Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Silva Rodrigues, Maria do Rosário

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superior
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pessoa, Ana Maria
    O presente estudo enquadra-se no âmbito do projeto Empower Eportfolio Process financiado pelo ERASMUS+ KA2, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e investigadores de diversos países europeus. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no projeto tem permitido sistematizar algumas reflexões sobre a perspetiva dos estudantes quanto à utilização dos portefólios digitais como instrumento de aprendizagem e de avaliação. De entre essas conclusões provisórias, destacamos a opinião que os estudantes construiram sobre o papel dos pares no processo de aprendizagem. Esta análise foi feita pelo grupo de trabalho português que promoveu três entrevistas coletivas com estudantes de diversos cursos da ESEIPS. Uma primeira análise dos dados recolhidos permitiu perceber que a interação entre pares tem um papel muito importante na aprendizagem dos estudantes e que, por essa razão, deve ser estimulada.
  • Os putos também fazem filmes?
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, João
    Este artigo analisa a metodologia de ensino e aprendizagem adoptada numa sala de 3º e 4º ano de 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e a inclusão das tecnologias nesse contexto. O professor optou por uma metodologia de carácter construtivista, centrada no trabalho dos alunos e na exposição do seu trabalho aos colegas e à crítica do grande grupo. Em todas as fases do trabalho se registou a presença das tecnologias que se constituíram como uma ferramenta de suporte à aprendizagem dos astros mas, cuja utilização, proporcionou também o desenvolvimento de competências de utilização das próprias tecnologias. O desenvolvimento destas competências tem cada vez mais importância, não só pela presença das tecnologias no quotidiano do século XXI e pela importância que podem ter nas profissões futuras destes alunos, mas também pelo valor que lhes atribuem as recentes metas de aprendizagem publicadas pelo Ministério da Educação.
  • As TIC no estudo do meio
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, João
    Este artigo analisa a metodologia de ensino e aprendizagem adoptada numa sala de 3º e 4º ano de 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e a inclusão das tecnologias nesse contexto. O professor optou por uma metodologia de carácter construtivista, centrada no trabalho dos alunos e na exposição do seu trabalho aos colegas e à crítica do grande grupo. Em todas as fases do trabalho se registou a presença das tecnologias que se constituíram como uma ferramenta de suporte à aprendizagem dos astros mas, cuja utilização, proporcionou também o desenvolvimento de competências de utilização das próprias tecnologias, cujo valor é realçado nas recentes metas de aprendizagem publicadas pelo Ministério da Educação.
  • Integração didática dos portáteis Magalhães numa sala de 1º CEB
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, António
    Num contexto em que os alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico dispunham de computadores portáteis (os Magalhães) decidimos levar a cabo um estudo de caso com caraterísticas etnográficas, no ano letivo de 2009/2010, na sala de aula de um professor deste ciclo de ensino, habitual utilizador das TIC, com o objetivo de tentar inferir sobre os reflexos da integração educativa das TIC, não só nos resultados escolares dos alunos, mas também no desenvolvimento das suas competências tecnológicas. O sucesso dos resultados obtidos pelos alunos permite-nos pensar que deviam ser criadas condições de acesso a computadores de baixo custo para os alunos cujos professores desejassem desenvolver um trabalho assíduo e regular de utilização didática das tecnologias. Esta recomendação torna-se particularmente pertinente para os alunos pertencentes a agregados familiares mais desfavorecidos onde este pequeno computador é, muitas vezes, o único meio de contribuir para que o fosso digital não se agrave.
  • Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, João
    Este artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.
  • Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição no 1º ano de escolaridade
    Publication . Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Chambel, Ana Filipa
    A experiência relatada teve como principal objetivo perceber como a Robótica Educativa (RE) pode contribuir para o desenvolvimento de sentido de número e para o desenvolvimento do raciocínio em alunos que iniciam o seu percurso escolar. De entre as várias atividades desenvolvidas pelos alunos, houve uma em que usaram robôs, que também são vendidos como brinquedos, para aprender enquanto realizavam uma tarefa de caracter lúdico. Os resultados sugerem que os alunos se envolveram na atividade desenvolveram algumas competências no domínio da Matemática que estavam previstas e ainda outras com que não se contava inicialmente, como o desenvolvimento de estratégias para subtrair que não faziam parte da planificação da atividade. Além disso, por trabalharem a pares, melhoraram as suas competências sociais, reflexo de trabalho em grupo e de partilha de opiniões e conjeturas.
