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Intervenção Psicoeducacional Familiar na Esquizofrenia como complemento à Reabilitação Psicossocial da Pessoa

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Abstract(s)

O presente relatório retrata a necessidade, cada vez mais emergente, de focar a nossa atenção aos familiares cuidadores de pessoas com doença mental grave. A problemática da sobrecarga das famílias de utentes com esquizofrenia é uma realidade muito presente, demonstrada não só pela evidência científica, como nos contextos de trabalho. Uma das formas de intervir é através da psicoeducação familiar, que se torna num complemento essencial para a reabilitação psicossocial da pessoa com esta patologia. Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio, de uma estudante de mestrado, no Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental e no qual foi desenvolvido e implementado um projeto direcionado às famílias de utentes com esquizofrenia. Foram abrangidas sete famílias, sendo aplicado o FPQ (Questionário de Problemas Familiares), antes e após a intervenção. O enfermeiro especialista desempenha um papel fundamental, facilitando os processos de transição, evidenciados pela diminuição dos níveis de sobrecarga familiar (relacionados com a sobrecarga objetiva e subjetiva do FPQ).
This report portrays the increasingly emerging need to focus our attention on family caregivers of people with serious mental illness. The problem of burdening families of users with schizophrenia is a very present reality, demonstrated not only by scientific evidence, but also in work contexts. One of the ways to intervene is through family psychoeducation, which becomes an essential complement to the psychosocial rehabilitation of the person with this pathology. This report reflects the work carried out during the internship of a master's student at the Department of Mental Health Psychiatry, in which a project aimed at families of users with schizophrenia was developed and implemented. Seven families were covered, and the FPQ (Family Problems Questionnaire) was applied before and after the intervention. The specialist nurse plays a fundamental role, facilitating the transition processes, evidenced by the reduction in levels of family overload (related to the objective and subjective overload of the FPQ).

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Keywords

Esquizofrenia Família Sobrecarga psicoeducação Schizophrenia Family Overload Psychoeducation

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