Publication
Implementação de programas mistos intensivos (BIPs) para o desenvolvimento de competências na integração de inteligência artificial generativa por alunos e docentes
dc.contributor.author | Alves Lopes, António | |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T13:39:51Z | |
dc.date.available | 2025-05-26T13:39:51Z | |
dc.date.issued | 2025-05-09 | |
dc.description | Universidade Lusíada - Norte (Porto), 8-9 maio 2025 | |
dc.description.abstract | A crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educativos exige a capacitação simultânea de estudantes e docentes para uma utilização crítica, ética e eficaz destas tecnologias. A presente comunicação descreve o desenho, implementação e avaliação de 2 Programas Mistos Intensivos (Blended Intensive Programme – BIP), promovido pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em colaboração com várias instituições europeias de ensino superior, com o objetivo de desenvolver competências na integração da IA generativa na educação e investigação em saúde. Combinando uma componente virtual e uma semana presencial, os programas exploraram temáticas como organização pessoal, apoio ao ensino e aprendizagem, integridade académica e suporte à investigação, integrando oficinas práticas e momentos de reflexão ética. Os resultados demonstram uma avaliação amplamente positiva por parte dos participantes, com elevados níveis de satisfação relativamente aos conteúdos, apoio, aplicabilidade prática e intenção de recomendação. Estes BIPs revelam-se, assim, uma estratégia eficaz para fomentar a literacia em IA no ensino superior, reforçando a preparação de profissionais para contextos educativos e científicos em constante transformação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57872 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Inteligência artificial | |
dc.subject | Educação em saúde | |
dc.subject | Programas mistos intensivos | |
dc.subject | Erasmus | |
dc.subject | Inovação pedagógica | |
dc.title | Implementação de programas mistos intensivos (BIPs) para o desenvolvimento de competências na integração de inteligência artificial generativa por alunos e docentes | por |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | 2.º Congresso Internacional "Pedagogia XXI" - O lugar da(s) inteligência(s): entre o relacional e o artificial | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce |