Browsing by Issue Date, starting with "2011-07-01"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Equitação Militar - Análise das suas missões, estruturas e recursosPublication . Laureano, JoãoO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: “Equitação Militar – Análise das suas missões, estruturas e recursos”. As restrições orçamentais do OMDN-E e a inflexão das DCCR disponíveis pelas UEOE, têm conduzido a uma limitação das condições para a prática de Equitação Militar no Exército Português, nomeadamente no que diz respeito a recursos humanos, animais, orçamentais, financeiros e materiais. Este trabalho encontra a sua maior importância na certeza de que essa gestão de recursos pode ser optimizada. Neste contexto, surge o presente estudo partindo da questão fundamental:“É possível maximizar a gestão de recursos atinentes à Equitação Militar do Exército Português?” Os objectivos definidos para este trabalho pretendem verificar as hipóteses formuladas a partir das questões derivadas levantadas, de forma a responder à questão fundamental. A metodologia utilizada para a realização do trabalho respeitou as etapas esquematizadas por Quivy e Campenhoudt, recolhendo-se a informação através de pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas exploratórias, observações directas e inquéritos por entrevista. Concluímos que é necessária uma reestruturação do regulamento em vigor, onde estejam patentes como missões da Equitação Militar, a formação, a sustentação do efectivo cavalar e a representação do Exército. Por outro lado, a curto prazo, a gestão dos recursos adstritos à Equitação Militar, embora já bastante saturada, pode ser optimizada. Os níveis de qualidade do Pessoal de Apoio, essencialmente dos TH, serão o principal ponto a colmatar para fazer face à quantidade deficiente destes recursos. Por último, as DCCR, fruto da alocação de cavalos civis e da abertura do ensino de Equitação à sociedade, são uma potencialidade a registar e a desenvolver em favor do sistema.
- As novas VBR PANDUR II 8x8 dos Batalhões de Infantaria da Brigada de Intervenção: implicações sobre as Técnicas, Tácticas e Procedimentos na Companhia de Atiradores em Operações de Apoio à PazPublication . Tavares, JoaquimO presente trabalho centra-se no emprego das Companhias de Atiradores dos Batalhões de Infantaria da Brigada de Intervenção, sua adequabilidade em material e pessoal, em Operações de Apoio à Paz. O estudo encontra-se divido em duas partes. A primeira parte visa fornecer ao leitor os conhecimentos teóricos necessários. Partindo de um conceito geral, Operações de Resposta a Crises e das Operações de Apoio à Paz, terminando nos aspectos mais importantes a reter para a segunda parte do trabalho, que são os Princípios e Tarefas. Na segunda parte do estudo, incidimos sobre a adequabilidade das Viaturas Blindadas de Rodas nas operações em estudo, os requisitos necessários ao cumprimento dos princípios e tarefas elencados. De seguida, analisamos se a Viatura Blindada de Rodas que equipa a Brigada de Intervenção preenche os requisitos elencados. O estudo do quadro orgânico das companhias de atiradores encerra a nossa análise. Concluiu-se que apesar de algumas limitações de um modo geral a estrutura das Companhia de Atiradores equipada com é adequada ao emprego em Operações de Apoio à Paz. Propõe-se que as forças independentemente do seu escalão sejam projectadas para o exterior conforme seu Quadro Orgânico, e a possibilidade de os Cabos frequentarem o curso de Chefe de Viatura.
- Observação Aérea em Portugal. Realidade actual e perspectivas futurasPublication . Santos, GabrielFace às alterações do actual campo de batalha, existe a necessidade de um maior desenvolvimento das técnicas e dos novos equipamentos a utilizar pelo observador aéreo para a maximização das suas capacidades. O presente trabalho tem como objectivos estudar e analisar a Observação Aérea em Portugal, a nível actual e a nível futuro. Numa primeira parte é feito um enquadramento histórico da observação aérea em Portugal, posteriormente as técnicas que foram aplicadas e os procedimentos inerentes a cada tipo de missão bem como um levantamento das suas vantagens e inconvenientes e a influência que tem no Processo de tomada de decisão do comandante. Por fim são efectuadas umas conclusões que demonstram a conveniência do reaparecimento do curso, para o Exército e em particular para a Artilharia de Campanha. Conclui-se que seria bastante vantajoso para o nosso Exército a reabertura do curso de observador aéreo, devido a factores como a futura aquisição de helicópteros pelo Exército como também a aquisição de UAV. Com este estudo propõe-se justificar uma eventual reabertura do curso de observador aéreo.
