Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
planificacao_capa.pdf230.39 KBAdobe PDF Download
Tese desenvolvimento final.pdf593.62 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Se encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um território. É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental, traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o “sentimento superior de pertença”. Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.

Description

Keywords

Turismo cultural População Património imaterial Simbologia Marketing Território

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue