AM - CS - MH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado
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- A Adequação da Componente Física Necessária ao Desempenho de Funções de Operador de Obus RebocadoPublication . Nunes, Fábio; Marques, José Custódio Reis Lopes; Lucena, Rui Jorge Palhoto deO presente Trabalho de Investigação Aplicada, subordinado ao tema: “A adequação da componente física necessária ao desempenho de funções de operador de obus rebocado.”, compreende o estudo de uma guarnição de obus rebocado de Artilharia de Campanha M114A1 155mm/23, mais concretamente dos serventes carregadores, que transportam o projétil até à culatra, local destinado ao carregamento. Genericamente, os objetivos principais são: compreender qual o tipo de preparação física de uma guarnição de obus rebocado resultante do treino físico ministrado atualmente; quais as capacidades físicas necessárias à realização de missões de tiro; desenvolver, aplicar e analisar um plano de treino específico com vista a melhorar o seu rendimento. A metodologia utilizada no trabalho de campo foi baseada na construção de um plano de treino com base na análise dos movimentos dos serventes carregadores e nos objetivos finais a atingir segundo a missão dos militares. Quanto à recolha de dados, foi utilizado o método de observação naturalista, caracterizado pela aferição das variáveis. De acordo com os resultados obtidos, é possível dizer que a aplicação de um plano de treino específico potencia e desenvolve o desempenho físico dos militares que o executam, na medida em que foram verificadas melhorias na realização da missão tomada como referência na investigação De maneira geral, a criação de um plano de treino produz benefícios para o cumprimento das missões, sendo essencial ter-se em conta vários procedimentos iniciais, como a análise dos movimentos da função a realizar, as capacidades mais mobilizadas, os princípios, os domínios e componentes estruturais do treino para que seja possível atingirse um rendimento máximo e economizar tempo para a execução de outras tarefas.
- Avaliação nutricional e actividade motora do Cadete - Aluno da Academia MilitarPublication . Costa, AlexandreO objectivo do presente estudo é fazer uma avaliação nutricional das calorias presentes nadieta alimentar dos cadetes do Aquartelamento da Academia Militar. A fim efectuar esta avaliação, foi pedido aos cadetes (masculinos e femininos) para preencher um questionário diário (em cinco dias) onde tiveram que explicar de modo detalhado quais os alimentos por eles ingeridos no intervalo das principais refeições. Para a análise e interpretação dos dados obtidos foram usados diversos meios, das actividades diárias do cadete à tecnologia mais avançada na medição de calorias: o TriTrac Tri-Axial RT3. Todos os meios usados ajudaram na obtenção dos seguintes resultados: as quantidades e a qualidade dos alimentos fornecidos pelo Aquartelamento da Academia Militar são suficientes para cobrir odispêndio energético diário dos cadetes. Poder-se-ia também concluir que os cadetes femininos despendem menos calorias diariamente do que os masculinos. A respeito do uso do TriTrac Tri-Axial RT3 num contexto militar, é possível afirmar que pode ser considerado uma ferramenta muito útil em conjunto com os manuais civis.
- Avaliação Nutricional e Atividade Motora do Cadete-Aluno da Academia MilitarPublication . Freitas, PauloO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Avaliação nutricional e atividade motora do Cadete-Aluno da Academia Militar”. Tem como principal objetivo verificar se as calorias consumidas pelos alunos da Academia Militar são suficientes para fazer face ao seu dispêndio calórico, resultante das atividades desenvolvidas no dia a dia. O estudo foi elaborado com recurso a uma amostra de 78 alunos (61 masculinos e 17 femininos), do 1º ao 4º ano, das diversas Armas e Serviços da Academia Militar. Como instrumento de recolha de dados para avaliar o consumo calórico, foi utilizado um registo alimentar de sete dias, fornecido pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. Para verificar o dispêndio calórico foi utilizado o Compêndio de Atividades Físicas, 8 acelerómetros actigraph modelo GT1 e a Fórmula do Institute of Medicine para o cálculo dos Valores Diários de Referência. Da análise dos resultados, verificou-se que existem diferenças relativas aos consumos e dispêndios calóricos quanto ao ano escolar e quanto ao género. Os alunos do 4º ano escolar são os que apresentam o maior dispêndio calórico. Quanto ao género, os alunos masculinos apresentam um dispêndio calórico superior ao das alunas. Concluiu-se que a alimentação fornecida pela Academia Militar (pequeno-almoço, almoço e jantar) não é suficiente, a nível calórico, para fazer face ao dispêndio calórico dos alunos do 3º e 4º ano nem dos alunos do género masculino. No entanto o total de calorias ingeridas no regime alimentar (refeições fornecidas pela Academia Militar e refeições intercalares) dos alunos é suficiente para fazer face ao seu dispêndio calórico diário.
