Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-17"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Sara Raquel Dias; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente trabalho é um Relatório de Estágio Profissional, relativo aos estágios profissionais I, II, III e IV realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que teve uma duração de quatro semestres. O principal objetivo deste documento é analisar e refletir as práticas educativas observadas e vivenciadas ao longo do Mestrado. Por isso mesmo, o relatório encontrase dividido em quatro partes distintas: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por último, mas não menos importante, um projeto. Desde o inicio do estágio profissional foi possível contactar com diversas realidades educativas e, em todas elas, analisar e refletir sobre o que observava e vivenciava. Ao longo do estágio profissional, tive o apoio de professores supervisores, bem como dos docentes cooperantes, sendo que este acompanhamento foi fundamental para o meu percurso. Relativamente à estrutura deste relatório, o primeiro capítulo, referente aos relatos de estágio, tem dez relatos de atividades observadas/realizadas em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo apresenta oito planificações com quatro para o 1.º Ciclo. No terceiro capítulo, encontra-se retratado os dispositivos de avaliação em que dois são dirigidos à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. Por último, o quarto capítulo é alusivo a um projeto, cujo nome é “Lixo? Não. Brinquedos em ação!” destinado a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a elaboração deste relatório de estágio pretendo refletir sobre a prática pedagógica observando e analisando diferentes modelos. Para além disto, desejo verificar todas as minhas dificuldades e examinar os meus erros de forma a poder ser melhor no futuro enquanto educadora ou professora, conseguindo ser melhor profissional e ter sucesso na minha profissão.
- Governação das Empresas Familiares – A ajuda de terceiros no processo da sucessão da 2ª para a 3ª geraçãoPublication . Ribeiro, Serge Dias; Chang, Nelson Wei KiAs Empresas Familiares são a base no tecido empresarial português e mundial. São essenciais para o desenvolvimento de uma economia. Este estudo pretende cooperar para a reflexão sobre o efeito da liderança no contexto das Empresas Familiares e as ilações desta no funcionamento das mesmas. O processo de sucessão tem que ser realizado de forma correta para não ser levado ao insucesso. Esta investigação empírica caracteriza as empresas familiares, o processo de sucessão numa fase específica da sucessão, que se trata da segunda para a terceira geração a ajuda de terceiros nesse processo de sucessão para a continuidade da empresa utilizando uma metodologia de investigação qualitativa. O estudo empírico apoia-se em dados recolhidos presencialmente através da análise e observação de sete empresas familiares de diversos ramos da indústria portuguesa numa fase de sucessão concreta.
- Controlo da Qualidade na empresa Atrian - Indústria AlimentarRevisão do sistema HACCPPublication . Nogueira, Catarina Aurora Amorim; Noronha, João de FreireEste relatório resulta do estágio profissionalizante do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio decorreu na empresa Atrian Indústria Alimentar, entre os dias 6 de fevereiro de 2020 a 29 de julho de 2021. Onde o objetivo principal foi a revisão do sistema HACCP que incluiu uma etapa de reembalamento e, consequentemente, a construção de uma câmara de manutenção de congelação que não existia até ao momento.Neste contexto, foram revistas as fichas técnicas, houve a criação de etiquetas para os produtos transformados e foram avaliados os perigos associados a todo processo. De tal forma que, houve a necessidade de validar os tempos e temperaturas do processo do reembalamento. Também, foi abordado a implementação do food defense. Com este trabalho consegui realizar maior parte do plano HACCP. Na etapa de identificação dos pontos críticos, foram criadas medidas para os controlar. E consegui validar os processos do armazenamento e do reembalamento. Para o reembalamento, tiveram de ser realizados vários testes a diferentes produtos. Relativamente, ao food defense após criação do plano, detetou-se que maior parte das medidas já se encontravam implementadas na empresa. Mas, não consegui fazer os pré-requisitos, uma vez que a empresa esteva mais de seis meses em lay-off.Para além da completa e interessante experiência que este estágio foi, o mesmo permitiu adquirir grandes conhecimentos na área da indústria da Pastelaria e possibilitou com que fossem desenvolvidas capacidades pessoais importantes para aumentar a eficiência e eficácia pessoal e profissional.
