ISSSP - Dissertações de mestrado em Serviço Social
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- Atraso Global de DesenvolvimentoPublication . Costa, Ana; Oliveira, MadalenaO desenvolvimento carateriza-se como um processo dinâmico e multifatorial, criado a partir da combinação de diversos fatores (biológicos, ambientais, familiares e sociais), com caráter de proteção e/ou de risco, pelo que será enorme a variabilidade entre crianças com processos normativos de desenvolvimento e crianças com alterações de desenvolvimento. Enquadrado na categoria das Perturbações de Desenvolvimento Intelectual, o Atraso Global de Desenvolvimento é um conceito aplicável a crianças entre os 0 e os 5 anos, que não cumprem as etapas de desenvolvimento esperadas para a sua faixa etária. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10% da população mundial apresente algum tipo de deficiência ou incapacidade e, aproximadamente, 4 a 5% das crianças até aos 5 anos apresenta atraso global de desenvolvimento (Vale, Maria do Carmo, 2020). Na sociedade atual, a família permanece como a principal rede de suporte, ajuda e cuidados. Contudo, a permanente prestação de cuidados exige um esforço contínuo a nível físico, psicológico, social e económico, provocando muitas vezes sobrecarga, pelo que se revela fundamental compreender e conhecer a vida e a qualidade de vida percecionada pelos cuidadores, de modo a intervir junto dos mesmos, promovendo o seu bem-estar geral e a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, o objetivo geral do estudo passou por, a partir do conhecimento dos estilos e práticas parentais utilizados pelas figuras de vinculação de crianças entre os 0 e os 6 anos, com atraso global de desenvolvimento e/ou risco grave de atraso de desenvolvimento, compreender de que modo os estilos utilizados se manifestam como fatores de proteção ou de risco para a exposição dos menores a situações de vitimização. Para o efeito, foram utilizados para a recolha de dados três instrumentos: um Questionário de Caraterização Sociodemográfica, a Escala WHOQOL-BREF- Adaptação Portuguesa do WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life- BREF) e o Questionário de Estilos e Dimensões parentais (QEDP): Versão Reduzida- Adaptação Portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ)- Short Form. Os resultados demonstram que, na sua maioria, as famílias participantes recorrem a estilos e práticas parentais de caráter positivo, para educação e socialização das suas crianças. Contudo, a seleção destes estilos pode ser influenciada por um conjunto de fatores internos e/ou externos ao próprio cuidador.
- Bétulas sustentáveisPublication . Duarte, Daniela; Oliveira, MadalenaO princípio base que está na construção e dinamização deste projeto de desenvolvimento comunitário é a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (3º e 11º), relacionados com a saúde pública e o meio ambiente. Este teve como finalidade criar um plano de intervenção para limpeza e desinfeção da Urbanização das Bétulas, perspetivando melhorar a saúde pública e fortalecer o sentido de pertença da comunidade em relação à Urbanização. A estrutura do projeto inclui uma análise diagnóstica, definição de objetivos, estratégias de intervenção, avaliação de impacto e conclusões gerais. Numa dimensão geral, o projeto de desenvolvimento comunitário passa, maioritariamente, por desenvolver recursos e potencialidades junto dos residentes da Urbanização das Bétulas, perspetivando proporcionar a todos um espaço aprazível para o desenvolvimento físico e cognitivo em todas as gerações.
