ISSSP - Dissertações de mestrado em Serviço Social
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- As Trajetórias de vida de Mulheres em Situação de Sem-AbrigoPublication . Tavares, Joana; Granja, Berta; Mendes, SandraOs fenómenos da pobreza e exclusão social, associados à situação de sem-abrigo, são problemáticas, cada vez mais estudadas, aprofundadas e reconhecidas pela gravidade social que apresentam. Nos últimos anos, temos assistido a um maior investimento nas políticas sociais em torno da luta da erradicação da pobreza. Ainda que existam causas e efeitos que possam ser comuns a ambos os sexos, existem determinadas explicações relacionadas com a violência de género que podem influenciar, de forma mais direta, as vivencias de Mulheres em Situação de Sem-Abrigo. No decorrer da investigação desenvolvida, foram aprofundadas as causas que contribuem para a compreensão das vivencias de situação de sem-abrigo, por parte de um grupo de mulheres integradas numa resposta social de cariz temporário. Para concretizar este estudo, foi necessário efetuar a análise de conteúdo das informações dos processos individuais das mulheres que participaram na investigação e procurou-se igualmente, entender os principais desafios e dinâmicas existentes que se colocam aos profissionais que exercem a sua intervenção na resposta social que as acolhe e acompanha por meio de um processo Autoetnográfico.
- Influência da intervenção social pela arte na promoção do envelhecimento ativoPublication . Silva, Joana; Melo, SaraA atuação no âmbito da promoção do envelhecimento ativo pode ser realizada por diferentes profissões, entre as quais se destaca o Serviço Social, como responsável pelo trabalho vocacionado para a afirmação das pessoas enquanto sujeitos ativos na tomada de decisões e planeamento da sua vida. As dimensões da participação social e da aprendizagem ao longo da vida, que o conceito de envelhecimento ativo pressupõe, podem ser incentivadas e desenvolvidas, por meio do envolvimento das pessoas idosas em atividades artísticas, como por exemplo a música. As artes são equacionadas neste propósito tendo em conta os efeitos sociais que proporcionam, nomeadamente o enriquecimento de laços sociais, acesso a oportunidades de lazer, e a estimulação de competências essenciais ao incremento da autoestima. Perante a ligação entre estas temáticas, a presente dissertação resultou de um trabalho investigativo que procurou perceber, em termos gerais, a influência das práticas artísticas na promoção do envelhecimento ativo. Para isso, realizou-se um estudo de caso cuja unidade de análise coincidiu com um grupo de oito pessoas idosas, participantes de uma das atividades artísticas elencadas num projeto comunitário, desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. A atividade artística em causa corresponde à música, utilizando-se como técnicas de recolha de dados, na prossecução das finalidades da investigação, a análise documental, a observação dos ensaios de música e a realização de entrevistas semiestruturadas aos participantes. Procurou-se, assim, entender os significados e efeitos ligados à experiência da prática artística, refletindo possíveis conexões com o envelhecimento ativo e o Serviço Social.
- Viver num projeto de cohousingPublication . Martins, FláviaO envelhecimento é um fenómeno sociodemográfico característico de determinados países desenvolvidos, como é o caso de Portugal, acarretando múltiplos desafios para as sociedades e, em especial aos cuidados e respostas dirigidas à população mais velha. Deste modo, as limitações e problemas das diversas estratégias, respostas e serviços nacionais e internacionais dirigidas à população mais velha, associada ao desejo desta população permanecer na sua habitação e/ou comunidade o máximo de tempo possível, fizeram com que fossem criados e desenvolvidos projetos inovadores de promoção do ageing in place e, como é o caso do projeto inovador analisado, baseado no modelo de habitação colaborativa ou cohousing. Ao nível metodológico, este projeto de investigação privilegiou a utilização da metodologia qualitativa, utilizando o método de estudo de caso para analisar o projeto inovador e a entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados. Neste sentido, foram realizadas catorze entrevistas aos/às residentes deste projeto inovador. Através da análise de conteúdo das entrevistas foi possível identificar três grandes domínios de informação: o domínio anterior à integração do/a residente no projeto inovador, o domínio do projeto inovador e o domínio do processo de envelhecimento dos/as residentes, sendo que cada domínio é constituído por várias categorias e subcategorias. Os resultados obtidos demonstram que o processo de envelhecimento é influenciado por fatores e determinantes internos e externos, tais como o processo de integração; a capacidade de fazer um planeamento para o futuro, em especial do período da reforma e/ou reforma; o estado de saúde e o acesso aos cuidados de saúde; a participação em atividades significativas com valor social, o voluntariado e na continuação do trabalho a nível formal e/ou informal; o sentimento de utilidade social; as relações interpessoais; os comportamentos e estratégias de resolução de problemas; e a tecnologia.
