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- Atas do VI Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde “Percursos Migratórios e Cidadania Global: diversidade e (des)igualdades”Publication . Gato, Ana Paula; Cerqueira, Andreia; Canais, Edgar; Santos, José Rebelo dos; Barbosa, Victor; Moreira, Sandrina B.
- A natureza dentro e fora da sala: como potenciar a relação das crianças com a natureza em contexto de creche e jardim-de-infância?Publication . Palma, Inês Alves da; Matos, Maria Teresa Elvas deO presente Relatório de Projeto de Investigação é desenvolvido sob o tema “A natureza dentro e fora da sala”, tendo como questão de investigação “Como potenciar a relação das crianças com a natureza em contexto de creche e jardim-de-infância?”, dando relevância à necessidade de uma Educação de Infância que integre o contato com a natureza nos processos de aprendizagem, contribuindo assim para o desenvolvimento das crianças numa perspetiva holística. A pesquisa centra-se em identificar estratégias e práticas que superem os obstáculos relativamente à interação entre as crianças e a natureza, baseadas em leituras de obras, autores de referência e momentos formativos onde foram apresentadas práticas de educadoras de infância onde a natureza este presente proporcionando aprendizagens significativas. A investigação é baseada numa abordagem qualitativa como a observação, o registo fotográfico, as notas de campo e a entrevista, que ajudaram a captar as perceções das educadoras de infância e as experiências das crianças, oferecendo uma compreensão sobre as práticas pedagógicas e a inclusão de atividades, tendo em atenção às interações com a natureza. Com esta investigação compreendi a importância da integração de atividades que promovam o contato com a natureza favorecem o desenvolvimento da criança a nível cognitivo, afetivo, social, físico e de compreensão ambiental, que com a reformulação e a capacitação das educadoras de infância podem auxiliar a transformar a sua prática educativa, no sentido de valorizar as práticas no espaço exterior e em contato com anatureza ou trazendo a natureza para dentro da sala.
- Documentação pedagógica: contributos para o envolvimento da comunidade educativaPublication . Carvalho, Ana Isabel Araújo; Matos, Maria Teresa Elvas deO presente projeto de investigação, intitulado “A importância da Documentação Pedagógica na Educação de Infância”, tem como finalidade compreender de que forma é encarada a documentação pedagógica, em contexto de educação de infância, e de que forma pode ser potenciado na prática educativa, por forma a aproximar e integrar a comunidade nas instituições de infância. Pretende, desde forma, definir o que é a documentação pedagógica, há luz de algumas conceções pedagógicas participativas. No fundo, a intenção é de revelar a importância da documentação pedagogia no quotidiano pedagógico da primeira infância, enquanto se evidencia os seus contributos para da comunidade educativa. Para isso, serão mobilizados os documentos oficiais orientadores das práticas educativas da educação de infância, as Orientações Pedagógicas para a Creche, de 2024, e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, de 2016. Posto isto, a finalidade deste projeto de investigação é responder à questão de investigação-ação “De que forma a documentação pedagógica pode promover a comunicação e o envolvimento da comunidade educativa no quotidiano da educação de infância?”, recorrendo à metodologia de investigação qualitativa, cumprindo os princípios da investigação-ação, sendo que as intervenções foram realizadas somente em contexto de educação pré-escolar, uma vez que o estágio em creche foi realizado noutra instituição de ensino superior. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, foi utilizada uma forma de observação participante, recorrendo a notas de campo, registos fotográficos, análise documental, entrevista semiestruturada à educadora cooperante e à análise de conteúdo. As intervenções apresentadas aconteceram em contexto pré-escolar e foram planificadas tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças. Este projeto de investigação permitiu o aprofundamento de conhecimentos no âmbito da documentação pedagógica, bem como lançar algumas estratégias que podem ajudar a estreitar relações e a potenciar a comunicação entre as instituições e a comunidade educativa, problemática esta levantada no contexto de estágio, mas também transversal a muitos outros contextos.
