IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento
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- Abordagem à metalurgica Duarte FerreiraPublication . Marques, Lígia Vanessa Lopes Farinha; Figueira, Luís Mota; Cordeiro, José Manuel LopesNos últimos anos tem crescido o interesse pela preservação e reutilização do património industrial um pouco por todo o mundo. Como prova disso são os cada vez mais artigos científicos e estudos sobre a temática da arqueologia industrial que se produzem e publicam, bem como a promoção de atividades de sensibilização para o tema. O Turismo Industrial tem assim um lugar no panorama turístico nacional e com bastante potencial de crescimento por se encontrar ainda em fase inicial de expansão. Com esta dissertação pretende-se dar a conhecer o Tramagal como detentor de património arqueológico industrial suscetível de ser turistificado com intuito também à preservação e didática da memória desse legado. O património industrial do Tramagal assenta no legado da Metalúrgica Duarte Ferreira – edifício, acervo e memória – que merece toda a atenção enquanto património arqueológico industrial local, com projeção nacional e internacional, tendo em conta a importância que a MDF teve para o desenvolvimento da região e seu contributo para a industrialização do país bem como a sua projeção na Europa e África colonial, durante praticamente todo o século XX. Imputámos a este trabalho uma componente prática e elucidativa sobre a forma de preservação e didática do património industrial, através da proposta de musealiza
- Abordagem às componentes de gestão e de turismo da natureza nas áreas protegidasPublication . Rosa, Sofia Gomes Vargas da; Figueira, Luís Manuel Mota dos SantosAs Reservas da Biosfera são territórios comprometidos com a sustentabilidade, que valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico. Atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização. Pelo que, a abordagem/modelo de gestão elaborado no decorrer deste estudo, teve em conta estes valores e objetivos. São 12 as Reservas da Biosfera Portuguesas, das quais 3 são transfronteiriças, de cogestão em simultâneo entre ambas unidades de gestão do respetivo lado da fronteira. A Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera foi criada em 2011, de forma informal, pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU). Tendo por objetivo a dinamização das Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. O motivo principal da visitação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo é a observação de aves, devido à sua grande biodiversidade, atraindo assim os amantes do Turismo na Natureza. A abordagem de gestão, com foco no turismo nas Reservas da Biosfera, foi planificada com o auxílio da formação académica da estagiária, assim como da revisão de literatura analisada e produzida, e do estudo realizado através de observação participativa. O desenvolvimento sustentável é ponto assente no que diz respeito à planificação de um conjunto de estratégias a adotar na gestão de zonas protegidas
- A aceitação dos sistemas de gestão de conteúdos nos municípiosPublication . Louraço, Daniela Gonçalves Estevão; Marques, Célio Gonçalo CardosoO evoluir das tecnologias e o aumento da quantidade de informação partilhada, revolucionaram a forma como atuamos e pensamos, mas também a forma como criamos, partilhamos e guardamos conteúdos. Este cenário, tornou-se especialmente desafiante para as organizações públicas que, nas últimas décadas, reconheceram a importância de tornar a gestão pública mais tecnológica e modernizada. Perante esta realidade, muito contribuíram e continuam a contribuir os Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS), consideradas ferramentas de sustento e apoio à gestão do trabalho dos profissionais e dos procedimentos administrativos e de gestão que lhe estão associados. Dada a sua relevância, o presente estudo analisa a aceitação dos CMSs pelos profissionais dos municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), utilizando um modelo adaptado do Technology Acceptance Model (TAM), considerado o mais robusto na identificação dos determinantes da aceitação tecnológica. No processo de investigação, foi aplicado um questionário adaptado dos construtos do modelo, de forma a estabelecer conclusões sobre a aceitação dos CMSs pelos profissionais da CIMLT na execução das suas funções laborais. Para completar e contextualizar a investigação, foi efetuada uma entrevista ao responsável dos serviços informáticos da CIMLT, para esclarecer a génese do processo e a sua implementação. Concluiu-se que, a aceitação dos CMSs na CIMLT, é elevada em aspetos como perceção de utilidade, perceção de facilidade de utilização e relevância para o desempenho do trabalho, sendo a formação e a experiência, fatores potenciadores desta aceitação, mostrando-se fundamental a promoção e aplicação de ações de formação regulares. Continuar a promover e incentivar a utilização de tecnologias como os CMSs no setor público é essencial para a integração, eficiência e eficácia dos serviços prestados, mas sobretudo pela responsabilidade e transparência nas comunidades, ao permitir uma procura e usabilidade da informação e conteúdos, dinâmica, segura, atual e direta.
