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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho propõe-se realizar, na sequência da Suficiência Investigadora que
se debruçou genericamente sobre o tema do bullying (acoso escolar), uma análise exaustiva
da associação entre a estrutura sócio-afectiva (peer status) em sala de aula e a incidência de
bullying (acoso moral), em alunos do 4.º ano de escolaridade.
Sustentar-se-á essa análise no marco teórico validado em sede de defesa da suficiência,
devidamente actualizado e direccionado para a reflexão autoral sobre a dinâmica interaccional,
o posicionamento na estrutura relacional constituída informalmente no contexto turma e as
implicações destas duas dimensões na exposição a situações de intimidação ou vitimização.
A vertente metodológica, que se socorrerá da amostra participante da investigação para a
Suficiência investigadora, debruçar-se-á, pela análise de frequências, medidas de tendência
central e dispersão e aplicação de testes estatísticos, sobre a identificação de associações
entre as variáveis constantes do instrumento de investigação então aplicado e seleccionadas
para o presente estudo, e o grupo de respondentes desdobrado por seu turno nos sub-grupos
constituídos com base no modelo de construção da estrutura sócio-afectiva proposto – bullies,
vítimas, preferidos e não preferidos.
Finalmente, da discussão dos resultados analisados no capítulo anterior, comprovar-se-ão as
hipóteses predefinidas e os resultados obtidos, finalizando-se a investigação com a descrição
das principais conclusões retiradas, a identificação das limitações e a sugestão de áreas
pertinentes para futura exploração.
Description
Keywords
Violência nas escolas Relações entre pares Escola Ensino básico 1º ciclo