CI - INP - Instituto Superior de Novas Profissões
Permanent URI for this community
O INP foi criado em 1964, ministrando desde então as seguintes áreas: Relações Públicas e Publicidade, Turismo e Assessoria de Direção e Administração, à época inovadoras em Portugal. O INP é uma Escola pioneira, sendo justo referir que o ensino regular de novos conhecimentos para novas profissões constituiu por um lado uma unidade temática, que se aproximava mais das Empresas, das Administrações Públicas e da Comunidade, com dinâmicas compreensivamente favoráveis ao desenvolvimento económico e social do nosso País, ao mesmo tempo que introduziu no Ensino Superior em Portugal novos estilos pedagógicos. Em 2000 iniciou-se a lecionação de Pós-Graduações, que definem e projetam um espaço técnico e científico dos Cursos, para os diplomados e profissionais de Relações Públicas e Publicidade, Turismo e Gestão e a outros que chegaram à profissão através de outras formações de base e que carecem de alargar e aprofundar os caminhos, os saberes teóricos e profissionais. Deste modo, o INP complementou o ensino regular com as Pós-Graduações, que definem um espaço de inovação constante ao nível dos saberes necessários à especialização exigida pelos mercados.
http://www.inp.ptBrowse
Browsing CI - INP - Instituto Superior de Novas Profissões by Title
Results Per Page
Sort Options
- A Comunicação na Administração Pública na Sociedade de Informação – Estudo de Caso: Segurança Social DiretaPublication . Vieira Serrão Ferreira, Vera; Goulart Brandão, NunoEste estudo, teve como objectivo averiguar se o serviço da Segurança Social Direta responde às necessidades e expectativas dos cidadãos utilizadores e se, como instrumento de comunicação disponibilizado pela Internet, potencia a participação ou interatividade entre cidadãos e Estado. O serviço Segurança Social Direta permite ao cidadão, a consulta do seu histórico contributivo, a alteração de algumas informações e o envio e/ou pedido de informações próprias do relacionamento com a Segurança Social. Esta interação é feita online e é apoiada por um “Call Center” e por um endereço de correio electrónico. A fundamentação deste estudo teve por base os modelos teóricos desenvolvidos por Andrew Chadwick e Christopher May que estudaram a interação entre Estados e cidadãos na era da Internet, nos EUA, Grã-Bretanha e União Europeia. Defendem que a comunicação entre o Estado e o Cidadão, pode ser analisada de acordo com as características de três modelos de interação, sendo eles, o modelo de gestão, o modelo consultivo e modelo participativo. O objetivo deste estudo foi perceber se na sociedade da informação, o serviço de Segurança Social Direta é um meio eficaz de comunicação entre Segurança Social e cidadão e se permite uma interação, ou mesmo a participação ativa do cidadão na Segurança Social.
- As facetas da exteriorização da Identidade Organizacional através dos temas de comunicação – Estudo de caso: A Identidade Organizacional do Banco Santander TottaPublication . Viegas, Vanessa; Goulart Brandão, Nuno; Carvalho, SusanaNum mercado saturado de mensagens corporativas, ter uma identidade organizacional central, duradoura e distintiva é essencial para construir um capital reputacional duradouro, logo, cada vez mais as empresas comunicam no sentido fortalecer a sua imagem. Neste sentido, é importante de continuar desenvolver estudos sobre a identidade organizacional, que permita inclusive colmatar a fragmentação de opiniões e de entendimentos do conceito que ainda persistem. Do conhecimento já desenvolvido sobre o tema, destaca-se o modelo de Jean.-Nöel Kapferer (2000:38) a que chamou “Prisma da identidade” e nele organiza as seis facetas que constroem a identidade de uma organização. Dividindo verticalmente o prisma, o autor coloca de um lado, as facetas de maior interiorização da identidade e do outro, as de maior exteriorização (Físico, Relação e Reflexo), ou seja, estas três últimas são as mais visíveis e as que dão corpo à identidade. Este modelo teórico irá assim servir de base ao estudo de caso a realizar e viu-se no caso do Banco Santander Totta pertinência para aplicação do estudo. Considerando que o Banco já fez várias aquisições em todo mundo e no caso português houve uma decisão estratégica de incorporar parte do nome do banco adquirido (Banco Totta & Açores), com raízes marcadamente portuguesas, que ainda hoje se mantém, este estudo pretende verificar se a “portugalidade” que o caracterizava ainda está presente na identidade actual do Banco Santander Totta. O estudo incidirá também sobre análise das facetas de exteriorização da identidade organizacional do Banco Santander Totta, de modo a verificar se estas estão presentes de forma coerente nos temas de comunicação elegidos pela organização, durante o ano de 2012.
