Browsing by Issue Date, starting with "2013-08-01"
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Combined Analysis of all Three Phases of Solar Neutrino Data from the Sudbury Neutrino ObservatoryPublication . SNO collaboration (123 authors); Barros, N.; Maneira, J.; Prior, G.; Chauhan, D.We report results from a combined analysis of solar neutrino data from all phases of the Sudbury Neutrino Observatory. By exploiting particle identification information obtained from the proportional counters installed during the third phase, this analysis improved background rejection in that phase of the experiment. The combined analysis resulted in a total flux of active neutrino flavors from 8B decays in the Sun of (5.25 \pm 0.16(stat.)+0.11-0.13(syst.))\times10^6 cm^{-2}s^{-1}. A two-flavor neutrino oscillation analysis yielded \Deltam^2_{21} = (5.6^{+1.9}_{-1.4})\times10^{-5} eV^2 and tan^2{\theta}_{12}= 0.427^{+0.033}_{-0.029}. A three-flavor neutrino oscillation analysis combining this result with results of all other solar neutrino experiments and the KamLAND experiment yielded \Deltam^2_{21} = (7.41^{+0.21}_{-0.19})\times10^{-5} eV^2, tan^2{\theta}_{12} = 0.446^{+0.030}_{-0.029}, and sin^2{\theta}_{13} = (2.5^{+1.8}_{-1.5})\times10^{-2}. This implied an upper bound of sin^2{\theta}_{13} < 0.053 at the 95% confidence level (C.L.).
- Novos treinos de equipas cinotécnicas: vantagens e inconvenientesPublication . Cunha, JoséO presente trabalho de Investigação Aplicada incide sobre o tema Novos treinos de equipas cinotécnicas: vantagens e inconvenientes, ponto de partida para o levantamento de questões que pretendem clarificar o contributo que as equipas cinotécnicas poderão trazer para o exército. O objetivo desta investigação consiste em identificar as vantagens e desvantagens do treino de equipas cinotécnicas de exploração/esclarecimento, bem como a sua aplicabilidade nos batalhões de tropas paraquedistas. Assim, este trabalho encontra-se dividido em duas partes essenciais: a primeira, com uma componente teórica fundamentada numa revisão bibliográfica; a segunda, mais prática, contém a metodologia e os procedimentos, a apresentação dos resultados com a respetiva análise e discussão e, por fim, as conclusões. A metodologia utilizada foi baseada no “Manual de Investigação em Ciências Sociais”, de Raymond Quivy e LucVanCampenhoudt, na “Metodologia da Investigação, Guia para Auto-aprendizagem”, de Hermano Carmo e Manuela Ferreira, e no “Manual de Investigação em Educação”, da autoria de Bruce Tukman. Os resultados foram conseguidos através de entrevistas semiestruturadas com perguntas iguais para os entrevistados e analisadas a posteriori. A discussão dos resultados foi realizada de acordo com a pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos. Como principais conclusões deste trabalho de investigação podemos afirmar que o treino de equipas cinotécnicas de exploração/esclarecimento traz inúmeras vantagens na realização das mais diversas tarefas, quando aplicadas pelos batalhões paraquedistas. No entanto, a falta de efetivos nestas unidades, tal como a não rentabilização das suas capacidades no Exército Português, faz com que o treino destas equipas não seja o mais eficaz ou proveitoso.
