Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-19"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Paiva, Daniela Alexandra Pinto; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Este é um trabalho de cariz investigativo e reflexivo que espelha o meu contacto com a realidade educativa desde setembro de 2016 até julho de 2018. O relatório resulta, portanto, da observação e participação na prática pedagógica, onde é articulada a teoria e a prática, uma vez que as atividades/aulas permitiram uma reflexão sustentada. Este relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades, dos quais três foram dinamizados por mim e os restantes foram colocados em prática pelos docentes ou colegas de estágio. Após cada relato, faço uma reflexão acerca de aspetos que considero pertinentes: estratégias, comportamentos, atitudes. No segundo capítulo, proponho oito planificações, pensadas segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Metas e Programas de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresento, no terceiro capítulo, quatro dispositivos de avaliação, implementados no decorrer do estágio. Após a elaboração dos parâmetros e critérios, demonstro um gráfico representativo dos resultados obtidos. Por fim, interpreto os resultados, sustentando-me com diversos autores. O quarto capítulo é uma proposta de projeto a implementar com um grupo de 5 anos que tem como objetivo desenvolver a psicomotricidade. Esta proposta foi idealizada após uma vasta reflexão e investigação. A temática surgiu da minha reflexão após os vários momentos de estágio. Por fim, faço uma reflexão, onde abordo os aspetos mais significativos deste percurso.
- Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a NP ISSO 14001:2015 na Direção Nacional do Ambiente em Cabo VerdePublication . Vicente, Keila Marise Sanches Barbosa; Ferreira, António José DinisResumo O presente trabalho tem como o objetivo a implementação de um sistema de gestão ambiental segundo a NP ISO 14001,particularmente na Direção Nacional do Ambiente em Cabo Verde mais concretamente na Direção de Serviço de Prevenção e Avaliação de Impactes Ambientais. Tem como objetivo central proporcionar à Instituição um enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas. Todavia, para garantir um bom desempenho, a Instituição necessita de definir alguns objetivos ambientais concretos e focar-se em alguns fatores fundamentais para o sucesso. Numa primeira fase começa-se por falar da importância de uma implementação de um sistema de gestão ambiental segundo a NP ISO 14001,quais os benefícios para a Instituição. Para a sua implementação, é fundamental conhecer a norma que será implementada na Instituição, primeiro passo consiste numa descrição da situação da Instituição, de seguida são identificados e avaliados os aspetos ambientais, assim como os seus respetivos impactos. Numa etapa seguinte faz-se a identificação dos requisitos legais, permitindo identificar se a Instituição cumpre com os requisitos aplicáveis. A última etapa consiste na definição de objetivos, metas e programa de gestão ambiental, para os aspetos mais significativos, aspetos esses que foram determinados através de uma fórmula de significância que permite saber quais os aspetos com maior impacte ambiental. Neste caso será o consumo de energia elétrica. Palavras-chave: Sistema de gestão Ambiental, Norma ISO 14001:2005, consumo de energia elétrica, desenvolvimento sustentável.
