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- A relação entre as práticas da gestão de carreiras sobre a satisfação no trabalhoPublication . Fernandes, Marta Sofia Carreiro; Silva, Ana Luísa Junça daA gestão de carreira tem sido um tema muito atual em Portugal, devido ao descongelamento das carreiras que se iniciou em 2018. Apesar da premência do tema, ainda há poucos estudos focados nas Práticas da Gestão de Carreiras e na forma como estas influenciam a Satisfação no Trabalho. O objetivo geral desta investigação é estudar como a gestão de carreiras influencia a satisfação no trabalho. Assim sendo o estudo tem como objetivos específicos analisar: - Se as práticas de gestão de carreira influenciam, negativa e significativamente, o stress; se as práticas de gestão de carreira influenciam, positiva e significativamente, a satisfação com o trabalho; se o stress medeia a relação positiva entre as práticas de gestão de carreira e a satisfação com o trabalho; se a motivação modera a relação negativa entre stress e satisfação com o trabalho, de tal forma que, esta relação torna-se mais fraca na presença de elevados níveis de motivação. A recolha dos dados foi efetuada através do preenchimento de um inquérito, por questionário, que foi divulgado em algumas redes sociais. Os resultados deste estudo, que são baseados nas respostas de 144 participantes, constatam que uma boa gestão de carreira faz com que o stress ocupacional diminua o que por sua vez faz com que um colaborador se sinta mais satisfeito com o seu trabalho e assim mais motivado para o mesmo.
- JUST-CRS master programme: an interdisciplinary curriculum for occupation and physical therapyPublication . Nazzal, Mohammad; Martins, Sílvia; Khalil, Hanan; Karaduman, Aynur Ayşe; Alves Lopes, António; Dawes, Helen; Hawamdeh, Ziad; Al-Nassan, SaadJUST-CRS is a capacity building Project in higher education funded by the EU Erasmus+ aims to establish an interdisciplinary master program in rehabilitation sciences at JUST for both occupational and physical therapy. Consortium partners, led by the grant holder (JUST) and universities from Portugal, England, Turkey and Jordan have worked collaboratively to build an international curriculum with structure that provides innovative solutions to Jordanian rehabilitation gaps and ts Jordanian Higher Education standards and the European standards set in the European Qualification Framework. This presentation intends to shed light on the process, steps, outcomes and insights of developing this master’s degree program in rehabilitation sciences. The process highlights the steps starting from needs assessment, setting up program graduate competencies, setting up core and elective courses’ skeletal structure and descriptions, establishing courses learning outcomes, courses’ contents and topics as well as establishing the courses’ evaluation methods. Each step was collaboratively crafted to t multiple international culturally-different partners, multi-disciplines, multiple views and perspective of educational and professional systems. Ultimately, the program has been a success. The recipe for this success as well as better suggestions for future international collaborations in the eld of higher education for rehabilitation sciences will be disseminated.
- Optimização dos fluxos de informação e logística numa clínica de hemodiálisePublication . Ramos, Ana Margarida Gaspar; Marques, Célio Gonçalo CardosoA conjuntura socioeconómica atual impõe a prestação de cuidados de saúde assente em modelos de gestão de elevada eficiência. Considerando que a gestão de informação e a logística são elementos estruturais essenciais ao funcionamento das organizações de cuidados de saúde, o trabalho proposto tem como objetivo a otimização desta gestão numa clínica de hemodiálise com base nas boas práticas no domínio da gestão de informação e de logística na saúde e na inovação tecnológica. Para atingir o referido objetivo foi criada uma ferramenta de otimização logística composta por cinco dimensões: armazéns, gestão de stocks, sistemas de distribuição, lean na saúde e sistemas de informação. Em termos metodológicos foi usada a análise documental para a criação da ferramenta e a observação com recurso a notas de campo para a recolha de dados relacionados com a sua aplicação. Através da aplicação da ferramenta verificou-se a necessidade de uniformização da tipologia de armazenamento nos centros externos de hemodiálise; etiquetagem e codificação dos equipamentos para otimização da gestão de stocks; melhoria de transmissão de informação com recurso a notificações via eletrónica e por mensagem; criação de uma plataforma digital informática de gestão de inventário com atualização diária do fluxo de stock, possibilidade de racionalização de encomendas e cálculo da quantidade económica de encomenda. A ferramenta de otimização logística mostrou ser de fácil aplicação não suscitando dúvidas ou incompreensões, o que faz dela uma solução interessante para a generalidade das unidades de saúde. A sua aplicação na clínica de Hemodiálise Fresenius Medical Care permitiu a otimização dos fluxos de informação e logística da mesma.