- Armamento e equipamento na GNR: Níveis de intervenção e meios à disposiçãoPublication . Afonso, Samuel José de CarvalhoO presente relatório intitulado “Armamento e Equipamento na GNR: Níveis de Intervenção e Meios à Disposição”, é um estudo que procura avaliar qual o sistema de armas adequado ao militar da GNR tendo em conta os patamares do uso da força. Para a realização do presente estudo foi efetuado um enquadramento legal e conceptual, no qual se realizou uma abordagem teórica à legislação, aos diferentes patamares do uso da força e aos níveis de intervenção. Posteriormente forma aplicados questionários para avaliar a distribuição atual do armamento na GNR, em diferentes subunidades da instituição. Para além disso, analisou-se ainda lacunas e condicionalismos presentes na distribuição do armamento pelos militares, com o objetivo de identificar as necessidades que os militares se deparam no terreno aquando da atuação nos diferentes patamares do uso da força. A falta de meios materiais, conjugada com a atual crise económico-financeira, levanta alguns problemas a nível da gestão destes meios. Saber qual o material e equipamento necessário para cada missão e articular o material disponível em função das exigências do serviço e dos diferentes níveis de intervenção parece ser uma questão fundamental para a gestão dos meios, afetando não só a capacidade de resposta operacional aos incidentes bem como a imagem de profissionalismo da GNR. Com o presente trabalho concluiu-se que os militares devem ter acesso a um sistema de armas através do qual, independentemente das suas funções ou do nível de intervenção que atuam, possam pautar a sua conduta pelo respeito dos princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade. O necessário recurso à força, terá de ser o mínimo indispensável para atingir o seu fim. Para resolver determinada situação e sempre tendo a consciência de que o modo de atuação do militar, seja ele mais ou menos correto, irá influenciar o sentimento de segurança dos cidadãos. Logo, a existência de lacunas identificadas no sistema de armas dos militares, irá provocar o aumento da probabilidade de uma atuação menos correta, o que acarretará condicionalismos na atuação dos militares, na sua segurança dos cidadãos.
- O princípio da legalidade como critério de decisão operacionalPublication . Vale, Patrick Cardoso doTodo o trabalho desenvolvido pela GNR resume-se a decisões. Desta forma, é absolutamente necessário que estas sejam tomadas tendo em conta todos os condicionalismos impostos pelas leis e pela doutrina desenvolvida na instituição com mais de um século de existência. O presente Relatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicada, designado “O princípio da legalidade como critério de decisão operacional” tem como objetivo avaliar quais são os princípios legais em cuja intervenção policial se pode basear o desempenho da GNR, nomeadamente analisar em que medida o princípio da legalidade se pode afirmar como principal critério numa decisão operacional. No que diz respeito à metodologia utilizada para a realização deste relatório, foi adotada a análise teórico-descritiva, pesquisas e análises documentais no âmbito jurídico, juntamente com a aplicação de entrevistas. A estrutura do trabalho baseou-se nas normas adotadas pela AM. Assim sendo, foi possível responder às perguntas derivadas, questão central e validar as hipóteses elaboradas anteriormente, indo o presente RCFTIA de encontro aos objetivos propostos. Com este trabalho pode-se concluir que entre todos os princípios basilares do Direito que têm de ser respeitados na atuação da GNR, o princípio da legalidade tem de ser o principal critério ponderado numa tomada de decisão operacional por parte de um comandante, sob pena de quem emana a ordem e quem a cumpre incorrerem numa ilegalidade. No entanto, para este critério estar bem presente na atuação diária dos militares da instituição, é necessária uma sólida formação a nível jurídico para que,antes de qualquer intervenção, esta possa ser baseada nos poderes que a lei confere à atuação policial. Neste âmbito, um assessor jurídico pode assumir um papel relevante uma vez que com todos os seus conhecimentos na área jurídica podem ser um importante elo de ligação entre a componente operacional e a resolução das questões legais que se colocam, em concreto, na tomada de decisões.