- Caracterização da condição física dos militares numa Força Nacional Destacada: Estudo de caso 1º BIMEC na KFORPublication . Figueiredo, BrunoO presente trabalho de investigação aplicada incidiu sobre a “Caracterização da Condição Física dos Militares numa Força Nacional Destacada: Estudo de Caso 1ºBIMec na K-FOR”. O principal objetivo é contribuir para a compreensão sobre a importância da condição física dos militares durante a participação numa Força Nacional Destacada. Para a realização do trabalho foram aplicados dois inquéritos em três fases (durante o aprontamento, durante a missão e após a missão), o inquérito exploratório foi aplicado a onze militares (Oficiais) e o inquérito final foi aplicado a setenta e seis militares (Sargentos e Praças). No total foram inquiridos oitenta e sete militares pertencentes à Força do 1ºBIMec que esteve destacada no Kosovo no período compreendido entre março e setembro de 2014. Após recolha de todas as respostas, foi efetuado um tratamento e análise estatística usando o programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Com base nos resultados obtidos da análise das respostas verificou-se que apesar da inovação do equipamento e de armamentos, os militares continuam a considerar fundamental uma boa condição física, bem como o treino físico para um bom desempenho no cumprimento das tarefas atribuídas ao longo da missão. Embora considerem que as atuais provas físicas realizadas antes do embarque e os valores mínimos das provas de aptidão físicas deveriam ser mais exigentes. Dos resultados verificou-se também que os inquiridos estão em sintonia, no que concerne a que o treino físico é muito importante para a saúde e bem-estar, quer física, quer psicológica dos militares que se encontram na Força Nacional Destacada, ajudando-os a gerir níveis de stress. Foi possível ainda considerar que existiam diferenças comportamentais nos militares nos dias em que não se realizava treino físico, o que sustenta a conclusão anteriormente citada. Concluiu-se, que apesar do treino físico atual, é condição essencial para dotar os militares com uma condição física suficiente para cumprirem as missões que lhe são atribuídas durante o período que se encontram no Teatro de Operações, o treino físico pode ser melhorado para fazer frente a diversas dificuldades que os militares encontram durante o período que se encontram destacados, devido às várias especificidades dos diversos Teatros de Operações.
- Caracterização e análise das tabelas de treino físico na Academia MilitarPublication . Preto, BrunoEste trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise às tabelas de avaliação de treino físico, que estão atualmente em vigor na Academia Militar, de modo a verificar se os valores nelas praticadas são adequados às condições fisiológicas dos alunos, tendo em conta determinados fatores intrínsecos. Na Academia Militar, instituição militar onde se formam os futuros Oficiais do Quadro Permanente do Exército e da Guarda Nacional Republicana, o treino físico é fundamental pois, para além de conferir aos alunos o gosto pela prática regular de exercícios físicos e a aptidão física necessária para o cumprimento das missões que lhe serão atribuídas, também vai permitir incutir noções teórico-práticas de nível superior, para que, no futuro, os alunos possam desempenhar funções de instrutor no âmbito da Educação Física Militar. Nesta instituição existe a Unidade Curricular (UC) de Educação Física e Desportos, que se encontra dividida em dois módulos: o Treino Físico Base e o Treino Físico de Aplicação Militar. Em cada um destes módulos, os alunos são submetidos à avaliação de diversas provas físicas e é-lhes exigido a obtenção de uma classificação mínima, de acordo com as tabelas de avaliação específicas de cada prova física, para que no final obtenham aproveitamento na UC. No Treino Físico Base são avaliados no cooper, 80 metros, abdominais, extensões de braços no solo, flexões de braços na trave e a natação e no Treino Físico de Aplicação Militar são avaliados em Marcor, natação militar, pista de obstáculos de 200 metros sem arma, pista de obstáculos de 350 metros sem arma, pista de obstáculos de 500 metros sem arma, pista molhada sem arma e pista “triatlo AM”. O desempenho físico dos alunos nestas avaliações é condicionado por fatores intrínsecos idade, género, composição corporal) e extrínsecos (clima, terreno). Os fatores intrínsecos são os que requerem mais atenção, uma vez que são inerentes ao indivíduo e, independentemente de tudo, estes vão sempre interferir com o seu desempenho físico. Dentro deste contexto, pretende-se com este trabalho fazer uma breve análise às tabelas de avaliação de treino físico, que estão atualmente em vigor na Academia Militar, de modo a verificar se os valores nelas praticadas são adequados às condições fisiológicas dos alunos, tendo em conta determinados fatores intrínsecos. Sendo assim, a população-alvo, sobre a qual este estudo incidirá, é um conjunto de alunos da Academia Militar, tendo como base os resultados de cada um, nas diferentes avaliações físicas, ao longo dos quatro anos de curso. Este estudo veio a constatar que, tendo em conta os resultados dos alunos nas várias provas físicas, grande parte das tabelas de classificação praticadas na AM está adequada aos alunos e foram criadas tendo em consideração determinados fatores limitantes do desempenho físico. No entanto, verifica-se que nas tabelas de avaliação de algumas provas físicas é necessário fazer ligeiros ajustes aos valores, como por exemplo, na tabela de classificação das extensões de braços no solo dos alunos masculinos e na pista de obstáculos de 500 metros sem arma.