- Índice de Biodiversidade UrbanaPublication . Rocha, Ana Sofia Cardoso; Ferreira, António José DinisRESUMO O reconhecimento da importância dos serviços dos ecossistemas para a subsistência do ser humano contribuiu para a valorização da ecologia urbana através da necessidade de conservação da diversidade ecológica, promovendo gradualmente a necessidade do planeamento e da gestão das áreas verdes. Este trabalho tem como objetivo principal o estudo do índice de biodiversidade urbana em diferentes cidades do globo, procurando analisar a importância da diversidade biológica para o bem-estar dos cidadãos e identificar os aspetos edafoclimáticos, sociais e económicos que maior impacto têm para o seu cálculo. Conclui-se que o Índice de Biodiversidade Urbana torna-se uma ferramenta potente para o desenvolvimento de uma melhoria contínua. O Índice torna possível avaliar os impactes de diferentes políticas e opções de planeamento e ordenamento territorial aumentando o desenvolvimento de planos de ação e estratégias locais mais específicas. Palavra-chave: biodiversidade; índice de biodiversidade urbana; serviços dos ecossistemas
- Programa de Estimulação Cognitiva com recurso a Novas Tecnologias (tablets) para Pessoas Idosas em Serviço de Apoio DomiciliárioPublication . Oliveira, Vera Lúcia Dias da Silva; Araújo, Lia; Ribeiro, ÓscarIntrodução: Perante uma sociedade cada vez mais envelhecida, e em permanente avanço tecnológico, justifica-se a aposta em estudos que potenciem a ação comunicativa, a diminuição do isolamento social e a estimulação cognitiva de forma a minimizar as perdas biopsicossociais associadas à velhice. Tão importante como a prática de exercícios físicos no processo de envelhecimento, é a prática de exercícios mentais e a estimulação do cérebro. Objetivo: Este estudo pretende avaliar os benefícios da participação num Programa de Estimulação Cognitiva (PEC) com recurso a novas tecnologias (tablets) ao nível do bem-estar e solidão, em clientes de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). As hipóteses formuladas para este estudo são que o PEC contribui para a melhoria na percepção de ânimo e na valoração de vida, e para a diminuição da solidão. Metodologia: Neste estudo participaram 16 pessoas idosas, 10 mulheres (62.5%), com idades compreendidas entre os 72 anos e os 85 anos (média de 77.9 anos, DP 4.3), 8 das quais frequentaram um PEC desenvolvido em tablet (GE – Grupo Experimental) e outras 8 que não participaram na intervenção (GC – Grupo de Controlo). Ambos os grupos foram avaliados em dois momentos, antes da intervenção (préteste) e depois (pós-teste), com recurso a um protocolo de investigação que incluiu um questionário sociodemográfico, a Escala Geriátrica de Ânimo (Lawton, 1975; Paúl, 1992), a Escala de Valoração de Vida (Lawton et al., 2002; Araújo et al., 2015) e a Escala de Solidão UCLA (Russell, 1980; Neto, 2014). Resultados: Análises comparativas entre o GE e o GC demonstram diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação considerados, sendo que o GE apresenta uma melhoria ao nível do ânimo (MD=3.5 no préteste e 7 no pós-teste) e da valoração de vida (MD=47.5 no pré-teste e 51 no pós-teste), e diminuição da solidão (MD= 15 no pré-teste e 10.5 no pós-teste); o GC apresentou diminuição do ânimo (MD=2.5 no pré-teste e 2 no pós-teste, p <0.05) e aumento da solidão (MD=16.5 no pré-teste e 17.5 no pós-teste, p <0.05). Conclusões: A intervenção na área da estimulação cognitiva com recurso às novas tecnologias em pessoas idosas do SAD demonstrou ter benefícios na percepção sobre questões fulcrais para a qualidade de vida. Após a participação no PEC as pessoas idosas demonstravam maior ânimo e valoração de vida e menor solidão. Que este estudo apele e contribua para a reflexão sobre novas formas de intervenção que promovam um maior sentido à fase avançada de vida.
- O espaço de recreio e as oportunidades para brincar e desenvolver competências motoras nas criançasPublication . Bastos, Ana Sofia Caras Altas; Marchão, Amélia; Vintém, João Manuel MartinsAo longo do presente relatório apresenta-se a descrição e a reflexão do percurso vivido e experienciado durante a Prática de Ensino Supervisionada. Assume-se que os espaços de recreio (espaços exteriores) das instituições educativas são facilitadores do desenvolvimento global das crianças e que neles podem ocorrer ações que favorecem a motricidade das crianças, a relação entre pares e momentos de brincadeira promotores de aprendizagem, quer motora, quer cognitiva, quer emocional e social. Nesse sentido, importa que o adulto observe estes espaços e defina as mais variadas oportunidades de aprendizagem para as crianças, sejam elas “mais livres e espontâneas” sejam elas “mais orientadas.” Seguindo a metodologia de Investigação-Ação o principal objetivo deste trabalho foi o de assumir o espaço de recreio da Creche e do Jardim de Infância como um espaço de brincadeira, de jogo e de mais atividades variadas onde a criança se desenvolve e aprende, destacando de modo particular a construção de competências motoras pelas crianças. Neste sentido, assumiu-se este espaço como um local e um tempo onde se promoveu o desenvolvimento de competências motoras através de um ciclo que integrou “planear-observar-orientar-refletir-avaliar” e que integrou a participação ativa das crianças no processo de criação de novas áreas de brincadeira e de jogo. Concluiu-se sobre a importância de um espaço de recreio que potencie a participação ativa da criança, sobre a necessidade desse espaço lhe proporcionar experiências e vivências diversificadas e sobre a necessidade de os adultos o encararem como um espaço rico em oportunidades de aprendizagem.