- A articulação da GNR com o Ministério Público: A arte de investigar: estudo caso da cooperação e relacionamento entre o Ministério Público e a Guarda Nacional RepublicanaPublication . Soeiro, Tiago MiguelA investigação criminal da sociedade moderna carece cada vez mais, fruto do desenvolvimento intelectual do ser humano, de fortes “pilares” que suportem a acusação. Cabe ao Ministério Público, com o apoio dos Órgãos de Polícia Criminal, dirigir o inquérito carreando para o processo o maior número de provas de modo a que se possa deduzir acusação, ou não, e sustentá-la efetivamente na instrução e no julgamento. Esta investigação tem como objetivo geral avaliar a importância das competências próprias da GNR e do Ministério Público na investigação criminal. Para a realização da investigação criou-se a pergunta de partida “Qual a importância das competências do Procurador do Ministério Público e do Comandante de Destacamento na prossecução de um processo criminal?” Para uma melhor investigação, o trabalho encontra-se estruturado em três partes, Pré-textual, Textual e Pós textual. A parte Textual divide-se em parte teórica e parte prática. Na parte teórica apresentaram-se conceitos relevantes para uma melhor compreensão da investigação. Na parte prática procedeu-se à apresentação, análise e discussão dos dados recolhidos através das entrevistas, da análise documental e da observação direta. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar a importância dos poderes discricionários do procurador-adjunto e do Comandante de Destacamento, bem como a importância de uma sólida cooperação entre ambos. Conclui-se com este trabalho que os procuradores-adjuntos que se articulam diretamente com o Comando Territorial de Leiria dão preferência a uma direção de investigação conjunta com os Chefes dos Núcleos de Investigação Criminal e os procuradores-adjuntos, enquanto diretores da investigação, têm como principal objetivo garantir que não se verificam quaisquer irregularidades que coloquem em causa a legalidade da prova recolhida. Por outro lado a autonomia técnica e tática dos Órgãos de Polícia Criminal assume uma particular importância no decurso da investigação criminal.
- A importância de um comandante de destacamento territorial na gestão de stress dos seus militaresPublication . Gomes, Diogo Filipe ReboloO presente estudo incide sobre a importância dos Sistemas de Informação na atividade diária da GNR, e nos pressupostos da sua integração. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efetua-se o enquadramento teórico em que se abordam as temáticas do stress e da liderança. A segunda parte contém o trabalho de campo, a análise seguida da discussão dos resultados obtidos, e por último, as conclusões e recomendações. Numa sociedade que diariamente se encontra em mutação, deparamo-nos com situações que podem despoletar conflitos, situações problemáticas e stress. O stress pode derivar de vários fatores, motivados por ambientes desfavoráveis, sendo que, em si, não está intrinsecamente inerente a uma determinada profissão. As organizações de índole e cariz militar, como a GNR, através da sua rígida hierarquia e avultada burocracia, podem induzir stress nos seus militares. A profissão de polícia só por si constitui um fator de stress, pelo que o papel do Cmdt enquanto líder, é preponderante no que concerne à gestão de stress. O Cmdt DTer, deve pôr em prática medidas que possam favorecer a gestão de stress dos seus militares. Assim, deve garantir um ambiente salutar, onde os seus militares se sintam parte integrante de um grupo coeso onde, essencialmente, exista um ambiente e um clima de confiança/proximidade entre o Cmdt DTer e os militares. No entanto, o Cmdt DTer, em situações que se revelam críticas, deve saber encaminhar e orientar, para as valências que a GNR disponibiliza para o efeito. Em suma, a liderança apresenta uma relevante importância no que toca à gestão de stress, pelo que o Cmdt DTer enquanto líder deve primar pelo exemplo, camaradagem, orientação, confiança e proximidade. Só assim, poderá gerir o stress dos seus militares e garantir o cumprimento da missão.
