| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os content creators surgiram diante do surgimento da economia criativa para poder criar
mais conteúdos autênticos e conectar-se com o público de forma genuína. Com o
crescimento da importância da prática do brand activism, vira essencial que empresas
busquem novos formatos de conteúdo, utilizando de forma estratégica e visando promover
o posicionamento quanto a questões sociais e culturais, promovendo a inclusão e apoio às
comunidades, como é o caso da comunidade LGBTQI+.
Com essa visão, a dissertação em questão visa investigar qual o papel dos content creators
em uma estratégia de brand activism pró comunidade LGBTQI+. A literatura existente,
ainda escassa quanto à comunidade LGBTQI+ e à nova profissão dos content creators,
sugere que o brand activism está cada vez mais sendo praticado pelas empresas, seja de
forma autêntica ou não, e é necessário encontrar novos meios para a sua prática, de forma
estratégica e verdadeira, podendo os content creators terem um potencial para aumentar a
visibilidade e o reconhecimento de causas sociais importantes, fortalecendo a relação entre
as marcas e seus consumidores.
A partir disso, o principal objetivo dessa investigação visa perceber como os content
creators podem ser inseridos em uma estratégia de brand activism que visa a promoção do
apoio e inclusão à comunidade LGBTQI+. Para isso, foram analisados o brand activism, a
história e o público LGBTQI+ e a nova geração de profissionais, os content creators.
Este estudo utilizou metodologia qualitativa, baseado na análise de conteúdo das
entrevistas concedidas por empresas que praticam brand activism e content creators. Com a
análise de conteúdo das entrevistas, foi possível identificar os principais pontos de relação entre marcas e content creators, diferentes perspetivas sobre a temática e a criação de um
guião de melhores práticas para o brand activism autêntico.
Com os estudos obtidos, ficou claro que os content creators podem vir a desempenhar um
papel fundamental em uma estratégia de brand activism pró comunidade LGBTQI+, visando
conectar-se de forma mais verdadeira com o público e levando maior visibilidade para a
temática praticada pela marca.
Description
Keywords
Brand activism Comunidade LGBTQI+ Content creators Digital activism