- A Importância do trabalho profissional dos/as Assistentes Sociais nas escolas em PortugalPublication . Abraúl, Lurdes; Gallo, MarceloEsta investigação teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho dos/as assistentes sociais nas equipas multidisciplinares das escolas. E tem como objetivos específicos: conhecer as formas de contratação do assistente social nas escolas; explorar a prática do assistente social em contexto escolar; compreender a atuação do assistente social em equipa; avaliar os benefícios do trabalho social em contexto escolar; perceber e avaliar as dificuldades e lacunas da escola quando não têm um assistente social; refletir acerca da necessidade do trabalho social interdisciplinar colaborativo e verificar se os professores consideram importante o trabalho dos assistentes sociais nas escolas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, e realizamos entrevistas com uso de instrumentos de coleta de dados estruturados a duas assistentes sociais e uma psicóloga, e para identificar como os docentes entendem a importância do trabalho do assistente social foi aplicado um inquérito online com uma amostra de 40 docentes oriundos de vários agrupamentos da zona norte. Verifica-se que o foco da prática do/a assistente social escolar é intervir junto dos alunos e famílias com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar e consequentemente com insucesso escolar. Este/a articula com a comunidade educativa e rede social do concelho, com vista em resolver as problemáticas em questão. E verifica-se claramente através dos inquéritos aos docentes que os/as assistentes sociais são importantes e necessários nas equipas multidisciplinares das escolas, independentemente do agrupamento de escolas (AE) ser ou não ser território educativo de intervenção prioritário TEIP.
- A institucionalização de Crianças e JovensPublication . Barros, Maria; Gallo, MarceloA presente investigação trata-se de um estudo qualitativo que analisa as práticas profissionais dos Assistentes Sociais no processo de autonomização dos residentes institucionalizados sob o regime de promoção e proteção. Para tal definimos como objetivo geral, perceber a realização do trabalho profissional dos Assistentes Sociais com crianças e jovens institucionalizados que não contam com retaguarda familiar e, como este trabalho é compreendido pelos sujeitos da intervenção. A pesquisa foi realizada em uma instituição de acolhimento de crianças e jovens na região norte do país. Utilizamos uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método indutivo em conformidade com os objetivos definidos. Todos os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevistas semiestruturadas através de um guião previamente elaborado, onde posteriormente todas as respostas obtidas foram analisadas, por categorias, com o método, a análise do conteúdo, ficando a conhecer a realidade e a experiência dos profissionais bem como a perceção dos residentes. Após todo processo investigativo concluiu-se que a intervenção em casa residencial exige dos técnicos a capacidade reflexiva na sua prática profissional, no sentido de perceber de que cada criança/jovem acolhida é única, e que, portanto, a sua intervenção deverá ser em conformidade com as suas características, elaborando assim um plano de intervenção em conjunto com cada C/J que vá ao encontro ao seu superior interesse e, concluiu-se ainda de que os profissionais procuram desenvolver uma prática parental segura, de modo a potenciar uma referência positiva para as C/J acolhidas.
