IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 236
Results Per Page
Sort Options
- Plano de negóciosPublication . Antunes, Cláudia Cristina Lopes; Simões, Jorge Manuel Marques; Silva, Sílvio Manuel Valente daO empreendedorismo é um dos pontos fulcrais nas sociedades e ser empreendedor é uma habilidade cada vez mais exigida no indivíduo, nesta era de globalização. Tornar-se empreendedor é identificar oportunidades de negócio, liderar, planear, constituir equipas e/ou resolver problemas. O presente projeto visa a criação de um plano de negócios como ferramenta de criação de uma sociedade do ramo agroalimentar com a denominação de Queijaria Duques da Beira. A perspetiva teórica subjacente neste projeto, veio a complementar e demonstrar a importância do tema, quer para os indivíduos, quer para o desenvolvimento da sociedade e por isso, é indispensável fomentar a sua promoção, por forma a transformar o conhecimento em valor. Pretende-se demonstrar uma análise estruturada da criação da empresa, através do desenvolvimento de um plano de negócio para a Queijaria Duques da Beira, especializada em queijos e onde explica as principais ideias e opções da criação da sociedade, bem como a sua respetiva verificação de viabilidade e/ou a implementação de uma nova estratégia
- Podemos prever com antecedência o risco de falência das PMEs no sector hoteleiro espanhol?Publication . Costa, Catarina Filipa Nunes; Domingues, Renato Heitor CorreiaAs pequenas e médias empresas do setor hoteleiro espanhol desempenham um papel vital na economia do país, contribuindo significativamente para o PIB nacional. Além disso, são responsáveis por criar milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, enquanto contribuem não só para o desenvolvimento das comunidades locais como também apoiam os fornecedores regionais. Posto isto, torna-se cada vez mais importante a existência de modelos de previsão de falência que ajudem a identificar, mitigar e gerir os riscos financeiros, além de fornecerem informações valiosas que auxiliam no planeamento estratégico e na tomada de decisão. A presente dissertação tem como principais objetivos identificar lacunas que possam ajudar a encontrar determinantes que antecipadamente possam prever a falência de empresas. Utilizamos o Valor Acrescentado (EVA) como medida que pode determinar a previsão de falência dos hotéis espanhóis, com um ano e três anos de antecedência. Para isso, analisámos uma amostra que contém 7.546 empresas hoteleiras espanholas, retiradas da base de dados da SABI, que compreende o intervalo de tempo de 2011 a 2021. A metodologia utilizada foi baseada em dois modelos: as regressões OLS e as regressões em dados de painel dinâmico Arellano-Bond. As conclusões retiradas da análise às regressões efetuadas demonstram que é possível, com base no Valor Acrescentado (EVA), antecipar a Rentabilidade de um hotel espanhol com três anos de antecedência. É importante ainda destacar que se verificou um efeito negativo e significativo entre a Rentabilidade e o Valor Acrescentado (EVA).
- A interpretação do património arquitectónico para um público deficiente visual - estado da arte e propostaPublication . Rosa, Maria Cecília da Conceição; Figueira, Luís Mota; Kastenholz, ElisabethCada vez mais a temática do Turismo Acessível é parte integrante do Turismo, a evolução da capacidade que as pessoas com deficiência têm para viajar, leva a uma maior preocupação no que concerne às questões da oferta e da procura turística. Através de um estudo de caso, a Rede dos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, englobando o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo, situados na região centro do país, o presente trabalho pretende, verificar de que forma estão estes monumentos preparados para receber visitantes com deficiência visual.
- A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turísticoPublication . Cardoso, António José Marques; Santos, Hália CostaSe encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um território. É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental, traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o “sentimento superior de pertença”. Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.
- A marca de um destino como factor de desenvolvimento turístico-cultural de uma região - Tomar cidade TempláriaPublication . Santos, João Manuel Pereira Fiandeiro; Figueira, Luís MotaA marca de um destino turístico contribui para o desenvolvimento social e económico do território, identificado pela sua reconhecida e reconhecível imagem. São diversos os factores que designam uma marca territorial. As necessidades locais na captação de turistas e aumento dos fluxos comerciais, têm sido canalizadas por alguns destinos no uso do marketing a uma escala global, afirmando a sua marca distinta e catalisadora. A nossa investigação, centrada no destino “Tomar Cidade Templária”, estuda e discorre sobre as noções de Turismo Cultural, do tipo de consumidor, do destino e marca turística. Criámos um modelo de análise e aplicação para o nosso estudo, aprofundando a investigação neste campo e avançamos soluções, que nos parecem adequadas e realistas para o sucesso da marca regional em estudo. Assim, estudámos as tipologias turísticas, o turismo criativo, destino e marca turística, com o intuito de sustentarmos o objecto de estudo.
