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- Serviço social na rede nacional de cuidados integradosPublication . Moreira, MartaAs novas carências sociais e humanas resultantes da conjuntura sociodemográfica vigente, demarcada pelo fenómeno do envelhecimento populacional, apresentam um agravamento da vulnerabilidade e dependência da população, marcada por múltiplas e complexas comorbilidades. Esta situação carece da implementação de medidas sociopolíticas urgentes, bem como de práticas profissionais que comportem um trabalho multidisciplinar, tendo por desiderato uma prestação de cuidados mais humanizados promotores da garantia dos direitos humanos e da coesão social. O presente trabalho de investigação pretende refletir acerca dos contributos da intervenção do assistente social na ECCI - através da análise dos indicadores para a elaboração do relatório do processo de referenciação e monitorização da admissão do doente; e compreender de que forma se encontram garantidos os direitos preconizados pela RNCCI na prestação de cuidados de saúde e no apoio psicossocial. Para a análise da atuação do assistente social, na tipologia ECCI, recorreu-se ao método de estudo de caso, tendo como principal técnica de recolha de dados, a realização de entrevistas a profissionais da ECCI/ECL e doentes/cuidadores de um organismo da RNCCI de um concelho da região Norte do país. Através de uma análise categorial dos dados recolhidos, os resultados permitiram compreender a relevância do lugar que ocupa o Serviço Social no âmbito da saúde, exercendo a sua influência de forma direta e positiva na promoção da qualidade da prestação de cuidados e da advocacia social. Os desafios apreendidos evidenciam as teias burocratizadas do serviço social. Tal realidade exige uma maior reflexividade sobre a prática, enfatizando capacidade do assistente social para encontrar estratégias conducentes com as singularidades de cada pessoa, advogando a importância de um olhar clínico, dinâmico e holístico.
- Atas do VI Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde “Percursos Migratórios e Cidadania Global: diversidade e (des)igualdades”Publication . Gato, Ana Paula; Cerqueira, Andreia; Canais, Edgar; Santos, José Rebelo dos; Barbosa, Victor; Moreira, Sandrina B.
- Implementação de programas mistos intensivos (BIPs) para o desenvolvimento de competências na integração de inteligência artificial generativa por alunos e docentesPublication . Alves Lopes, AntónioA crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educativos exige a capacitação simultânea de estudantes e docentes para uma utilização crítica, ética e eficaz destas tecnologias. A presente comunicação descreve o desenho, implementação e avaliação de 2 Programas Mistos Intensivos (Blended Intensive Programme – BIP), promovido pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em colaboração com várias instituições europeias de ensino superior, com o objetivo de desenvolver competências na integração da IA generativa na educação e investigação em saúde. Combinando uma componente virtual e uma semana presencial, os programas exploraram temáticas como organização pessoal, apoio ao ensino e aprendizagem, integridade académica e suporte à investigação, integrando oficinas práticas e momentos de reflexão ética. Os resultados demonstram uma avaliação amplamente positiva por parte dos participantes, com elevados níveis de satisfação relativamente aos conteúdos, apoio, aplicabilidade prática e intenção de recomendação. Estes BIPs revelam-se, assim, uma estratégia eficaz para fomentar a literacia em IA no ensino superior, reforçando a preparação de profissionais para contextos educativos e científicos em constante transformação.
- Promover a inclusão em educação pré-escolar: o caso de um contexto educativo inspirado na pedagogia “Forest School”Publication . Guerriapa, Joana Alexandra Miguéns; Marchão, AméliaA presente dissertação explora o papel da pedagogia Forest School na promoção da inclusão na educação pré-escolar, através de um estudo de caso numa instituição baseada nesta abordagem educativa. A investigação visa compreender como a pedagogia Forest School pode contribuir para a promoção de práticas inclusivas na educação pré-escolar. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, incluindo a aplicação de um inquérito por entrevista semiestruturada a educadores (orientadores), uma grelha de observação de práticas inclusivas e registos de observação livre realizados em várias visitas ao contexto educativo estudado. A análise dos dados permitiu identificar práticas centradas na criança, como o respeito pelo ritmo individual, o estímulo à participação ativa e a criação de um ambiente educativo inclusivo e enriquecedor. Os resultados demonstram que a abordagem Forest School fomenta o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais, através de experiencias práticas e da interação com o ambiente natural. Verificou-se que esta metodologia promove a autonomia, a criatividade e o respeito pela diversidade, criando um espaço onde todas as crianças se sentem valorizadas e incluídas. Conclui-se que a pedagogia Forest School representa uma alternativa pedagógica valiosa para a educação pré-escolar em Portugal, alinhando-se com os princípios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Este modelo educativo destaca-se pela sua capacidade de integrar as crianças de forma plena e por proporcionar um ambiente onde o brincar e o contato com a natureza desempenham um papel central no processo de ensino e aprendizagem.
