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- O design de conteúdos editoriais VS o design de conteúdos comerciaisPublication . Esteves, Tatiana Gomes; Carmo, Ana Isabel e Sousa doEste documento surge na sequência do estágio curricular, de natureza profissional, realizado na PM Media Corporate, entre o 10 de setembro de 2018 e 8 de março de 2019, no âmbito do Mestrado em Design Editorial. O relatório de estágio encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se a prática efetiva do estágio, com o enquadramento da editora e das suas principais publicações (a Trends e a Villas&Golfe), bem como a descrição dos projetos e tarefas desenvolvidos ao longo dos seis meses de estágio. Na segunda parte, o desenvolvimento do tópico investigativo deste relatório onde procurámos, através de uma revisão da literatura, relacionar a imprensa e a publicidade, distinguir publirreportagem de conteúdos patrocinados e, por fim, comparar e refletir sobre o design de conteúdos editoriais e o design de conteúdos comerciais.
- Construção erudita em adobePublication . Nobre, Nuno Miguel de Oliveira Cardoso Palma; Mascarenhas, Jorge Morarji dos Remédios DiasA construção em terra crua é um modo de construir milenar sendo usualmente empregue sob três formas: taipa (paramentos espessos compactados), adobe (blocos prémoldados) e taipa de mão (recobrimentos de entrançados de madeira), que ao longo do tempo têm vindo a possibilitar à humanidade resolver as necessidades de habitação um pouco por todo o planeta. O uso de terra na construção possui inúmeras vantagens, pelo facto de ser um material sustentável (abundante e sem incorporação de energia, dado ser usada crua), que suporta bem a compressão, é durável, tem boa inércia térmica e resiste bem ao fogo. A construção em adobe constitui uma forma muito prática e versátil de construir, assemelhando-se à tradicional alvenaria de tijolo, não exigindo técnicas especializadas. No final do séc. XIX viveu-se um período de grande prosperidade devido ao profundo desenvolvimento produtivo proporcionado pela máquina a vapor que possibilitou aumentar as produções industrial e agrícola, e facilitar o seu transporte. No sector da construção, com o aperfeiçoamento no fabrico de máquinas e de ferramentas, foi possível incrementar a produção de diversos acessórios para a construção a custos mais reduzidos, tais como os tijolos furados, os azulejos estampados ou as telhas mais longas, que permitiram melhorar a construção em adobe. Neste período o centro da Europa era dominado pela Arte Nova, impulsionada pela nova burguesia industrial, que recorria a encomendas de edifícios, mais exuberantes e demonstrativos do estatuto social alcançado.Em Portugal, sobretudo na zona de Aveiro, e também no Ribatejo, existem edifícios de adobe que refletem este gosto refinado pela arquitetura erudita, acerca dos quais pouco se sabe em relação ao sistema construtivo. Um deles é o Casal Francisco José: uma interessante edificação com traça Arte Nova, em Valada, no Município do Cartaxo, que sobressai pela qualidade construtiva, reveladora do poderio económico dos proprietários. Por quase não possuir alterações, e nalguns casos apresentar-se em ruínas, constituiu uma oportunidade única para estudar o seu sistema construtivo e as suas patologias. Neste trabalho, para além da caracterização arquitetónica exaustiva do interior e do exterior, foi feita uma análise profunda acerca da sua forma de construção e das patologias que a afetaram.
- Crescimento sustentável de coleções: uma reflexãoPublication . Ferraz, ÂngelaNos últimos cinquenta anos verificou-se um enorme aumento no número e no tamanho das coleções. Muitos museus têm espaço de armazenamento e recursos insuficientes para gerir eficazmente as suas coleções. Este artigo concentra-se nesta questão, tendo como foco, sobretudo, o contexto museológico português, embora com base numa pesquisa mais ampla, sustenta-se que os argumentos apresentados tenham uma abrangência mais alargada. Procura-se explorar os efeitos e consequências do crescimento ilimitado de objetos nos museus e refletir sobre as possibilidades da sua incorporação mais sustentável. Considera-se a desincorporação como uma oportunidade para atribuir novos usos aos objetos, explorando o seu potencial educativo e interpretativo através de uma atitude criativa. As ideias e abordagens que aqui se apresentam, não sendo, as únicas possíveis, podem constituir matéria para a reflexão sobre o desenvolvimento útil das coleções.
- Reflexões em torno das possíveis referências artísticas para a reconstituição histórica no filme Os crimes de Limehouse, de Juan Carlos MedinaPublication . Trindade, Carlos Alberto de MatosO filme Os crimes de Limehouse (The Limehouse Golem, GB, 2016), realizado pelo cineasta norte-americano Juan Carlos Medina, cuja acção principal decorre num bairro mal-afamado de Londres em 1880, durante a era Vitoriana, adapta para o cinema a novela Dan Leno and the Limehouse Golem (1994) de Peter Ackroyd. Neste artigo, após uma introdução em que fazemos um resumo do enredo, pretendemos examinar algumas das referências artísticas que terão servido de sustentação a uma reconstituição histórica muito interessante e credível: aquelas assumidas por Medina e pelo seu production designer, mas também algumas outras que entendemos pertinentes, e podem até ser inconscientes.
