Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.01 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação tem por objectivo perceber a importância do serviço pós-venda no negócio B2B internacional. O caso analisado é uma empresa que vende um produto para empresas do sector indústrial e que mantém a ligação com os clientes empresariais através de um serviço gratuito que ajuda a manter um consumo equilibrado do produto vendido.
A revisão de literatura destaca a importância do factor de relacionamento com o cliente no âmbito da comunicação, um dos P’s do Marketing, através da figura do profissional que ajuda o processo das vendas no inicio e que se torna gestor de cliente no pós-venda. Destaca ainda as diferentes características do negócio B2B para sectores específicos.
O estudo empírico engloba uma análise de conteúdo web do site da empresa estudada, entrevistas a profissionais do sector para recolher a informação necessária à elaboração de um questionário aplicado a cinco empresas que são clientes e que compram o produto principal, tintas em pó para indústria, e utilizam o software de manutenção, um serviço gratuito fornecido pela AKZONOBEL.
Description
Keywords
Marketing, Marketing B2B, Sector de tinta em pós para a indústria.