- Liderar colaboradores eficazes: Burnout, Engagement ou uma questão de estilo?Publication . Gouveia, Hugo André França; Silva, Mário Rui Pinto daA presente investigação aplicada tem como objetivo verificar a associação e compreender de que forma é que a os estilos de liderança Transformacional, Transacional, Laissez-faire e o construto da Liderança Autêntica se relacionam com o Engagement, Burnout e Autoeficácia num departamento de tecnologias de informação de uma prestigiada instituição bancária portuguesa. Para o efeito, foram aplicadas as escalas correspondentes às variáveis em estudo a 75 colaboradores do departamento, correspondendo a cerca de 90% do total de colaboradores (83 colaboradores) do departamento do banco. Como método, foi seguida uma natureza de investigação aplicada, uma lógica hipotéticodedutiva, sendo os objetivos descritivos e um procedimento estatístico. Foi feito o tratamento estatístico e realizado o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, com o objetivo de identificar se os resultados das escalas seguem uma distribuição normal, aplicando-se para o efeito o coeficiente Pearson, o que se verificou no caso da escala da Autoeficácia, ou se os resultados não seguem uma distribuição normal, o que se verificou no caso das escalas Multifatorial de Liderança, de Liderança Autêntica, Engagement e Burnout, aplicando-se nesses caso o coeficiente de Spearman. Após o tratamento e aplicação dos coeficientes de correlação, verificaram-se associações positivas estatisticamente significativas e elevadas entre a escala Multifatorial de Liderança e as escalas de Liderança Autêntica (ρs=0,743; p <0,01), Multifatorial de Liderança e Engagement (ρs=0,581; p <0,01), tendo sido também verificada uma associação positiva estatisticamente significativa, mas moderada, entre a escala Multifatorial de Liderança e a Autoeficácia (ρs=0,306; p <0,01). Foi também verificada uma associação negativa não estatisticamente significativa e baixa entre a escala Multifatorial de Liderança e o Burnout (ρs=- 0,211). A nível das dimensões, foram ainda verificadas várias associações positivas e estatisticamente significativas (p<0,01) entre as várias dimensões dos estilos de liderança, fatores e resultados, da Liderança Autêntica do Engagement, e Autoeficácia, assim como se verificaram muitas associações negativas e estatisticamente significativas (p<-0,01) entre a as dimensões referidas e a variável Liderança Laissez-faire, Burnout e respetivas dimensões. Estes resultados, reforçam a teoria que sugere uma ligação positiva entre os estilos de Liderança nomeadamente a Liderança Transformacional, Liderança transacional, Liderança Autêntica, o Engagement e a Autoeficácia e, por outro lado, uma relação negativa entre as variáveis referidas e o estilo de Liderança Laissez-faire, assim como o Burnout.
- A Biodiversidade no meu Recreio: um olhar diferentePublication . Clemente, Ana; Varandas, AnaEste estudo surgiu no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar durante a Prática de Ensino Supervisionada, mais concretamente em jardim de infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, sendo que neste estudo, num total de 25 crianças, apenas 11 participaram. O ponto de partida para este estudo surgiu devido ao facto de o ensino das ciências ser uma área pouco explorada pela educadora cooperante e da importância que é explorar e aprender com o espaço exterior. Para isso, realizaram-se um conjunto de atividades nas quais, as crianças se envolveram ativamente na formação das suas próprias aprendizagens, observando, experimentando, refletindo e tirando conclusões sobre o que as rodeava. Desta forma, as crianças compreendem melhor o mundo que as rodeia, conhecendo-o de uma forma mais prática e ativa. Assim, surgiu a seguinte questão: “Qual o impacto das atividades práticas no exterior na aprendizagem das ciências?” De forma a responder a esta questão, estabeleceram-se os seguintes objetivos: conhecer e explorar o conceito de Biodiversidade; compreender a diversidade de seres vivos existentes no espaço exterior; identificar diferentes seres vivos e desenvolver a capacidade de observação. Assumiu-se então uma metodologia qualitativa e desenvolveu-se assim uma investigação-ação integrada num do paradigma interpretativo. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação direta, o diário de bordo e as conversas informais. Em relação aos resultados obtidos, estes mostraram que os conceitos introduzidos junto das crianças, foram aprendidos de uma forma interessada, motivadora e lúdica, mostrando que as ciências podem ser sempre trabalhadas, seja qual for a idade.