- The influence of human security on the security of maritime spaces : the case of the South AtlanticPublication . Alexandre, António GonçalvesKenneth Waltz claimed at the end of the 1970s that, given the anarchic order in force, security was the ultimate goal of states and that they could only pursue other targets when their survival was assured. However, at the end of the Cold War, there was an opening up in the way security was interpreted. Barry Buzan, Ole Wæver and Jaap de Wilde were among the leading theorists who questioned the primacy of the state in conceptualising security. And the fact is that its extension to fields beyond the military-political has led to concepts such as human security and maritimesecurity emerging in the lexicon of international relations. Following a qualitative research strategy and inductive reasoning, this article analyses illegal, unreported and unregulated fishing in the South Atlantic on the basis of a case study, since its growth over the last century has elevated it to the status of one of the most significant threats to the security and well-being of the region's populations. The conclusions show that the growing scarcity of fish stocks can undermine the human security of populations, leading them to engage in illegal activities that can compromise maritime security in the South Atlantic.
- Serviço social na rede nacional de cuidados integradosPublication . Moreira, MartaAs novas carências sociais e humanas resultantes da conjuntura sociodemográfica vigente, demarcada pelo fenómeno do envelhecimento populacional, apresentam um agravamento da vulnerabilidade e dependência da população, marcada por múltiplas e complexas comorbilidades. Esta situação carece da implementação de medidas sociopolíticas urgentes, bem como de práticas profissionais que comportem um trabalho multidisciplinar, tendo por desiderato uma prestação de cuidados mais humanizados promotores da garantia dos direitos humanos e da coesão social. O presente trabalho de investigação pretende refletir acerca dos contributos da intervenção do assistente social na ECCI - através da análise dos indicadores para a elaboração do relatório do processo de referenciação e monitorização da admissão do doente; e compreender de que forma se encontram garantidos os direitos preconizados pela RNCCI na prestação de cuidados de saúde e no apoio psicossocial. Para a análise da atuação do assistente social, na tipologia ECCI, recorreu-se ao método de estudo de caso, tendo como principal técnica de recolha de dados, a realização de entrevistas a profissionais da ECCI/ECL e doentes/cuidadores de um organismo da RNCCI de um concelho da região Norte do país. Através de uma análise categorial dos dados recolhidos, os resultados permitiram compreender a relevância do lugar que ocupa o Serviço Social no âmbito da saúde, exercendo a sua influência de forma direta e positiva na promoção da qualidade da prestação de cuidados e da advocacia social. Os desafios apreendidos evidenciam as teias burocratizadas do serviço social. Tal realidade exige uma maior reflexividade sobre a prática, enfatizando capacidade do assistente social para encontrar estratégias conducentes com as singularidades de cada pessoa, advogando a importância de um olhar clínico, dinâmico e holístico.
- Integration of unmanned aircraft systems in general air traffic in PortugalPublication . Lourenço, João Paulo Ferreira; Páscoa, Carlos Jorge RamosThe integration of Unmanned Aircraft Systems (UAS) into General Air Traffic (GAT) presents complex regulatory, operational, and technological challenges. This study aims to design a conceptual ecosystem model to facilitate UAS integration into Portuguese airspace, ensuring alignment with international best practices. The research methodology combined documentary analysis of international and national literature and semi-structured interviews conducted with subject matter experts. The interviews focused on system, infrastructure, and airspace dimensions. This analysis identified significant gaps in Portugal’s current regulatory strategies, digital platforms, and airspace management, despite partial alignment with European Union Aviation Safety Agency regulations. Based on these findings, a phased ecosystem model is proposed, beginning with the implementation of test zones for U-Space implementation in Lisbon, Porto, Faro, and Funchal, and later expanding to support Urban Air Mobility services nationwide. The study concludes that the successful integration of UAS into GAT requires a centralized, automated coordination system, strategic infrastructure investment, and formal airspace designation. The proposed model offers a pragmatic and scalable roadmap to overcome existing barriers, contributing to academic knowledge and providing actionable recommendations for policymakers and aviation stakeholders.