- Conto para ContarPublication . Silva, Silvia; Almeida, Maria SidalinaO povo cigano é um grupo étnico com uma identidade própria, constituído por pessoas que compartilham fortes laços sociais e culturais, e preservam costumes e crenças bem delineados que dificultam a sua inclusão na sociedade maioritária. O desconhecimento e/ou incompreensão dos códigos linguísticos e da leitura do real por parte da população cigana estão na origem de lacunas graves na comunicação entre uma cultura maioritária (país de residência) e uma cultura minoritária (cultura cigana). Esta incompreensão entre as partes gera, frequentemente, conflitos e transmite estereótipos negativos, levando ao isolamento destas populações, condicionando as suas relações de sociabilidade e o processo de integração na sociedade maioritária (Casa-Nova, 2008). Este desencontro de culturas repercute-se na recetividade à educação, traduzindo-se em fenómenos de analfabetismo, absentismo e abandono definitivo da escolaridade. Este trabalho de projeto faz uma análise geral da literatura sobre a comunidade cigana e a inclusão das crianças e jovens desta comunidade na escola portuguesas. Após fazer uma introdução sobre a discriminação social e sobre a situação desta minoria étnica em território nacional, apresentamos uma contextualização sobre o desempenho escolar das crianças desta comunidade em Portugal. É feita uma descrição acerca da cultura familiar enraizada na comunidade cigana, a sua relação com a sociedade maioritária e com a escola, e a sua influência no processo educativo. A análise critica do estado de arte permitiu a obtenção de uma maior compreensão do papel da escola enquanto instituição e do papel do corpo docente e de outros intervenientes no processo educativo, evidenciando fenómenos como a segregação desta minoria étnica. Adicionalmente, foi feita uma análise sobre as abordagens de inclusão em contexto escolar, que pretendem responder ao insucesso e abandono escolar da cultura cigana. Por último, desenvolveu-se um projeto a nível social com grande potencial para ser aplicado num estabelecimento de ensino, pertencente a Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de elaborar um plano de ações, que promovam a inclusão das crianças ciganas no sistema educativo, através de uma atuação mediada por dois eixos orientadores, intervenção social (Eixo 1) e intervenção pela arte (Eixo 2).
- Desafios do Envelhecimento na Sociedade ModernaPublication . Santos, NunoO aumento do número de adultos mais velhos é uma realidade cada vez mais visível em Portugal e no Mundo, resultante do aumento da esperança média de vida. O envelhecimento acarreta consigo alguns aspetos inquietantes como o isolamento social e a solidão que afetam a qualidade de vida deste grupo etário. Assim sendo, é necessário procurar respostas que garantam um envelhecimento saudável à população. Neste relatório relata-se a experiência de estágio no Projeto Porto.Importa-se que tem como principal objetivo combater o isolamento social nos adultos mais velhos residentes em habitação social, gerida pela Domus Social, de acordo com os critérios de seleção (isolados com 70 ou mais anos e/ou casais com 75 ou mais anos de idade). De forma a efetuar o levantamento das necessidades sociais e habitacionais, foi aplicado um inquérito por questionário aos inquiridos que compunham a amostra. Para proceder à recolha destes dados teve-se em atenção aos propósitos éticos que norteiam a intervenção, de forma a salvaguardar a informação recolhida. Dos dados recolhidos foi possível concluir que mais de metade dos inquiridos encontra-se em risco de isolamento social. Dos 163 inquéritos aplicados, constatou-se que 97 indivíduos vivem sozinhos e que 71 afirmam sentir-se sós. Abordamos, ainda, neste trabalho as atividades implementadas com a finalidade de colmatar determinadas lacunas identificadas no decorrer do estágio e que têm como objetivo final garantir uma melhor intervenção e subsequentemente combater o isolamento social.
- A Importância do trabalho profissional dos/as Assistentes Sociais nas escolas em PortugalPublication . Abraúl, Lurdes; Gallo, MarceloEsta investigação teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho dos/as assistentes sociais nas equipas multidisciplinares das escolas. E tem como objetivos específicos: conhecer as formas de contratação do assistente social nas escolas; explorar a prática do assistente social em contexto escolar; compreender a atuação do assistente social em equipa; avaliar os benefícios do trabalho social em contexto escolar; perceber e avaliar as dificuldades e lacunas da escola quando não têm um assistente social; refletir acerca da necessidade do trabalho social interdisciplinar colaborativo e verificar se os professores consideram importante o trabalho dos assistentes sociais nas escolas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, e realizamos entrevistas com uso de instrumentos de coleta de dados estruturados a duas assistentes sociais e uma psicóloga, e para identificar como os docentes entendem a importância do trabalho do assistente social foi aplicado um inquérito online com uma amostra de 40 docentes oriundos de vários agrupamentos da zona norte. Verifica-se que o foco da prática do/a assistente social escolar é intervir junto dos alunos e famílias com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar e consequentemente com insucesso escolar. Este/a articula com a comunidade educativa e rede social do concelho, com vista em resolver as problemáticas em questão. E verifica-se claramente através dos inquéritos aos docentes que os/as assistentes sociais são importantes e necessários nas equipas multidisciplinares das escolas, independentemente do agrupamento de escolas (AE) ser ou não ser território educativo de intervenção prioritário TEIP.
