Repository logo
 
Publication

Utilização de robots de solo em contextos informais de formação

dc.contributor.authorSimas, Maria da Luz
dc.contributor.authorFrango, Mariana
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorFelício, Pedro
dc.date.accessioned2021-01-12T09:54:59Z
dc.date.available2021-01-12T09:54:59Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA Unidade Curricular (UC) Carteira de Competências pertence a todos os planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e é um contexto de aprendizagem em funcionamento desde o ano letivo 2007/2008. Esta UC, tem como principal objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes, em contextos reais que sejam complementares às respetivas formações. As atividades são desenvolvidas ao longo dos três anos dos cursos, selecionadas ou dinamizadas pelos estudantes, em estreito acordo com um professor tutor. No ano letivo 2018/2019 foi criado na ESE/IPS o Clube de Robots Educativos. Este funciona em formato extracurricular e oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver atividades ao nível da robótica educativa enquadráveis no âmbito da Carteira de Competências. Neste primeiro ano de ação, foram várias as estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica que se inscreveram no Clube e que desenvolveram e dinamizaram atividades, dentro e fora da escola. Neste artigo apresenta-se uma das atividades desenvolvidas em contexto informal de formação, realizada em colaboração entre dois professores e duas estudantes. Procurar-se-á descrever e refletir sobre esta experiência, apresentar evidências de potencialidades da utilização de robots de solo para a aprendizagem e refletir sobre a pertinência destas atividades no âmbito da Carteira de Competências.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSimas, M., Frango, M., Rodrigues, M. R., & Felício, P. (2020). Utilização de robots de solo em contextos informais de formação. In CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 19–24). Instituto Politécnico de Santarém.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-95259-8-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34658
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectRobots de Solopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectContextos Informais e Não Formaispt_PT
dc.titleUtilização de robots de solo em contextos informais de formaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.familyNameRebelo Felício
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNamePedro Miguel
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.ciencia-idDE13-E89B-F709
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.orcid0000-0003-3290-7363
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication8b9901d2-28c6-488e-ae25-cb417b19657b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cnappes.pdf
Size:
7.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format