Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- VITASENIOR-MT: a telehealth solution for the elderly focused on the interaction with TVPublication . Pires, Gabriel; Frazão Correia, Pedro; Jorge, Dário; Mendes, Diogo; Gomes, Nelson; Dias, Pedro; Ferreira, Pedro; Lopes, Ana; Manso, António; Almeida, Luis; Lopes de Oliveira, Luís Miguel; Panda, Renato; Monteiro, Paulo; Grácio, Carla; Pereira, TelmoRemote monitoring of health parameters is a promising approach to improve the health condition and quality of life of particular groups of the population, which can also alleviate the current expenditure and demands of healthcare systems. The elderly, usually affected by chronic comorbidities, are a specific group of the population that can strongly benefit from telehealth technologies, allowing them to reach a more independent life, by living longer in their own homes. Usability of telehealth technologies and their acceptance by end-users are essential requirements for the success of telehealth implementation. Older people are resistant to new technologies or have difficulty in using them due to vision, hearing, sensory and cognition impairments. In this paper, we describe the implementation of an IoT-based telehealth solution designed specifically to address the elderly needs. The end-user interacts with a TV-set to record biometric parameters, and to receive warning and recommendations related to health and environmental sensor recordings. The familiarization of older people with the TV is expected to provide a more user-friendly interaction ensuring the effectiveness integration of the end-user in the overall telehealth solution.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Alves, Ana Filipa de Gomes; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos o relato, a reflexão e a avaliação de todas as etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus, ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No capítulo um estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros sete relatos são de atividades/aulas que observei dadas por educadoras e professoras de diferentes escolas. Os três últimos são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. No capítulo dois são apresentadas oito planificações de atividades/aulas elaboradas e aplicadas por mim, onde é feita uma reflexão acerca da mesma e as estratégias adotadas são justificadas com diferentes autores. No capítulo três encontram-se quatro dispositivos de avaliação de diferentes áreas/disciplinas. Estes dispositivos são compostos por uma pequena contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração fundamentada de grelhas e gráficos. No último capítulo é proposto um trabalho de projeto, para ser aplicado a crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado de forma a ser executado de uma forma prática e funcional. Este relatório foca-se na reflexão das práticas pedagógicas observadas e aplicadas no decorrer do período estágio. Reflexão esta que irá, certamente, contribuir para o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Lopes, Rute Inês de Lima Paixão; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV pretende apresentar parte do meu percurso académico enquanto estagiária com o objetivo de vir a ser educadora e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A realização do Estágio Profissional permitiu alargar horizontes, observar, analisar, refletir, mas principalmente evoluir quer do ponto de vista pessoal quer profissional e conhecer diversas realidades educativas sempre com o apoio dos educadores/professores orientadores e dos supervisores. O papel destes agentes possibilita uma avaliação e reflexão de uma prática educativa consciente e sistematizada. A observação, a prática docente acompanhada, orientada e refletida bem como a concretização de variadas atividades realizadas durante o estágio, as respetivas planificações, dispositivos de avaliação e a proposta de projeto proporcionaram-me uma formação em contexto real que permitiu desenvolver competências e atitudes necessárias para o meu futuro profissional. O Relatório de Estágio Profissional encontra-se dividido em quatro capítulos, entre eles: 10 relatos de estágios; 8 planificações; 4 dispositivos de avaliação e a proposta de um projeto final referentes à Educação Pré-Escolar e ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A proposta de projeto intitulado “Coração juntinho à Razão” foi planeada para crianças dos 3 aos 10 anos e tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade educativa para a importância de se “trabalhar” as emoções e as sensações em contexto escolar, numa perspetiva de valorizar as relações interpessoais, melhorar o ambiente educativo e a harmonia entre o grupo/turma. Termino com uma reflexão final onde se encontram as considerações finais e as referências bibliográficas e eletrónicas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Santos, Inês Moreira; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO presente trabalho intitula-se de Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV, visto que contempla situações vividas durante o estágio profissional. A elaboração deste relatório foi uma aprendizagem, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional. O presente relatório e a respetiva defesa pública permitem-me adquirir a certificação profissional para o exercício da profissão docente. As leituras, as pesquisas, e as reflexões que realizei contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional. O mesmo está dividido em diversas partes, nomeadamente introdução, 10 relatos, 8 planificações, 4 para cada valência, 4 dispositivos de avaliação, 2 de Educação Pré-Escolar e 2 de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e um trabalho de projeto, elaborado e pensado para a Educação Pré-Escolar. A proposta de projeto criada por mim, de seu nome Tu + Eu = Nós, pretende que as crianças estreitem e afinem as suas relações com os outros. É crucial, que desde cedo, elas percebam que vivemos em comunidade e temos de saber lidar com as diferenças, respeitando sempre a opinião do outro. Uma outra característica prende-se com a possibilidade de poderem ser trabalhadas todas as áreas em harmonia e cada atividade poderá ser adaptada à respetiva faixa etária. Com a aplicação do projeto, estará presente o trabalho educativo realizado no Jardim de Infância, bem como o desenvolvimento de atitudes e valores que permitam às crianças aprender “com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários”, tal como é defendido nas Orientações Curriculares.