ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus
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A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 50 Centros Educativos distribuídos por todo o país. Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988 e através do Decreto - Lei nº 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados - CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social. Em 2008 foram homologados os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico, Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa da ESE João de Deus.
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- Bio-ecologia e produção do poliqueta Nereis diversicolor O.F. Müller - recurso zoológico de ambientes costeirosPublication . Costa, Pedro Fidalgo eA presente dissertação teve como objectivo investigar alguns aspectos da biologia e ecologia do poliqueta Nereis diversicolor na costa Sudoeste de Portugal, nomeadamente nas ribeiras de Odeceixe, Aljezur e Carrapateira, durante o período de Abril de 1993 até Maio de 1994, bem como a tentativa de produção deste recurso em pequena escala e em condições controladas. Esta espécie de poliqueta muito comum e frequentemente dominante em substratos móveis de ambientes estuarinos, apresentou algumas flutuações temporais das suas densidades. Estas oscilações estão associadas à própria biologia reprodutora da espécie, mas também às interacções inter- e intra-específicas e à dinâmica sedimentar provocada pela movimentação de massas de água de origem marinha e continental, que interagem e modificam consequentemente as condições ambientais destes sistemas. A produção obtida para N. diversicolor em cada local de amostragem, bem como as taxas de renovação da biomassa (P/B) na costa Sudoeste, situam-se numa posição intermédia entre as encontradas para outros sistemas da costa Atlântica. No entanto a ribeira da Carrapateira apresenta-se como um caso à parte, verificando-se uma produção baixa com um P/B elevado. A fase de maior crescimento, seja em animais selvagens ou de laboratório, foi obtida nos primeiros 12 meses de vida. A partir do segundo ano de idade há uma redução no crescimento somático e um investimento na reprodução, nomeadamente na produção de gâmetas. O estabelecimento do período reprodutivo baseou-se nos resultados da recolha de amostras de estados larvares, bem como da análise do conteúdo celomático dos adultos. Neste estudo registou-se a presença contínua de fêmeas maduras e estados juvenis ao longo do ano, com um evento de recrutamento intenso em Setembro, seguido de um segundo pico de menores proporções em Maio. Na Carrapateira, ao contrário de Odeceixe e Aljezur, foi observado um amadurecimento precoce de N. diversicolor e consequentemente indivíduos de menores dimensões. Em todas as estações a razão sexual estimada foi sempre favorável às fêmeas. O estudo da ecologia alimentar de N. diversicolor revelou hábitos maioritariamente filtradores, embora na estação da Carrapateira esta espécie evidenciou tendências carnívoras e canibais. Não foram encontradas diferenças significativas nos conteúdos digestivos de machos e fêmeas, mas sim uma variação na composição da dieta consoante o local de estudo, época do ano e tamanho dos indivíduos. Através do cultivo de juvenis N. diversicolor alimentados com variadas dietas e em diferentes condições controladas de salinidade, temperatura e luminosidade, pôde constatar-se que esta espécie parece não apresentar uma relação entre as taxas de crescimento e o tipo de dieta fornecida. A análise dos ácidos gordos realizadas aos indivíduos reflectiu o perfil das dietas testadas. Os indivíduos que foram alimentados com dietas ricas em DHA (ácido docosahexaenoico) podem metabolizar apenas 50%, por outro lado, se a quantidade for baixa ou ausente, podem biosintetizar de novo. N. diversicolor retém aproximadamente todo EPA (ácido eicosapentanoico) presente nas dietas, porém, se a quantidade de EPA for baixa, pode biosintetizar de novo. Este facto demonstra que N. diversicolor não necessita DHA em quantidade, contudo, dietas ricas em EPA e DHA permitem uma alta assimilação de HUFA (ácidos-gordos insaturados de cadeia longa) o que é essencial para um bom crescimento e uma alta sobrevivência. Os estudos de cultivo realizados, também demonstraram que N. diversicolor não apresenta diferenças significativas quanto à preferência dos sedimentos testados. Sob condições de salinidade de 15 %o e temperatura de 25°C esta espécie atinge as mais altas taxas de crescimento e uma sobrevivência de 100%, alcançando em poucos meses o "tamanho comercial". Em todas as combinações testadas, os indivíduos atingiram um elevado estado de maturação em somente três meses. Estas condições de cultivo, podem ser aplicadas em futuros estudos para a obtenção intensiva de larvas, no entanto será necessário um estudo pormenorizado acerca da viabilidade destes gâmetas e a certificação de que a maturação extremamente acelerada dos progenitores não tenha sido prejudicial à gametogénese.
- A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucessoPublication . Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosSão objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem o envolvimento parental das famílias de nível sócio-económico baixo na escola, e propor estratégias de envolvimento parental junto das escolas e dos professores, especialmente com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista minorar as dificuldades e os insucessos que as crianças manifestam, e por consequência, evitar o abandono escolar. De forma a avaliar as três das dimensões do envolvimento parental em escolas portuguesas, designadamente, a comunicação entre a escola e a família, o envolvimento da família em actividades na escola, e o envolvimento da família em actividades de aprendizagem em casa, aplicaram-se dois questionários em duas versões distintas, uma para pais e outra para professores, a uma amostra de 591 sujeitos resultante de uma investigação longitudinal integrada, em escolas portuguesas do 1º ciclo. A análise dos resultados permitiu identificar um grupo de 24 famílias de nível sócio-económico baixo, que apresentava, ao contrário do que era esperado, um nível alto de envolvimento parental na escola e em casa. Através da realização de entrevistas a famílias deste grupo, procedeu-se à identificação de factores que estavam associados a um alto envolvimento parental tendo-se apurado como significativos: i) o modelo de proximidade que o professor estabelece com os pais, baseado num conhecimento real de cada aluno e de cada família; ii) a partilha de informação e a forma como a comunicação se processa, o que permite aos pais minimizarem os anseios, as preocupações e dificuldades, bem como, uma participação mais activa na escola, face a um maior apoio pedagógico; e, por último, iii) um acompanhamento mais efectivo das actividades de aprendizagem em casa e nos tempos livres. Paralelamente, de salientar que o bom aproveitamento escolar, associado a expectativas positivas que os pais têm relativamente aos filhos, facilitou e promoveu o envolvimento parental.Foi igualmente possível confirmar que os pais, apesar de continuarem interessados e envolvidos, sentiam que na transição para o 2º ciclo o afastamento acontecia e que a partilha se tornava mais complicada. De facto, foi bem evidente a referência a um número crescente de dificuldades, quer na comunicação com a escola e o professor, quer na compreensão de certas áreas de ensino, decorrentes de uma insuficiente formação académica. Nestas circunstâncias, justifica-se na formação inicial dos educadores e dos professores uma sensibilização e abordagem mais adequadas e vocacionadas para esta temática (principalmente para os do 2º ciclo), dando especial atenção às áreas comunicacionais e pedagógicas,encorajando-os na criação de estratégias criativas que forneçam às famílias condições de apoio em todo o processo educativo, com base nos seus interesses e empenho.
- Proposta de programa de integração num jardim-escola - estudo de casoPublication . Gonçalves, MónicaO objecto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente num Jardimescola. Partimos para este projecto absolutamente convictos da sua premente necessidade, uma vez que estamos na presença de uma organização, que recebe com frequência novos docentes, cuja célere integração é totalmente prioritária, para o alcançar dos objectivos organizacionais. Com esta pesquisa pretendeu-se dar um modesto contributo para a melhoria do processo de integração, através da elaboração de uma proposta de programa. Deste modo, procurámos compreender como se processava a integração de novos docentes, fundamentalmente das necessidades e dificuldades que os mesmos vivenciavam no seu processo de socialização. Foi adoptada uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. Foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola que estivessem dentro dos primeiros três anos de trabalho, ou seja, no inicio de carreira. As técnicas utilizadas para a recolha de dados, foram a observação directa, questionários, entrevista e análise documental, para posteriormente se proceder à triangulação dos dados que foram recolhidos. Concluímos que muito há a fazer neste domínio, o que levou à construção de uma proposta de programa de integração. Não pretendemos e estamos absolutamente convictos que com este projecto não encontrámos a solução para todos os problemas do Jardim-escola na integração dos seus docentes, mas estamos cientes da sua importância e que ao abrirmos esta janela, vai possibilitar o debate com o objectivo de melhoria e mudança, as quais temos plena consciência que em última análise, dependem da vontade e do envolvimento dos diversos actores educativos.
