Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-17"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- A Importância do trabalho profissional dos/as Assistentes Sociais nas escolas em PortugalPublication . Abraúl, Lurdes; Gallo, MarceloEsta investigação teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho dos/as assistentes sociais nas equipas multidisciplinares das escolas. E tem como objetivos específicos: conhecer as formas de contratação do assistente social nas escolas; explorar a prática do assistente social em contexto escolar; compreender a atuação do assistente social em equipa; avaliar os benefícios do trabalho social em contexto escolar; perceber e avaliar as dificuldades e lacunas da escola quando não têm um assistente social; refletir acerca da necessidade do trabalho social interdisciplinar colaborativo e verificar se os professores consideram importante o trabalho dos assistentes sociais nas escolas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, e realizamos entrevistas com uso de instrumentos de coleta de dados estruturados a duas assistentes sociais e uma psicóloga, e para identificar como os docentes entendem a importância do trabalho do assistente social foi aplicado um inquérito online com uma amostra de 40 docentes oriundos de vários agrupamentos da zona norte. Verifica-se que o foco da prática do/a assistente social escolar é intervir junto dos alunos e famílias com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar e consequentemente com insucesso escolar. Este/a articula com a comunidade educativa e rede social do concelho, com vista em resolver as problemáticas em questão. E verifica-se claramente através dos inquéritos aos docentes que os/as assistentes sociais são importantes e necessários nas equipas multidisciplinares das escolas, independentemente do agrupamento de escolas (AE) ser ou não ser território educativo de intervenção prioritário TEIP.
- A institucionalização de Crianças e JovensPublication . Barros, Maria; Gallo, MarceloA presente investigação trata-se de um estudo qualitativo que analisa as práticas profissionais dos Assistentes Sociais no processo de autonomização dos residentes institucionalizados sob o regime de promoção e proteção. Para tal definimos como objetivo geral, perceber a realização do trabalho profissional dos Assistentes Sociais com crianças e jovens institucionalizados que não contam com retaguarda familiar e, como este trabalho é compreendido pelos sujeitos da intervenção. A pesquisa foi realizada em uma instituição de acolhimento de crianças e jovens na região norte do país. Utilizamos uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método indutivo em conformidade com os objetivos definidos. Todos os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevistas semiestruturadas através de um guião previamente elaborado, onde posteriormente todas as respostas obtidas foram analisadas, por categorias, com o método, a análise do conteúdo, ficando a conhecer a realidade e a experiência dos profissionais bem como a perceção dos residentes. Após todo processo investigativo concluiu-se que a intervenção em casa residencial exige dos técnicos a capacidade reflexiva na sua prática profissional, no sentido de perceber de que cada criança/jovem acolhida é única, e que, portanto, a sua intervenção deverá ser em conformidade com as suas características, elaborando assim um plano de intervenção em conjunto com cada C/J que vá ao encontro ao seu superior interesse e, concluiu-se ainda de que os profissionais procuram desenvolver uma prática parental segura, de modo a potenciar uma referência positiva para as C/J acolhidas.