- O Contexto de Estágio no âmbito da Modalidade de Futebol no CAC da PontinhaPublication . Almeida Barata, Fábio Miguel
- Event shape variables measured using multijet final states in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=13 $ TeVPublication . CMS collaboration (2305 authors); Nayak, Aruna; Araujo, Mariana; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeThe study of global event shape variables can provide sensitive tests of predictions for multijet production in proton-proton collisions. This paper presents a study of several event shape variables calculated using jet four momenta in proton-proton collisions at a centre-of-mass energy of 13 TeV and uses data recorded with the CMS detector at the LHC corresponding to an integrated luminosity of 2.2 fb$^{−1}$. After correcting for detector effects, the resulting distributions are compared with several theoretical predictions. The agreement generally improves as the energy, represented by the average transverse momentum of the two leading jets, increases.
- Gestão de Recursos Humanos em Portugal: as competências que as Instituições de Ensino Superior pretendem desenvolver nos seus estudantes: uma comparação entre graus académicos e subsistemas de Ensino SuperiorPublication . Godinho, Filipa Gamado; Dias, DianaO objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de Recursos Humanos, a partir dos programas curriculares que estabelecem para o curso, estabelecendo uma comparação entre graus académicos – Licenciaturas e Mestrados – e subsistemas do ensino superior – Universidades e Institutos Politécnicos. A partir dos dados fornecidos pela A3ES – Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação e Avaliação da Educação Superior, pudemos fazer uma análise qualitativa dos dados. Estes dados foram constituídos por 27 relatórios, que continham os resultados de aprendizagem esperados por cada instituição de ensino, sendo que 19 desses referiam-se a licenciaturas, 8 a mestrados, 20 a Universidades e 7 a Institutos Politécnicos. As comparações entre os subsistemas de ensino foram feitas com base no Regime Jurídico para Instituições de Ensino Superior (RJIES), uma vez que este estabelece a diferença entre um instituto politécnico e uma universidade. Assim foi permitido verificar se existiam diferenças entre os resultados de aprendizagem dos diferentes subsistemas tendo em conta o RJIES. Similarmente, baseamo-nos nos Descritores de Dublin em particular para verificar se os resultados de aprendizagem eram diferentes consoante o grau académico.
- Testing diffusion of cosmic rays in the heliosphere with proton and helium data from AMSPublication . Tomassetti, Nicola; Barão, Fernando; Bertucci, Bruna; Fiandrini, Emanuele; Figueiredo, José; Barreira, João; Orcinha, MiguelAfter six years of continuous observations in space, the Alpha Magnetic Spectrometer experiment has released new data on the temporal evolution of the proton and helium fluxes in cosmic rays. These data revealed that the ratio between proton and helium fluxes at the same value of rigidity $R=p/Z$ (momentum/charge ratio) is not constant at $R\lesssim$ 3 GV. In particular, the ratio is found to decrease steadily during the descending phase of Solar Cycle 24 toward the next minimum. We show that such a behavior is a remarkable signature of the $\beta\times\lambda(R)$ dependence in the diffusion of cosmic rays in heliosphere, where $\beta$ is their adimensional speed and $\lambda(R)$ is their mean free path, a universal function of rigidity for all nuclei. This dependence is responsible for distinctive charge/mass dependent effects in the time-dependent modulation of low-rigidity particles.