Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.76 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educativos exige a capacitação simultânea de estudantes e docentes para uma utilização crítica, ética e eficaz destas tecnologias. A presente comunicação descreve o desenho, implementação e avaliação de 2 Programas Mistos Intensivos (Blended Intensive Programme – BIP), promovido pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em colaboração com várias instituições europeias de ensino superior, com o objetivo de desenvolver competências na integração da IA generativa na educação e investigação em saúde. Combinando uma componente virtual e uma semana presencial, os programas exploraram temáticas como organização pessoal, apoio ao ensino e aprendizagem, integridade académica e suporte à investigação, integrando oficinas práticas e momentos de reflexão ética. Os resultados demonstram uma avaliação amplamente positiva por parte dos participantes, com elevados níveis de satisfação relativamente aos conteúdos, apoio, aplicabilidade prática e intenção de recomendação. Estes BIPs revelam-se, assim, uma estratégia eficaz para fomentar a literacia em IA no ensino superior, reforçando a preparação de profissionais para contextos educativos e científicos em constante transformação.
Description
Universidade Lusíada - Norte (Porto), 8-9 maio 2025
Keywords
Inteligência artificial Educação em saúde Programas mistos intensivos Erasmus Inovação pedagógica