- O stress dos militares da Guarda Nacional Republicana em diferentes contextosPublication . Cardoso, Pedro MiguelÀs Forças de Segurança em Portugal tem sido exigido um papel de destaque no cumprimento das leis e dos demais regulamentos. Com a atual conjetura socioeconómica, a instabilidade e o descontentamento crescente no seio da sociedade tem -se instalado, exigindo dos militares da Guarda Nacional Republicana uma postura adequada no cumprimento das missões atribuídas. As exigências do serviço têm sido maiores, levando os militares a situações de maior fadiga física e mental, exponenciando os fatores de stress, com consequências graves para a Instituição e para o militar. O presente trabalho de investigação tem como objetivo caraterizar os níveis de stress experienciado pelos militares no desempenho da sua função, identificar quais as fontes de stress e verificar se existem diferenças significativas quanto aos níveis de stress quando estão inseridos num espaço geográfico rural ou urbano. Na consecução da presente investigação estruturou-se a mesma em: parte introdutória; parte teórica com base em bibliografia de referência onde se operacionalizam conceitos para compreensão da temática; parte prática onde são apresentados os dados recolhidos através de inquérito por questionário e por último o autor apresenta as conclusões, recomendações , sugestões e ainda as limitações do presente estudo. Neste estudo foram utilizados dois instrumentos, a escala de fontes de stress em contexto policial e a escala de stress na função organizacional. Estes instrumentos foram aplicados aos militares do Destacamento Territorial da Guarda de Almada, de forma a comparar os níveis de stress percecionados nos dois espaços geográficos. Através dos estudos verifica-se que militares inseridos em áreas geográficas urbanas experienciam maiores níveis de stress que militares em áreas geográficas rurais. Verifica-se ainda que existe um elevado número de fontes de stress, sendo que estes contribuem para níveis de stress elevados no relacionamento trabalho-família e a nível da gestão interna da profissão.
- O modelo de policiamento da GNR nos espetáculos desportivos de futebol Estudo de caso: Final da Taça da Liga 2009/2010Publication . Fonseca, Sérgio Adão PereiraO futebol é um fenómeno desportivo que faz deslocar milhares de pessoas, como foi o caso da Final da Taça da Liga de 2009/2010, por esse motivo foi proposto avaliar qual foi o impacto do modelo de policiamento implementado pela GNR sobre os cidadãos neste espetáculo desportivo de futebol. Esta investigação foi integrada num est udo de caso para conhecer os meios aplicados pela GNR e todos os procedimentos realizados no policiamento e segurança nos espetáculos desportivos de futebol. Principalmente, tomar conhecimento de qual foi o modelo adotado, qual foi a influência do modelo e nquanto medida de prevenção situacional a implementar aquando dos deslocamentos dos Grupos Organizados de Adeptos, das comitivas, na circulação e acessos ao recinto desportivo e por último objetivo quis- se tomar conhecimento da influência do modelo enquanto atividade de Intelligence na recolha de informações acerca dos Grupos Organizados de Adeptos. Recorreu- se à metodologia qualitativa de análise de conteúdos devido ao elevado número de notícias, vídeos, bem como documentos e relatórios dos diversos meios que estiveram presentes, e a análise de entrevistas. Verificou- se que a GNR tem experiência na organização deste tipo de espetáculos de risco elevado. No entanto, pela análise das respostas dos entrevistados constatou- se que houve situações que correram menos bem, pois existiram diversos incidentes com alguns feridos ligeiros e houve necessidade de restabelecer a ordem pública. Concluindo - se que se tivesse sido planeado mais meios dissuasores para acompanhar os autocarros dos Grupos Organizados de Adeptos do Futebol Clube do Porto desde o final da autoestrada n.º 2 até ao complexo desportivo e se tivesse existido acompanhamento dos mesmos até ao local planeado para estacionamento, muito provavelmente os incidentes teriam sido atenuados. Não dirimidos na sua totalidade porque é quase impossível impedir conflitos quando a motivação de um elevado número de indivíduos está vocacionado para a violência.
- Projeto de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas(IAVE): Enquadramento e desafiosPublication . Machado, Tiago Filipe SantosO tema deste trabalho final de investigação aplicada reveste-se de elevada importância e atualidade, não apenas pela sua pertinência institucional e governamental, mas também pela necessidade de investigação científica sobre esta matéria. Assim, o nosso objeto de estudo sobre qual o enquadramento e os desafios que se colocam ao “Projeto de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (IAVE).” O problema de estudo surgiu da revisão bibliográfica realizada sobre a matéria, o qual se traduziu no nosso objetivo central que se resume em “Avaliar quais os desafios para o Projeto IAVE, junto dos seus intervenientes”, sendo que a questão central que queremos analisar prende-se em saber “Quais os desafios que se colocam, ao futuro do projeto IAVE, após a conclusão das quatro fases que o compõem?”, bem como saber do impacto que o mesmo revela junto dos seus intervenientes. Este trabalho é composto em três fases, a fase conceptual, a fase metodológica e a fase empírica. Além do nosso objetivo geral, foi estabelecido um objetivo específico que pretendia “Avaliar o impacto do Projeto IAVE, junto dos destinatários”, vítimas e parceiros. Para atingirmos este objetivo houve a necessidade de levantar questões derivadas de modo a avaliar se o Projeto IAVE revela um impacto eficaz, junto dos destinatários, se demonstra ser eficiente, se revela qualidade percebida pela satisfação dos seus destinatários sobre os produtos e serviços prestados, por fim, se reúne as condições necessárias e suficientes para passar a ser considerado programa. Para dar resposta à nossa questão central e concomitantemente atingir o objetivo central, a metodologia empregue passou pela recolha de informação indireta através do método inquisitivo. O método utilizado foi o inquérito por questionário, aplicado à uma amostra de quarenta sujeitos sendo eles os chefes de seção de investigação criminal e chefes de núcleo de investigação e de apoio a vítimas específicas. A metodologia utilizada para atingir o objetivo específico foi, através dos dados obtidos, via questionário da Avaliação do Projeto IAVE (2004-2009) a uma amostra aleatória (324 vítimas e 321 parceiros) entretanto extraída da amostra inicial de 879 vítimas e 369 parceiros, em que através da aplicação de métodos multivariados fomos perceber quais os principais componentes ou fatores que explicam esses impactos e promovem as respostas às questões da investigação. Em nota conclusiva, verificamos que existem desafios que se colocam ao futuro do Projeto IAVE, apurámos através da análise dos dados que este tem um impacto eficaz, é eficiente e revela-se com qualidade junto dos seus destinatários, tendo em conta que se trata de uma qualidade percebida pelos utilizadores dos produtos e serviços prestados. Praticamente dez anos volvidos do início do projeto após a sua avaliação, junto das partes interessadas, este serviço, percecionado pelos destinatários e intervenientes, revela-se de qualidade, sendo que consideramos que deve continuar a manter-se e, desta feita, passar a programa especial.
- Os níveis de stress e bem-estar nos militares que participam em missões internacionaisPublication . Almeida, Edna Sofia PiresNa atualidade o stress tem repercussões cada vez maiores e preocupantes nas diversas instituições, provocando, consequentemente, um grande impacto na sociedade. Efetivamente, o stress é um fator que influencia o bem-estar e a saúde das pessoas, afetando o seu desempenho pessoal e a sua produtividade, diminuindo-as. Ora, sendo a Guarda Nacional Republicana uma instituição com um grande número de elementos profissionais que exercem funções em ambientes adversos, como é o caso das missões internacionais, é normal que o stress possa afetar o bem-estar. A problemática em estudo é o impacto das missões internacionais nos níveis de stress e nos níveis de bem-estar nos militares que participaram na missão do Iraque, sendo o objetivo geral da investigação avaliar o impacto dos níveis de stress nas três fases do deslocamento (pré, durante e pós missão) nos níveis de bem-estar dos militares da GNR, bem como avaliar qual a influência das missões internacionais na capacidade económica dos militares da GNR. A investigação dividiu-se em duas partes: uma parte teórica e outra prática. A parte teórica prende-se com a pesquisa bibliográfica, que teve particular incidência em obras de referência e trabalhos alusivos ao tema em análise, de forma a poder sustentar o trabalho de campo. A parte prática teve por base a recolha de dados, através da aplicação de inquéritos por questionário aos militares que participaram na missão do Iraque e através da aplicação de entrevistas aos comandantes de pelotão dos diferentes contingentes, que lidaram diretamente com os militares. A análise e discussão dos resultados permitem concluir com esta investigação que as missões internacionais têm impacto nos níveis de stress e bem-estar dos militares da GNR.
