Browsing by Issue Date, starting with "2001"
Now showing 1 - 10 of 117
Results Per Page
Sort Options
- Critérios de separação de sentenças/frasesPublication . Afonso, Susana; Marchi, Ana Raquel
- A etiqueta <sic> </sic>Publication . Afonso, Susana; Marchi, Ana Raquel
- Plano de negóciosPublication . Antunes, Cláudia Cristina Lopes; Simões, Jorge Manuel Marques; Silva, Sílvio Manuel Valente daO empreendedorismo é um dos pontos fulcrais nas sociedades e ser empreendedor é uma habilidade cada vez mais exigida no indivíduo, nesta era de globalização. Tornar-se empreendedor é identificar oportunidades de negócio, liderar, planear, constituir equipas e/ou resolver problemas. O presente projeto visa a criação de um plano de negócios como ferramenta de criação de uma sociedade do ramo agroalimentar com a denominação de Queijaria Duques da Beira. A perspetiva teórica subjacente neste projeto, veio a complementar e demonstrar a importância do tema, quer para os indivíduos, quer para o desenvolvimento da sociedade e por isso, é indispensável fomentar a sua promoção, por forma a transformar o conhecimento em valor. Pretende-se demonstrar uma análise estruturada da criação da empresa, através do desenvolvimento de um plano de negócio para a Queijaria Duques da Beira, especializada em queijos e onde explica as principais ideias e opções da criação da sociedade, bem como a sua respetiva verificação de viabilidade e/ou a implementação de uma nova estratégia
- Pica-pau: Um protótipo de ferramenta para visualização e edição de árvores sintáticasPublication . Haber, Renato Ribeiro
- Processamento de linguagem natural através das aplicaçõesPublication . Santos, Diana; Ranchhod, Elisabete
- Preoperative assessment of deep myometrial and cervical invasion in endometrial carcinoma: comparison of MRI and gross visual inspectionPublication . Cunha, Teresa Margarida; Félix, Ana; Cabral, I.
- Mesothelial cystsPublication . Vinhais, S.; Monteiro, M.; Cunha, Teresa Margarida
- A Natureza das Forças Armadas e a Reforma do Ensino MilitarPublication . Moreira, AdrianoA reforma do ensino militar terá em conta os resultados da avaliação decidida pelo Decreto-Lei nº. 88/2001, de 23 de Março. Esta orienta todos os subsistemas para a observância dos critérios de excelência europeus, que implicam, quanto à formação, obter qualidade total e erro zero. A redefinição do ensino terá em conta a dependência do conceito estratégico nacional, ainda por formular, a pluralidade de responsabilidades pela intervenção na segurança, a razoável conciliação entre valores da criatividade académica e da liderança, e entre a liberdade da heterodoxia e a cadeia de comando, a estruturação do modelo sincrético da escola universitária e da escola de quadros.
- Segurança Multidimensional e Internacionalismo Virtual. Interrogações Éticas em Tempo de Pós-PositivismoPublication . Pureza, José ManuelA experiência da insegurança é hoje sentida de forma diferente no Norte e no Sul, oscilando entre a sua expressão individual no Norte e a insegurança sentida por vastas massas humanas no Sul. Com o presente artigo o autor analisa a constituição de um discurso alternativo, pós-realista e pós-positivista, que propõe novo discurso normativo sobre as relações internacionais, adequado às transformações profundas ocorridas no cenário pós Guerra Fria. Neste novo discurso, que o autor denomina como o discurso da segurança multidimensional, os referentes da segurança diferem quando comparados com os do tradicional discurso de segurança.Num segundo momento, o artigo irá incidir sobre os efeitos dos desenvolvimentos tecnológicos que permitem legitimar este discurso da segurança, funcionando como instrumentos éticos orientados pela instantaneidade, visibilidade e comoção. Aqui o autor analisa em profundidade os efeitos da projecção de uma ética virtual, através de uma análise da centralidade da mediação televisiva e da guerra virtual, pela via da revolução nos assuntos militares. O artigo, recorrendo a uma leitura sobre o realismo político, evidencia a centralidade do estado e a importância da dimensão estratégica da segurança naquela corrente das relações internacionais, para refutar os argumentos herdados do realismo: a sua natureza linear, a insistência retrospectiva do mesmo, o seu pendor conservador. Propõe uma leitura das relações internacionais partindo do pressuposto de que a realidade é socialmente construída e da ideia de que o conceito de segurança dispensa referentes privilegiados, abandonando a ideia do exclusivismo interestatal para se concentrar na simultaneidade dos indivíduos, grupos, povos e na comunidade humana global, enquanto actores que dão substância a um novo conceito de segurança.