- Perceções das equipas Técnica e Educativa sobre autonomia em Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e JovensPublication . Cancujo, Sílvia; Oliveira, MadalenaAs características atuais das crianças e jovens em acolhimento pressupõem uma adequação das estratégicas interventivas, nomeadamente no que concerne ao processo de autonomia. Foi com base nesta premissa que tentamos através de um estudo realizado com profissionais das equipas técnica e educativa que trabalham nas Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens conhecer as perceções destes profissionais sobre o modelo de funcionamento e o processo de autonomia. Com vista a dar resposta aos objetivos criados, foi elaborado um inquérito e enviado para todas as Casas de Acolhimento Residencial em Portugal, incluindo Açores e Madeira. A nossa amostra é constituída por 101 profissionais, que integram as equipas das Casas de Acolhimento. Os resultados sugerem que apesar de melhorias, ainda existem lacunas por resolver, em matéria de promoção da autonomia, desde a questão de uma maior capacitação /formação dos vários profissionais, ao trabalho profundo com as famílias e fortalecimento das parcerias externas, com a comunidade e o apoio aos jovensapós a sua saída do acolhimento residencial. O profissional do Serviço Social tem aqui um papel preponderante, e que ao fazer parte de uma equipa multidisciplinar, pode ser o elo de ligação entre as casas de acolhimento com as famílias dos jovens e desenvolver um trabalho de fortalecimento de parcerias com a comunidade e entidades externas.
- Sexualidade e InclusãoPublication . Ferreira, PaulaEsta investigação surge da necessidade de refletir sobre o papel dos Lares Residenciais relativamente às sexualidades de pessoas com Diversidade Funcional. Pretendeu-se explorar o modo como os/as profissionais destas respostas abordam as temáticas da sexualidade nas instituições e de que forma estão preparados para dar essa resposta. Salientamos o papel do Serviço Social na temática da Diversidade Funcional, uma vez que os/as Assistentes Sociais evidenciam um notável compromisso com a mudança social, tendo uma participação ativa no desenvolvimento de uma sociedade inclusiva. A pertinência deste tema surge pela escassez de trabalho realizado sobre a temática, que se acentua quando procuramos trabalho científico desenvolvido em instituições que acolhem pessoas com Diversidade Funcional. A nossa investigação segue uma metodologia qualitativa desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com recurso a guião e foi realizada a dois grupos diferentes de participantes: duas Diretoras Técnicas, um Assistente Social e três auxiliares que trabalham diretamente com pessoas com Diversidade Funcional em Lares Residenciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise temática, segundo as propostas de Braun e Clarke (2006), tendo surgido cinco temas: (A) familiarização dos/as profissionais face ao tema; (B) posicionamento dos profissionais das instituições; (C) dificuldades sentidas pelos profissionais; (D) práticas desenvolvidas para promover a inclusão e o debate; (E) importância da formação. A análise dos resultados permitiu concluir que os lares residenciais têm desenvolvido um bom trabalho no sentido da abordagem das sexualidades dos/as seus utentes, mas ainda existe um longo caminho a percorrer para a inclusão e respeito pelas necessidades sexuais de pessoas com Diversidade Funcional. Esta investigação demonstra a necessidade de um estudo com um número mais amplo e alargado de participantes, de modo que seja possível extrapolar estes resultados a uma população mais abrangente.
