídos por todo o país. Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988 e através do Decreto - Lei nº 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados - CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social. Em 2008 foram homologados os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico, Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa da ESE João de Deus.
Browse
Browsing ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus by advisor "Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano"
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Paiva, Daniela Alexandra Pinto; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Este é um trabalho de cariz investigativo e reflexivo que espelha o meu contacto com a realidade educativa desde setembro de 2016 até julho de 2018. O relatório resulta, portanto, da observação e participação na prática pedagógica, onde é articulada a teoria e a prática, uma vez que as atividades/aulas permitiram uma reflexão sustentada. Este relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades, dos quais três foram dinamizados por mim e os restantes foram colocados em prática pelos docentes ou colegas de estágio. Após cada relato, faço uma reflexão acerca de aspetos que considero pertinentes: estratégias, comportamentos, atitudes. No segundo capítulo, proponho oito planificações, pensadas segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Metas e Programas de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresento, no terceiro capítulo, quatro dispositivos de avaliação, implementados no decorrer do estágio. Após a elaboração dos parâmetros e critérios, demonstro um gráfico representativo dos resultados obtidos. Por fim, interpreto os resultados, sustentando-me com diversos autores. O quarto capítulo é uma proposta de projeto a implementar com um grupo de 5 anos que tem como objetivo desenvolver a psicomotricidade. Esta proposta foi idealizada após uma vasta reflexão e investigação. A temática surgiu da minha reflexão após os vários momentos de estágio. Por fim, faço uma reflexão, onde abordo os aspetos mais significativos deste percurso.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Paredes, Maria Luciana Perestrelo Favila Vieira da Cunha; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne uma série de experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2018, na Escola Superior de Educação João de Deus. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos. Estes relatos narram aulas, atividades ou situações vivenciadas em contexto de estágio, fazendo um paralelo com aquilo que a investigação defende. No capítulo Planificações são apresentadas oito planificações, quatro de atividades em Educação Pré-Escolar, quatro de aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias utilizadas são justificadas por literatura de referência. Já o terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresenta quatro avaliações, duas aplicadas a grupos de duas faixas etárias diferentes da Educação Pré-Escolar e outras duas aplicadas em dois grupos de escolaridade distintos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados das avaliações são também discutidos e analisados neste capítulo. O último capítulo versa sobre uma proposta de projeto educativo, denominado "Como é que eu vou mudar o mundo?". O projeto tem o objetivo de sensibilizar os alunos para a prática da solidariedade, articulando uma série de conteúdos e componentes das várias disciplinas. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo destes dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Alves, Ana Filipa de Gomes; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos o relato, a reflexão e a avaliação de todas as etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus, ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No capítulo um estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros sete relatos são de atividades/aulas que observei dadas por educadoras e professoras de diferentes escolas. Os três últimos são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. No capítulo dois são apresentadas oito planificações de atividades/aulas elaboradas e aplicadas por mim, onde é feita uma reflexão acerca da mesma e as estratégias adotadas são justificadas com diferentes autores. No capítulo três encontram-se quatro dispositivos de avaliação de diferentes áreas/disciplinas. Estes dispositivos são compostos por uma pequena contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração fundamentada de grelhas e gráficos. No último capítulo é proposto um trabalho de projeto, para ser aplicado a crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado de forma a ser executado de uma forma prática e funcional. Este relatório foca-se na reflexão das práticas pedagógicas observadas e aplicadas no decorrer do período estágio. Reflexão esta que irá, certamente, contribuir para o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Costa, Carolina Marques de Jesus Rodrigues da; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio I, II, III e IV, efetuado durante o Mestrado Profissional, na Escola Superior de Educação João de Deus, divide-se em quatro capítulos distintos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo, Relatos de Estágio, abrange um conjunto de dez relatos que narram as aulas vivenciadas por mim, ou observadas, durante a Prática Pedagógica. Este capítulo encontra-se fundamentado com uma série de autores distintos que se debruçam sobre diversas temáticas abordadas. No segundo capítulo, Planificações são apresentadas oito planificações, três em vertente Pré-Escolar e cinco em vertente 1.