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Abstract(s)
Este trabalho de investigação fixa-se na problemática relativa ao modo como os diferentes fatores que tendem a influenciar o comportamento do consumidor: socioculturais; económicos; pessoais; psicológicos, podem afetar positivamente o ciclo de inovação e, por inerência, o desempenho empresarial, não só em termos quantitativos, como também em termos qualitativos.
Com base na literatura existente foi conceptualizado um modelo teórico, suportado por 9 proposições operacionais que se denominou de “modelo concetual para avaliação do impacto no comportamento do consumidor no ciclo de inovação e na performance empresarial”, por via da relação entre o sistema de fatores inerentes ao comportamento do consumidor e a sua consequente relação com as dimensões: ciclo e inovação e performance empresarial.
Seguindo a investigação uma metodologia empírico-formal, o processo envolve uma recolha de dados através de um questionário a uma amostra de PME´s do tecido empresarial português – com recurso a um universo amostral de empresas associadas da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
É nosso objetivo e convicção, terminado o processo de estimação, através da aplicação de um processo de modelagem baseado em equações estruturais, comprovar a existência de efeitos positivos e estatisticamente relevantes entre as três dimensões que compõem o modelo desenvolvido.
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Keywords
Ciclo de Inovação, Comportamento do Consumidor, Performance; Produtos.