- As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores em PortugalPublication . Botelho, Ana Teresa Collares Pereira da SilveiraSão objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto das escola e dos professores. Especialmente com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista a alteração do discurso pedagógico, por forma, a minorar as dificuldades e os insucessos que os alunos, os jovens e as famílias, e por consequência, permitir o inevitável conhecimento e aplicação das tecnologias nos tempos que correm. De forma a avaliar a real dimensão e o potencial das TIC no processo de Ensino-Aprendizagem (E-A) e as suas implicações no mundo da tecnologia os professores terão que ter atenção às diferentes variáveis (espaço, forma , tempo, conteúdo) e o próprio papel do professor.
- A importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da matemáticaPublication . Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste estudo incide sobre a aprendizagem de determinados saberes matemáticos mediados por materiais manipuláveis na educação infantil. O mais importante no ensino-aprendizagem da matemática é a actividade mental a desenvolver nos e pelos alunos. A utilização dos materiais, através de modelos concretos, permite à criança construir, modificar,integrar, interagir com o mundo físico e com os seus pares, a aprender fazendo,desmistificando a conotação negativa que se atribui à Matemática. Pretende-se compreender a relação entre a construção desses conhecimentos e a utilização de materiais, como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Para tal procura-se: i) determinar o que valorizar: conteúdos, materiais ou a relação entre eles; ii) identificar qual a pertinência do uso de materiais manipuláveis no ensino infantil; iii) analisar como é realizada a ponte entre o concreto e o abstracto; iv) perceber como é que os materiais influenciam a aprendizagem do sentido do número e das operações aritméticas; v) determinar como é que os materiais manipulativos constituem elementos de mediação na aprendizagem,na construção, desenvolvimento e formação de determinadas capacidades, atitudes, destrezas e conceitos.
- Bullying e peer status na escolaPublication . Sequeira, Paulo Jorge Ferreira PintoO presente trabalho propõe-se realizar, na sequência da Suficiência Investigadora que se debruçou genericamente sobre o tema do bullying (acoso escolar), uma análise exaustiva da associação entre a estrutura sócio-afectiva (peer status) em sala de aula e a incidência de bullying (acoso moral), em alunos do 4.º ano de escolaridade. Sustentar-se-á essa análise no marco teórico validado em sede de defesa da suficiência, devidamente actualizado e direccionado para a reflexão autoral sobre a dinâmica interaccional, o posicionamento na estrutura relacional constituída informalmente no contexto turma e as implicações destas duas dimensões na exposição a situações de intimidação ou vitimização. A vertente metodológica, que se socorrerá da amostra participante da investigação para a Suficiência investigadora, debruçar-se-á, pela análise de frequências, medidas de tendência central e dispersão e aplicação de testes estatísticos, sobre a identificação de associações entre as variáveis constantes do instrumento de investigação então aplicado e seleccionadas para o presente estudo, e o grupo de respondentes desdobrado por seu turno nos sub-grupos constituídos com base no modelo de construção da estrutura sócio-afectiva proposto – bullies, vítimas, preferidos e não preferidos. Finalmente, da discussão dos resultados analisados no capítulo anterior, comprovar-se-ão as hipóteses predefinidas e os resultados obtidos, finalizando-se a investigação com a descrição das principais conclusões retiradas, a identificação das limitações e a sugestão de áreas pertinentes para futura exploração.