- Segurança Aeroportuária em Portugal e o papel da GNR nos aeroportos da sua zona de acçãoPublication . Batista, AndréA aviação civil é neste momento um recurso indispensável ao desenvolvimento dos Estados porque permite ligações mais rápidas à escala mundial, transformando-se assim num motor de desenvolvimento económico. Através da aviação civil, todos os anos são transportados milhões de passageiros bem como milhares de toneladas de mercadorias. Como resultado de todo este desenvolvimento e importância, surgiram ameaças à segurança, tais como sequestros de aeronaves, pirataria aérea, actos de sabotagem, entre outros. Este trabalho destina-se a estudar a “ Segurança Aeroportuária em Portugal e o Papel da GNR nos Aeroportos da sua Zona de Acção”. Na primeira parte deste estudo, de cariz teórico, efectuou-se a análise da segurança aeroportuária em Portugal e da respectiva participação da Guarda Nacional Republicana. A metodologia utilizada nesta primeira parte consistiu na análise documental de manuais relacionados com a segurança da aviação civil, variadíssimos artigos e demais legislação. Na segunda parte, essencialmente de cariz prático, procedeu-se ao desenvolvimento do trabalho de campo recorrendo-se, para isso, a entrevistas e inquéritos no intuito de obter a informação necessária com o propósito de se verificarem as hipóteses teóricas formuladas. Concluiu-se que a Guarda desempenha uma acção adequada na protecção das infraestruturas aeroportuárias, apesar de existirem algumas lacunas, no que respeita a efectivo, meios materiais e formação. No entanto, as relações de cooperação que se estabelecem entre as várias entidades com responsabilidades nesta área atenuam estas lacunas. Propõe-se um investimento contínuo na formação dos militares que desempenham funções nesta área e um aumento da importância institucional da Guarda junto do Instituto Nacional da Aviação Civil.
- Adaptação da Equitação na Guarda Nacional Republicana á realidade equestre nacionalPublication . Victorino, BrunoDurante muitos anos, a instituição militar constituiu-se como a grande precursora da Equitação em Portugal. Os Oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana estavam presentes em todas as provas nacionais, vencendo-as inúmeras vezes e participavam em competições internacionais com excelentes resultados, chegando a representar o País em Olimpíadas, em equipas constituídas somente por militares. Nas últimas décadas esta tendência inverteu-se, sendo hoje em dia muito raro encontrar um militar a concorrer, sequer, nas principais provas equestres nacionais. Decorrente deste facto o tema do presente Trabalho de Investigação Aplicada, ve rsa sobre a “Adaptação da Equitação na Guarda Nacional Republicana à Realidade Equestre Nacional”, tentando perceber o porquê de os níveis equestres da instituição terem descido, e quais as soluções para tal problema. Com este propósito, o trabalho divide-se em duas partes principais, sendo a primeira destinada a um enquadramento teórico sobre a temática em estudo, através de uma análise documental a bibliografia relacionada. A segunda, consiste na parte prática, realizada através de entrevistas semi-directivas a uma amostra característica da população estreitamente ligada ao tema, que engloba a metodologia da investigação, análise e discussão de resultados e, por fim, as conclusões e recomendações. No final, é concluído que são várias as razões associadas à descida do nível equestre dos militares, desde o declínio da estrutura verificado aquando da Guerra Colonial e , paralelamente, o desenvolvimento da equitação civil, à gestão das carreiras dos militares que não propicia o seu progresso enquanto cavaleiros e o estabelecimento dos alicerces e estrutura necessários ao desenvolvimento de patamares de excelência. No entanto, crê -se que, se houver uma aposta e investimento nesse sentido, a estrutura poderá ser consolidada. Por fim, é proposto que se ouse acabar com a Cavalaria enquanto Arma, passando a especialidade, permitindo uma presumível melhor rentabilização dos recursos humanos e meios ao dispor de tal especialidade. Por outro lado, é recomendado que se faça uma aposta vincada em determinados conjuntos (cavaleiro/cavalo), proporcionando-lhes todas as condições para serem bem sucedidos na alta competição e elevar o nível equestre da Guarda Nacional Republicana.
