ISSSP - Dissertações de mestrado em Serviço Social
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- Atraso Global de DesenvolvimentoPublication . Costa, Ana; Oliveira, MadalenaO desenvolvimento carateriza-se como um processo dinâmico e multifatorial, criado a partir da combinação de diversos fatores (biológicos, ambientais, familiares e sociais), com caráter de proteção e/ou de risco, pelo que será enorme a variabilidade entre crianças com processos normativos de desenvolvimento e crianças com alterações de desenvolvimento. Enquadrado na categoria das Perturbações de Desenvolvimento Intelectual, o Atraso Global de Desenvolvimento é um conceito aplicável a crianças entre os 0 e os 5 anos, que não cumprem as etapas de desenvolvimento esperadas para a sua faixa etária. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10% da população mundial apresente algum tipo de deficiência ou incapacidade e, aproximadamente, 4 a 5% das crianças até aos 5 anos apresenta atraso global de desenvolvimento (Vale, Maria do Carmo, 2020). Na sociedade atual, a família permanece como a principal rede de suporte, ajuda e cuidados. Contudo, a permanente prestação de cuidados exige um esforço contínuo a nível físico, psicológico, social e económico, provocando muitas vezes sobrecarga, pelo que se revela fundamental compreender e conhecer a vida e a qualidade de vida percecionada pelos cuidadores, de modo a intervir junto dos mesmos, promovendo o seu bem-estar geral e a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, o objetivo geral do estudo passou por, a partir do conhecimento dos estilos e práticas parentais utilizados pelas figuras de vinculação de crianças entre os 0 e os 6 anos, com atraso global de desenvolvimento e/ou risco grave de atraso de desenvolvimento, compreender de que modo os estilos utilizados se manifestam como fatores de proteção ou de risco para a exposição dos menores a situações de vitimização. Para o efeito, foram utilizados para a recolha de dados três instrumentos: um Questionário de Caraterização Sociodemográfica, a Escala WHOQOL-BREF- Adaptação Portuguesa do WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life- BREF) e o Questionário de Estilos e Dimensões parentais (QEDP): Versão Reduzida- Adaptação Portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ)- Short Form. Os resultados demonstram que, na sua maioria, as famílias participantes recorrem a estilos e práticas parentais de caráter positivo, para educação e socialização das suas crianças. Contudo, a seleção destes estilos pode ser influenciada por um conjunto de fatores internos e/ou externos ao próprio cuidador.
- Bétulas sustentáveisPublication . Duarte, Daniela; Oliveira, MadalenaO princípio base que está na construção e dinamização deste projeto de desenvolvimento comunitário é a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (3º e 11º), relacionados com a saúde pública e o meio ambiente. Este teve como finalidade criar um plano de intervenção para limpeza e desinfeção da Urbanização das Bétulas, perspetivando melhorar a saúde pública e fortalecer o sentido de pertença da comunidade em relação à Urbanização. A estrutura do projeto inclui uma análise diagnóstica, definição de objetivos, estratégias de intervenção, avaliação de impacto e conclusões gerais. Numa dimensão geral, o projeto de desenvolvimento comunitário passa, maioritariamente, por desenvolver recursos e potencialidades junto dos residentes da Urbanização das Bétulas, perspetivando proporcionar a todos um espaço aprazível para o desenvolvimento físico e cognitivo em todas as gerações.
- Conto para ContarPublication . Silva, Silvia; Almeida, Maria SidalinaO povo cigano é um grupo étnico com uma identidade própria, constituído por pessoas que compartilham fortes laços sociais e culturais, e preservam costumes e crenças bem delineados que dificultam a sua inclusão na sociedade maioritária. O desconhecimento e/ou incompreensão dos códigos linguísticos e da leitura do real por parte da população cigana estão na origem de lacunas graves na comunicação entre uma cultura maioritária (país de residência) e uma cultura minoritária (cultura cigana). Esta incompreensão entre as partes gera, frequentemente, conflitos e transmite estereótipos negativos, levando ao isolamento destas populações, condicionando as suas relações de sociabilidade e o processo de integração na sociedade maioritária (Casa-Nova, 2008). Este desencontro de culturas repercute-se na recetividade à educação, traduzindo-se em fenómenos de analfabetismo, absentismo e abandono definitivo da escolaridade. Este trabalho de projeto faz uma análise geral da literatura sobre a comunidade cigana e a inclusão das crianças e jovens desta comunidade na escola portuguesas. Após fazer uma introdução sobre a discriminação social e sobre a situação desta minoria étnica em território nacional, apresentamos uma contextualização sobre o desempenho escolar das crianças desta comunidade em Portugal. É feita uma descrição acerca da cultura familiar enraizada na comunidade cigana, a sua relação com a sociedade maioritária e com a escola, e a sua influência no processo educativo. A análise critica do estado de arte permitiu a obtenção de uma maior compreensão do papel da escola enquanto instituição e do papel do corpo docente e de outros intervenientes no processo educativo, evidenciando fenómenos como a segregação desta minoria étnica. Adicionalmente, foi feita uma análise sobre as abordagens de inclusão em contexto escolar, que pretendem responder ao insucesso e abandono escolar da cultura cigana. Por último, desenvolveu-se um projeto a nível social com grande potencial para ser aplicado num estabelecimento de ensino, pertencente a Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de elaborar um plano de ações, que promovam a inclusão das crianças ciganas no sistema educativo, através de uma atuação mediada por dois eixos orientadores, intervenção social (Eixo 1) e intervenção pela arte (Eixo 2).