- Contributo para a validação do Adolescents/Adults Sensory Profile para a população portuguesa: consistência interna e temporal e validade do construtoPublication . Azevedo, Elsa; Vieira da Silva, CristinaIntrodução: O Adolescents/ Adults Sensory Profile é um instrumento de avaliação da área da Terapia Ocupacional que visa avaliar a modulação sensorial de indivíduos a partir dos 11 anos de idade, através da análise dos seus padrões comportamentais. Objetivos: Analisar as propriedades psicométricas do Perfil Sensorial Adolescentes/ Adultos para a população portuguesa, tais como a consistência interna e temporal e validade do construto. Métodos: A amostra recolhida por conveniência foi constituída por 210 indivíduos entre os 11 e os 91 anos, que não apresentavam alterações da consciência. Para a análise da consistência temporal 30 dos sujeitos da amostra constituíram o grupo para o segundo momento de recolha de dados. A validade do construto foi avaliada através da análise fatorial confirmatória. Todos os dados foram tratados com recurso ao SPSS® 28.0 e ao Amos® 22. Resultados: A consistência interna obteve valores do Alpha de Cronbach entre pobre e excelente para as secções e quadrantes (0,534<α<0,815), à exceção das secções do processamento do movimento (α=0,277) e do nível de atividade (α=0,373), onde foram obtidos valores inaceitáveis. A estabilidade teste-reteste variou entre alta e excelente (0,865
- Hidroterapia para o Alívio da Dor:Publication . Machado, Margarida Gouveia de Matos; Tereso, Alexandra Manuela Garcês CarameloEste relatório tem como finalidade apresentar uma análise crítica do meu percurso de aprendizagem, que permitiu a aquisição de competências de Mestre e de Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica. Foi adotado como quadro de referência a Teoria do Conforto, de Katherine Kolcaba. As diretivas e recomendações, nacionais e internacionais, identificam a necessidade de serem implementadas medidas e esforços que contribuam para a promoção do parto normal e humanizado (ACOG, 2016; OMS, 2018; OE, 2019; DGS, 2023). Segundo a OMS (2018), uma experiência de parto positiva é aquela que vai ao encontro ou ultrapassa as expectativas das mulheres. Restituir à mulher o protagonismo no trabalho de parto é uma das várias formas de humanizar os cuidados na assistência ao parto. A evidência científica atual diz-nos que a utilização de métodos não farmacológicos no geral, e da hidroterapia em particular, oferece vantagens significativas na progressão do trabalho de parto, no alívio da dor, contribui para uma vivência de parto positiva e devolve a sensação de controlo à parturiente (Shaw-Batista, 2017; Taskin, et al. 2020; Zhang, et al., 2022). A hidroterapia por duche de água quente é um recurso disponível na maioria dos blocos de parto em Portugal, sendo por isso considerada uma medida acessível e de baixo custo. Contudo a sua utilização não é feita de forma uniformizada e consistente. A evidência científica que tem emergido é, na sua maioria, sobre a efetividade desta medida. Razão pela qual, no mapeamento da evidência efetuada com recurso à Scoping Review, segundo as orientações do The Joanna Briggs Institute (2020) foi difícil encontrar artigos que explorassem concretamente as experiências das parturientes. Foi por isso desenvolvido um estudo qualitativo e exploratório no sentido de responder ao gap identificado na revisão da lireratura. Os resultados obtidos evidenciam que a hidroterapia através do duche de água quente é uma medida valorizada pelas parturientes, à qual atribuem um impacto positivo no alívio da dor e na sua experiência de parto. Foi também identificada a necessidade das parturientes serem informadas com detalhe e rigor sobre as formas de aplicação e condições de segurança. É ainda relevante que estas informações sejam transmitidas nos Cursos de Prepração para o Nascimento e Parentalidade, de forma a capacitar as mulheres/casais e assim contribuir para uma escolha livre e informada sobre diferentes métodos de gestão da dor durante o TP.
- A Intervenção Especializada do Enfermeiro na Comunicação Eficaz da Equipa Interdisciplinar na Abordagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Filipe, Maria João Oliveira; Henriques, Eunice Emília Santos Lopes MartinsA comunicação é inerente ao trabalho da equipa interdisciplinar, sendo uma ferramenta essencial no cuidado à pessoa em situação crítica (PSC), tornando-se, assim, a comunicação interdisciplinar num fator chave para a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa. Nos serviços de urgência e unidades de cuidados intensivos é onde podemos encontrar as pessoas mais vulneráveis, com tempo limitado para a sua estabilização. No entanto, este nível de precisão e as alterações rápidas que ocorrem requerem dos profissionais e, por conseguinte, da equipa um grau de comunicação eficaz e profissional para que seja assegurada a transmissão correta da informação (Böll et al., 2022). A principal finalidade deste relatório é desenvolver uma análise descritiva e fundamentada do percurso global de aquisição de competências desenvolvido, evidenciando as competências adquiridas. Tendo em consideração a pertinência do referencial teórico como orientador deste percurso, tivemos por base o “Modelo Conceptual de Enfermagem” desenvolvido por Benner, por valorizar a importância do cuidar e da comunicação entre todos os participantes, de forma a compreender as ligações entre os grandes sistemas e o doente individual, visto que o trabalho desta teórica se destaca pela orientação do crescimento e do desenvolvimento de competências profissionais. Ao longo do percurso académico, desenvolvemos estas competências no contexto de urgência e de cuidados intensivos. Assim, neste relatório, pretendemos apresentar as atividades desenvolvidas em cada contexto de estágio, com o principal objetivo de sistematizar o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem, no que concerne à comunicação eficaz da equipa interdisciplinar, na abordagem à PSC.
