ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing
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Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing by advisor "Lopes, Paula"
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- Bespoke E-Commerce - Customização em Massa no Calçado: Estudo de Caso MúltiplosPublication . Branco Rodrigues, Hugo Emanuel; Lopes, PaulaVerifica-se uma evolução nas estratégias empresariais de forma a satisfazer as expectativas específicas e individuais dos consumidores, sendo, a heterogeneidade da procura um elemento crítico para o marketing. Dá origem a estratégias de nichos, a ofertas de produtos diferenciadas, e exige um grande esforço efetivo por parte dos profissionais do marketing. Mass customization é descrita como um modelo que procura oferecer produtos e serviços customizados, ou seja, adaptados às necessidades e preferências dos consumidores, mas produzidos com a mesma eficiência que os produtos padronizados de grande escala. O principal objetivo desta estratégia é habilitar as empresas a reagir rapidamente às mudanças constantes das preferências dos consumidores, resolvendo a heterogeneidade da procura de forma eficiente. A procura pelo exclusivo e personalizado, evidencia a autenticidade que os consumidores atuais desejam preservar. As pessoas querem sentir-se diferenciadas, únicas e exclusivas, numa era onde tudo é fabricado em série e em larga escala. Este paradigma abriu portas para outros tipos de negócios de artigos personalizados, em diversas áreas. Uma empresa que opte por adequar a sua oferta ou parte dela à customização, deve primeiro reconhecer a necessidade de ter um processo de fabricação flexível, a possibilidade de reconfigurar os seus produtos ou serviços de acordo com as preferências individuais dos seus consumidores, criar uma plataforma de design envolvente e ter uma gestão eficiente do canal de suprimentos e do seu portfolio de produtos. Esta tese, com base em estudos de caso múltiplos, pretende analisar os processos técnicos nas empresas alvo, avaliar como estas empresas do setor do calçado utilizam a customização em massa através da web, na sua estratégia empresarial, a sua operacionalização, extensão, etapas e consequências.
- Dimensões da Qualidade Percebida no Serviço DeliveryPublication . Veríssimo Duarte, Vanessa Isabel; Lopes, PaulaNos dias de hoje, a restauração precisa de ter a capacidade de inovação, ou seja, de fornecer aos seus utilizadores os seus produtos sem que estes tenham de ir diretamente ao local procurá-los, de poder apreciar uma refeição no conforto da sua casa e de ter uma experiência distinta. Com o crescente aumento do número de empresas de serviço delivery nos últimos tempos para atender as mais diversas necessidades dos consumidores é necessário perceber e compreender a perspetiva dos utilizadores na utilização destes mesmos serviços. Desta forma este estudo realizado através da aplicação de um estudo quantitativo, tendo sido aplicados questionários aos utilizadores, pretende compreender a perspetiva dos consumidores na utilização das plataformas online de encomenda de refeições, delivery, na medida que serão analisadas as principais dimensões que interferem na perceção de qualidade que os mesmos têm referente aos serviços delivery. Os resultados desta investigação sugerem que os utilizadores do serviço delivery em geral encontram-se satisfeitos com os serviços que estes oferecem, contudo existem pontos de melhoramento, como é o caso das dimensões de apoio ao cliente e à capacidade de resposta.
- OS EVENTOS DESPORTIVOS E O PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19 EM PORTUGAL: DESAFIOS E CONSEQUÊNCIASPublication . Ribeiro Santos Fragoso, João Miguel; Lopes, PaulaA realização de eventos desportivos em Portugal tem um papel preponderante na sociedade portuguesa do ponto de vista económico e social. O presente estudo tem como objetivo compreender como a pandemia Covid-19 veio limitar, restringir, adiar e mesmo cancelar jogos de futebol e de outras modalidades desportivas. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia mista que incluiu a análise documental, entrevistas e inquérito por questionário. Assim, foram analisadas 29 notícias publicadas no período compreendido entre março de 2020 e dezembro de 2020 em três jornais desportivos portugueses em formato impresso e digital (A Bola, o Record e o Maisfutebol). Foram ainda realizadas cinco entrevistas a especialistas da área do desporto e aplicados 165 questionários a adeptos que costumam frequentar os estádios. Os resultados do Estudo 1 revelaram que as categorias mais mencionadas nas notícias foram a paralisação total dos eventos desportivos e o impacto económico. Relativamente ao Estudo 2 foi possível apurar que, apesar da pandemia ter afastado os adeptos dos estádios e outros recintos desportivos, o número de simpatizantes não diminuiu porque as pessoas que viam os jogos de futebol continuaram a fazê-lo. Por fim, os dados do Estudo 3 demostraram que a maior parte dos inquiridos referiu que não perdeu a conexão com o ambiente desportivo, mas, na época da pandemia, deixaram de ir ao estádio por ser obrigatório fazer teste à Covid-19.
- As Ferramentas de Comunicação de Marketing Integrado O caso McDonald’sPublication . Ivo, Lúcia Alexandra dos Santos; Lopes, PaulaEste relatório de estágio está pensado de acordo com o tema de comunicação de marketing e reflete as atividades e tarefas desempenhadas no âmbito do estágio desenvolvido no departamento de Marketing da McDonald’s. As tarefas englobaram uma série de atividades de comunicação que poderemos inserir na Comunicação Integrada de Marketing, desde o marketing tradicional ao marketing digital. Deste modo, será feita a revisão de literatura adequada ao tema. A metodologia aplicada será a de observação participante, bem como entrevistas a especialistas de acordo com as áreas de atividade abordadas. Os resultados serão apresentados no final, prevendo-se concluir quais serão as atividades que alcançam os objetivos e que melhor comunicam com o público alvo.
- O Impacto da Marca Própria no Sector da Grande Distribuição em PortugalPublication . Afonso dos Santos, Ana Salomé; Lopes, PaulaNos primórdios da sua criação as marcas próprias fornecidas por grandes retalhistas eram marcas simples e marcas fracas. À medida que essas marcas começaram a crescer, adquiriram novos contornos e desenvolveram características próprias, evoluindo para marcas competitivas. As marcas próprias tendem a ter um impacto positivo no mercado, o que tem levado a uma crescente quota de mercado. Atualmente, essas marcas são vistas como uma vantagem competitiva que pode atrair mais consumidores. Nesse sentido, queremos entender se o impacto que as marcas próprias têm para a grande distribuição em Portugal, se são escolhidas apenas pelo seu preço, qualidade e se a fidelidade à marca continua crescendo como tem vindo a acontecer ao longo dos anos. Este estudo aplica-se à Marca Própria Pingo Doce e inclui uma entrevista com à Diretora Comercial de Marca Própria, uma entrevista com o Responsável de Estudos de Mercado e Consumidor e com a Gestora de Programas da área da Sustentabilidade.
- O Impacto do Comportamento do Consumidor no Ciclo de Inovação e na Performance EmpresarialPublication . da Costa Ramos, Pedro Manuel; Lopes, PaulaEste trabalho de investigação fixa-se na problemática relativa ao modo como os diferentes fatores que tendem a influenciar o comportamento do consumidor: socioculturais; económicos; pessoais; psicológicos, podem afetar positivamente o ciclo de inovação e, por inerência, o desempenho empresarial, não só em termos quantitativos, como também em termos qualitativos. Com base na literatura existente foi conceptualizado um modelo teórico, suportado por 9 proposições operacionais que se denominou de “modelo concetual para avaliação do impacto no comportamento do consumidor no ciclo de inovação e na performance empresarial”, por via da relação entre o sistema de fatores inerentes ao comportamento do consumidor e a sua consequente relação com as dimensões: ciclo e inovação e performance empresarial. Seguindo a investigação uma metodologia empírico-formal, o processo envolve uma recolha de dados através de um questionário a uma amostra de PME´s do tecido empresarial português – com recurso a um universo amostral de empresas associadas da Associação Empresarial de Portugal (AEP). É nosso objetivo e convicção, terminado o processo de estimação, através da aplicação de um processo de modelagem baseado em equações estruturais, comprovar a existência de efeitos positivos e estatisticamente relevantes entre as três dimensões que compõem o modelo desenvolvido.
- A IMPORTÂNCIA DE UM COMÉRCIO OMNICANAL. O IMPACTO DE UMA ESTRATÉGIA “BUY ONLINE AND PICK UP IN-STORE” (BOPS) NO RETALHO.Publication . Alexandra Rocha, Vanessa; Lopes, PaulaO comércio a retalho tem vindo a alterar-se ao longo dos anos em resposta às constantes mudanças no mercado e à crescente inovação tecnológica. A abordagem omnicanal surge como um modelo de integração dos canais online e offline, que vem dar resposta a estas mudanças e à alteração de comportamentos impulsionada pelo novo consumidor digital: a geração dos millennials. No entanto, com o surgimento da pandemia COVID-19 em larga escala, nos últimos dois anos, o retalho teve de adaptar as suas estratégias comerciais e enquadrar-se rapidamente numa nova realidade, surgindo a necessidade de acelerar o digital, o que deu origem ao forte crescimento do comércio online. A estratégia BOPS, por sua vez, surge como uma forma de aumentar a disponibilidade de produto e o cliente poder comprar online e levantar na loja física, podendo usufruir de tempos de entrega mais reduzidos. A presente investigação teve como objetivos investigar o processo de compra online no retalho de desporto e compreender a importância do Click and Collect no processo de compra através da loja online. Tendo em conta os objetivos, foi utilizado o estudo de caso da Decathlon e adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista e à observação de participante. As entrevistas foram realizadas via e-mail. Os resultados obtidos concluíram que a loja online no retalho de desporto não funciona sem as lojas físicas; a estratégia Click and Collect da Decathlon é importante para o cliente online; e que a estratégia BOPS amplia as vendas na loja física.
- Influência das Redes Sociais na Decisão de Compra de Produtos de CosméticaPublication . Marques Cabral, Filipa; Lopes, PaulaAo longo dos anos, a sociedade tem testemunhado notáveis mudanças impulsionadas pelo surgimento da internet e das novas tecnologias. O desenvolvimento tecnológico foi o catalisador inicial na transformação do comportamento dos consumidores e dos seus hábitos de consumo. Neste contexto, as redes sociais emergem como o motor dessa mudança, apresentando novas ferramentas e funcionalidades vantajosas para os profissionais de marketing na captação dos consumidores, especialmente no dinâmico mercado dos cosméticos. Esta investigação teve como objetivo compreender o poder das redes sociais na decisão de compra dos consumidores, para perceber se existia influência por parte dos conteúdos publicados e se isso afetava a sua escolha no ato da compra de produtos de cosmética. Numa visão mais centralizada, elaboraram-se objetivos específicos que pretendiam entender se as decisões de compra dos consumidores de produtos de cosmética podiam ser afetadas pelo conteúdo publicado pelas marcas de cosmética, pela opinião dos influencers digitais, pela opinião de familiares, amigos e conhecidos ou pela frequência de utilização das redes sociais. Foram também desenvolvidas quatro hipóteses para dar resposta aos objetivos apresentados. Para melhor compreensão deste estudo foram realizados estudos quantitativos, como a elaboração de um inquérito aplicado a 200 indivíduos para compreender a visão dos clientes e ainda, estudos qualitativos, como a aplicação de uma entrevista a um profissional de marketing do setor da cosmética, de forma a compreender a perspetiva dos profissionais do setor. A partir destes dois estudos concluiu-se que as redes sociais, a frequência de utilização das mesmas, as opiniões dos influencers digitais e de familiares, amigos e conhecidos, têm uma influência significativa na decisão de compra do consumidor de produtos de cosmética.
- Marketing B2B no Sector da Pintura IndustrialPublication . Santágueda Balsinha, António José; Lopes, PaulaEsta dissertação tem por objectivo perceber a importância do serviço pós-venda no negócio B2B internacional. O caso analisado é uma empresa que vende um produto para empresas do sector indústrial e que mantém a ligação com os clientes empresariais através de um serviço gratuito que ajuda a manter um consumo equilibrado do produto vendido. A revisão de literatura destaca a importância do factor de relacionamento com o cliente no âmbito da comunicação, um dos P’s do Marketing, através da figura do profissional que ajuda o processo das vendas no inicio e que se torna gestor de cliente no pós-venda. Destaca ainda as diferentes características do negócio B2B para sectores específicos. O estudo empírico engloba uma análise de conteúdo web do site da empresa estudada, entrevistas a profissionais do sector para recolher a informação necessária à elaboração de um questionário aplicado a cinco empresas que são clientes e que compram o produto principal, tintas em pó para indústria, e utilizam o software de manutenção, um serviço gratuito fornecido pela AKZONOBEL.
- Marketing Digital e Redes Sociais nos Hotéis de LuxoPublication . Carvalhede Ribeiro Cabral, Sara Sofia; Lopes, PaulaEsta dissertação incide sobre o tema do marketing digital ao nível das redes sociais em hotéis de luxo. O principal objetivo é perceber a influência exercida pela comunicação nas redes sociais das unidades de alojamento para a tomada de decisão dos consumidores. Para compreender melhor os conceitos que englobam a temática em estudo, será feita uma revisão de literatura, que abordará temas que já foram estudados por outros autores, como o marketing e a sua evolução; o marketing digital; o marketing turístico e hoteleiro; o que são as redes sociais e as estratégias de marketing que se faz nestas plataformas, bem como dados sobre o Facebook e o Instagram; o conceito de luxo; formas de alojamento turístico e, por fim, a evolução da hotelaria de luxo em Portugal. Será explanada a metodologia seguida com o propósito de alcançar os objetivos gerais e específicos do estudo em questão e por fim, a discussão dos resultados obtidos e respetiva conclusão.