- Caracterização e prevenção de lesões decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior MilitarPublication . Carvalho, CarinaA actividade física constitui um dos pilares para a formação militar dos alunos que frequentam as Instituições de Ensino Superior Militar. Esta proporciona a manutenção do bem-estar, saúde e condição física do aluno e estimula o desenvolvimento de qualidades técnicas, tácticas, psicológicas e sociológicas, indispensáveis para o desempenho das suas funções. Porém, durante a prática de actividade física, o aluno encontra-se predisposto e susceptível à ocorrência de lesões físicas. Este estudo tem como objectivos caracterizar as lesões físicas decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior Militar e identificar as medidas preventivas tomadas pelos alunos. Esta investigação encontra-se dividida em duas partes. A parte teórica constituída pela revisão de literatura que visa estabelecer um enquadramento conceptual do tema, relacionado com a actividade física e as lesões físicas. A parte prática teve por base a aplicação de questionários para retirar dados relativos à caracterização das lesões e às medidas preventivas, para posteriormente analisar os dados recolhidos e estabelecer algumas conclusões. Concluiu-se que de entre a natureza das lesões decorrentes da prática de actividade física, as mais frequentes são os entorses ao nível dos membros inferiores. Quanto aos cuidados preventivos, os alunos têm atenção ao equipamento, mas descuram a programação do treino. No seguimento da lesão, a maioria dos alunos recorre ao acompanhamento médico para o tratamento da mesma, no entanto, a maioria dos alunos ainda não recuperou totalmente da lesão ou a lesão reapareceu. Com este estudo, propõe-se o desenvolvimento de acções activas que sensibilizem os alunos para os riscos inerentes à prática de actividade física e o desenvolvimento de um processo de avaliação funcional do estado físico do aluno após um período de recuperação.
- A caraterização do programa de treino físico no currículo dos quatro anos da Academia MilitarPublication . da Silva, PiresO presente trabalho de investigação aplicada está subordinado ao tema “Caraterização do Programa de Treino Físico no currículo dos quatro anos da Academia Militar”. O objetivo desta investigação é saber se existe alguma relação entre a mudança do Programa de Treino Físico e os resultados das avaliações. O método científico aplicado na elaboração desta investigação é baseado no “Manual de Investigação em Ciências Sociais” de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. A amostra utilizada é constituída por alunos da Academia Militar, concretamente alunos, cujos anos de ingresso são os referentes aos Anos letivos de 2005/06, 2007/08 e 2009/10. A recolha de informação surgiu da pesquisa e análise bibliográfica, bem como de um conjunto de tabelas referentes aos resultados das avaliações do Treino Físico. Posteriormente foi feita uma comparação entre o Programa novo e o Programa antigo, e ainda uma análise estatística aos dados recolhidos, através do programa informático SPSS, para verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos resultados obtidos nas avaliações entre os dois programas. Os resultados obtidos demonstram que o Programa atual não sofreu alterações significativas relativamente ao Programa antigo, nomeadamente na carga horária. E que a mudança de Programa não se reflete nos resultados das avaliações, visto que se obtiveram diferenças estatisticamente significativas (t-Student) entre cursos usando o mesmo programa e entre cursos usando programas diferentes.
- A Cooperação entre a Guarda Nacional Republicana e o Município de Sintra: O Programa CinoterapiaPublication . Sobreira, AndréO presente Relatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicada intitulado “A cooperação entre a Guarda Nacional Republicana e o município de Sintra: o programa cinoterapia”, tem como finalidade avaliar as consequências, as vantagens e a influência do programa cinoterapia desenvolvido pela Guarda no município de Sintra. A cinoterapia surge como um novo recurso terapêutico que tem como elemento basilar a utilização de cães como ferramentas essenciais no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. Profissionais das áreas da saúde e da educação utilizam a cinoterapia como um reforço, permitindo a estimulação e facilitação da reabilitação e reeducação do paciente. Com o intuito de dar resposta aos objetivos enunciados anteriormente, formulou-se a seguinte questão central “Qual a influência do programa cinoterapia desenvolvido pela Guarda no município de Sintra?”, dando origem a várias questões de investigação, bem como a um conjunto de hipóteses. Com o objetivo de efetuar uma recolha de informações sobre a temática, foi efetuada uma revisão bibliográfica, complementada, através da realização de entrevistas e questionários, procurando dar resposta às questões supra referidas, materializadas nas conclusões e recomendações. Concluiu-se que o programa cinoterapia se constitui como uma mais-valia no âmbito da cooperação entre a GNR e o Agrupamento de Escolas Maria Alberta Menéres, possibilitando a alunos com necessidades especiais o acesso a um tratamento através do recurso a cães, orientado de acordo com objetivos pré-estabelecidos por profissionais devidamente habilitados, não tendo qualquer tipo de custos acrescidos para estas instituições, de onde são originadas inúmeras vantagens para ambos, bem como resultados positivos para as crianças intervencionadas, tendo um grande impacto nestas, sobretudo, a nível comunicacional, social, clínico, escolar e cognitivo, materializando-se numa excelente forma de cooperação entre a GNR e o município, uma vez que daí são originados excelentes avanços na terapia, possibilitando a melhoria da qualidade de trabalho daqueles. A cinoterapia contribui ainda para a melhoria da imagem institucional da GNR junto da população, bem como para a formação e experiência dos militares e dos cães.