- A importância das artes num projecto autárquico de turismo culturalPublication . Mendes, Carlos Vicente; Santos, HáliaAs artes são uma mais-valia em qualquer projecto de Turismo Cultural. Faz todo o sentido a comunhão da estética, da ética, memórias, usos e costumes, tradições e conhecimento, que nos afecta, melhorando a visão do mundo que nos rodeia e fazendo de nós turistas ou não, pessoas abertas às diferenças e às mudanças dum mundo, que se altera a cada momento
- Autarquias e turismoPublication . Lourenço, Elsa Catarina Petinga; Figueira, Luís MotaVolvidos que estão 100 anos após a institucionalização do turismo em Portugal, esta dissertação pretendeu enquadrar o envolvimento e implicações dos Municípios na política turística e cultural da actualidade, particularizando com o caso de estudo da Golegã. Sendo nosso objectivo principal compreender as estratégias e a programação levadas a cabo pelo Município no sentido de gerar desenvolvimento, demos a conhecer um Concelho, detentor de um excelente património com séculos de existência e outro recentemente edificado, e que soube ao longo da última década manter a sua tradição, a sua identidade, aliando-a à modernidade, fomentando paralelamente o turismo. Concluímos, que com o devido planeamento, articulação com restantes políticas sectoriais de valorização dos recursos e património locais, com a participação da comunidade local, com programas de promoção turística a desenvolver, mas que protejam e valorizem as características do património natural e cultural, o turismo cultural e o turismo equestre, enquanto modalidade deste, bem como o turismo de natureza têm potencialidades para apoiar as dinâmicas de desenvolvimento local.
- Turismo militar como segmento do turismo culturalPublication . Coelho, João Frederico Pinto; Figueira, Luís MotaA Cultura é um dos recursos de manifestação mais visível na actualidade do panorama turístico internacional e estamos cientes de que a História e a Cultura Portuguesa representam os principais recursos de diferenciação no panorama turístico nacional, tal como enunciado nas linhas orientadoras do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Neste contexto, apresentamos este trabalho com o principal objectivo de conceptualizar o Turismo Militar e as suas possíveis formas de manifestação e de atractividade. Reconhecendo que o resultado deste trabalho reúne condições para se desenvolver e ser aprofundado em acções futuras – técnicas, científicas ou políticas – desenvolvemos ao longo do documento os elementos comuns presentes nas linhas estratégicas das instituições e dos grupos profissionais passíveis de se identificarem com a designação de Turismo Militar. No intuito de desencadear o sentido de pertença aos mais variados níveis de dimensão territorial face à história e cultura militar nacional, direccionámos a nossa pesquisa para a região do Médio Tejo, tendo como objectos de estudo, nomeadamente, o concelho de Vila Nova da Barquinha e a Escola de Tropas Pára-quedistas. Atribuímos a este trabalho uma componente prática e elucidativa sobre o processo de desenvolvimento deste segmento do produto de turismo cultural.
- Os eventos culturais e criativos poderão ou não contribuir para uma imagem diferenciadora do destino turístico maduro?Publication . Carvalho, Rui Miguel Ferreira; Ferreira, Ana Maria Alves; Figueira, Luís MotaA pergunta de partida foi baseada numa ampla revisão da literatura e assente na relação entre as variáveis identificadas para o estudo (turismo cultural, turismo criativo, processo de formação da imagem de um destino turístico e eventos e seus impactes), tendo culminado num processo conceptual moroso. A investigação incidiu na oferta o que permitiu verificar a adopção de novas medidas culturais e políticas de desenvolvimento e regeneração urbana, evidenciadas na revisão bibliográfica e investigação empírica. Mais que estudar os impactes tradicionais dos eventos, interessaram-nos as políticas culturais em contexto de planeamento e regeneração urbana das cidades e as suas implicações na imagem do destino. Formulou-se a hipótese se os eventos de cariz cultural e criativo poderiam influenciar a formação de uma imagem verdadeiramente diferenciadora do destino turístico maduro. A escolha do método e técnicas de investigação ajudou a verificar esta hipótese. Da análise de conteúdo ao estudo de caso, passando pelas entrevistas realizadas foi possível identificar o evento Festival MED em Loulé como objecto do nosso estudo. Das entrevistas realizadas verificou-se que apesar de Loulé possuir um “discurso criativo” ainda não reúne todas as condições a fim de ser considerada criativa e o Festival MED, embora seja reconhecido como a alavanca do processo de revitalização do centro histórico da cidade de Loulé, um evento por si só não é suficientemente forte para criar uma imagem diferenciadora extensiva à totalidade do destino maduro do Algarve.
- Patrimonialização do sobreiroPublication . Melo, Filipe Eiró de Queiroz e; Duarte, Carlos Manuel Coelho; Queirós, António Manuel de Almeida dos SantosEsta dissertação pretende avaliar as potencialidades do Montado de Sobro (recurso natural singular e notório a nível mundial) como fonte de conteúdos para Contextos de Destino, facilitando relações entre Turistas e Comunidades Locais em reforço da identidade destas últimas. Procuramos comparar os níveis de satisfação dos visitantes do Alentejo face a outros destinos turísticos nacionais alternativos e identificar factores de atractividade a partir de um questionário realizado a visitantes. Aproveitamos para contribuir para o debate das potencialidades do Montado de Sobro como ícone alentejano. A realização destes objectivos obriga a uma reflexão sobre o turismo como uma actividade com elevado potencial para estimular as economias regionais, destacando a sua relação directa com as despesas realizadas pelos visitantes nos destinos. Uma forma de incrementar os contributos do turismo numa região é segmentar o mercado de acordo com os seus consumos no destino e verificar as diferenças existentes entre esses segmentos. Esta caracterização permitirá definir estratégias de desenvolvimento que estimulem o contributo do turismo na região.