- Desafios do Envelhecimento na Sociedade ModernaPublication . Santos, NunoO aumento do número de adultos mais velhos é uma realidade cada vez mais visível em Portugal e no Mundo, resultante do aumento da esperança média de vida. O envelhecimento acarreta consigo alguns aspetos inquietantes como o isolamento social e a solidão que afetam a qualidade de vida deste grupo etário. Assim sendo, é necessário procurar respostas que garantam um envelhecimento saudável à população. Neste relatório relata-se a experiência de estágio no Projeto Porto.Importa-se que tem como principal objetivo combater o isolamento social nos adultos mais velhos residentes em habitação social, gerida pela Domus Social, de acordo com os critérios de seleção (isolados com 70 ou mais anos e/ou casais com 75 ou mais anos de idade). De forma a efetuar o levantamento das necessidades sociais e habitacionais, foi aplicado um inquérito por questionário aos inquiridos que compunham a amostra. Para proceder à recolha destes dados teve-se em atenção aos propósitos éticos que norteiam a intervenção, de forma a salvaguardar a informação recolhida. Dos dados recolhidos foi possível concluir que mais de metade dos inquiridos encontra-se em risco de isolamento social. Dos 163 inquéritos aplicados, constatou-se que 97 indivíduos vivem sozinhos e que 71 afirmam sentir-se sós. Abordamos, ainda, neste trabalho as atividades implementadas com a finalidade de colmatar determinadas lacunas identificadas no decorrer do estágio e que têm como objetivo final garantir uma melhor intervenção e subsequentemente combater o isolamento social.
- O Direito à Habitação das Comunidades Ciganas: Um Estudo de Caso sobre o Processo de Realojamento no Vale do SousaPublication . Teixeira Moreira, Marisa Daniela; Machado, , Idalina; Mendes, SandraPartindo do enquadramento legal do direito à habitação e da persistente exclusão sociohabitacional das comunidades ciganas em Portugal e procurando responder à questão “Em que medida o realojamento satisfaz as necessidades habitacionais, melhora a qualidade de vida e potencia a integração social segundo as perceções dos residentes e dos técnicos?”, este estudo analisou o processo de realojamento de vinte e uma famílias de etnia cigana para habitações sociais numa região do Vale do Sousa, no distrito do Porto, bem como o papel de quatro técnicos municipais que acompanharam a intervenção. Recorreu-se a um desenho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas. As 25 transcrições foram submetidas a análise de conteúdo com codificação temática assistida pelo MAXQDA. O corpus das famílias gerou ainda representações gráficas de frequência lexical e distribuição de códigos. Os resultados mostram benefícios inequívocos a nível de conforto físico, salubridade e perceção de segurança. A satisfação global com a nova casa é elevada, mas contrabalançada por desafios quotidianos: falta de arrumação, escadas em pisos superiores, ausência de espaço exterior para atividades tradicionais (cestaria, lenha, sucata) e uma nova pressão financeira decorrente do pagamento de renda, água e luz. As relações de vizinhança mantêm-se fortes dentro da família alargada, mas os entrevistados relatam vigilância e sentimentos de discriminação por parte de residentes não ciganos. Quanto aos profissionais, estes confirmam as melhorias objetivas e reconhecem que a fase crítica é a da sustentabilidade económica e a de mediação intercultural. Defendem um acompanhamento de proximidade, a dispersão futura dos agregados por diferentes empreendimentos e criação de espaços multifuncionais onde as famílias possam preservar modos de vida e gerar rendimento. O estudo contribui para a literatura ao reunir, num mesmo território, a voz dos residentes e dos técnicos, revelando que o acesso à habitação, apesar do seu valor, não encerra o processo: requer apoio financeiro gradual, gestão comunitária dos espaços comuns e estratégias antidiscriminação para transformar a satisfação inicial em inclusão efetiva e duradoura.