- Aceitação e uso dos sistemas de informação pelos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.Publication . Regueira, Carla Madalena Duarte Fernandes da Silva; Marques, Célio Gonçalo CardosoO galopante desenvolvimento tecnológico dos últimos anos veio tornar os procedimentos de trabalho em saúde cada vez mais desafiadores, implicando que os profissionais de saúde desenvolvam e integrem competências necessárias na execução das suas funções, apoiadas pelos sistemas de informação em saúde. Os sistemas de informação em saúde, integrados e suportados pelas tecnologias de informação e comunicação, são considerados, atualmente, ferramentas fundamentais que sustentam e apoiam a gestão do trabalho dos profissionais de saúde e dos procedimentos administrativos e de gestão que lhe estão associados. São instrumentos capazes de fornecer os recursos necessários à tomada de decisão, facilitam a gestão da multiplicidade dos processos de trabalho inerentes à prestação de cuidados de saúde eficientes e de qualidade ao cidadão. Dada a relevância da utilização dos sistemas de informação em saúde, o presente estudo analisa a aceitação destas ferramentas pelos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do Hospital Distrital de Santarém, EPE. O modelo utilizado nesta avaliação é adaptado do Technology Acceptance Model (TAM), considerado como o modelo mais robusto na identificação dos determinantes da aceitação tecnológica. Cumprindo todos os procedimentos ético-legais inerentes ao processo de investigação, foi aplicado um questionário adaptado dos construtos do TAM, de forma a que se estabeleçam ilações sobre a aceitação destes profissionais na utilização dos sistemas de informação em saúde de apoio à execução das suas funções profissionais. Nesta investigação, participaram 80 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. Conclui-se que, a intenção de uso dos sistemas de informação em saúde é elevada e são considerados como fundamentais na ampliação da performance profissional, tendo sido identificados dois determinantes fulcrais: perceção de utilidade e perceção de facilidade de utilização. É relevante que as organizações em saúde assumam estratégias que promovam e garantam a integração dos sistemas de informação e que estes sejam perspetivados como ferramentas capazes de promover benefícios para a gestão organizacional.
- Aceitação tecnológica de softwares de automação robótica de processos pelos profissionais de contabilidadePublication . Lopes, Ana Patrícia da Conceição; Marques, Célio Gonçalo Cardoso; Oliveira, Daniel Ferreira deO rápido avanço das tecnologias e meios de comunicação teve impacto na maioria das profissões. A área da contabilidade não foi exceção, e atualmente, as tecnologias de informação tornaram-se numa ferramenta indispensável para o exercício da profissão. Uma das tecnologias emergentes nesta área é a Robotic Process Automation (RPA), trata-se de uma tecnologia que permite executar atividades rotineiras, normalmente executadas por humanos, de uma forma automática, tornando as organizações mais eficientes. Tem vindo a ser aplicado em diversas áreas nos processos contabilísticos, principalmente, nas tarefas que envolvem um elevado volume de informação e que não são qualitativamente exigentes. No entanto, se por um lado, houve tecnologias rapidamente absorvidas pelos profissionais, o RPA parece não ter tido o mesmo impacto. Neste sentido, este estudo afere a aceitação de softwares RPA por parte dos profissionais de contabilidade. Teve por base o Technology Acceptance Model (TAM). Participaram no estudo 140 indivíduos que exercem funções como contabilista certificado ou técnico de contabilidade. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que de um modo geral os profissionais estão satisfeitos com a utilização dos softwares RPA, constatou-se ainda que o género, idade e a opinião do inquirido sobre se a utilização deste tipo de software poderá afetar a qualidade da informação financeira, são fatores que não influenciam a sua aceitação. Por outro lado, a formação para a sua utilização é um fator que apresenta influência na aceitação do software. Em investigações futuras seria pertinente perceber se os profissionais utilizam corretamente os softwares RPA e conhecem todas as suas funcionalidades, de forma a tirar o maior partido deles. Seria também pertinente medir a eficiência e eficácia dos softwares RPA de forma a perceber o retorno do investimento neste tipo de tecnologia.