- Organizational culture in police corporations : a design guided by institutional valuesPublication . Fernandes, Sérgio Henrique Soares; Freitas, Mónica; IUMInstitutional values are an essential part of organizational culture, especially in police organizations, given their specific characteristics, such as conservatism, traditionalism, isolation, etc. Given this context, the general objective of this article was to outline the international culture of the Police based on each of the institutional values of the corporations investigated. The organizational values of the Police were demarcated as the object of study, being limited to the "street police", that is, those that exercise the ostensible character of preserving public order. The research had an exploratory character, of a qualitative nature, based on bibliographic and documentary analysis. An inductive reasoning was followed with an analysis of the values of 12 selected corporations in 11 countries. The challenge was to answer the central question - which current institutional values are representative of the culture in police organizations around the world? The main results showed that the organizational culture is made up of core institutional values such as commitment, loyalty, honor, respect, discipline, spirit of sacrifice and courage, as well as adjacent values such as professionalism, respect for human rights, quality, transparency, humanity, impartiality and justice.
- Integrating additive manufacturing to military maintenancePublication . Rautio, Samu; Valtonen, Ilari; Lehtonen, Juha-MattiThe aim of this study is to investigate what kind of conceptual model should form the core for simulation model studying Additive Manufacturing (AM) in the military logistics supply chain. The focus of the study is on the Armoured Personnel Carrier (APC) vehicles spare parts in the mechanized battalion. In the study, the conceptual model of the key functions of a mechanized battalion's two-level maintenance system with AM support was modeled. Polymeric printing was employed for field- and depot-level maintenance, and metal printing was utilized for depot-level maintenance. We found that the conceptual model is an important phase in the simulation when designing a system where the number of 3D printers at two maintenance levels supports military logistics. We found that system dynamics depend on the intensity of battles (spare part demand), maintenance concept, and the size of the parts to be 3D-printed. It is also clear that the original material of spare parts affects the ability of AM to support the maintenance system, which may change the inventory planning.
- Implementação de programas mistos intensivos (BIPs) para o desenvolvimento de competências na integração de inteligência artificial generativa por alunos e docentesPublication . Alves Lopes, AntónioA crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educativos exige a capacitação simultânea de estudantes e docentes para uma utilização crítica, ética e eficaz destas tecnologias. A presente comunicação descreve o desenho, implementação e avaliação de 2 Programas Mistos Intensivos (Blended Intensive Programme – BIP), promovido pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em colaboração com várias instituições europeias de ensino superior, com o objetivo de desenvolver competências na integração da IA generativa na educação e investigação em saúde. Combinando uma componente virtual e uma semana presencial, os programas exploraram temáticas como organização pessoal, apoio ao ensino e aprendizagem, integridade académica e suporte à investigação, integrando oficinas práticas e momentos de reflexão ética. Os resultados demonstram uma avaliação amplamente positiva por parte dos participantes, com elevados níveis de satisfação relativamente aos conteúdos, apoio, aplicabilidade prática e intenção de recomendação. Estes BIPs revelam-se, assim, uma estratégia eficaz para fomentar a literacia em IA no ensino superior, reforçando a preparação de profissionais para contextos educativos e científicos em constante transformação.
- Promover a inclusão em educação pré-escolar: o caso de um contexto educativo inspirado na pedagogia “Forest School”Publication . Guerriapa, Joana Alexandra Miguéns; Marchão, AméliaA presente dissertação explora o papel da pedagogia Forest School na promoção da inclusão na educação pré-escolar, através de um estudo de caso numa instituição baseada nesta abordagem educativa. A investigação visa compreender como a pedagogia Forest School pode contribuir para a promoção de práticas inclusivas na educação pré-escolar. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, incluindo a aplicação de um inquérito por entrevista semiestruturada a educadores (orientadores), uma grelha de observação de práticas inclusivas e registos de observação livre realizados em várias visitas ao contexto educativo estudado. A análise dos dados permitiu identificar práticas centradas na criança, como o respeito pelo ritmo individual, o estímulo à participação ativa e a criação de um ambiente educativo inclusivo e enriquecedor. Os resultados demonstram que a abordagem Forest School fomenta o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais, através de experiencias práticas e da interação com o ambiente natural. Verificou-se que esta metodologia promove a autonomia, a criatividade e o respeito pela diversidade, criando um espaço onde todas as crianças se sentem valorizadas e incluídas. Conclui-se que a pedagogia Forest School representa uma alternativa pedagógica valiosa para a educação pré-escolar em Portugal, alinhando-se com os princípios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Este modelo educativo destaca-se pela sua capacidade de integrar as crianças de forma plena e por proporcionar um ambiente onde o brincar e o contato com a natureza desempenham um papel central no processo de ensino e aprendizagem.