- Caracterização das construções dos bairros ferroviários do EntroncamentoPublication . Oliveira, Paulo Alexandre Gorjão Lourenço de; Mascarenhas, Jorge Morarji dos Remédios DiasNa segunda metade do século XIX, grande parte dos países da Europa e os Estados Unidos conheceram um grande desenvolvimento industrial e agrícola com a máquina a vapor que permitiu uma maior produção de bens e uma maior facilidade no seu transporte. Também Portugal, ainda que vivesse uma grande instabilidade política, procurou acompanhar este fenómeno, desenvolvendo as suas indústrias e procurando melhorar os seus transportes com a introdução da ferrovia. O desenvolvimento do caminho de ferro começou por tentar estabelecer duas ligações importantes a partir de Lisboa, uma ligação ao Porto e outra a Madrid. Devido às dificuldades na travessia do Rio Tejo em direção a Espanha nas proximidades da capital, privilegiou-se uma ligação para norte seguindo a margem do Tejo até ao lugar do Entroncamento, de onde se estabeleceram outras ligações para este, oeste e norte. Assim, a partir do final do século XIX, o nó ferroviário do Entroncamento assumiu uma crescente importância no sistema de transporte ferroviário, não só como ponto de reparação e manutenção dos equipamentos, mas também como estação de confluência e expedição de mercadorias. Tal como acontecia noutros países da Europa, especialmente em Inglaterra, havia a clara consciência por parte das empresas e dos governos da necessidade de se alojar de forma condigna os trabalhadores que afluíam do campo para trabalhar nos centros industriais. Colocaram-se então na altura questões sobre como deveriam ser habitações económicas e salubres para os trabalhadores. A construção dos Bairros Ferroviários do Entroncamento promovidos pela empresa de Caminhos de Ferro Portugueses vai ocorrer na viragem do século e início do século XX, um período muito conturbado de grandes mudanças sociais, em que se acentuavam as disputas políticas entre Republicanos e Monárquicos, mesmo após a implantação da República em 1910. Por um lado, a Monarquia, por se sentir ameaçada pelas ideias republicanas do centro da Europa, procurava manter uma arquitetura conservadora, fazendo uso de técnicas construtivas e materiais fortemente enraizados na tradição portuguesa. Por outro lado, os Republicanos, em reação, procuravam absorver os novos modelos arquitetónicos vindos do exterior, principalmente da França Republicana, onde o betão armado era tido em definitivo como uma forma de se construir sólida, económica e durável, sem necessidade de grande manutenção.A conceção e construção dos bairros operários do Entroncamento, que teve sempre presente a preocupação alojamento com a dignidade que se impunha aos trabalhadores vindos do mundo rural, foi processo interessante, porque existiu uma dualidade de ideias, por um lado adotando modelos muitos rústicos das casas tradicionais de trabalhadores rurais tendo como inspiração a Casa Portuguesa, e por outro os procedimentos práticos do mundo ferroviário, que procuravam solucionar os problemas recorrendo a formas e técnicas mais expeditas e modernas.
- Mãe D´ÁguaPublication . Moura, Maria de Fátima; Melo, Sara; Neves, Adriana
- A aceitação dos sistemas de gestão de conteúdos nos municípiosPublication . Louraço, Daniela Gonçalves Estevão; Marques, Célio Gonçalo CardosoO evoluir das tecnologias e o aumento da quantidade de informação partilhada, revolucionaram a forma como atuamos e pensamos, mas também a forma como criamos, partilhamos e guardamos conteúdos. Este cenário, tornou-se especialmente desafiante para as organizações públicas que, nas últimas décadas, reconheceram a importância de tornar a gestão pública mais tecnológica e modernizada. Perante esta realidade, muito contribuíram e continuam a contribuir os Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS), consideradas ferramentas de sustento e apoio à gestão do trabalho dos profissionais e dos procedimentos administrativos e de gestão que lhe estão associados. Dada a sua relevância, o presente estudo analisa a aceitação dos CMSs pelos profissionais dos municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), utilizando um modelo adaptado do Technology Acceptance Model (TAM), considerado o mais robusto na identificação dos determinantes da aceitação tecnológica. No processo de investigação, foi aplicado um questionário adaptado dos construtos do modelo, de forma a estabelecer conclusões sobre a aceitação dos CMSs pelos profissionais da CIMLT na execução das suas funções laborais. Para completar e contextualizar a investigação, foi efetuada uma entrevista ao responsável dos serviços informáticos da CIMLT, para esclarecer a génese do processo e a sua implementação. Concluiu-se que, a aceitação dos CMSs na CIMLT, é elevada em aspetos como perceção de utilidade, perceção de facilidade de utilização e relevância para o desempenho do trabalho, sendo a formação e a experiência, fatores potenciadores desta aceitação, mostrando-se fundamental a promoção e aplicação de ações de formação regulares. Continuar a promover e incentivar a utilização de tecnologias como os CMSs no setor público é essencial para a integração, eficiência e eficácia dos serviços prestados, mas sobretudo pela responsabilidade e transparência nas comunidades, ao permitir uma procura e usabilidade da informação e conteúdos, dinâmica, segura, atual e direta.