- A Importância da Comunicação Digital no Âmbito das Relações PúblicasPublication . Rui, Caetano; Lopes, PaulaA internet rapidamente transformou o mundo, aproximando pessoas e organizações, potenciando a globalização e promovendo uma mudança no paradigma comunicacional vigente que, rapidamente, se tornou numa poderosa ferramenta de comunicação à qual as Relações Públicas não poderão ser alheias (Brown, 2009). É neste sentido, que ao longo deste trabalho se pretende identificar a importância da comunicação digital numa perspetiva de Relações Públicas (Castells, 1999; Elias, 2007; Guedes 2012; Hallahan, 2000: 223-224; Hill & White, 2000), tendo em consideração que os pólos de poder foram alterados com a Web 2.0, e com o cada vez maior número de utilizadores de internet a nível global, dispostos a partilhar conhecimento e experiências (Breakenridge, 2012; Duhé, 2012; Pereira, 2015). As Relações Públicas deixam de ter controlo sobre a comunicação, pelo que será necessário adotar novas estratégias que permitam estabelecer relacionamentos de mútuo benefício com os seus públicos/stakeholders (Carrillo, Castillo &Parejo, 2017), fornecendo-lhes informação através de Press Release, uma das principais ferramentas das Relações Públicas (Kopplin & Ferratetto, 2001; Dilenschneider, 2010; Ribeiro 2014; Maat 2008; Vandenberghe, 2011; Kent & Taylor, 2003). Para tal, procedeu-se a elaboração do estudo dos Press Release disponibilizados pela Europcar, no ano de 2016, e que se encontram na Sala de Imprensa do seu site. Primeiramente, com base numa metodologia qualitativa, recorrendo também a uma entrevista à agência de comunicação responsável pela conta da Europcar e que serviu de ponto de partida para a formulação das hipóteses e posteriormente para análise dos Press Release divulgados e a respetiva publicação nos OCS Digitais. Os resultados comprovam a importância da internet no trabalho das Relações Públicas pois permite uma comunicação em tempo real com os diferentes públicos e possibilita a manutenção de uma sala de imprensa online. A análise da informação recolhida corrobora uma parte da revisão de literatura e ficou comprovado que os press releases da instituição estudada são considerados tipo padrão e foram publicados em imprensa digital e nos motores de busca analisados.
- A Importância da Comunicação Interna nas organizações da Administração Pública no século XXI A Intranet no INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções PúblicasPublication . Maria Ferreira de Almeida Candeias, Paula; Bela Rosa Luís Lopes, PaulaNo século XXI, a comunicação interna afirma-se como um processo estratégico nas organizações da Administração Pública e começa a ser considerada como uma realidade e uma necessidade incontornável. Esta mudança deve-se a uma gradual tomada de consciência por parte dos decisores da crescente exigência de inovação e da necessidade de informar, motivar e envolver, todo o potencial humano e inteligência existente no interior da organização, considerados como a principal vantagem competitiva num mundo globalizado. Numa aposta renovada de ligação das pessoas entre si e a organização, as novas tecnologias de informação e formas de comunicação digital da internet à intranet asseguram uma maior fiabilidade da informação, desempenhando um papel decisivo na operacionalização da estratégia de comunicação. A finalidade deste estudo é analisar o impacto da intranet enquanto suporte de Comunicação Interna aplicada a uma organização da Administração Pública Central Direta do aparelho de Estado (INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas) no novo milénio, pretendendo saber, com base na perceção dos colaboradores se gera coesão e acrescenta valor na prossecução do cumprimento de objetivos comunicacionais.
- A importância da Intranet enquanto meio de Comunicação Interna – A Intranet na Câmara Municipal de CascaisPublication . Jerónimo, Sara; Lopes, PaulaA Comunicação Interna é um meio fundamental para facilitar um bom ambiente interno e motivacional dos colaboradores. As organizações com bons sistemas de Comunicação Interna são capazes de atingir melhores condições de planeamento estratégico, onde a informação circula com maior facilidade e rapidez. Os colaboradores fazem parte das organizações, por isso, torna-se imprescindível o seu bem-estar dentro delas para que isso se traduza um desempenho positivo e saudável. O contributo das tecnologias de informação, mais precisamente de Intranet, assegura uma maior fiabilidade da informação, desempenhando um papel activo na transmissão de informação, de forma rápida eficaz. Esta dissertação teve como objectivo perceber o papel da Intranet na Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente, se esta vai ao encontro das necessidades dos colaboradores e se os seus conteúdos contribuem para uma participação activa dos mesmos. Para alcançar este objetivo, foi feita uma revisão de literatura e posteriormente, aplicado um inquérito por questionário aos colaboradores da Câmara Municipal de Cascais.