- A adaptabilidade das organizações do setor de logística face à situação COVID-19Publication . Soares, Sílvia Catarina Oliveira; Loureiro, Rúben Joaquim Pinto; Simões, Jorge Manuel MarquesAo longo dos últimos anos, verifica-se que as organizações estão inseridas em ambientes cada vez mais competitivos, sendo necessário que se destaquem tanto pela sua autenticidade como sensibilidade para os processos de otimização. Assim, torna-se imperativo o uso de uma estratégia digital para que consigam inovar e reduzir os custos, de modo a ganharem vantagem competitiva. As novas tecnologias são a base essencial para as empresas se tornarem diferenciadoras, e conseguirem realizar previsão de fluxos. O setor logístico é um exemplo disso mesmo, com o aparecimento da pandemia, foi necessário dar resposta, aos fenómenos de açambarcamento, em tempo útil, de modo a garantir a reposição de stock. O presente estudo tem como principal objetivo compreender de que forma as empresas de distribuição logística se adaptaram face à atual situação pandémica, particularmente em organizações que atuam na região centro. De modo a conseguir responder ao objetivo da investigação, realizou-se seis entrevistas semiestruturadas a profissionais da área de logística e distribuição, através de um guião previamente executado. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que as organizações do setor de logística possuem sistemas de informação robustos, e não verificaram constrangimentos de grande dimensão para enfrentarem a pandemia. No entanto, este resultado apenas foi possível através dos múltiplos investimentos e melhorias aos processos que se têm verificado nos últimos anos. Concluindo-se assim que a estratégia de qualquer organização deve passar pela digitalização e otimização de processos.
- Adecco - Recursos HumanosPublication . Perdigão, Sofia Alexandra Marques; Pereira, Tânia; Brito, SílvioO presente relatório de estágio tem como principal objetivo expor os conteúdos apreendidos durante o decorrer do estágio, as metodologias de trabalho e relatar as tarefas desempenhadas. Para além disto, este relatório inclui um estudo caso coletivo, que tem como objetivo geral analisar a relação entre o trabalho temporário, a satisfação profissional e o equilíbrio laboral-pessoal. Desta forma, procuramos compreender os impactos do trabalho temporário e da satisfação profissional na vida pessoal, familiar e social dos trabalhadores temporários que trabalham por turnos. Neste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevista semiestruturada. A amostra do estudo é constituída por treze indivíduos, de seis empresas utilizadoras de trabalho temporário (EUTT). A partir dos dados recolhidos, podemos concluir que o trabalho temporário é considerado como uma solução e uma oportunidade de aprendizagem, experiência e rendimento, originando satisfação profissional. No entanto, existe incerteza e insegurança devido à natureza do contrato temporário, e por isso, os trabalhadores ambicionam melhores condições e propostas de trabalho. A conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal, familiar e social, exige uma articulação e adaptação constante e trabalhar em regime por turnos dificulta essa conciliação.