- Intervenção Psicoeducacional Familiar na Esquizofrenia como complemento à Reabilitação Psicossocial da PessoaPublication . Pinto, Sónia Lôreta Pirata Rodrigues; Pinho, Lara Manuela Guedes deO presente relatório retrata a necessidade, cada vez mais emergente, de focar a nossa atenção aos familiares cuidadores de pessoas com doença mental grave. A problemática da sobrecarga das famílias de utentes com esquizofrenia é uma realidade muito presente, demonstrada não só pela evidência científica, como nos contextos de trabalho. Uma das formas de intervir é através da psicoeducação familiar, que se torna num complemento essencial para a reabilitação psicossocial da pessoa com esta patologia. Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio, de uma estudante de mestrado, no Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental e no qual foi desenvolvido e implementado um projeto direcionado às famílias de utentes com esquizofrenia. Foram abrangidas sete famílias, sendo aplicado o FPQ (Questionário de Problemas Familiares), antes e após a intervenção. O enfermeiro especialista desempenha um papel fundamental, facilitando os processos de transição, evidenciados pela diminuição dos níveis de sobrecarga familiar (relacionados com a sobrecarga objetiva e subjetiva do FPQ).
- A influência do neuro conteúdo digital de marcas de fast fashion no envolvimento com o consumidor da geração ZPublication . Campos, Sandra Marisa Jesus; Domingos, CatarinaO objetivo principal visa compreender como essas estratégias influenciam o envolvimento dos consumidores da Geração Z. Recorrendo a uma metodologia mista: qualitativa, com um Focus Group com consumidores com idade inferior 22 anos, onde discutiram a perceção e envolvimento com o conteúdo digital; e quantitativa, com um inquérito por questionário para analisar a influência do neuro conteúdo digital no envolvimento do consumidor da Geração Z e a análise de expressão facial. As principais conclusões deste estudo mostram que as estratégias de neuro conteúdo digital têm um impacto significativo no envolvimento emocional e comportamental dos consumidores da Geração Z. Esta pesquisa apresenta uma visão abrangente da literatura relacionada com os benefícios de incluir conteúdo neuro para criar laços dinâmicos com estes consumidores que são tecnologicamente avançados e expostos a vários estímulos digitais. O estudo também destaca futuras implicações gerenciais para as marcas de Fast Fashion.
