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Authors
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Abstract(s)
O comércio a retalho tem vindo a alterar-se ao longo dos anos em resposta às constantes
mudanças no mercado e à crescente inovação tecnológica. A abordagem omnicanal surge como
um modelo de integração dos canais online e offline, que vem dar resposta a estas mudanças e
à alteração de comportamentos impulsionada pelo novo consumidor digital: a geração dos
millennials. No entanto, com o surgimento da pandemia COVID-19 em larga escala, nos
últimos dois anos, o retalho teve de adaptar as suas estratégias comerciais e enquadrar-se
rapidamente numa nova realidade, surgindo a necessidade de acelerar o digital, o que deu
origem ao forte crescimento do comércio online. A estratégia BOPS, por sua vez, surge como
uma forma de aumentar a disponibilidade de produto e o cliente poder comprar online e levantar
na loja física, podendo usufruir de tempos de entrega mais reduzidos.
A presente investigação teve como objetivos investigar o processo de compra online no
retalho de desporto e compreender a importância do Click and Collect no processo de compra
através da loja online.
Tendo em conta os objetivos, foi utilizado o estudo de caso da Decathlon e adotada uma
metodologia qualitativa com recurso à entrevista e à observação de participante. As entrevistas
foram realizadas via e-mail.
Os resultados obtidos concluíram que a loja online no retalho de desporto não funciona
sem as lojas físicas; a estratégia Click and Collect da Decathlon é importante para o cliente
online; e que a estratégia BOPS amplia as vendas na loja física.
Description
Keywords
Retalho Omnicanal BOPS Online Offline