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Abstract(s)
O objecto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente num Jardimescola.
Partimos para este projecto absolutamente convictos da sua premente necessidade,
uma vez que estamos na presença de uma organização, que recebe com frequência
novos docentes, cuja célere integração é totalmente prioritária, para o alcançar dos
objectivos organizacionais.
Com esta pesquisa pretendeu-se dar um modesto contributo para a melhoria do
processo de integração, através da elaboração de uma proposta de programa. Deste
modo, procurámos compreender como se processava a integração de novos docentes,
fundamentalmente das necessidades e dificuldades que os mesmos vivenciavam no seu
processo de socialização.
Foi adoptada uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. Foram escolhidos
docentes pertencentes ao jardim-escola que estivessem dentro dos primeiros três anos de
trabalho, ou seja, no inicio de carreira. As técnicas utilizadas para a recolha de dados,
foram a observação directa, questionários, entrevista e análise documental, para
posteriormente se proceder à triangulação dos dados que foram recolhidos.
Concluímos que muito há a fazer neste domínio, o que levou à construção de uma
proposta de programa de integração. Não pretendemos e estamos absolutamente
convictos que com este projecto não encontrámos a solução para todos os problemas do
Jardim-escola na integração dos seus docentes, mas estamos cientes da sua importância
e que ao abrirmos esta janela, vai possibilitar o debate com o objectivo de melhoria e
mudança, as quais temos plena consciência que em última análise, dependem da
vontade e do envolvimento dos diversos actores educativos.
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Keywords
Integração profissional Jardim de infância Socialização Organização Formação inicial