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ISSSP - Dissertações de mestrado em Serviço Social

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Recent Submissions

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  • Frio na Alma. Apreensão de significados atribuídos ao trabalho sexual assistencial na diversidade funcional
    Publication . Isabel Cristina Tavares Brás; Mendes, , Sandra; Melo,, Sara
    A presente Dissertação analisa os significados atribuídos ao trabalho sexual com carácter assistencial, centrando-se nas pessoas com diversidade funcional e no papel que o serviço social pode desempenhar neste campo. O estudo teve como objetivos compreender a assistência sexual como realidade de trabalho de trabalhadores sexuais, analisar as perceções de trabalhadores/as sexuais, das pessoas com diversidade funcional e assistentes sociais acerca dos efeitos da assistência sexual. A investigação segue uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a três grupos distintos: assistentes sexuais, assistentes sociais e pessoas com diversidade funcional. A análise dos dados permitiu identificar pontos de convergência e divergência entre os participantes, revelando tensões éticas, jurídicas e sociais deste fenómeno. Os resultados evidenciam que a assistência sexual, embora seja um tema controverso em Portugal e com lacunas legais, é percebida como sendo uma forma de bem-estar, confiança, empoderamento e inclusão social. Também se constatou que o serviço social tem um papel na problematização crítica destas práticas, devendo orientar-se por princípios anti opressivos e de justiça social, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e para a defesa dos direitos das pessoas com diversidade funcional.
  • O Direito à Habitação das Comunidades Ciganas: Um Estudo de Caso sobre o Processo de Realojamento no Vale do Sousa
    Publication . Teixeira Moreira, Marisa Daniela; Machado, , Idalina; Mendes, Sandra
    Partindo do enquadramento legal do direito à habitação e da persistente exclusão sociohabitacional das comunidades ciganas em Portugal e procurando responder à questão “Em que medida o realojamento satisfaz as necessidades habitacionais, melhora a qualidade de vida e potencia a integração social segundo as perceções dos residentes e dos técnicos?”, este estudo analisou o processo de realojamento de vinte e uma famílias de etnia cigana para habitações sociais numa região do Vale do Sousa, no distrito do Porto, bem como o papel de quatro técnicos municipais que acompanharam a intervenção. Recorreu-se a um desenho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas. As 25 transcrições foram submetidas a análise de conteúdo com codificação temática assistida pelo MAXQDA. O corpus das famílias gerou ainda representações gráficas de frequência lexical e distribuição de códigos. Os resultados mostram benefícios inequívocos a nível de conforto físico, salubridade e perceção de segurança. A satisfação global com a nova casa é elevada, mas contrabalançada por desafios quotidianos: falta de arrumação, escadas em pisos superiores, ausência de espaço exterior para atividades tradicionais (cestaria, lenha, sucata) e uma nova pressão financeira decorrente do pagamento de renda, água e luz. As relações de vizinhança mantêm-se fortes dentro da família alargada, mas os entrevistados relatam vigilância e sentimentos de discriminação por parte de residentes não ciganos. Quanto aos profissionais, estes confirmam as melhorias objetivas e reconhecem que a fase crítica é a da sustentabilidade económica e a de mediação intercultural. Defendem um acompanhamento de proximidade, a dispersão futura dos agregados por diferentes empreendimentos e criação de espaços multifuncionais onde as famílias possam preservar modos de vida e gerar rendimento. O estudo contribui para a literatura ao reunir, num mesmo território, a voz dos residentes e dos técnicos, revelando que o acesso à habitação, apesar do seu valor, não encerra o processo: requer apoio financeiro gradual, gestão comunitária dos espaços comuns e estratégias antidiscriminação para transformar a satisfação inicial em inclusão efetiva e duradoura.
