Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
380.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A experiência relatada teve como principal objetivo perceber como a Robótica
Educativa (RE) pode contribuir para o desenvolvimento de sentido de número e para o
desenvolvimento do raciocínio em alunos que iniciam o seu percurso escolar. De entre as
várias atividades desenvolvidas pelos alunos, houve uma em que usaram robôs, que também
são vendidos como brinquedos, para aprender enquanto realizavam uma tarefa de caracter
lúdico. Os resultados sugerem que os alunos se envolveram na atividade desenvolveram
algumas competências no domínio da Matemática que estavam previstas e ainda outras com
que não se contava inicialmente, como o desenvolvimento de estratégias para subtrair que
não faziam parte da planificação da atividade. Além disso, por trabalharem a pares,
melhoraram as suas competências sociais, reflexo de trabalho em grupo e de partilha de
opiniões e conjeturas.
Description
Keywords
Robótica Educativa Aprendizagem Matemática
Citation
Torres, J. V., Rodrigues, M. R., & Chambel, A. F. (2020). Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição no 1.º ano de escolaridade. In A. A. A. Carvalho, F. Revuelta, D. Guimarães, A. Moura, C. G. Marques, I. L. Santos, & S. Cruz (Eds.), Atas dos 5o Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 520–528). Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20.