- Substituição do uniforme nº 2 pelo uniforme camuflado: impacto económico e socialPublication . Dias, RuiEste trabalho de investigação tem o objectivo de estudar a viabilidade económica e social da substituição do Unif.2 pelo Unif. Camuflado, como uma medida de redução de custos, uma vez que o Exército Português passa por uma fase onde a racionalização dos meios é cada vez mais uma meta a atingir. Como tal, foi desenvolvida uma questão central, quatro questões derivadas e cinco hipóteses para conduzir a investigação aos resultados. Repartiu-se esta investigação em duas partes. A primeira, para a revisão bibliográfica, onde foi apresentada uma síntese sobre a evolução dos uniformes, onde foi estudado o Regulamento de Uniformes do Exército Português e o Regulamento de Uniformes do Exército Brasileiro e Americano. Apresentou-se ainda a possibilidade de a substituição acontecer. A segunda parte abordou o custo dos Uniformes em estudo, o orçamento previsto para 2011 que a Direcção de Aquisições tem para fazer face aos seus encargos e os modelos aferidos como propostas para fazer face à substituição. Finalmente, efectivou-se uma análise económica através de uma análise SWOT. A metodologia aplicada para a investigação respeitou as fases acalentadas nas etapas do procedimento científico em Ciências Sociais, tendo incluído, como métodos, a pesquisa bibliográfica, a recolha documental, as observações directas, as entrevistas exploratórias e os inquéritos por entrevista. Chegou-se à conclusão que é possível reduzir o custo em 46%, compensando a anulação do Unif. 2 com a distribuição duplicada do Unif. B aos cursos dos quadros e com a distribuição de mais um Unif. B aos militares ingressados nos cursos em RC/RV.
- Caracterização e prevenção de lesões decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior MilitarPublication . Carvalho, CarinaA actividade física constitui um dos pilares para a formação militar dos alunos que frequentam as Instituições de Ensino Superior Militar. Esta proporciona a manutenção do bem-estar, saúde e condição física do aluno e estimula o desenvolvimento de qualidades técnicas, tácticas, psicológicas e sociológicas, indispensáveis para o desempenho das suas funções. Porém, durante a prática de actividade física, o aluno encontra-se predisposto e susceptível à ocorrência de lesões físicas. Este estudo tem como objectivos caracterizar as lesões físicas decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior Militar e identificar as medidas preventivas tomadas pelos alunos. Esta investigação encontra-se dividida em duas partes. A parte teórica constituída pela revisão de literatura que visa estabelecer um enquadramento conceptual do tema, relacionado com a actividade física e as lesões físicas. A parte prática teve por base a aplicação de questionários para retirar dados relativos à caracterização das lesões e às medidas preventivas, para posteriormente analisar os dados recolhidos e estabelecer algumas conclusões. Concluiu-se que de entre a natureza das lesões decorrentes da prática de actividade física, as mais frequentes são os entorses ao nível dos membros inferiores. Quanto aos cuidados preventivos, os alunos têm atenção ao equipamento, mas descuram a programação do treino. No seguimento da lesão, a maioria dos alunos recorre ao acompanhamento médico para o tratamento da mesma, no entanto, a maioria dos alunos ainda não recuperou totalmente da lesão ou a lesão reapareceu. Com este estudo, propõe-se o desenvolvimento de acções activas que sensibilizem os alunos para os riscos inerentes à prática de actividade física e o desenvolvimento de um processo de avaliação funcional do estado físico do aluno após um período de recuperação.