  • MelhorArte. Um Projeto de Intervenção pela Arte com Pessoas Idosas Institucionalizadas
    Publication . Costa Baixo, Ana Cristina; Melo,, Sara
    Nos últimos anos, a sociedade portuguesa tem-se deparado com um drástico envelhecimento populacional fruto, essencialmente, da diminuição da taxa de natalidade e do aumento significativo da esperança de vida que conduz ao crescimento da população idosa com idade muito avançada que é mais suscetível a doenças crónicas e a limitações físicas e cognitivas e, por isso, mais dependente (Jesus, Orlandi & Zazzetta, 2018). Os idosos dependentes carecem do auxílio de outra pessoa para execução das suas atividades da vida diária (Figueiredo et al., 2020), sendo que, com o evoluir da dependência, surge a necessidade de encontrarem uma resposta que lhes permita ter este suporte, como é o caso da institucionalização. A institucionalização, na sociedade moderna, é uma resposta que não se adequa às reais necessidades deste grupo populacional, já que muitas delas são estruturas onde há a ausência de atenção centrada na pessoa e nos cuidados diferenciados, o quadro do pessoal é desmotivado e insuficiente e os serviços prestados são desadequados à condição dos seus residentes (União das Misericórdias Portuguesas, 2021). A arte tem impactos positivos na vida de qualquer pessoa, principalmente, nas pessoas idosas, pois promove laços interpessoais; desenvolve o autoconhecimento; aumenta as oportunidades de autoexpressão; melhora a autoestima; aumenta a capacidade de comunicação; aumenta as oportunidades de divertimento; diminui o stress; reduz o risco de desenvolver demência; diminui a ansiedade; melhora a concentração e a memória; aumenta a motivação e autonomia e possibilita o compartilhamento de dificuldades, desejos e sonhos. Assim, tendo em conta a realidade de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da região norte de Portugal e o seu público-alvo, considera-se relevante o desenvolvimento de um projeto de intervenção com os idosos institucionalizados através da arte, com vista à promoção do seu bem-estar e à melhoria da sua qualidade de vida. Nesta lógica, é fundamental refletir sobre estratégias que alterem a realidade destas estruturas e que permitam aos seus residentes sentirem-se mais integrados, participativos e motivados, de modo a minimizar o seu sofrimento, para assim poderem viver com dignidade, mesmo que com algumas limitações, os seus últimos anos de vida.
  • Serviço social na rede nacional de cuidados integrados
    Publication . Moreira, Marta
    As novas carências sociais e humanas resultantes da conjuntura sociodemográfica vigente, demarcada pelo fenómeno do envelhecimento populacional, apresentam um agravamento da vulnerabilidade e dependência da população, marcada por múltiplas e complexas comorbilidades. Esta situação carece da implementação de medidas sociopolíticas urgentes, bem como de práticas profissionais que comportem um trabalho multidisciplinar, tendo por desiderato uma prestação de cuidados mais humanizados promotores da garantia dos direitos humanos e da coesão social. O presente trabalho de investigação pretende refletir acerca dos contributos da intervenção do assistente social na ECCI - através da análise dos indicadores para a elaboração do relatório do processo de referenciação e monitorização da admissão do doente; e compreender de que forma se encontram garantidos os direitos preconizados pela RNCCI na prestação de cuidados de saúde e no apoio psicossocial. Para a análise da atuação do assistente social, na tipologia ECCI, recorreu-se ao método de estudo de caso, tendo como principal técnica de recolha de dados, a realização de entrevistas a profissionais da ECCI/ECL e doentes/cuidadores de um organismo da RNCCI de um concelho da região Norte do país. Através de uma análise categorial dos dados recolhidos, os resultados permitiram compreender a relevância do lugar que ocupa o Serviço Social no âmbito da saúde, exercendo a sua influência de forma direta e positiva na promoção da qualidade da prestação de cuidados e da advocacia social. Os desafios apreendidos evidenciam as teias burocratizadas do serviço social. Tal realidade exige uma maior reflexividade sobre a prática, enfatizando capacidade do assistente social para encontrar estratégias conducentes com as singularidades de cada pessoa, advogando a importância de um olhar clínico, dinâmico e holístico.
  • As Trajetórias de vida de Mulheres em Situação de Sem-Abrigo
    Publication . Tavares, Joana; Granja, Berta; Mendes, Sandra
    Os fenómenos da pobreza e exclusão social, associados à situação de sem-abrigo, são problemáticas, cada vez mais estudadas, aprofundadas e reconhecidas pela gravidade social que apresentam. Nos últimos anos, temos assistido a um maior investimento nas políticas sociais em torno da luta da erradicação da pobreza. Ainda que existam causas e efeitos que possam ser comuns a ambos os sexos, existem determinadas explicações relacionadas com a violência de género que podem influenciar, de forma mais direta, as vivencias de Mulheres em Situação de Sem-Abrigo. No decorrer da investigação desenvolvida, foram aprofundadas as causas que contribuem para a compreensão das vivencias de situação de sem-abrigo, por parte de um grupo de mulheres integradas numa resposta social de cariz temporário. Para concretizar este estudo, foi necessário efetuar a análise de conteúdo das informações dos processos individuais das mulheres que participaram na investigação e procurou-se igualmente, entender os principais desafios e dinâmicas existentes que se colocam aos profissionais que exercem a sua intervenção na resposta social que as acolhe e acompanha por meio de um processo Autoetnográfico.