  • Utilização de robots de solo em contextos informais de formação
    Publication . Simas, Maria da Luz; Frango, Mariana; Rodrigues, Maria Rosário; Felício, Pedro
    A Unidade Curricular (UC) Carteira de Competências pertence a todos os planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e é um contexto de aprendizagem em funcionamento desde o ano letivo 2007/2008. Esta UC, tem como principal objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes, em contextos reais que sejam complementares às respetivas formações. As atividades são desenvolvidas ao longo dos três anos dos cursos, selecionadas ou dinamizadas pelos estudantes, em estreito acordo com um professor tutor. No ano letivo 2018/2019 foi criado na ESE/IPS o Clube de Robots Educativos. Este funciona em formato extracurricular e oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver atividades ao nível da robótica educativa enquadráveis no âmbito da Carteira de Competências. Neste primeiro ano de ação, foram várias as estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica que se inscreveram no Clube e que desenvolveram e dinamizaram atividades, dentro e fora da escola. Neste artigo apresenta-se uma das atividades desenvolvidas em contexto informal de formação, realizada em colaboração entre dois professores e duas estudantes. Procurar-se-á descrever e refletir sobre esta experiência, apresentar evidências de potencialidades da utilização de robots de solo para a aprendizagem e refletir sobre a pertinência destas atividades no âmbito da Carteira de Competências.
  • Uma história coletiva, a web 2.0 e os computadores Magalhães
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, António; Grácio, João
    Este artigo surge na sequência de um estudo de caso com caráter etnográfico efetuado numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB). O professor da turma em estudo é um convicto utilizador das TIC com os seus alunos porque acredita na melhoria das suas aprendizagens quando alia uma metodologia orientada para projetos à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Um dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo foi um livro coletivo com participação de todos os alunos e onde as TIC desempenharam papéis relevantes e diversificados em todo o processo de trabalho. Neste artigo pretendemos refletir sobre este projeto, sobre o modo como foi organizado, como nele foram integradas as TIC e sobre o desenvolvimento de competências dos alunos.
  • Adaptação multimédia de um texto escrito
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Pinto, Paulo Feytor
    Neste texto apresenta-se uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas de dois professores responsáveis pela lecionação conjunta da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, da licenciatura em Educação Básica. A reflexão assenta em resultados recolhidos através da observação participante durante aulas com duas turmas, através das reflexões individuais finais escritas pela totalidade dos estudantes das duas turmas, através de três trabalhos produzidos a pares por alguns estudantes e, por fim, através de entrevista com estes estudantes. Com o conjunto de atividades em análise, pretendia-se desenvolver a competência de escrita narrativa e de produção de um texto multimédia. Constatou-se, porém, que as novas aprendizagens mais relevantes se verificaram noutras áreas: na produção do guião, ferramenta transformadora do texto escrito em texto multimédia, e no registo da expressão oral planificada das crianças que colaboraram na criação do PhotoStory.
  • A aprendizagem proporcionada pela transformação de um texto escrito num texto multimédia
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Pinto, Paulo Feytor
    Neste texto apresenta-se uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas de dois professores responsáveis pela lecionação conjunta da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, da licenciatura em Educação Básica. A reflexão assenta em resultados recolhidos através da observação participante durante aulas com duas turmas, através das reflexões individuais finais escritas pela totalidade dos estudantes das duas turmas, através de três trabalhos produzidos a pares por alguns estudantes e, por fim, através de entrevista com estes estudantes. Com o conjunto de atividades em análise, pretendia-se desenvolver a competência de escrita narrativa e de produção de um texto multimédia. Constatou-se, porém, que as novas aprendizagens mais relevantes se verificaram noutras áreas: na produção do guião, ferramenta transformadora do texto escrito em texto multimédia, e no registo da expressão oral planificada das crianças que colaboraram na criação do PhotoStory.