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Abstract(s)
Se encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória
passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu
significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e
registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um
território.
É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental,
traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se
pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as
potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma
sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e
fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o
“sentimento superior de pertença”.
Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de
um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.
Description
Keywords
Turismo cultural População Património imaterial Simbologia Marketing Território