- Um novo olhar sobre o método de leitura João de Deus: apresentação de um suporte interactivo de leituraPublication . Ruivo, Isabel Maria SilvaEste trabalho de investigação pretende abordar a temática da leitura, tentando encontrar os factores que contribuem para o desenvolvimento desta competência e, através do estudo profundo do Método de Leitura João de Deus, desenvolver um projecto interactivo que efectivamente seja fomentador de boas práticas, visando o envolvimento de alunos, pais e professores, condição sem a qual julgamos difícil transpor a barreira da iliteracia. A Cartilha Maternal de João de Deus foi o nosso objecto de estudo e fizemos da leitura das suas lições e das indicações estabelecidas pelo seu autor, uma abordagem linguística que se mostrou, no passado, promotora de uma consciência fonológica essencial para o desenvolvimento da competência da leitura de uma forma racional e lógica fazendo desta aprendizagem um jogo que satisfaz a curiosidade da criança.
- O jogo e a criançaPublication . Duarte, José AdelinoNos dias que correm, temos assistido a profundas mudanças que afectam o mundo e a sociedade o que exige, por parte das escolas e dos que nela intervêm, uma reflexão para responder aos novos desafios dessa mesma sociedade. A sociedade privilegia cada vez mais o conhecimento. A escola pode e deve ser um espaço de inovação, de experimentação e de novos métodos. É imperativo implementar mudanças necessárias e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. Actualmente, o fácil acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, leva a que muitos alunos, por vezes, se sintam desmotivados pelos conteúdos ensinados na escola. Notamos um interesse cada vez maior pelas novas tecnologias e pelos meios audiovisuais. Desta forma, sentimos que é necessário um esforço suplementar, da parte do professor, para se adaptar aos interesses dos seus alunos de modo a integrá-los no trabalho escolar.
- Plano estratégico para uma escola E.B. 2,3 - Estudo de casoPublication . Neves, Silvia Rute Matias Marques dasÀ semelhança dos sistemas educativos de outros países, a realidade educacional portuguesa é, por um lado, influenciada por constantes mudanças ocorridas a uma escala global e, por outro lado, pressionada por múltiplas exigências sociais, políticas, administrativas e económicas. Trata-se, pois, de um contexto que reclama uma contínua adaptação a novos desafios, por parte das escolas. Estas, sob o signo de diversas iniciativas, actividades e planos e juntamente com uma autonomia cada vez mais instituída, tornam coerente uma concepção organizacional da escola, com a defesa da sua Visão, da sua Missão e dos seus Valores, apelando a uma dinâmica mais participativa e aberta ao exterior. Neste quadro inscrevemos, pois, um suporte reflexivo sobre a Escola, estruturado e materializado, por fim, com a proposta da estrutura de um plano estratégico, adaptável à realidade educativa de uma escola E.B. 2,3, proposta esta encontrada e sustentada numa abordagem investigativa qualitativa.
- A importância da participação dos pais na escola: proposta de um modelo efectivo de participação dos paisPublication . Dutschke, Mariana Soares BarrigaCom este trabalho procuramos verificar quais as variáveis que condicionam a participação dos pais na vida escolar dos seus educandos, buscando, em seguida, identificar acções que possam ser desenvolvidas para promover uma maior participação. Para a obtenção dos dados começamos por realizar um estudo de caso onde é possível verificar, com detalhe, a realidade da escola, e turma, onde o nosso projecto de investigação é realizado. Pretendemos validar o enquadramento social e escolar e as actuais formas de participação dos pais na escola, referindo as mais e menos eficazes. De seguida, e para melhor entender as barreiras e motivações à participação, realizamos entrevistas pessoais com pais. Com base no estudo do caso, nas entrevistas e na análise de outros estudos identificados na bibliografia, realizamos um questionário, respondido pelos pais das crianças. Em simultâneo enviamos, semanalmente, tarefas de fim-de-semana, que têm que ser realizadas em conjunto por pais e alunos, permitindo validar a motivação dos pais para participarem na educação escolar dos seus educandos. Como resultado, são verificadas motivações dos pais para uma maior participação como a necessidade de serem estimulados, a importância das actividades realizadas fora da escola, a necessidade de adequar as acções à sua disponibilidade pessoal e profissional e, a realização de menos actividades mas de elevada relevância. É ainda disponibilizado um questionário valido e estatisticamente fiável que permite a sua utilização em futuros trabalhos de investigação sobre este tema.