  • Influência da intervenção social pela arte na promoção do envelhecimento ativo
    Publication . Silva, Joana; Melo, Sara
    A atuação no âmbito da promoção do envelhecimento ativo pode ser realizada por diferentes profissões, entre as quais se destaca o Serviço Social, como responsável pelo trabalho vocacionado para a afirmação das pessoas enquanto sujeitos ativos na tomada de decisões e planeamento da sua vida. As dimensões da participação social e da aprendizagem ao longo da vida, que o conceito de envelhecimento ativo pressupõe, podem ser incentivadas e desenvolvidas, por meio do envolvimento das pessoas idosas em atividades artísticas, como por exemplo a música. As artes são equacionadas neste propósito tendo em conta os efeitos sociais que proporcionam, nomeadamente o enriquecimento de laços sociais, acesso a oportunidades de lazer, e a estimulação de competências essenciais ao incremento da autoestima. Perante a ligação entre estas temáticas, a presente dissertação resultou de um trabalho investigativo que procurou perceber, em termos gerais, a influência das práticas artísticas na promoção do envelhecimento ativo. Para isso, realizou-se um estudo de caso cuja unidade de análise coincidiu com um grupo de oito pessoas idosas, participantes de uma das atividades artísticas elencadas num projeto comunitário, desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. A atividade artística em causa corresponde à música, utilizando-se como técnicas de recolha de dados, na prossecução das finalidades da investigação, a análise documental, a observação dos ensaios de música e a realização de entrevistas semiestruturadas aos participantes. Procurou-se, assim, entender os significados e efeitos ligados à experiência da prática artística, refletindo possíveis conexões com o envelhecimento ativo e o Serviço Social.
  • Viver num projeto de cohousing
    Publication . Martins, Flávia
    O envelhecimento é um fenómeno sociodemográfico característico de determinados países desenvolvidos, como é o caso de Portugal, acarretando múltiplos desafios para as sociedades e, em especial aos cuidados e respostas dirigidas à população mais velha. Deste modo, as limitações e problemas das diversas estratégias, respostas e serviços nacionais e internacionais dirigidas à população mais velha, associada ao desejo desta população permanecer na sua habitação e/ou comunidade o máximo de tempo possível, fizeram com que fossem criados e desenvolvidos projetos inovadores de promoção do ageing in place e, como é o caso do projeto inovador analisado, baseado no modelo de habitação colaborativa ou cohousing. Ao nível metodológico, este projeto de investigação privilegiou a utilização da metodologia qualitativa, utilizando o método de estudo de caso para analisar o projeto inovador e a entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados. Neste sentido, foram realizadas catorze entrevistas aos/às residentes deste projeto inovador. Através da análise de conteúdo das entrevistas foi possível identificar três grandes domínios de informação: o domínio anterior à integração do/a residente no projeto inovador, o domínio do projeto inovador e o domínio do processo de envelhecimento dos/as residentes, sendo que cada domínio é constituído por várias categorias e subcategorias. Os resultados obtidos demonstram que o processo de envelhecimento é influenciado por fatores e determinantes internos e externos, tais como o processo de integração; a capacidade de fazer um planeamento para o futuro, em especial do período da reforma e/ou reforma; o estado de saúde e o acesso aos cuidados de saúde; a participação em atividades significativas com valor social, o voluntariado e na continuação do trabalho a nível formal e/ou informal; o sentimento de utilidade social; as relações interpessoais; os comportamentos e estratégias de resolução de problemas; e a tecnologia.