- Frio na Alma. Apreensão de significados atribuídos ao trabalho sexual assistencial na diversidade funcionalPublication . Isabel Cristina Tavares Brás; Mendes, , Sandra; Melo,, SaraA presente Dissertação analisa os significados atribuídos ao trabalho sexual com carácter assistencial, centrando-se nas pessoas com diversidade funcional e no papel que o serviço social pode desempenhar neste campo. O estudo teve como objetivos compreender a assistência sexual como realidade de trabalho de trabalhadores sexuais, analisar as perceções de trabalhadores/as sexuais, das pessoas com diversidade funcional e assistentes sociais acerca dos efeitos da assistência sexual. A investigação segue uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a três grupos distintos: assistentes sexuais, assistentes sociais e pessoas com diversidade funcional. A análise dos dados permitiu identificar pontos de convergência e divergência entre os participantes, revelando tensões éticas, jurídicas e sociais deste fenómeno. Os resultados evidenciam que a assistência sexual, embora seja um tema controverso em Portugal e com lacunas legais, é percebida como sendo uma forma de bem-estar, confiança, empoderamento e inclusão social. Também se constatou que o serviço social tem um papel na problematização crítica destas práticas, devendo orientar-se por princípios anti opressivos e de justiça social, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e para a defesa dos direitos das pessoas com diversidade funcional.
- A Importância do trabalho profissional dos/as Assistentes Sociais nas escolas em PortugalPublication . Abraúl, Lurdes; Gallo, MarceloEsta investigação teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho dos/as assistentes sociais nas equipas multidisciplinares das escolas. E tem como objetivos específicos: conhecer as formas de contratação do assistente social nas escolas; explorar a prática do assistente social em contexto escolar; compreender a atuação do assistente social em equipa; avaliar os benefícios do trabalho social em contexto escolar; perceber e avaliar as dificuldades e lacunas da escola quando não têm um assistente social; refletir acerca da necessidade do trabalho social interdisciplinar colaborativo e verificar se os professores consideram importante o trabalho dos assistentes sociais nas escolas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, e realizamos entrevistas com uso de instrumentos de coleta de dados estruturados a duas assistentes sociais e uma psicóloga, e para identificar como os docentes entendem a importância do trabalho do assistente social foi aplicado um inquérito online com uma amostra de 40 docentes oriundos de vários agrupamentos da zona norte. Verifica-se que o foco da prática do/a assistente social escolar é intervir junto dos alunos e famílias com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar e consequentemente com insucesso escolar. Este/a articula com a comunidade educativa e rede social do concelho, com vista em resolver as problemáticas em questão. E verifica-se claramente através dos inquéritos aos docentes que os/as assistentes sociais são importantes e necessários nas equipas multidisciplinares das escolas, independentemente do agrupamento de escolas (AE) ser ou não ser território educativo de intervenção prioritário TEIP.
- Influência da intervenção social pela arte na promoção do envelhecimento ativoPublication . Silva, Joana; Melo, SaraA atuação no âmbito da promoção do envelhecimento ativo pode ser realizada por diferentes profissões, entre as quais se destaca o Serviço Social, como responsável pelo trabalho vocacionado para a afirmação das pessoas enquanto sujeitos ativos na tomada de decisões e planeamento da sua vida. As dimensões da participação social e da aprendizagem ao longo da vida, que o conceito de envelhecimento ativo pressupõe, podem ser incentivadas e desenvolvidas, por meio do envolvimento das pessoas idosas em atividades artísticas, como por exemplo a música. As artes são equacionadas neste propósito tendo em conta os efeitos sociais que proporcionam, nomeadamente o enriquecimento de laços sociais, acesso a oportunidades de lazer, e a estimulação de competências essenciais ao incremento da autoestima. Perante a ligação entre estas temáticas, a presente dissertação resultou de um trabalho investigativo que procurou perceber, em termos gerais, a influência das práticas artísticas na promoção do envelhecimento ativo. Para isso, realizou-se um estudo de caso cuja unidade de análise coincidiu com um grupo de oito pessoas idosas, participantes de uma das atividades artísticas elencadas num projeto comunitário, desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. A atividade artística em causa corresponde à música, utilizando-se como técnicas de recolha de dados, na prossecução das finalidades da investigação, a análise documental, a observação dos ensaios de música e a realização de entrevistas semiestruturadas aos participantes. Procurou-se, assim, entender os significados e efeitos ligados à experiência da prática artística, refletindo possíveis conexões com o envelhecimento ativo e o Serviço Social.