- Responsabilidades diárias na função do gestorPublication . Santos, Pedro Matos; Silva, Ana Luísa Junça daO presente trabalho visa descrever o percurso efetuado no Grupo Tecnorém e apresentar um estudo realizado no contexto de estágio, estando dividido em duas partes. Ao longo do período de estágio desenvolvi várias atividades de gestão de recursos humanos, tais como Recrutamento e Seleção, Processamento Salarial, Gestão contratual, Seguros e Trabalho Temporário. O objetivo de investigação formulado para o estudo foi compreender e analisar o nível médio de satisfação e de desempenho. Tendo em conta este objetivo, foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa e optou-se pela realização de um estudo caso. Para operacionalizar o estudo, surgiram as seguintes questões de investigação: (i) Qual o nível de satisfação dos colaboradores no trabalho? e (ii) Qual o nível de desempenho dos colaboradores? Para conseguir responder às questões de investigação foram recolhidos dados de questionários de satisfação dos colaboradores e questionários de avaliação de desempenho. Esta recolha de dados foi realizada de forma a responder às questões de investigação (i) e (ii). O tratamento dos dados foi realizado através da análise das respostas dadas pelos colaboradores. Após a análise dos resultados é possível afirmar que o fator que faz os colaboradores mais satisfeitos no trabalho são os relacionamentos com colegas e superiores hierárquicos e o espírito de colaboração no grupo de trabalho. Fez-se notar um excelente desempenho no SGI e uma forte capacidade de direção por parte dos colaboradores.
- Avaliação da gestão dos serviços de saúde na visão dos agentes comunitários e representantesdo conselho municipal de saúde em um município do estado do MaranhãoPublication . Oliveira, Verisleine Aranha de; Brou, Eduardo Fontão Mont'AlverneA gestão em saúde é de suma importância por muitos fatores que regem o andamento da saúde de um município, estado ou federação. Portanto, essa dissertação tem como objetivo geral verificar como os agentes comunitários e os membros do conselho municipal percebem a gestão dos serviços de saúde em um município do Estado do Maranhão, com vistas a, à luz da Teoria da Gestão de Organizações de saúde, sugerir propostas de melhorias organizacionais/processuais. Com o propósito de atingir os objetivos desta dissertação, recorreu-se a diferentes procedimentos, nomeadamente, revisão bibliográfica e estudo de caso envolvendo agentes comunitários e conselho municipal de saúde de um município do Estado do Maranhão no período de 2018 a 2019. Os resultados obtidos através do estudo de caso revelam que a gestão municipal na visão dos agentes comunitários e conselho municipal de saúde, em sua grande maioria realiza o acompanhamento da situação de saúde, ações intersetoriais, garante equipe de apoio institucional ou similar, estratégia de garantia do cuidado continuado, disponibiliza canais de comunicação, possui programa ou política de educação permanente, utiliza instrumentos de integração dos serviços de saúde, apoia e promove a formação de espaços locais de participação popular e, apoia o funcionamento regular e autônomo do conselho municipal de saúde. Entretanto, no que tange ao desenvolvimento de processos de pesquisa e análise de satisfação do usuário, momento de participação nas discussões da gestão dos serviços e nível de satisfação com a gestão dos serviços de saúde, observa-se um menor percentual de respostas positivas. Em relação aos pontos positivos, observa-se a realização de ações de combate as arboviroses, atividades para público alvo e realização das visitas domiciliares e equipe técnica capacitada. Quanto aos pontos negativos, observa-se falta de materiais para os funcionários, melhor condição para o atendimento, falta de medicamentos e falta de transporte para visita domiciliares. A realização desse estudo e a análise das respostas permitiram sustentar sugestões de melhoria para a gestão municipal.
- Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"Publication . Ferreira, Patrícia Alexandra Faria; Santos, Hália Filipa da Costa; Carmo, Ana Isabel e Sousa doDesde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula.
- Perceção das práticas de RH, motivação e desempenhoPublication . Serra, Ruben Alexandre Vicente; Silva, Ana Luísa Junça daCada vez mais os recursos humanos são valiosos numa organização e para que os mesmos estejam motivados e tenham um bom desempenho no local de trabalho é necessário fazer algo para além de “dar trabalho” aos recursos humanos. Muitos dos trabalhadores atualmente colaboram com desânimo e sem vontade de realizar as suas funções. Vários estudos têm mostrado que as práticas de gestão de recursos humanos têm influência na forma como as pessoas trabalham e se sentem no dia-a-dia laboral. Diversos autores têm-se preocupado com a forma como as práticas de GRH influenciam as características do trabalho, como por exemplo, a autonomia. Vários são os estudos que demonstram a existência de relações positivas entre a autonomia e vários resultados organizacionais, como o desempenho. Recentemente, alguns estudos têm demonstrado que a autonomia prediz o significado que as pessoas atribuem ao trabalho. Apesar da pertinência destes construtos para o desempenho, ainda não existe nenhum estudo que considere todas estas variáveis em conjunto. Assim, este estudo pretende analisar de que forma a autonomia e o significado atribuído ao trabalho influenciam a relação entre práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho no trabalho. Com recurso a uma abordagem quantitativa (questionário), foi recolhido dados junto de 154 profissionais de vários setores. Os resultados mostram que as práticas de GRH tendem a estimular a autonomia nos colaboradores o que por sua vez aumenta o significado que as pessoas atribuem ao seu trabalho, levando a melhorias significativas no seu desempenho individual
- Processo de criação de um livro infantilPublication . Martins, Cristiana Roseiro; Santos, Maria João Bom Mendes dos; Moreira, LuísNeste projeto procurou-se dar a conhecer o panorama editorial na ilha de São Miguel, e apresentar uma alternativa às opções existentes, em matéria de produção livreira. Para tal, começou por ser realizado um estudo de mercado, com vista à criação de um novo objeto gráfico –, que teve como ponto de partida o livro infantil com história –, que, no decorrer do projeto, se veio a transformar em algo sui generis. Esta talvez seja a melhor descrição para o caracterizar um guia turístico, com história e atividades que poderá ser usufruído por residentes e turistas que procuram levar consigo uma recordação da ilha. Antes de iniciar a conceção prática do projeto que aqui se apresenta, realizou-se um estudo teórico sobre o livro, a sua história, as suas características literárias e visuais, com vista a procurar e dar a conhecer melhor, o design editorial, e à medida que a pesquisa foi sendo feita, intensificou-se a busca por novos livros infantis. Procurou-se, por fim, conhecer e entender a criança, a sua forma de pensar, ser e agir, para ir de encontro às suas necessidades, através da realização de um projeto que correspondesse às suas espectativas.
- Vidas de papel Sábado Vs Correio da manhãPublication . Botas, David Godinho Miranda; Santos, Maria João Bom Mendes dosO presente relatório teve como ponto de partida uma experiência de estágio, que teve a duração de seis meses, e um trabalho efetivo de três meses e meio, ambos no grupo de comunicação “Cofina media”. No presente relatório reflete-se sobre a forma como funcionam uma revista e um jornal diário, ou seja sobre a forma como funcionam estes dois meios de comunicação distintos. O ensaio está dividido em duas partes distintas, uma relacionada com a experiência de estágio, e outra onde se analisa uma revista e um jornal e, onde se contrapõe a diferença entre estes dois meios de comunicação.
- A relação entre as práticas de saúde e segurança no trabalho, clima de segurança e comportamentos de segurançaPublication . Freire, Catarina Filipe Pereira; Silva, Ana Luísa Junça da; Gonçalves, Sónia P.A atuação na área da segurança e saúde no trabalho (SST) centra-se essencialmente na eliminação de potenciais fatores de risco na sua origem, ou seja, antes que estes se tornem prejudiciais. Assim, a literatura tem mostrado que é importante prevenir...