- Influência da intervenção social pela arte na promoção do envelhecimento ativoPublication . Silva, Joana; Melo, SaraA atuação no âmbito da promoção do envelhecimento ativo pode ser realizada por diferentes profissões, entre as quais se destaca o Serviço Social, como responsável pelo trabalho vocacionado para a afirmação das pessoas enquanto sujeitos ativos na tomada de decisões e planeamento da sua vida. As dimensões da participação social e da aprendizagem ao longo da vida, que o conceito de envelhecimento ativo pressupõe, podem ser incentivadas e desenvolvidas, por meio do envolvimento das pessoas idosas em atividades artísticas, como por exemplo a música. As artes são equacionadas neste propósito tendo em conta os efeitos sociais que proporcionam, nomeadamente o enriquecimento de laços sociais, acesso a oportunidades de lazer, e a estimulação de competências essenciais ao incremento da autoestima. Perante a ligação entre estas temáticas, a presente dissertação resultou de um trabalho investigativo que procurou perceber, em termos gerais, a influência das práticas artísticas na promoção do envelhecimento ativo. Para isso, realizou-se um estudo de caso cuja unidade de análise coincidiu com um grupo de oito pessoas idosas, participantes de uma das atividades artísticas elencadas num projeto comunitário, desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. A atividade artística em causa corresponde à música, utilizando-se como técnicas de recolha de dados, na prossecução das finalidades da investigação, a análise documental, a observação dos ensaios de música e a realização de entrevistas semiestruturadas aos participantes. Procurou-se, assim, entender os significados e efeitos ligados à experiência da prática artística, refletindo possíveis conexões com o envelhecimento ativo e o Serviço Social.
- A institucionalização de Crianças e JovensPublication . Barros, Maria; Gallo, MarceloA presente investigação trata-se de um estudo qualitativo que analisa as práticas profissionais dos Assistentes Sociais no processo de autonomização dos residentes institucionalizados sob o regime de promoção e proteção. Para tal definimos como objetivo geral, perceber a realização do trabalho profissional dos Assistentes Sociais com crianças e jovens institucionalizados que não contam com retaguarda familiar e, como este trabalho é compreendido pelos sujeitos da intervenção. A pesquisa foi realizada em uma instituição de acolhimento de crianças e jovens na região norte do país. Utilizamos uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método indutivo em conformidade com os objetivos definidos. Todos os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevistas semiestruturadas através de um guião previamente elaborado, onde posteriormente todas as respostas obtidas foram analisadas, por categorias, com o método, a análise do conteúdo, ficando a conhecer a realidade e a experiência dos profissionais bem como a perceção dos residentes. Após todo processo investigativo concluiu-se que a intervenção em casa residencial exige dos técnicos a capacidade reflexiva na sua prática profissional, no sentido de perceber de que cada criança/jovem acolhida é única, e que, portanto, a sua intervenção deverá ser em conformidade com as suas características, elaborando assim um plano de intervenção em conjunto com cada C/J que vá ao encontro ao seu superior interesse e, concluiu-se ainda de que os profissionais procuram desenvolver uma prática parental segura, de modo a potenciar uma referência positiva para as C/J acolhidas.
- Perceções das equipas Técnica e Educativa sobre autonomia em Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e JovensPublication . Cancujo, Sílvia; Oliveira, MadalenaAs características atuais das crianças e jovens em acolhimento pressupõem uma adequação das estratégicas interventivas, nomeadamente no que concerne ao processo de autonomia. Foi com base nesta premissa que tentamos através de um estudo realizado com profissionais das equipas técnica e educativa que trabalham nas Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens conhecer as perceções destes profissionais sobre o modelo de funcionamento e o processo de autonomia. Com vista a dar resposta aos objetivos criados, foi elaborado um inquérito e enviado para todas as Casas de Acolhimento Residencial em Portugal, incluindo Açores e Madeira. A nossa amostra é constituída por 101 profissionais, que integram as equipas das Casas de Acolhimento. Os resultados sugerem que apesar de melhorias, ainda existem lacunas por resolver, em matéria de promoção da autonomia, desde a questão de uma maior capacitação /formação dos vários profissionais, ao trabalho profundo com as famílias e fortalecimento das parcerias externas, com a comunidade e o apoio aos jovensapós a sua saída do acolhimento residencial. O profissional do Serviço Social tem aqui um papel preponderante, e que ao fazer parte de uma equipa multidisciplinar, pode ser o elo de ligação entre as casas de acolhimento com as famílias dos jovens e desenvolver um trabalho de fortalecimento de parcerias com a comunidade e entidades externas.
