Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Formação académica e projetos de práticas artísticas: uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandosPublication . Figueiredo, Carla Cibele; Vasconcelos, António Ângelo; Felício, PedroNo âmbito da Pós-graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procurou-se, a partir de necessidades identificadas nos contextos de ação pessoal, profissional e/ou comunitária dos formandos, construir a centralidade da formação. Ao considerarmos este objetivo como eixo central do processo formativo, procurámos ultrapassar os tradicio nais currículos fragmentados que impõem as Unidades Curriculares como barreiras ao trabalho coletivo entre docentes e entre estes e os estudantes. Trata-se, numa primeira parte, e de acordo com o mote lançado pelo MEXE, de analisar a forma como se construiu o “comum” no próprio processo formativo. Numa segunda par te, numa lógica próxima da meta-análise, procurámos analisar o “comum” em três dos projetos efetivamente desenvolvidos e concluídos pelos formandos, identifican do o que os aproxima e distancia enquanto processos de intervenção artística nesses contextos.
- The use of ground robots in primary education: students' perspectivesPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Felício, PedroIn school year 2018/2019, the subject curricular use of educational robotics was integrated into the master’s course of teacher training at the School of Higher Education of the Polytechnic Institute of Setúbal. The topic was presented, experimented and discussed in the classroom and the students had the opportunity to build some activities aiming for curricular integration of robots in their supervised internship contexts. As this is a new experience, we have considered has be very important to collect the students' written perceptions of the experience, which we analyze in this article. We believe that this experience, introducing the above-mentioned subject into the curriculum was successful and it should be continued in the coming years.
- Utilização de robots de solo em contextos informais de formaçãoPublication . Simas, Maria da Luz; Frango, Mariana; Rodrigues, Maria Rosário; Felício, PedroA Unidade Curricular (UC) Carteira de Competências pertence a todos os planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e é um contexto de aprendizagem em funcionamento desde o ano letivo 2007/2008. Esta UC, tem como principal objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relevantes, em contextos reais que sejam complementares às respetivas formações. As atividades são desenvolvidas ao longo dos três anos dos cursos, selecionadas ou dinamizadas pelos estudantes, em estreito acordo com um professor tutor. No ano letivo 2018/2019 foi criado na ESE/IPS o Clube de Robots Educativos. Este funciona em formato extracurricular e oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver atividades ao nível da robótica educativa enquadráveis no âmbito da Carteira de Competências. Neste primeiro ano de ação, foram várias as estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica que se inscreveram no Clube e que desenvolveram e dinamizaram atividades, dentro e fora da escola. Neste artigo apresenta-se uma das atividades desenvolvidas em contexto informal de formação, realizada em colaboração entre dois professores e duas estudantes. Procurar-se-á descrever e refletir sobre esta experiência, apresentar evidências de potencialidades da utilização de robots de solo para a aprendizagem e refletir sobre a pertinência destas atividades no âmbito da Carteira de Competências.
- Robôs na formação inicial de professores: uma experiência em contexto não formalPublication . Simas, Maria; Rodrigues, Maria Rosário; Felício, PedroEste artigo surge como oportunidade de analisar uma atividade desenvolvida por uma estudante e dois professores constituída pela conceção, desenvolvimento e aplicação de um conjunto de propostas de carácter lúdico, num contexto não formal de educação, com crianças de 1.º e 2.º ciclo. As atividades foram desenvolvidas no âmbito de uma Unidade Curricular de Licenciatura, designada Carteira de Competências que tem por objetivo creditar aprendizagens e competências adquiridas e/ou desenvolvidas pelos/as estudantes em situações e contextos não-letivos. A atividade em estudo foi concebida para trabalhar o sistema digestivo e consiste em tabuleiros sobre os quais as crianças tinham de traçar percursos para resolver desafios que eram testados com a ajuda de um robô de solo. A análise dos resultados da experiência indicia que, para além do significativo envolvimento das crianças na atividade desenvolvida, esta parece ter contribuído para um melhor entendimento dos conceitos nela tratados. De notar, também, os aspetos relacionados com a autonomia e criatividade que a estudante em formação revelou, aspetos valorizados na Carteira de Competências.
- PRECASE – Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-BissauPublication . Felício, Pedro; Figueiredo, Miguel