- Análise da eficiência com recurso à Data Envelopment AnalysisPublication . Silva, Luís Miguel Marcos; Loureiro, Rúben Joaquim Pinto; Simões, Jorge Manuel MarquesObservamos que cada vez mais a sociedade exige das instituições rapidez e eficiência na resposta dos serviços prestados. É neste sentido que o conceito eficiência é parte séria e relevante nas estratégias de gestão no campo da saúde. Deste modo, é objetivo deste presente estudo, conhecer os níveis de eficiência de 37 entidades, centros hospitalares EPE, hospitais EPE e unidades locais de saúde EPE nacionais inseridos nos grupos do benchmarking do SNS, no período de 2019 a 2021. Para este efeito, recorreu-se à técnica Data Envelopment Analysis, onde foram definidos à priori inputs e outputs suficientes e relevantes para que o resultado da análise fosse fidedigno. Quanto aos resultados alcançados verificou-se que entre as instituições de saúde analisadas, todas elas apresentam uma eficiência superior a 50% na média do triénio em estudo. No que respeita ao tipo de constituição, as entidades do tipo hospitalar foram aquelas que apresentaram maior média de eficiência durante os 3 anos. Importa destacar que cerca de 25% das entidades hospitalares estudadas, durante todo o período analisado, revelam ser no seu todo 100% eficientes. Apesar de todas as adversidades, o sistema de saúde português, respondeu bem às pressões, mesmo durante o período pandémico, assegurando a eficiência e a qualidade do serviço prestado
- Análise das relações de perceção de empregabilidade, tipologia de contrato, comprometimento organizacional e intenção de saída dos profissionais de recursos humanosPublication . Brás, Cristiana Filipa Francisco; Aparício, Maria Fernanda Pires; Brito, Sílvio ManuelA Perceção de Empregabilidade é definida como a perceção de um indivíduo sobre as oportunidades de conseguir ou suportar o emprego no mercado de trabalho a nível interno (organização) e externo (fora da organização), (De Cuyper et al., 2011). A Intenção de Saída caracteriza-se pela vontade ou pensamento de abandonar a empresa em que se encontram a trabalhar atualmente (Momani, 2017); (Tett & Meyer, 1993). O Compromisso Organizacional define-se pela vontade que o trabalhador tem de pertencer à organização onde se encontra, o desejo que o colaborador tem em esforçar-se em prol da sua organização (Luthans, 2002). A presente investigação tem como propósito estudar a relação entre a Perceção de Empregabilidade, Intenção de Saída e o Comprometimento Organizacional assim como, estudar a relação existente entre a influência do vínculo contratual e as dimensões de Perceção de Empregabilidade e da Intenção de Saída. Para o estudo foi aplicado um questionário, divulgado exclusivamente online, no qual participaram 253 profissionais de Recursos Humanos de diferentes organizações localizadas em Portugal. A análise dos resultados demonstra que não existe uma relação significativa entre a Perceção de Empregabilidade e a Intenção de Saída, nem se verifica a existência de uma relação significativa entre a variável moderadora vínculo contratual e as dimensões de empregabilidade e dimensões de saída. Relativamente à Intenção de Saída os resultados mostram que esta variável não se relaciona com o Comprometimento Organizacional em todas as suas dimensões das variáveis, contudo, relativamente ao Comprometimento Afetivo os resultados apontam-nos para uma associação negativa com a Intenção de Saída Voluntária. Os dados mostram também a existência de uma relação positiva e significativa entre a Perceção de Empregabilidade e o Comprometimento Organizacional.
- Análise e melhoria de processso de picking e layout de armazém numa empresa do ramo alimentarPublication . Silva, Pedro Manuel Mourão da; Nogueira, José Manuel de Barros PinheiroO picking é uma atividade muito importante do processo da cadeia de abastecimento. Esta atividade envolve custos significativos e pode influenciar e afetar os níveis de satisfação do cliente. As empresas têm ao seu dispor muitas melhorias do processo e novas propostas capaz de as apoiar na gestão da cadeia de abastecimento. O picking é considerado como a atividade mais dispendiosa e com uma utilização mais intensiva de mão-de-obra para a maioria dos armazéns; o custo de preparação das encomendas pode ascender a 55% da despesa operacional total do armazém. A importância deste, processo leva-nos a investir na elaboração dum estudo, para melhorar o atual processo nesta empresa do ramo agroalimentar e assim contribuir através de propostas para uma melhor organização. Ao mesmo tempo pretender contribuir com diretrizes para futuros casos de estudo. Na análise das condições e atividades do processo de picking e expedição, foram detetadas diversas falhas a nível dos circuitos de produtos com a ocorrência de congestionamentos, excessivas movimentações, paragens e tempos em espera. Suportado por uma revisão bibliográfica sobre os temas em estudo foi proposto, a implementação dum sistema de produção Lean através da metodologia Kaizen, criação de um sistema de planeamento da produção baseado na procura, etiquetagem de todos os produtos no final do abate, definição de novos circuitos de movimentação de produtos e definição de indicadores KPI’s para Expedição e Picking. A implementação das propostas de melhorias é bastante complexa e é ainda recente, começando a verificar-se algumas melhorias nos indicadores especialmente a nível dos circuitos, com a redução do lead time e também a redução das movimentações, cruzamentos e tempos em espera. O sistema de avaliação de desempenho ainda não é o mais adequado, contendo apenas alguns indicadores mais utilizados nos processos de expedição e picking. Sugere-se em trabalhos futuros a implementação dum Balanced Score Card ou um dashbord.