- Serviço social na rede nacional de cuidados integradosPublication . Moreira, MartaAs novas carências sociais e humanas resultantes da conjuntura sociodemográfica vigente, demarcada pelo fenómeno do envelhecimento populacional, apresentam um agravamento da vulnerabilidade e dependência da população, marcada por múltiplas e complexas comorbilidades. Esta situação carece da implementação de medidas sociopolíticas urgentes, bem como de práticas profissionais que comportem um trabalho multidisciplinar, tendo por desiderato uma prestação de cuidados mais humanizados promotores da garantia dos direitos humanos e da coesão social. O presente trabalho de investigação pretende refletir acerca dos contributos da intervenção do assistente social na ECCI - através da análise dos indicadores para a elaboração do relatório do processo de referenciação e monitorização da admissão do doente; e compreender de que forma se encontram garantidos os direitos preconizados pela RNCCI na prestação de cuidados de saúde e no apoio psicossocial. Para a análise da atuação do assistente social, na tipologia ECCI, recorreu-se ao método de estudo de caso, tendo como principal técnica de recolha de dados, a realização de entrevistas a profissionais da ECCI/ECL e doentes/cuidadores de um organismo da RNCCI de um concelho da região Norte do país. Através de uma análise categorial dos dados recolhidos, os resultados permitiram compreender a relevância do lugar que ocupa o Serviço Social no âmbito da saúde, exercendo a sua influência de forma direta e positiva na promoção da qualidade da prestação de cuidados e da advocacia social. Os desafios apreendidos evidenciam as teias burocratizadas do serviço social. Tal realidade exige uma maior reflexividade sobre a prática, enfatizando capacidade do assistente social para encontrar estratégias conducentes com as singularidades de cada pessoa, advogando a importância de um olhar clínico, dinâmico e holístico.
- Sexualidade e InclusãoPublication . Ferreira, PaulaEsta investigação surge da necessidade de refletir sobre o papel dos Lares Residenciais relativamente às sexualidades de pessoas com Diversidade Funcional. Pretendeu-se explorar o modo como os/as profissionais destas respostas abordam as temáticas da sexualidade nas instituições e de que forma estão preparados para dar essa resposta. Salientamos o papel do Serviço Social na temática da Diversidade Funcional, uma vez que os/as Assistentes Sociais evidenciam um notável compromisso com a mudança social, tendo uma participação ativa no desenvolvimento de uma sociedade inclusiva. A pertinência deste tema surge pela escassez de trabalho realizado sobre a temática, que se acentua quando procuramos trabalho científico desenvolvido em instituições que acolhem pessoas com Diversidade Funcional. A nossa investigação segue uma metodologia qualitativa desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com recurso a guião e foi realizada a dois grupos diferentes de participantes: duas Diretoras Técnicas, um Assistente Social e três auxiliares que trabalham diretamente com pessoas com Diversidade Funcional em Lares Residenciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise temática, segundo as propostas de Braun e Clarke (2006), tendo surgido cinco temas: (A) familiarização dos/as profissionais face ao tema; (B) posicionamento dos profissionais das instituições; (C) dificuldades sentidas pelos profissionais; (D) práticas desenvolvidas para promover a inclusão e o debate; (E) importância da formação. A análise dos resultados permitiu concluir que os lares residenciais têm desenvolvido um bom trabalho no sentido da abordagem das sexualidades dos/as seus utentes, mas ainda existe um longo caminho a percorrer para a inclusão e respeito pelas necessidades sexuais de pessoas com Diversidade Funcional. Esta investigação demonstra a necessidade de um estudo com um número mais amplo e alargado de participantes, de modo que seja possível extrapolar estes resultados a uma população mais abrangente.