- Optimização da Gestão de Stocks no DGMEPublication . Rodrigues, AndréA prática de uma boa gestão de stocks é cada vez mais importante para qualquer organização, seja esta privada ou pública. Com as consecutivas limitações financeiras impostas ao Exército, e que hoje em dia se agudizaram, de forma compreensiva, importa adoptar práticas que reduzam cada vez mais os custos, sem que a missão que lhe é destinada seja afectada de forma comprometedora. Assim, com este trabalho procura-se entender a estrutura logística do Exército Português, de forma a concluir, se esta permite uma gestão de stocks adequada, ou na eventualidade de possuir lacunas, possibilite intervenções no sentido do seu melhoramento. Pretende-se ao mesmo tempo aferir como as decisões são tomadas no que respeita à constituição de stocks, quais as premissas em que se baseiam e se são as mais indicadas. Esta investigação está dividida em duas partes distintas. Na primeira é feito um enquadramento teórico, essencial para compreender os conceitos actuais da área em estudo. Aborda-se, especificamente, a logística empresarial e do Exército Português e ainda todos os conceitos essenciais para a investigação relacionados com a gestão de stocks e métodos de previsão. Na segunda, procede-se à elaboração do trabalho de campo, à análise e discussão dos resultados obtidos, terminando com as conclusões e recomendações. Para a realização da primeira parte, foi utilizada a análise documental e a observação directa. Quanto à segunda, foi utilizada a metodologia baseada em inquéritos por entrevista, análise documental e análise estatística. Como resultado da investigação efectuada chegou-se à conclusão, que é possível optimizar em várias áreas a gestão de stocks no DGME, apontando como as principais, o planeamento e integração da cadeia logística, e a partilha de uma linguagem c omum entre todos os intervenientes.
- Rentabilização operacional dos meios equestres na GNRPublication . Videira, PedroA crise económica mundial é transversal a todos os organismos, obrigando a adopção de uma estratégia séria de eficácia e de rigor, delimitado por uma forte preocupação ao nível do controlo orçamental. Neste quadro de exiguidade de recursos, todos os meios são importantes, devendo por isso ser geridos e administrados da forma mais eficiente possível. Neste trabalho pretende-se estudar quais os possíveis factores que actualmente estarão a condicionar um incremento no desempenho e rentabilização dos meios equestres, de que a Guarda Nacional Republicana dispõe. O trabalho divide-se em duas partes fundamentais; a primeira abordagem é de cariz teórico, resultante da análise documental. A segunda aborda a metodologia prática, análise e discussão de resultados, culminando com a apresentação de conclusões e recomendações. Neste contexto, surge o presente estudo partindo da questão central: quais os factores que poderão contribuir para uma maior rentabilização dos solípedes na GNR? Os objectivos definidos para este trabalho pretendem verificar as hipóteses formuladas a partir das questões de investigação levantadas, de forma a responder à questão central. A metodologia da parte teórica baseia-se essencialmente na análise bibliográfica e numa abordagem à legislação em vigor. A parte prática é constituída por entrevistas semi-directivas, dirigidas a um conjunto de oficiais, escolhidos pelo seu conhecimento profissional, bem como a realização de questionários a comandantes de Destacamentos territoriais que dispõem da valência equestre. Conclui-se que o cavalo constitui um importante recurso na estrutura da GNR, ao qual estão atribuídas importantes e variadas missões. A implantação do dispositivo Territorial não lhe permite ter as condições ideais para um cabal aproveitamento, contudo, foram identificados outros factores que de momento limitam a rentabilização do recurso equestre.
- Prática do tiro no serviço territorial: Contributos para um novo modeloPublication . Cordeiro, JoãoA qualidade dos serviços prestados pela Guarda Nacional Republicana depende em muito da qualidade da formação ministrada aos seus militares. Num período em que a actuação das Forças e Serviços de Segurança se pretende da maior eficiência possível, contra uma criminalidade em constante evolução, os militares da GNR necessitam de estar mais e melhor preparados para usar a arma de fogo. O objectivo deste estudo consiste em investigar que contributos são passíveis de serem prestados à prática de tiro no serviço territorial. A metodologia da parte teórica baseia-se na análise documental existente, enquanto que na parte prática, se recorreu ao método hipotético-dedutivo, ou de verificação de hipóteses, e ao método inquisitivo, através da realização de entrevistas e de inquéritos por questionário. A análise conjunta das entrevistas e dos inquéritos originou resultados que dão a conhecer a opinião dos vários intervenientes no estudo. Chegámos à conclusão que os normativos que regulam a prática do tiro no serviço territorial necessitam de ser adaptados e tornados exequíveis, a fim de serem passíveis de serem cumpridas as suas disposições em todo o dispositivo. Concluiu-se ainda que existem métodos que podem contribuir para a inovação da qualidade da formação prestada aos militares da GNR. Propõe-se uma adequação dos normativos que regulam a prática de tiro, bem com o a maior disponibilização de recursos logísticos e financeiros, de forma a dotar os militares da GNR de uma formação de maior qualidade.