- A institucionalização de Crianças e JovensPublication . Barros, Maria; Gallo, MarceloA presente investigação trata-se de um estudo qualitativo que analisa as práticas profissionais dos Assistentes Sociais no processo de autonomização dos residentes institucionalizados sob o regime de promoção e proteção. Para tal definimos como objetivo geral, perceber a realização do trabalho profissional dos Assistentes Sociais com crianças e jovens institucionalizados que não contam com retaguarda familiar e, como este trabalho é compreendido pelos sujeitos da intervenção. A pesquisa foi realizada em uma instituição de acolhimento de crianças e jovens na região norte do país. Utilizamos uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método indutivo em conformidade com os objetivos definidos. Todos os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevistas semiestruturadas através de um guião previamente elaborado, onde posteriormente todas as respostas obtidas foram analisadas, por categorias, com o método, a análise do conteúdo, ficando a conhecer a realidade e a experiência dos profissionais bem como a perceção dos residentes. Após todo processo investigativo concluiu-se que a intervenção em casa residencial exige dos técnicos a capacidade reflexiva na sua prática profissional, no sentido de perceber de que cada criança/jovem acolhida é única, e que, portanto, a sua intervenção deverá ser em conformidade com as suas características, elaborando assim um plano de intervenção em conjunto com cada C/J que vá ao encontro ao seu superior interesse e, concluiu-se ainda de que os profissionais procuram desenvolver uma prática parental segura, de modo a potenciar uma referência positiva para as C/J acolhidas.
- MelhorArte. Um Projeto de Intervenção pela Arte com Pessoas Idosas InstitucionalizadasPublication . Costa Baixo, Ana Cristina; Melo,, SaraNos últimos anos, a sociedade portuguesa tem-se deparado com um drástico envelhecimento populacional fruto, essencialmente, da diminuição da taxa de natalidade e do aumento significativo da esperança de vida que conduz ao crescimento da população idosa com idade muito avançada que é mais suscetível a doenças crónicas e a limitações físicas e cognitivas e, por isso, mais dependente (Jesus, Orlandi & Zazzetta, 2018). Os idosos dependentes carecem do auxílio de outra pessoa para execução das suas atividades da vida diária (Figueiredo et al., 2020), sendo que, com o evoluir da dependência, surge a necessidade de encontrarem uma resposta que lhes permita ter este suporte, como é o caso da institucionalização. A institucionalização, na sociedade moderna, é uma resposta que não se adequa às reais necessidades deste grupo populacional, já que muitas delas são estruturas onde há a ausência de atenção centrada na pessoa e nos cuidados diferenciados, o quadro do pessoal é desmotivado e insuficiente e os serviços prestados são desadequados à condição dos seus residentes (União das Misericórdias Portuguesas, 2021). A arte tem impactos positivos na vida de qualquer pessoa, principalmente, nas pessoas idosas, pois promove laços interpessoais; desenvolve o autoconhecimento; aumenta as oportunidades de autoexpressão; melhora a autoestima; aumenta a capacidade de comunicação; aumenta as oportunidades de divertimento; diminui o stress; reduz o risco de desenvolver demência; diminui a ansiedade; melhora a concentração e a memória; aumenta a motivação e autonomia e possibilita o compartilhamento de dificuldades, desejos e sonhos. Assim, tendo em conta a realidade de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da região norte de Portugal e o seu público-alvo, considera-se relevante o desenvolvimento de um projeto de intervenção com os idosos institucionalizados através da arte, com vista à promoção do seu bem-estar e à melhoria da sua qualidade de vida. Nesta lógica, é fundamental refletir sobre estratégias que alterem a realidade destas estruturas e que permitam aos seus residentes sentirem-se mais integrados, participativos e motivados, de modo a minimizar o seu sofrimento, para assim poderem viver com dignidade, mesmo que com algumas limitações, os seus últimos anos de vida.