- O papel dos content creators no desenvolvimento de uma estratégia de brand activism pró comunidade LGBTQI+Publication . Bueno, Giuliana Paúra; Gomes, SandraOs content creators surgiram diante do surgimento da economia criativa para poder criar mais conteúdos autênticos e conectar-se com o público de forma genuína. Com o crescimento da importância da prática do brand activism, vira essencial que empresas busquem novos formatos de conteúdo, utilizando de forma estratégica e visando promover o posicionamento quanto a questões sociais e culturais, promovendo a inclusão e apoio às comunidades, como é o caso da comunidade LGBTQI+. Com essa visão, a dissertação em questão visa investigar qual o papel dos content creators em uma estratégia de brand activism pró comunidade LGBTQI+. A literatura existente, ainda escassa quanto à comunidade LGBTQI+ e à nova profissão dos content creators, sugere que o brand activism está cada vez mais sendo praticado pelas empresas, seja de forma autêntica ou não, e é necessário encontrar novos meios para a sua prática, de forma estratégica e verdadeira, podendo os content creators terem um potencial para aumentar a visibilidade e o reconhecimento de causas sociais importantes, fortalecendo a relação entre as marcas e seus consumidores. A partir disso, o principal objetivo dessa investigação visa perceber como os content creators podem ser inseridos em uma estratégia de brand activism que visa a promoção do apoio e inclusão à comunidade LGBTQI+. Para isso, foram analisados o brand activism, a história e o público LGBTQI+ e a nova geração de profissionais, os content creators. Este estudo utilizou metodologia qualitativa, baseado na análise de conteúdo das entrevistas concedidas por empresas que praticam brand activism e content creators. Com a análise de conteúdo das entrevistas, foi possível identificar os principais pontos de relação entre marcas e content creators, diferentes perspetivas sobre a temática e a criação de um guião de melhores práticas para o brand activism autêntico. Com os estudos obtidos, ficou claro que os content creators podem vir a desempenhar um papel fundamental em uma estratégia de brand activism pró comunidade LGBTQI+, visando conectar-se de forma mais verdadeira com o público e levando maior visibilidade para a temática praticada pela marca.
- From same old to gold: the role of brand coolness in the perception of co-branded products- the off-white casePublication . Faria, Maria de Fátima Pinto de; Nogueira, MafaldaIn the fashion industry, a highly unstable and increasingly competitive market, brands are forced to make efforts and outline strategies that guarantee differentiation and brand awareness. Regarding the first, Coolness can act as the differentiating attribute that distinguishes brands from their fierce competitors. As evidenced, brand Coolness is capable of stimulating consumers, promote purchase behaviours and create strong relationships between the customers and the brand. Meanwhile, to ensure the latter, in recent years, brands have made a habit of celebrating collaborations with both similar and different product and target brands. Despite extensive research into the outcomes of the collaborations for both brands involved, no study has yet focused on the influence that the brand Coolness of the composite brands has on the success of such partnership. Therefore, this investigation focuses on studying the case of Streetwear fashion brand Off-White, recognized in the market for its extensive portfolio of collaborations. By conducting interviews and focus group sessions, with consumers of co-produced products and exclusive consumers and fans of the brand, respectively, it was possible to confirm the importance of Off-White’s Coolness regarding the purchase intention, willingness to pay and word-of-mouth of collaborative pieces, notwithstanding whether the partner brands were already perceived as Cool or not. This study also provides evidence of how a constituent brand Coolness can elevate the level of Coolness of the other brand, even if the second has a lower equity.
- Programa Psicoeducativo para os Cuidadores Formais de Residências de Reabilitação Psicossocial de Pessoas com Doença Mental Grave de Evolução ProlongadaPublication . Antunes, Rute Filipa Ferrira; Almeida, Jorge Salvador Pinto deA estruturação de Unidades de Vida - Residências Comunitárias de reabilitação psicos socialnos últimos anos tem ganho grande ênfase na área da saúde mental ajudando a recuperação e/ou a reabilitação da pessoa com doença mental. Desta forma é fundamental compreender a importância da reabilitação psicossocial, com os objetivos que vão ao encontro da promoção de autonomia e treino de habilidades para com as pessoas com doença mental. Falando diretamente para as residências de reabilitação psicossocial, onde o cuidador formal tem um papel elementar, é imprescindível capacitá-los de mais conhecimentos sobre a temática da saúde mental. O objetivo deste projeto foi o capacitar os cuidadores formais consciencializando-os para a pessoa doente, a doença mental, a implementação de intervenções e avaliação de resultados tendo em conta a pessoa como um ser único. Neste sentido surgiram as sessões de psicoeducação como atividade psicoeducativa e psicoterapêutica do domínio das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Esterelatório de estágio evidencia ainda as competências adquiridas e desenvolvidas duranteo estágio final, associadas à área de especialização e ao grau de mestre.
