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- DISPOSITIVOS NA PRÁTICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA #2Publication . NEVES, Eduarda; BARREIRO, Maria Covadonga; RODRIGUES, Nuno; PAQUETE, HugoO Ciclo DISPOSITIVOS NA PRÁTICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA #2, foi co-organizado pelo Grupo de Arte e Estudos Críticos do CEAA, Departamento de Artes Visuais, Licenciaturas de Artes Plásticas - Intermedia, Artes Visuais-Fotografia e Teatro, da ESAP. As comunicações Utopia y Disfuncionalidad, Jardim de Inverno e Meta-escuta - objeto-sonoro espectro, imanência-vibrátil e restocognitivo, então apresentadas e aqui publicadas, pretendem de alguma forma contribuir para repensar a prática artística contemporânea à luz da noção de Dispositivo.
- Do arquivo como normalização ao arquivo como criaçãoPublication . NEVES, EduardaFotografia e Arquivo organiza-se em volta de três temas distintos, mas que se complementam: o primeiro “Arquivos”, no qual se refletiu sobre o tema da arquivística e conservação de fotografia; o segundo “Arquivo” incidiu no uso do arquivo a partir da prática artística; e o terceiro tema “Narrativas” que pensou a concepção do arquivo como veículo para a construção de narrativas e interpretações.
- Entorse do tornozeloPublication . Pratas, Ana Cristina da Silva
- Trabalhando sobre um arquivo. Uma abordagem integrada ao fundo ”Teófilo Rego – foto comercial”Publication . AZEVEDO, Inês; MATEUS, JoanaEste texto reflete sobre a constituição de um arquivo, tendo como fundo o trabalho pessoal e comercial do fotógrafo portuense Teófilo Rego, entre os anos 40 e 90 do século XX. A Fundação Manuel Leão, através do Museu Casa da Imagem (MCI), propõe desenvolver o seu estudo e dinamizar a sua divulgação em função de um conjunto de objetivos fundamentais: dá-lo a conhecer ao público em geral, promover o seu estudo e a sua investigação em diversas áreas do conhecimento científico e da criação artística, e permitir à comunidade escolar e público alargado a construção de aprendizagens significativas sobre o campo da produção das imagens. Os objetivos do MCI vão sendo concretizados simultâneamente através das áreas de atividade estratégicas, orientadas para a interpretação científica, artística e educativa a partir do arquivo e que, simultaneamente, lhe vão dando forma. Nesse sentido, têm sido concretizadas diversas linhas de ação interligadas: 1. a constituição de uma exposição permanente, central na atividade do Museu e sobre a qual, neste texto, se irá refletir com maior incidência; 2. as exposições temporárias que promovem o alargamento de discursos e práticas a partir dos objetos do arquivo; 3. o estudo do arquivo e a experimentação prática a partir dele; 4. a investigação, na qual se inclui o projeto FAMEP, que contribui para a concretização dos objectivos do MCI de forma integrada e significativa; 5. a recuperação e a conservação preventiva dos objetos com o intuito de os tornar disponíveis para as restantes ações; finalmente, a ação do serviço educativo, que funciona, para o corpo das atividades do Museu, como um eixo de articulação.
- Em exposição: o Fundo fotográfico Teófilo Rego e as “Exposições Magnas”Publication . MATEUS, Joana; AZEVEDO, InêsAssociada ao projecto de investigação “Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego”, reflecte-se sobre a constituição e concretização de uma exposição pública do mesmo projecto. Nesta exposição convivem a investigação e as narrativas daí resultantes, a obra fotográfica de Teófilo Rego e as obras de diversos Arquitectos. À medida que as caixas e os envelopes se vão abrindo e as fotografias guardadas se tornam visíveis, a investigação ganha corpo e a exposição cria referências. Recentemente, as “Exposições Magnas” da Escola Superior de Belas Artes e a figura do Arquitecto e Professor Carlos Ramos, passam a tomar parte deste contexto.
- O fundo fotográfico Teófilo Rego – da preservação ao acesso online.Publication . BARRADAS, GraçaA digitalização de fundos fotográficos, em particular no caso dos arquivos privados, os quais muitas vezes têm uma consulta restrita ou vedada ao público, é actualmente uma prática corrente com a dupla função de preservar e difundir. Assiste-se cada vez mais, e principalmente desde o final do século XX, à recuperação e/ou disponibilização ao público em geral, de fundos e coleções fotográficas, tanto por parte de entidades públicas como privadas. O presente texto pretende através da sistematização da experiência em curso do projecto de investigação "Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego", reflectir sobre o procedimento que se inicia na preservação de um fundo fotográfico até ao seu acesso online, destacando os paralelismos com o panorama actual da recuperação de fundos de estúdios fotográficos comerciais do século XX em Portugal.
- Jardim de Inverno e Ambiente Tropical: Um estudo comparadoPublication . RODRIGUES, NunoO Ciclo DISPOSITIVOS NA PRÁTICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA #2, foi co-organizado pelo Grupo de Arte e Estudos Críticos do CEAA, Departamento de Artes Visuais, Licenciaturas de Artes Plásticas - Intermedia, Artes Visuais-Fotografia e Teatro, da ESAP. As comunicações Utopia y Disfuncionalidad, Jardim de Inverno e Meta-escuta - objeto-sonoro espectro, imanência-vibrátil e restocognitivo, então apresentadas e aqui publicadas, pretendem de alguma forma contribuir para repensar a prática artística contemporânea à luz da noção de Dispositivo.
- FOTOGRAFIA E ARQUIVOPublication . AA.VV.Fotografia e Arquivo organiza-se em volta de três temas distintos, mas que se complementam: o primeiro “Arquivos”, no qual se refletiu sobre o tema da arquivística e conservação de fotografia; o segundo “Arquivo” incidiu no uso do arquivo a partir da prática artística; e o terceiro tema “Narrativas” que pensou a concepção do arquivo como veículo para a construção de narrativas e interpretações.
- Nota IntrodutóriaPublication . NEVES, EduardaO Ciclo DISPOSITIVOS NA PRÁTICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA #2, foi co-organizado pelo Grupo de Arte e Estudos Críticos do CEAA, Departamento de Artes Visuais, Licenciaturas de Artes Plásticas - Intermedia, Artes Visuais-Fotografia e Teatro, da ESAP. As comunicações Utopia y Disfuncionalidad, Jardim de Inverno e Meta-escuta - objeto-sonoro espectro, imanência-vibrátil e restocognitivo, então apresentadas e aqui publicadas, pretendem de alguma forma contribuir para repensar a prática artística contemporânea à luz da noção de Dispositivo.
- Trabalhando num arquivo. Uma abordagem integrada ao Fundo ”Teófilo Rego – Foto Comercial”Publication . MATEUS, Joana; AZEVEDO, InêsEste texto reflete sobre a constituição de um arquivo tendo como fundo o trabalho pessoal e comercial do fotógrafo portuense Teófilo Rego, entre os anos 40 e 90 do século XX. A Fundação Manuel Leão, através da Casa da Imagem, propõe desenvolver o seu estudo e dinamizar a sua divulgação em função de quatro objetivos fundamentais: dá-lo a conhecer ao público em geral, promover a sua investigação em diversas áreas do conhecimento científico e da criação artística e permitir à comunidade escolar a construção de aprendizagens significativas sobre o campo da produção das imagens. A presente colaboração com o Centro de Estudos Arnaldo Araújo no projeto de investigação “Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego” contribui para a concretização deste conjunto de objectivos de forma integrada e significativa.