- O INSUCESSO ESCOLAR NO CONCELHO DE SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS (CSLO) E O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO LOCALPublication . Teixeira, Kleder; Almeida, Ana PatriciaO Insucesso escolar é um fenómeno muito preocupante, visto que já foram feitos vários estudos que procuram compreender a origem e a causa deste fenómeno que mexe muito com as estruturas dos sistemas educacionais desde o Ensino Básico ao Superior. Ciente que, o Insucesso não tem uma única definição dentro da comunidade dos investigadores e pedagogos, posto isso, é um fenómeno que afeta muito no ensino/aprendizagem dos alunos, sendo o objetivo principal é encontrar as medidas para mitigar o fenómeno em estudo. O presente trabalho de investigação teve como objetivo caracterizar e analisar o fenómeno do Insucesso Escolar e o papel da Administração Local na mitigação deste fenómeno educativo. Para a elaboração e a construção do presente trabalho teve início nas pesquisas documentais para melhor aprimorar ideias divergentes de vários investigadores da área, na mesma linha de pesquisa foram aplicadas as entrevistas ao Diretor da Escola Secundária Luciano Garcia, a Diretora Nacional de Educação em Cabo Verde e ao Autarca do Concelho de São Lourenço dos Órgãos, posto isso, foram aplicados os inquéritos por questionários aos alunos, isto é, o inquérito é de caracter quantitativo e qualitativo, com o intuito de clarificar as debilidades do fenómeno insucesso escolar face ao sistema de educação. A análise dos resultados demonstra que o fenómeno “Insucesso Escolar ” tem sido constante, por sua vez, tanto a Escola como a Administração Local têm traçados planos para mitigar este fenómeno, visto que, o ideal é a introdução das campanhas de sensibilização e as suas intervenções desde a pré-escolar, que é a fase inicial de uma criança no sistema educacional e visa prepará-los de modo que tenham poucas dificuldades no futuro escolar.
- Teletrabalho e o seu Impacto na vida dos Teletrabalhadores no Contexto de Pandemia COVID-19Publication . Filipe, Silvia; Martinho, DomingosO teletrabalho origina transformações bastante significativas nas organizações, fomentando a flexibilidade, a conexão e o intercâmbio de informações com os trabalhadores fora da organização ou mesmo de locais geograficamente distantes. Através do teletrabalho é possível ultrapassar as restrições de tempo e de espaço, o teletrabalhador passa a ter a possibilidade de estar em diferentes locais e comunicar-se na mesma hora com a sua organização, bem como, não faltar aos seus compromissos de trabalho, mas de uma forma mais livre e autónoma, pois a supervisão e controlo passa a ser realizado através dos resultados. A COVID-19 trouxe-nos muitos desafios e problemas, a realidade criada pela pandemia trouxe consigo a descoberta do teletrabalho por parte de muitas empresas e trabalhadores, tornando-se inevitável para muitas delas, pois se para algumas empresas, o trabalho remoto já era uma realidade, outras havia que ainda o viam com alguma resistência. Face a esta nova realidade este estudo tem por objetivo perceber em que medida as pessoas estão satisfeitas com o teletrabalho, a nível profissional, pessoal, social e até económico. A recolha de dados foi feita através da divulgação de um inquérito por questionário lançado online, sendo a amostra por conveniência não probabilística. Conclui-se que o teletrabalho pode ser a solução para inúmeros problemas que as organizações se deparam no seu dia-a-dia, basta que estas estejam abertas a uma política de comunicações para os seus subordinados, dando-lhes também a possibilidade de obterem formação e o respetivo enquadramento e apoio quando se opta por essa modalidade. Finalmente percebeu-se que, as organizações que estiverem dispostas a apostar no que é novo têm mais hipóteses de sobreviver, e os colaboradores que se destacarem por não ter medo de arriscar a serem mais autónomos, mais responsáveis e que estejam em constante atualização, terão mais possibilidades de evoluir e crescer na carreira profissional.