- A Corrida e Orientação na formação dos futuros Oficiais do Quadro Permanente: Implicações para um Oficial Subalterno das Armas CombatentesPublication . Silva, NunoO presente Trabalho de Investigação Aplicada, subordinado ao tema “A Corrida e Orientação na formação dos futuros Oficiais do Quadro Permanente: Implicações para um Oficial Subalterno das Armas Combatentes”, visa apurar o contributo da corrida e orientação para o desenvolvimento do perfil de competências do Oficial Subalterno do Quadro Permanente. Dada a abrangência da temática, emergiu a necessidade de a delimitar. Como tal, este estudo cinge-se, ao processo de tomada de decisão do Oficial Subalterno das Armas Combatente do Quadro Permanente, e à forma como a corrida e orientação potencia o desenvolvimento desta competência. Como instrumento de recolha de dados, foi construído um questionário, associado ao perfil de competências e ao processo de tomada de decisão do Oficial Subalterno das Armas Combatentes do Quadro Permanente. Este instrumento, foi aplicado a Oficiais Subalternos das Armas Combatentes do Quadro Permanente e a Alunos das Armas Combatentes da Academia Militar, o que perfez um total de 160 inquiridos. De um modo geral, o processo de tomada de decisão do Oficial Subalterno das Armas Combatentes do Quadro Permanente, é potenciado/desenvolvido pela prática de corrida e orientação. Conforme a análise dos dados, verifica-se que os Oficiais Subalternos das Armas Combatentes do Quadro Permanente que praticam corrida e orientação, obtiveram uma pontuação média superior nas dimensões do questionário de tomada de decisão, relativamente aos Oficiais Subalternos das Armas Combatentes do Quadro Permanente que não praticam a modalidade. A prática da modalidade, potencia as seguintes dimensões de tomada de decisão: “ realizar simulações mentais para escolher um curso de ação”; “modelos conceptuais do contexto”; metacognição sobre o contexto”. Como corroborado pelos inquiridos, esta modalidade apresenta alguma relevância para o desenvolvimento do perfil de competências do Oficial Subalterno, e em particular para a tomada de decisão.
- Desportos de Combate no ExércitoPublication . Carreira, IvoEste trabalho de Investigação está inserido no Tirocínio para Oficial de Infantaria da Academia Militar. Com o intuito de analisar a importância dos Desportos de Combate na formação dos militares foi aplicada uma entrevista semi-estruturada e um questionário a sete militares ligados ao ensino dos Desportos de Combate entre os dias 8 de Junho de 2009 e 3 de Agosto do mesmo ano. Através dos resultados obtidos verificámos que, actualmente, existem várias modalidades de Desportos de Combate (boxe, judo, esgrima e combate corpo a corpo) a serem ministradas no exército, apesar de não estarem contempladas em manuais devidamente aprovados. Constatámos, ainda, que existem dois cursos de formação que permitem a oficiais e sargentos darem formação nesta área. Embora estejam reunidas as condições mínimas (material, local, fardamento e carga horária) para a prática dos Desportos de Combate, concluímos que o aumento da carga horária e o investimento em material de protecção seria importante, na medida em que permitiria incutir maior realismo à sessão. O ensino dos desportos de Combate visa aumentar a auto confiança do militar, de forma a prepará-lo para uma situação real, onde poderá ter de aplicar os conhecimentos adquiridos. Foi privilegiado, em termos de competências do formador, o planeamento de treino por época e a organização e condução da sessão e os conhecimentos acerca da estruturação da mesma, conteúdos, progressões metodológicas e métodos de ensino. Por fim, foi possível encontrar uma alternativa, com vista a melhorar a organização desta matéria, que consiste em orientar a formação por níveis de aprendizagem (básico, complementar e expert).
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