  • A Importância do trabalho profissional dos/as Assistentes Sociais nas escolas em Portugal
    Publication . Abraúl, Lurdes; Gallo, Marcelo
    Esta investigação teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho dos/as assistentes sociais nas equipas multidisciplinares das escolas. E tem como objetivos específicos: conhecer as formas de contratação do assistente social nas escolas; explorar a prática do assistente social em contexto escolar; compreender a atuação do assistente social em equipa; avaliar os benefícios do trabalho social em contexto escolar; perceber e avaliar as dificuldades e lacunas da escola quando não têm um assistente social; refletir acerca da necessidade do trabalho social interdisciplinar colaborativo e verificar se os professores consideram importante o trabalho dos assistentes sociais nas escolas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, e realizamos entrevistas com uso de instrumentos de coleta de dados estruturados a duas assistentes sociais e uma psicóloga, e para identificar como os docentes entendem a importância do trabalho do assistente social foi aplicado um inquérito online com uma amostra de 40 docentes oriundos de vários agrupamentos da zona norte. Verifica-se que o foco da prática do/a assistente social escolar é intervir junto dos alunos e famílias com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar e consequentemente com insucesso escolar. Este/a articula com a comunidade educativa e rede social do concelho, com vista em resolver as problemáticas em questão. E verifica-se claramente através dos inquéritos aos docentes que os/as assistentes sociais são importantes e necessários nas equipas multidisciplinares das escolas, independentemente do agrupamento de escolas (AE) ser ou não ser território educativo de intervenção prioritário TEIP.
  • A institucionalização de Crianças e Jovens
    Publication . Barros, Maria; Gallo, Marcelo
    A presente investigação trata-se de um estudo qualitativo que analisa as práticas profissionais dos Assistentes Sociais no processo de autonomização dos residentes institucionalizados sob o regime de promoção e proteção. Para tal definimos como objetivo geral, perceber a realização do trabalho profissional dos Assistentes Sociais com crianças e jovens institucionalizados que não contam com retaguarda familiar e, como este trabalho é compreendido pelos sujeitos da intervenção. A pesquisa foi realizada em uma instituição de acolhimento de crianças e jovens na região norte do país. Utilizamos uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método indutivo em conformidade com os objetivos definidos. Todos os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevistas semiestruturadas através de um guião previamente elaborado, onde posteriormente todas as respostas obtidas foram analisadas, por categorias, com o método, a análise do conteúdo, ficando a conhecer a realidade e a experiência dos profissionais bem como a perceção dos residentes. Após todo processo investigativo concluiu-se que a intervenção em casa residencial exige dos técnicos a capacidade reflexiva na sua prática profissional, no sentido de perceber de que cada criança/jovem acolhida é única, e que, portanto, a sua intervenção deverá ser em conformidade com as suas características, elaborando assim um plano de intervenção em conjunto com cada C/J que vá ao encontro ao seu superior interesse e, concluiu-se ainda de que os profissionais procuram desenvolver uma prática parental segura, de modo a potenciar uma referência positiva para as C/J acolhidas.
  • Perceções das equipas Técnica e Educativa sobre autonomia em Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens
    Publication . Cancujo, Sílvia; Oliveira, Madalena
    As características atuais das crianças e jovens em acolhimento pressupõem uma adequação das estratégicas interventivas, nomeadamente no que concerne ao processo de autonomia. Foi com base nesta premissa que tentamos através de um estudo realizado com profissionais das equipas técnica e educativa que trabalham nas Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens conhecer as perceções destes profissionais sobre o modelo de funcionamento e o processo de autonomia. Com vista a dar resposta aos objetivos criados, foi elaborado um inquérito e enviado para todas as Casas de Acolhimento Residencial em Portugal, incluindo Açores e Madeira. A nossa amostra é constituída por 101 profissionais, que integram as equipas das Casas de Acolhimento. Os resultados sugerem que apesar de melhorias, ainda existem lacunas por resolver, em matéria de promoção da autonomia, desde a questão de uma maior capacitação /formação dos vários profissionais, ao trabalho profundo com as famílias e fortalecimento das parcerias externas, com a comunidade e o apoio aos jovensapós a sua saída do acolhimento residencial. O profissional do Serviço Social tem aqui um papel preponderante, e que ao fazer parte de uma equipa multidisciplinar, pode ser o elo de ligação entre as casas de acolhimento com as famílias dos jovens e desenvolver um trabalho de fortalecimento de parcerias com a comunidade e entidades externas.