º Ciclo. Ao longo deste capítulo apresento as planificações efetuadas em diferentes atividades e aulas lecionadas por mim e nas quais justifico com autores. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, contem quatro dispositivos de avaliação – um aplicado a um grupo da Educação Pré-Escolar e três aplicados em turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste capítulo, apresento os dispositivos de avaliação acompanhados de parâmetros e critérios, bem como uma análise dos resultados de cada dispositivo devidamente fundamentada. Por último, no quarto capítulo, o Trabalho de Projeto, enquadra-se num projeto solidário que denominei de “Costurar para Ajudar”. Neste projeto pretendi envolver famílias, professores e idosos num projeto para ajudar quem mais necessita. Por último, apresento uma reflexão final onde me pronuncio um pouco acerca do percurso que realizei ao longo destes dois anos de Mestrado, as dificuldades que encontrei e os meus objetivos futuros.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Lopes, Rute Inês de Lima Paixão; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV pretende apresentar parte do meu percurso académico enquanto estagiária com o objetivo de vir a ser educadora e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A realização do Estágio Profissional permitiu alargar horizontes, observar, analisar, refletir, mas principalmente evoluir quer do ponto de vista pessoal quer profissional e conhecer diversas realidades educativas sempre com o apoio dos educadores/professores orientadores e dos supervisores. O papel destes agentes possibilita uma avaliação e reflexão de uma prática educativa consciente e sistematizada. A observação, a prática docente acompanhada, orientada e refletida bem como a concretização de variadas atividades realizadas durante o estágio, as respetivas planificações, dispositivos de avaliação e a proposta de projeto proporcionaram-me uma formação em contexto real que permitiu desenvolver competências e atitudes necessárias para o meu futuro profissional. O Relatório de Estágio Profissional encontra-se dividido em quatro capítulos, entre eles: 10 relatos de estágios; 8 planificações; 4 dispositivos de avaliação e a proposta de um projeto final referentes à Educação Pré-Escolar e ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A proposta de projeto intitulado “Coração juntinho à Razão” foi planeada para crianças dos 3 aos 10 anos e tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade educativa para a importância de se “trabalhar” as emoções e as sensações em contexto escolar, numa perspetiva de valorizar as relações interpessoais, melhorar o ambiente educativo e a harmonia entre o grupo/turma. Termino com uma reflexão final onde se encontram as considerações finais e as referências bibliográficas e eletrónicas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Mendes, Ana Margarida Matos Almeida dos Santos; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º anos de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas neste período. Para isso, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e um projeto. O primeiro capítulo está constituído por relatos de estágio e engloba dez relatos: cinco sobre atividades observadas e dinamizadas por mim na Educação Pré-Escolar; e as outras cinco nos quatro anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo apresento oito planificações, sendo que quatro são atividades realizadas por mim na Educação Pré-Escolar, e as restantes quatro planificações são referentes a aulas lecionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo engloba a reflexão sobre as estratégias e os recursos utilizados, tendo por base a opinião de diversos autores. O terceiro capítulo é composto por quatro mecanismos de avaliação, em que dois são referentes à Educação Pré-Escolar e os outros são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos nas propostas de atividades. Por último, o quarto capítulo é composto pelo Trabalho de Projeto. Este enquadra se num projeto intercultural designado por “Com costumes diferentes, vivemos todos contentes”. Neste projeto pretendi envolver toda a comunidade escolar e familiar, pois trata-se de um projeto cultural. Por fim, apresento uma reflexão final mencionando algumas experiências pedagógicas a que assisti e outras realizadas por mim, no meu percurso pessoal e académico, tendo como objetivo vir a ser uma ótima profissional