- A Intranet como elemento de coesão e reforço da identidade corporativa - Estudo de caso: Media Capital RádiosPublication . Azevedo e Abreu da Silva Ferreira, Daniela; Goulart Brandão, NunoEste estudo teve como objetivo perceber se a Intranet do grupo Media Capital Rádios vai ao encontro das necessidades dos utilizadores, ou seja, o universo de colaboradores da empresa, ou se, em complemento, também visa e potencia a sua participação naquele que se entende por um sentimento de coesão e reforço da identidade corporativa. A Intranet MCR satisfaz algumas áreas como a pesquisa por benefícios e protocolos, bem como documentação relevante para os serviços de Recursos Humanos, além de permitir algum envolvimento nas restantes empresas que compõem o grupo, e entretenimento, através de passatempos. O ponto de partida do estudo é perceber se o colaborador é, ou pode vir a ser, parte mais ativa na estrutura comunicativa interna da empresa. Parte da fundamentação deste estudo assenta no modelo teórico de Palo Alto, descrito por Claude Duterme, que faz uma reflexão sobre a comunicação interna olhada do ponto de vista empresarial, ou seja, como um desafio de gestão e de intervenção na empresa, através dos seus atores. Para o autor, a comunicação é determinada pelo contexto em que se inscreve e toda a mensagem comporta, assim, dois níveis de significação. Durante a elaboração do estudo tive oportunidade de conhecer pessoalmente, em Portugal e na Holanda, Paul Corney e Stowe Boyd, respetivamente, dois dos autores aqui presentes e que transmitiram uma mensagem muito clara de como ferramentas como a Intranet podem contribuir para o crescimento de uma empresa e proporcionar uma melhor gestão de conhecimento, que acaba de se tornar na mais recente área a integrar os critérios de qualidade da ISO 9001(2015).
- A literacia financeira no contexto da responsabilidade social organizacional: O caso do Grupo Jerónimo MartinsPublication . Mousinho, Cláudia; Goulart Brandão, Nuno; Quintela, JoséEste estudo pretende reflectir sobre o papel das organizações na promoção da literacia financeira dos seus colaboradores, através da promoção de actividades de formação, enquadradas no âmbito das acções de responsabilidade social. Sabemos que um indivíduo que disponha de poucos recursos ou débeis conhecimentos, no que respeita a informação financeira, corre o sério risco de tomar decisões precipitadas e prejudiciais para a sua vida. Neste sentido, as acções de responsabilidade social criadas pelas organizações e especificamente direccionadas para a literacia financeira, surgem como parte de uma estratégia para as organizações enfrentarem as carências na educação financeira dos seus colaboradores, contribuindo desta forma para o enriquecimento dos seus conhecimentos. O conceito de responsabilidade social ainda não é consensual, no entanto, procurou-se através de uma revisão de literatura e da análise de diversos modelos explicativos, construir uma percepção sólida sobre a importância da sua aplicabilidade nas organizações. O aumento da complexidade dos produtos financeiros associada à crise económico financeira, não só em Portugal mas em todo o mundo, bem como, a necessidade de sensibilizar e alertar a população para a importância de alterar determinados comportamentos, são algumas das razões que explicam a proliferação de programas de educação financeira a nível mundial. A promoção da literacia financeira torna-se, de dia para dia, mais comum na realidade dos portugueses, os quais dispõem já de um Plano Nacional de Literacia Financeira, promovido pelas entidades reguladoras, nomeadamente o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal. Diariamente, deparamo-nos com o aparecimento de novas situações e experiências para as quais não existe histórico de preparação, como são por exemplo as situações de ruptura orçamental das famílias que, quando atingem proporções desgovernadas podem conduzir, em última instância, a situações de penhora dos seus bens ou declaração de insolvência, conceitos recentemente introduzidos na esfera jurídica portuguesa. Com este trabalho de investigação pretende-se analisar as acções de responsabilidade social no âmbito da literacia financeira, desenvolvidas nas empresa junto dos seus colaboradores, e a relevância que estas podem ter para o seu bem-estar e intuir alterações de comportamento identificáveis e mensuráveis. A investigação focalizou-se no estudo de caso “Faça Contas à Vida”, um projecto de responsabilidade social criado pelo Grupo Jerónimo Martins, uma das maiores e mais importantes organizações do tecido empresarial português, que integra o índice de PSI-20 da NYSE Euronext Lisbon, o principal índice de referência do mercado de capitais português. O Grupo Jerónimo Martins detém uma ampla tradição no que respeita à aplicação de acções de responsabilidade social junto dos seus colaboradores que, neste caso de estudo, em particular, incide sobre a cadeia de distribuição “Pingo Doce”.