- A promoção de práticas inclusivas na Educação Pré-Escolar. Um estudo de casoPublication . Correia, Mariana Sanches; Marchão, AméliaA partir das perceções de um grupo de educadoras de infância, neste estudo refletese sobre a importância da inclusão das crianças com perturbações no desenvolvimento, a frequentar a educação pré-escolar. Neste enquadramento, através de uma abordagem de investigação qualitativa, realizou-se um estudo de caso numa instituição educativa localizada numa cidade do Alto Alentejo, recolhendo dados através de uma entrevista semiestruturada. A análise e interpretação desses dados possibilitou desocultar as perceções das profissionais, organizando os resultados em oito dimensões principais, a saber: a experiência profissional, as políticas institucionais de inclusão, as estratégias e práticas pedagógicas de inclusão, desafios e barreiras, colaboração com a Equipa Local de Intervenção Precoce, envolvimento dos pais e da comunidade, integração de serviços e sugestões de melhoria. Conclui-se sobre a importância da inclusão das crianças com perturbação no desenvolvimento, configurando-se a necessidade de: assumir políticas institucionais que orientem as práticas educativas (para que a inclusão não dependa apenas da sensibilidade e ou da experiência das profissionais), a existência de formação para as profissionais que trabalham com estas crianças (para que as mesmas (re)configurem o seu entendimento e fazer educativo), um maior aprofundamento das relações com as famílias e o alargamento das relações com comunidade, incluindo novas possibilidades da relação com a Equipa Local de Intervenção Precoce, assumindo um trabalho mais colaborativo e em continuidade, a fim da inclusão das crianças.
- The link between anxiety and depression, and balance in young adultsPublication . Marques, Tatiana; Bernardo, Patrícia; Serrano, MargaridaThe ability of young adults to control their balance is generally effortless and can occur automatically with minimal cognitive involvement. However, this ability may be compromised when integration conflicts arise due to impairments in vestibular, visual, or somatosensory functions. Hence, psychomotor symptoms linked to emotional states can also influence postural control. The purpose of this study was to understand the effects of anxiety and depression on balance in young adults. Methods: Our study included 50 young adults (21.86 ± 2.63 years), consisting of 13 males and 37 females. Anxiety and depressive symptoms were evaluated using the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), while balance was assessed through the Modified Clinical Test for the Sensory Interaction on Balance (mCTSIB). Data analysis was conducted using Pearson’s correlation coefficient test and the Kruskal–Wallis test. Results: Pearson’s correlation analysis indicated that young adults exhibited stable postural control. However, a positive correlation (0.259, p < 0.1) was observed between anxiety levels and the sway index. Additionally, positive correlations were found between anxiety and both somatosensory (0.281, p < 0.05) and visual (0.276, p < 0.1) ratios. Conclusions: The results suggest that higher anxiety levels are associated with reduced postural balance, with sensory inputs, particularly visual and somatosensory, playing a key role in this decreased stability
- Foreign aid and Africa’s economic independence: the lingering economic paradox for African leaderPublication . Okanga, BonifaceThe tendency of even wealthier African nations to over-rely on foreign aid, even if it exceeds the acceptable debt-to-GDP ratio of 40%, is the same tendency that has affected the effective utilisation of Africa’s natural wealth to attain economic independence. It is the same tendency that frustrates the creation of an environment that inspires private sector businesses to meaningfully contribute to the improvement of Africa’s economic self-sufficiency. To respond to such dynamics, this study uses integrative review as a qualitative research method to offer a critical analysis of Africa’s economic independence challenges and debates as instigated in recent days by Donald Trump’s closure of USAID (United States Agency for International Development) and termination of American aid and financial support to several developing countries. Through such analysis, the study aims to discern the strategies that can be adopted for reducing Africa’s over-reliance on foreign aid whilst also bolstering its economic independence. While striving to attain economic independence, results from integrative review revealed Africa to face conflicting situations and paradoxes of having to balance decolonisation quests with over- reliance on foreign aid for economic development. Africa also experiences paradoxes of undertaking meaningful economic investment vis-à-vis quests of keeping away self-serving interests and temptations like corruption. It further faces difficulties of serving selfish political interests instigating instabilities vis-à-vis quests of enhancing economic sustainability and independence. Combined with poor governance, controls and conflicts of politicizing state support to private sector businesses vis-à-vis quests of seeking to grow a vibrant private sector, these create a paradox that African leaders must deal with if they are to seamlessly sail to economic freedom. Given these findings, the paper proposes that while mitigating the politicization of state support to private sector businesses, African governments must prioritize the provision of unfettered private sector support. African governments should also harness revenues generated from their vast natural resources’ exploitation to diversify into economic sectors and industries that they have weaknesses. This would create economic linkages that boost intra-Africa economic activities, productivity and growth to spur Africa to the desired state of economic independence.
