Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição no 1º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A experiência relatada teve como principal objetivo perceber como a Robótica Educativa (RE) pode contribuir para o desenvolvimento de sentido de número e para o desenvolvimento do raciocínio em alunos que iniciam o seu percurso escolar. De entre as várias atividades desenvolvidas pelos alunos, houve uma em que usaram robôs, que também são vendidos como brinquedos, para aprender enquanto realizavam uma tarefa de caracter lúdico. Os resultados sugerem que os alunos se envolveram na atividade desenvolveram algumas competências no domínio da Matemática que estavam previstas e ainda outras com que não se contava inicialmente, como o desenvolvimento de estratégias para subtrair que não faziam parte da planificação da atividade. Além disso, por trabalharem a pares, melhoraram as suas competências sociais, reflexo de trabalho em grupo e de partilha de opiniões e conjeturas.

Description

Keywords

Robótica Educativa Aprendizagem Matemática

Citation

Torres, J. V., Rodrigues, M. R., & Chambel, A. F. (2020). Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição no 1.º ano de escolaridade. In A. A. A. Carvalho, F. Revuelta, D. Guimarães, A. Moura, C. G. Marques, I. L. Santos, & S. Cruz (Eds.), Atas dos 5o Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 520–528). Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License