- Desafios do Envelhecimento na Sociedade ModernaPublication . Santos, NunoO aumento do número de adultos mais velhos é uma realidade cada vez mais visível em Portugal e no Mundo, resultante do aumento da esperança média de vida. O envelhecimento acarreta consigo alguns aspetos inquietantes como o isolamento social e a solidão que afetam a qualidade de vida deste grupo etário. Assim sendo, é necessário procurar respostas que garantam um envelhecimento saudável à população. Neste relatório relata-se a experiência de estágio no Projeto Porto.Importa-se que tem como principal objetivo combater o isolamento social nos adultos mais velhos residentes em habitação social, gerida pela Domus Social, de acordo com os critérios de seleção (isolados com 70 ou mais anos e/ou casais com 75 ou mais anos de idade). De forma a efetuar o levantamento das necessidades sociais e habitacionais, foi aplicado um inquérito por questionário aos inquiridos que compunham a amostra. Para proceder à recolha destes dados teve-se em atenção aos propósitos éticos que norteiam a intervenção, de forma a salvaguardar a informação recolhida. Dos dados recolhidos foi possível concluir que mais de metade dos inquiridos encontra-se em risco de isolamento social. Dos 163 inquéritos aplicados, constatou-se que 97 indivíduos vivem sozinhos e que 71 afirmam sentir-se sós. Abordamos, ainda, neste trabalho as atividades implementadas com a finalidade de colmatar determinadas lacunas identificadas no decorrer do estágio e que têm como objetivo final garantir uma melhor intervenção e subsequentemente combater o isolamento social.
- Bétulas sustentáveisPublication . Duarte, Daniela; Oliveira, MadalenaO princípio base que está na construção e dinamização deste projeto de desenvolvimento comunitário é a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (3º e 11º), relacionados com a saúde pública e o meio ambiente. Este teve como finalidade criar um plano de intervenção para limpeza e desinfeção da Urbanização das Bétulas, perspetivando melhorar a saúde pública e fortalecer o sentido de pertença da comunidade em relação à Urbanização. A estrutura do projeto inclui uma análise diagnóstica, definição de objetivos, estratégias de intervenção, avaliação de impacto e conclusões gerais. Numa dimensão geral, o projeto de desenvolvimento comunitário passa, maioritariamente, por desenvolver recursos e potencialidades junto dos residentes da Urbanização das Bétulas, perspetivando proporcionar a todos um espaço aprazível para o desenvolvimento físico e cognitivo em todas as gerações.
- Conto para ContarPublication . Silva, Silvia; Almeida, Maria SidalinaO povo cigano é um grupo étnico com uma identidade própria, constituído por pessoas que compartilham fortes laços sociais e culturais, e preservam costumes e crenças bem delineados que dificultam a sua inclusão na sociedade maioritária. O desconhecimento e/ou incompreensão dos códigos linguísticos e da leitura do real por parte da população cigana estão na origem de lacunas graves na comunicação entre uma cultura maioritária (país de residência) e uma cultura minoritária (cultura cigana). Esta incompreensão entre as partes gera, frequentemente, conflitos e transmite estereótipos negativos, levando ao isolamento destas populações, condicionando as suas relações de sociabilidade e o processo de integração na sociedade maioritária (Casa-Nova, 2008). Este desencontro de culturas repercute-se na recetividade à educação, traduzindo-se em fenómenos de analfabetismo, absentismo e abandono definitivo da escolaridade. Este trabalho de projeto faz uma análise geral da literatura sobre a comunidade cigana e a inclusão das crianças e jovens desta comunidade na escola portuguesas. Após fazer uma introdução sobre a discriminação social e sobre a situação desta minoria étnica em território nacional, apresentamos uma contextualização sobre o desempenho escolar das crianças desta comunidade em Portugal. É feita uma descrição acerca da cultura familiar enraizada na comunidade cigana, a sua relação com a sociedade maioritária e com a escola, e a sua influência no processo educativo. A análise critica do estado de arte permitiu a obtenção de uma maior compreensão do papel da escola enquanto instituição e do papel do corpo docente e de outros intervenientes no processo educativo, evidenciando fenómenos como a segregação desta minoria étnica. Adicionalmente, foi feita uma análise sobre as abordagens de inclusão em contexto escolar, que pretendem responder ao insucesso e abandono escolar da cultura cigana. Por último, desenvolveu-se um projeto a nível social com grande potencial para ser aplicado num estabelecimento de ensino, pertencente a Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de elaborar um plano de ações, que promovam a inclusão das crianças ciganas no sistema educativo, através de uma atuação mediada por dois eixos orientadores, intervenção social (Eixo 1) e intervenção pela arte (Eixo 2).