Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização de robots de solo em contextos informais de formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
cnappes.pdf7.82 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Unidade Curricular (UC) Carteira de Competências pertence a todos os planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e é um contexto de aprendizagem em funcionamento desde o ano letivo 2007/2008. Esta UC, tem como principal objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes, em contextos reais que sejam complementares às respetivas formações. As atividades são desenvolvidas ao longo dos três anos dos cursos, selecionadas ou dinamizadas pelos estudantes, em estreito acordo com um professor tutor. No ano letivo 2018/2019 foi criado na ESE/IPS o Clube de Robots Educativos. Este funciona em formato extracurricular e oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver atividades ao nível da robótica educativa enquadráveis no âmbito da Carteira de Competências. Neste primeiro ano de ação, foram várias as estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica que se inscreveram no Clube e que desenvolveram e dinamizaram atividades, dentro e fora da escola. Neste artigo apresenta-se uma das atividades desenvolvidas em contexto informal de formação, realizada em colaboração entre dois professores e duas estudantes. Procurar-se-á descrever e refletir sobre esta experiência, apresentar evidências de potencialidades da utilização de robots de solo para a aprendizagem e refletir sobre a pertinência destas atividades no âmbito da Carteira de Competências.

Description

Keywords

Robots de Solo Aprendizagem Contextos Informais e Não Formais

Pedagogical Context

Citation

Simas, M., Frango, M., Rodrigues, M. R., & Felício, P. (2020). Utilização de robots de solo em contextos informais de formação. In CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 19–24). Instituto Politécnico de Santarém.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License