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Intervenção Psicoeducacional Familiar na Esquizofrenia como complemento à Reabilitação Psicossocial da Pessoa

datacite.subject.fosEnfermagempt_PT
dc.contributor.advisorPinho, Lara Manuela Guedes de
dc.contributor.authorPinto, Sónia Lôreta Pirata Rodrigues
dc.date.accessioned2024-12-17T18:49:29Z
dc.date.available2024-12-17T18:49:29Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.date.submitted2024-07-03
dc.description.abstractO presente relatório retrata a necessidade, cada vez mais emergente, de focar a nossa atenção aos familiares cuidadores de pessoas com doença mental grave. A problemática da sobrecarga das famílias de utentes com esquizofrenia é uma realidade muito presente, demonstrada não só pela evidência científica, como nos contextos de trabalho. Uma das formas de intervir é através da psicoeducação familiar, que se torna num complemento essencial para a reabilitação psicossocial da pessoa com esta patologia. Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio, de uma estudante de mestrado, no Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental e no qual foi desenvolvido e implementado um projeto direcionado às famílias de utentes com esquizofrenia. Foram abrangidas sete famílias, sendo aplicado o FPQ (Questionário de Problemas Familiares), antes e após a intervenção. O enfermeiro especialista desempenha um papel fundamental, facilitando os processos de transição, evidenciados pela diminuição dos níveis de sobrecarga familiar (relacionados com a sobrecarga objetiva e subjetiva do FPQ).pt_PT
dc.description.abstractThis report portrays the increasingly emerging need to focus our attention on family caregivers of people with serious mental illness. The problem of burdening families of users with schizophrenia is a very present reality, demonstrated not only by scientific evidence, but also in work contexts. One of the ways to intervene is through family psychoeducation, which becomes an essential complement to the psychosocial rehabilitation of the person with this pathology. This report reflects the work carried out during the internship of a master's student at the Department of Mental Health Psychiatry, in which a project aimed at families of users with schizophrenia was developed and implemented. Seven families were covered, and the FPQ (Family Problems Questionnaire) was applied before and after the intervention. The specialist nurse plays a fundamental role, facilitating the transition processes, evidenced by the reduction in levels of family overload (related to the objective and subjective overload of the FPQ).pt_PT
dc.identifier.tid203747607pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53236
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEsquizofreniapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectSobrecargapt_PT
dc.subjectpsicoeducaçãopt_PT
dc.subjectSchizophreniapt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectOverloadpt_PT
dc.subjectPsychoeducationpt_PT
dc.titleIntervenção Psicoeducacional Familiar na Esquizofrenia como complemento à Reabilitação Psicossocial da Pessoapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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