- Desenvolvimento e métodos de reparaçãoPublication . Ribeiro, Eduardo António da Costa Dias; Coelho, Paulo; Morgado, NunoEste relatório foi realizado após estágio realizado na empresa CP, na oficina de eletrónica da RRME (Reparação de Rotáveis da Manutenção e Engenharia), no Entroncamento. Atualmente, a manutenção ferroviária tem como objetivos garantir um sistema que apresente boas condições de funcionamento de todo o material circulante e manter a qualidade dos equipamentos e dos serviços prestados pela empresa, com o foco de melhoria contínua, para um melhor desempenho e eficiência dos serviços. A visão da empresa, através do cumprimento da sua missão, é satisfazer a procura em todas as áreas de negócio em que se encontra, um serviço de qualidade inteiramente ajustado às expectativas dos clientes, garantindo a segurança ferroviária e regulando a sua atuação por critérios de eficácia e competitividade. O presente relatório pretende apresentar o trabalho desenvolvido durante o estágio e os conhecimentos adquiridos referentes a várias técnicas, tecnologias e temas abordados. Com estes, foram criados desenvolvimentos e métodos de reparação que são direcionados à manutenção corretiva, sendo este um dos temas abordados no relatório. Ao longo do estágio foram efetuadas análises e diagnósticos de avarias, recorrendo ao estudo do material eletrónico, levantamento de esquemas, desenvolvimento de banco de ensaios, elaboração documental de apoio e conclusões derivadas ao trabalho realizado.
- Síndrome de Wellens: um padrão ignoradoPublication . Alves, VanessaA síndrome de Wellens foi descrita pela primeira vez em 1982 por Wellens e seus colegas em doentes que apresentavam um quadro clínico de angina instável. No eletrocardiograma observam-se alterações específicas da morfologia da onda T que estão associadas à estenose crítica do segmento proximal da artéria coronária descendente anterior esquerda. O seu reconhecimento no eletrocardiograma é muito importante, pois esta síndrome representa um enfarte anterior extenso que reperfundiu. No caso clínico apresentado podemos verificar a evolução de um doente com esta patologia desde a sua admissão no serviço de urgência.
- Nem só da Covid-19 é a culpa: Museus e comunidades - Considerações sobre novas (re)definições e fruiçõesPublication . Cadavez, CândidaO propósito inicial do presente capítulo era o de entender e procurar discutir as variáveis ponderadas em função de uma (necessária) redefinição de “museu”. Partindo de um contexto geral em que as práticas de observação e de interação com objetos, monumentos e sítios estariam a ser recicladas, em resultado das características dos novos perfis de visitantes, importaria aferir de que forma as discussões tidas ao mais nível por parte de estudiosos e instituições iam em linha com os habitus (Bourdieu, 1984) coevos de observação e interação com o que se encontra exposto em espaços como os museus. Neste primeiro foco cabia igualmente procurar entender o real papel atribuído à relação entre espaços museológicos e respetivas comunidades, partindo de pressupostos associados a representações identitárias e comunitárias que, servindo de elemento de coesão e de afirmação de grupos, tornariam inerentes a qualquer definição de “museu” práticas e intervenções social e positivamente impactantes, e dotadas de preocupações de responsabilidade civil. Perante o contexto mais específico e abrupto de uma pandemia global, e das resultantes alterações de socialização e, naturalmente, de fruição de objetos patrimonializados, monumentos e sítios, as questões iniciais de partida não perderam a sua pertinência – terão eventualmente ganho ainda mais importância, convidando a outros enfoques, mas que mantêm como válidos os propósitos e caminhos iniciais da presente investigação. De facto, a relevância da discussão em torno da (re)definição de “museu” terá ganho um novo fôlego perante todos os reajustes e adoção de novas práticas diversas resultantes dos tempos de confinamento e dos novos modos de estar com o outro. Assim, o foco deste capítulo foi reajustado de forma a procurar compreender de que modo as mudanças de habitus, em função de confinamentos e de Museologia e Património – Volume 3 74 desconfinamentos intermitentes e frágeis, poderão influenciar a redefinição de “museu”, nomeadamente no que toca à interação entre objetos e visitantes, e ao papel que os espaços museológicos desempenham na comunidade, em particular num contexto tão particular como o referido. Para melhor aferir esta pergunta, importa considerar os seguintes objetivos: • Como acontece a interação entre visitantes e objetos museológicos durante a pandemia? • Como idealizam os visitantes a retoma das suas visitas no quadro de um desconfinamento (total)? • Quem visitará os museus depois da pandemia? • Até que ponto a relação entre os espaços museológicos e as comunidades poderá ter sido alterada, nomeadamente no que reporta aos seus propósitos de responsabilidade social? • De que modo todos estes pontos poderão influenciar a redefinição em curso de “museu”?