- Marcas e Eventos: a influência do local do evento para a construção e comunicação da marcaPublication . Ramalhoto, Filomena; Varela, Miguel; Lopes, PaulaO marketing tem vindo a ser desafiado no sentido de estabelecer cada vez mais um tipo de comunicação individual com o consumidor. Kotler (2003), na obra “Marketing de A a Z”, define Marketing como a função empresarial que mede necessidades e desejos e decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir os mercados pensando no cliente e para o cliente. O proliferar de marcas obriga a que as empresas promovam a diferenciação e o apelo ao consumidor/público-alvo de forma simbólica, levando a que a própria evolução do conceito de marketing se traduza no aparecimento da noção de marca (Aaker, 2001). Torna-se necessário desenvolver programas integrados de comunicação que contribuam para a determinação da imagem da marca que se quer forte e facilmente lembrada pelos consumidores. Considerando que os eventos têm vindo a ser destacados no plano de comunicação como uma forma eficaz de comunicar a marca, criando uma imagem positiva e sensações favoráveis da mesma, este trabalho de investigação pretende estudar de que forma o planeamento e escolha do local do evento poderá ser um factor determinante para a criação e comunicação da marca. O trabalho de investigação sobre o tema recorreu à aplicação de um questionário a ser aplicado aos organizadores de eventos no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para perceber qual a imagem que as empresas têm deste espaço e porque o escolheram para ser o palco do seu evento empresarial.
- O papel do Guia Intérprete no Turismo de LisboaPublication . Correia Canário, Dória Cristina; Sarmento, EduardoO objecto de estudo definido neste trabalho é o caso do Guia Intérprete nacional, uma profissão por vezes “desconhecida e pouco considerada socialmente” (Caetano, 2009: 6), tão válida e ao mesmo tempo mal divulgada entre vários intervenientes, embora desde sempre tenha funcionado como agente dinamizador da animação turística e cultural. Apesar da existência de um elevado número de Guias Intérpretes em Portugal, um número apreciável de pessoas desconhecem as suas atribuições. É frequente acreditar que um profissional de informação turística é utilizado fundamentalmente para “ir buscar pessoas ao aeroporto e dar uma volta pela cidade, mostrando-lhes os monumentos mais significativos” (Oliveira; Cymbron, 1994:83). Neste trabalho efectuaram-se diversos inquéritos aos Guias Intérpretes no sentido de verificar o seu perfil, tendo-se concluído que todos se referem como “embaixadores” de Portugal.
- A Perceção da Identidade Organizacional e Identificação pelos Colaboradores da Administração Pública Portuguesa. Estudo de Caso: Instituto de Informática, I.P. do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança SocialPublication . Humberto Duarte Teixeira, Hugo; Goulart Brandão, NunoNa sociedade em rede, tecnológica e de ritmo acelerado em que vivemos, é vital para as organizações saberem comunicar bem e gerarem uma imagem positiva dos seus produtos e serviços. E de si próprias. A Administração Pública portuguesa não pode ser uma exceção a esta regra, se quiser valorizar os serviços que presta, melhorar a sua imagem pública e corresponder às expetativas dos cidadãos, cada vez mais informados e exigentes. Numa era em que a disseminação e democratização da tecnologia aumentou o poder dos cidadãos, tornando-os mais comunicantes do que nunca, e em que a oferta de produtos e serviços é cada vez mais semelhante e sofisticada, não é fácil às organizações salientarem-se. Na Administração Pública, a imagem desgastada, e muitas vezes negativa, dos serviços e colaboradores, não ajuda à valorização adequada dos novos serviços (eletrónicos) disponibilizados. Em qualquer dos casos, a comunicação integrada é fundamental e pode ser a essência da organização – os seus atributos centrais, diferenciadores e duradouros – a fazer a diferença na mente dos cidadãos. A presente dissertação insere-se assim num contexto em que a identidade organizacional ganha importância. A comunicação das organizações, públicas e privadas, é determinante para o sucesso e para a mobilização dos colaboradores. E as organizações só podem comunicar convenientemente e com eficácia se souberem quem são e quem desejam ser. Sendo fundamental que exista coerência e proximidade entre a identidade comunicada pela instituição e a identidade vivenciada pelos colaboradores. Através de um estudo de caso propusemo-nos abordar a identidade do Instituto de Informática do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, bem como o conceito, muito próximo, de identificação dos seus colaboradores com a Administração Pública.