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Oliveira, Ana Cátia Matos; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é fruto de todas as experiências e aprendizagens que vivenciei durante os Estágios I,II,III e IV. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma Proposta de Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é referente a dez relatos de atividades/aulas observadas e realizadas durante os estágios, sendo que três foram dinamizadas por mim e as restantes foram observadas. Selecionei para este capítulo os relatos que considerei mais pertinentes. O segundo capítulo abrange oito planificações, quatro referentes a atividades planeadas para a Educação Pré-Escolar e outras quatro aulas planeadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, dois são destinados à Educação Pré-Escolar e os restantes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, incluindo a respetiva análise, interpretação e fundamentação dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de trabalho de projeto intitulado de “(Entre)culturas”. Este projeto pretende consciencializar e promover atitudes de respeito e tolerância pela diversidade cultural. Por fim, termino este relatório com uma reflexão sobre o meu percurso, a prática pedagógica, o trabalho em equipa, bem como algumas limitações que senti no decorrer do Mestrado.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Sara Raquel Dias; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente trabalho é um Relatório de Estágio Profissional, relativo aos estágios profissionais I, II, III e IV realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que teve uma duração de quatro semestres. O principal objetivo deste documento é analisar e refletir as práticas educativas observadas e vivenciadas ao longo do Mestrado. Por isso mesmo, o relatório encontrase dividido em quatro partes distintas: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por último, mas não menos importante, um projeto. Desde o inicio do estágio profissional foi possível contactar com diversas realidades educativas e, em todas elas, analisar e refletir sobre o que observava e vivenciava. Ao longo do estágio profissional, tive o apoio de professores supervisores, bem como dos docentes cooperantes, sendo que este acompanhamento foi fundamental para o meu percurso. Relativamente à estrutura deste relatório, o primeiro capítulo, referente aos relatos de estágio, tem dez relatos de atividades observadas/realizadas em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo apresenta oito planificações com quatro para o 1.º Ciclo. No terceiro capítulo, encontra-se retratado os dispositivos de avaliação em que dois são dirigidos à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. Por último, o quarto capítulo é alusivo a um projeto, cujo nome é “Lixo? Não. Brinquedos em ação!” destinado a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a elaboração deste relatório de estágio pretendo refletir sobre a prática pedagógica observando e analisando diferentes modelos. Para além disto, desejo verificar todas as minhas dificuldades e examinar os meus erros de forma a poder ser melhor no futuro enquanto educadora ou professora, conseguindo ser melhor profissional e ter sucesso na minha profissão.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Crispim, Letícia Dias; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV pretende dar a conhecer as diferentes experiências, vivências, aprendizagens e perspetivas teóricas realizadas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico com a duração de quatro semestres. O relatório divide-se em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e a apresentação de Proposta de atividade com a metodologia de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos. Os primeiros sete relatos são de aulas/atividades que observei com professores e colegas de estágio. Os últimos três relatos de aulas/atividades programadas e aplicadas por mim em diferentes momentos de estágio. No segundo capítulo, são apresentadas oito planificações elaboradas e implementadas por mim. Para cada planificação é realizada uma reflexão fundamentada com diferentes autores. O terceiro capítulo destina-se aos Dispositivos de Avaliação, onde são apresentadas quatro avaliações; duas aplicadas a faixas etárias de Educação Pré-Escolar e outras duas aplicadas a duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada Dispositivo de Avaliação é composto por uma breve contextualização, apresentação de parâmetros, critérios de avaliação dos dispositivos e uma apresentação e análise de resultados. Por último, no quarto capítulo, apresento uma proposta de atividade de um projeto realizado por mim com a metodologia específica de Trabalho de Projeto aplicado numa escola, a crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo toda a comunidade escolar. O projeto ˗ Pode uma horta escolar consciencializar os alunos a terem uma alimentação mais saudável? tem como objetivo a sensibilização das crianças e alunos para uma alimentação mais saudável. O relatório termina com uma reflexão de todo o percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.