- 15TH International Conference in Historical Lexicography and LexicologyPublication . Salgado, Ana; Cardeira, Esperança; Vilalva, Alina; Costa, Rute
- Fisioterapia AmbientalPublication . Andrea Ribeiro; João Paulo Venâncio; Filip MaricResumo: A fisioterapia ambiental é um campo emergente que incorpora a sustentabilidade e a consciência ecológica à prática, educação e investigação em fisioterapia, reconhecendo a interdependência entre saúde humana e ambiental. Esta abordagem ecocêntrica desafia o paradigma tradicional centrado no ser humano, promovendo a justiça multiespécies e a saúde planetária. Ao considerar os ambientes físicos, sociais e naturais como influências cruciais, procura-se integrar fatores ambientais na prática clínica e no raciocínio terapêutico. Este conceito também enfatiza o papel dos fisioterapeutas como líderes na transformação eco-social, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A profissão pode contribuir para reduzir a pegada ambiental através da minimização do uso de materiais descartáveis, eficiência energética e alternativas sustentáveis, como transportes ativos e exposição a espaços verdes. Tais práticas não só beneficiam os pacientes, mas também diminuem o impacto ambiental dos serviços de saúde. Embora seja inerentemente mais sustentável que abordagens medicalizadas intensivas em recursos, a fisioterapia ainda enfrenta desafios, incluindo a necessidade de maior integração ambiental nos seus espaços e serviços. Para consolidar este paradigma, é fundamental desenvolver investigação interdisciplinar que avalie os impactos ambientais das práticas atuais, criando bases para modelos mais eco-responsáveis. A fisioterapia ambiental propõe uma reestruturação profunda da cultura profissional, capacitando a próxima geração de fisioterapeutas a equilibrar saúde humana e sustentabilidade. Este enfoque reflete um compromisso ético com a justiça ambiental, promovendo mudanças transformadoras que assegurem o bem-estar humano e ambiental para as futuras gerações.
- A Influência do Diretor no Conselho Pedagógico: Exercicio da LiderançaPublication . Lúcia Maria Pereira GonçalvesTomando em consideração a legislação portuguesa, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, em que é destacado, na subsecção III, o Conselho Pedagógico, realizou-se um estudo de caso que teve como objetivo principal analisar como a atuação do Diretor influencia as deliberações do Conselho Pedagógico, a partir da perceção dos elementos que constituem o órgão, constituído por 16 membros. Os dados foram recolhidos através do instrumento inquérito por entrevista, sendo as entrevistas semiestruturadas realizadas a três elementos do órgão. Estas foram complementadas com as notas descritivas. A validação o discurso dos professores nas entrevistas foi efetuada através da análise documental das últimas cinco atas do CP. Os resultados obtidos, com recurso à abordagem qualitativa através da análise de conteúdo, permitem concluir que o Diretor exerce uma liderança democrática e transformacional, ao motivar e promover a participação ativa de todos os professores, ao fomentar o respeito pela diferença de ideias e opiniões e ao compartilhar positivamente as deliberações, o que converge para a mudança de paradigma na escola. Palavras-chave: Conselho Pedagógico; liderança; influência; deliberação