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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Controlo da Qualidade do Leite UHT Sem LactosePublication . Dias, Nelson Tiago Oliveira; Gomes, David Manuel Gama SimõesEste relatório, elaborado no âmbito do Estágio do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, tem como intuito a descrição das atividades desenvolvidas no departamento da qualidade da Lactogal - Produtos Alimentares durante os seis meses de estágio. O estágio teve como principal objetivo o acompanhamento do controlo da qualidade do processo produtivo de um leite sem lactose pelo método de desdobramento em tanque e pelo método de injeção da enzima em linha (FlexDos) com desdobramento na embalagem. Ao longo deste relatório são descritas as etapas de produção de leite meio-gordo e magro sem lactose, assim como todas as análises físico-químicas e microbiológicas realizadas desde a receção da matéria-prima até ao produto acabado. Aos lotes de leite sem lactose produzidos pelo método do FlexDos foi desenvolvido um estudo ao comportamento de desdobramento de amostras incubadas a 10±1°C e a temperaturas ambiente, com diferente período de incubação 5, 6 e 7 dias. O estudo realizado permitiu concluir a real importância que a temperatura tem na atividade enzimática, pois as amostras incubadas no frigorífico para simular o pior cenário, só ao final do 7º dia apresentam a maioria dos resultados abaixo do limite máximo admitido. As amostras incubadas no armazém, logo sujeitas a temperaturas mais altas, apresentaram um desdobramento muito mais rápido, já que ao final de 5 dias, a concentração de lactose já é muito baixa Palavras – chave: Leite Sem Lactose, Controlo da Qualidade, FlexDos, Temperatura